" /> Shanghai, une tradição e inovação - Agarre o Mundo

Shanghai, une tradição e inovação

Shanghai
escrito por Ana Beatriz Alarsa

Hoje faço o convite para conhecer um pouco da cidade chinesa, Shanghai. Sabemos que a civilização chinesa culturalmente é muito rica, em primeiro lugar por ser uma das mais antigas do mundo, juntamente com o Egito, Babilônia e Índia.

De fato, isso faz com que o país tenha uma riqueza de informações milenares que vão desde a arte, artes marciais, dança, caligrafia, culinária, medicina, literatura, astrologia, arquitetura, comportamento e religião.

Em segundo lugar, a diversidade dos grupos étnicos, presentes em seu território, atuam diretamente no ganho cultural do país.

Embora os eventos históricos terem causado um impacto na realidade local, hoje, com a abertura econômica, o país se desenvolveu economicamente, se tornando a segunda maior economia do mundo.

Se você pensa em conhecer Shanghai, saiba que aquela “China tradicional”, com o telhado das casas em formato triangular, não é a única que será encontrada, pois a cidade é muito mais parecida com Nova York ou Londres.

De fato, você encontrará em Shanghai uma infraestrutura moderna, várias atrações de qualidade, além de bons preços dos seus produtos.

Shanghai vista de cima

E para nos falar um pouco sobre como é a vida em Shanghai, os costumes dos chineses e dar todas as dicas para os viajantes que desejam aprender um pouco sobre a cidade, convidamos a Ana Beatriz Alarsa, @Bia.alarsa, uma brasileira divertida que está vivendo por lá.

Sobre Ana Beatriz Alarsa

Ana Beatriz Alarsa

Pode me chamar de Bia, sou paulistana, libriana e apaixonada pelo Desenvolvimento Humano.

Formada na FEA – USP e trabalhando na área há 10 anos, de fato, sigo minha trajetória em um processo lindo de auto-conhecimento, através das mais diversas formações e experiências.

Assim, atualmente, dou curso de meditação, propósito, coaching e também consultoria em Desenvolvimento Humano.

Além disso, estou me aventurando a estudar e conhecer cada vez mais terapias e medicinas orientais como a Medicina Tradicional Chinesa e a Ayurveda.

Bia e o seu certificado de Medicina Chinesa

Cheguei a China uma semana antes de começar a pandemia (2020), de fato, para mim, conhecer mais da cultura oriental, técnicas, ensinamentos de mestres e professores ao redor do mundo faz parte da minha jornada na busca do auto desenvolvimento.

Shanghai é sinônimo de …

“Encontrar tudo aquilo que você está buscando: do antigo ao moderno, do barato ao caro, do ocidente ao oriente.”

Shanghai

O que te levou a morar em Shanghai?

O que você responderia se alguém perguntasse: Vamos morar na China?

Então veja o que aconteceu; um dia de inverno, fui almoçar com o Re, meu marido, em um restaurante orgânico, todo fofinho, que eu ia basicamente todos os dias.

Naquela noite, o Re ia viajar a trabalho para China, por isso decidimos almoçar juntos.

No almoço, o Re comentou… “Recebi uma proposta para trabalhar fora do Brasil.” Então pensei “UAU, que interessante!”.

Depois ele perguntou: “O que você acha de morarmos na China?”.

“OI?! CHINA?!” Pena que ele não filmou minha reação, adoraria ver minha cara na hora.

Ele explicou que tinha recebido um convite para ser expatriado, e então, perguntou o que eu achava.

Bia e Re, Shanghai

Claro que não consegui responder nada na hora, pois como uma boa libriana, tinham 100 vozes internas dando as mais diferentes respostas.

Então, ele foi viajar e eu fui ter uma noite BEM animada, posso assim dizer. Não sabia se eu ficava feliz, se chorava, ou se devorava todos os vídeos sobre a China, já que MUITAS dúvidas surgiram.

Eu trabalhava há 10 anos em uma consultoria incrível de Desenvolvimento Humano, onde era uma das sócias. Tinha um apartamento mega charmoso, de tal forma que os finais de semana, eu ficava rodeada pela família e por amigos maravilhosos.

Decidi vir, decerto, uma frase que gosto muito e que ficou na nossa cabeça: “Quem prova, sabe”.

E hoje estamos aqui, agradecidos. Longe de ter sido fácil, mas felizes por termos a oportunidade de experienciar tantas coisas incríveis.

Shanghai é uma boa cidade para se morar?

Shanghai é uma cidade incrível para se morar, aliás, a cada dia me surpreendo. Quando vim, não tinha muitas informações e de forma geral posso dizer que superou muito minhas expectativas.

A saber é uma cidade limpa, segura, linda, toda florida e as pessoas são acolhedoras, claro que tem a barreira do idioma que complica um pouco.

Shanghai florida

Como é o clima?

Em relação às estações do ano, elas são bem demarcadas. Ou seja, no inverno faz frio e fica por volta de 5ºC, no verão pode ser mais quente que Dubai, acredite! Só para ilustrar, esse ano a sensação térmica bateu várias vezes os 50ºC.

Que característica de Shanghai mais lhe agrada?

Shanghai é o centro econômico da China, a saber, é segunda maior economia do mundo. Aliás, está caminhando para ocupar o topo do ranking.

Ana Beatriz Alarsa em Shanghai

Visto que eles investem muito em infraestrutura, é impressionante a quantidade de obras que vemos por toda parte.

A China é o país que mais cresceu economicamente nos últimos 25 anos, sendo que o PIB cresce cerca de 10% ao ano, ou seja, uma megalópole, com uma tecnologia incrível.

Ao mesmo tempo, a China é um país milenar, com uma cultura maravilhosa e riquíssima. Então a parte histórica e cultural também é muito forte.

Costume da China, Shanghai

De fato, essa grande variedade de coisas diferentes para fazer é o que mais me encanta.

Teve alguma dificuldade em relação à cultura local?

É muito interessante, pois os chineses têm alguns costumes que podem parecer estranhos para nós.

Como por exemplo, o jeito de andar. Eles fazem alguns movimentos tipo mexer braços e pernas, que para nós, parecem ser aleatórios, enquanto andam.

Shanghai

Assim como o jeito de permanecer abaixados no meio da rua, na posição de cócoras, além disso, tem a famosa catarrada, entre outros…

Todos esses costumes tem uma raiz cultural muito forte e por incrível que pareça, tem a ver com a medicina tradicional chinesa.

Então tem um estranhamento inicial, mas acredito que se nós estamos no país deles, nós é que temos que nos adaptar.

Quais as características mais marcantes dos chineses?

Shanghai

Há diversos comportamentos curiosos dos chineses:

1) É um povo simples, muito simpático e são super receptivos, como mostrei várias vezes no meu Instagram e no canal do youtube.

2) Um povo curioso pelo diferente, não é a toa que nos olham, tentam interagir, tiram foto, adoram quando interagimos também.

3) Por exemplo, hoje uma chinesa não estava se sentindo muito bem, os outros ao redor pararam para olhar, ajudar, oferecer alguns remédios fitoterápicos, claro…

4) Decerto, a minha noção de lugar cheio mudou quando vim para China. Imagina um país com 1.4 bilhões de pessoas. Então, se metade da população decide viajar no feriado, isso significa 700 milhões de pessoas, ou seja, de 3 a 4 vezes a população do Brasil viajando junto.

5) Como consequência da quantidade de pessoas, um ponto que pode incomodar são as filas, ou melhor, o furar a fila. Quando muitas pessoas se juntam, aquilo que era fila, deixa de ser fila e passa a virar bagunça.

Quem vai a Shanghai não pode deixar de conhecer…

  • The Bund: arquitetura linda do século 19.
  • Pudong:  Shanghai World Financial Center e Torre Pérola.
  • Yu Garden: cidade velha, muitas lojinhas, comidas de rua, restaurantes típicos e a arquitetura é maravilhosa.

Pensando nisso, como você organizaria um roteiro de 3 dias por Shanghai para os seguidores do Agarre o Mundo?

Dia 1: The Bund e Nanjing Road

Caminhar no The Bund, com uma arquitetura linda do século 19. Vale a pena ir durante o dia e durante a noite, os dois períodos são incríveis! Existem passeios de barco pelo rio, inclusive com jantares.

Shanghai

Atravessar o rio e ir caminhar em Pudong.

Pudong, Shanghai

Nanjing road: é a principal rua comercial da China, cerca de seis quilômetros e começa no The Bund e segue até a People Square. E caso tenha um tempinho extra, vale a pena conhecer o Museu de Shanghai.

Dia 2 – Old Shanghai

Yu Garden ou Yuyuan, aqui é como chamam a cidade velha e é um passeio incrível. Uma vez que tem muitas lojinhas, comidas de rua, restaurantes típicos, além da arquitetura é maravilhosa.

Dentro do Yu Garden tem um parque que vale super a pena visitar.  

Para o pôr do sol, vale a pena ir até Pudong e subir o mirante do Shanghai World Financial Center, que é o segundo prédio mais alto do mundo, ou então, subir na torre Pérola, ícone de Shanghai.  

Dia 3 – Templo ou Suzhou

Por fim um dia mais cultural. Então, se você quiser ficar mais tranquilo, pode ir no Templo do Jing’an Park, que fica no bairro de Jing’an. Agora, se tiver tempo, vale a pena fazer um bate volta em Suzhou, uma típica cidadezinha chinesa linda.

É caro morar em Shanghai?

Sim, é bem caro morar por aqui, principalmente a moradia. Os outros aspectos como alimentação, transporte é bem parecido com o Brasil. Mas o aluguel de apartamento costuma ser uma fortuna.

Shanghai

Comida nos move. Que especialidades gastronômicas mais se destacam em Shanghai?

As pessoas adoram me perguntar sobre isso e sempre mostro nas minhas redes.

Mas de forma geral, três comidas que você encontrará muito aqui: Dumplings (tipo guioza), La Mian (noodles dos mais diferentes tipos e sabores) e um prato muito famoso por aqui é o Pato de Beijing, que vale a pena experimentar se vier para essas bandas.

Hoje é um dia especial, que local nos levaria para jantar em Shanghai?

Mercato: é um restaurante incrível, com guia Michellin, localizado na região do The Bund. Mas se prepara porque a brincadeira pode sair cara, então vá preparado!

A comida é realmente extraordinária com sabores autênticos da cozinha italiana. Em Shanghai por ter muita gente, sempre vale a pena reservar o restaurante antes. Além disso, a vista é linda.

Um ou mais locais para um bom café da manhã e almoço em Shanghai?

Vale a pena reservar um tempinho para comer no Din tai fung, que é uma rede de restaurantes, de tal forma que é possível encontrar em vários pontos da cidade.

Lá você vai encontrar Dumplings deliciosos com massas feitas na hora, além de ser super leves. Dá agua na boca só de lembrar.

Din Tai Fung Dumplings

Vale a pena também experimentar a sobremesa com recheio de pasta de gergelim, que é bem comum aqui na China.

Saiba que é muito fácil achar lugares com bom custo benefício. Normalmente dentro dos shoppings no subsolo é possível encontrar dezenas de restaurantes gostosos e baratos! Além disso, você também pode encontrar comida deliciosa numa esquina.

Bia comendo espetinho em Shanghai

Uma mãe encontraria dificuldades em visitar a cidade com seus filhos pequenos?

A maior dificuldade com certeza é a língua. Embora, por ser uma cidade muito segura, isso não seria um problema.

Outro ponto é que tem MUITOS lugares incríveis para conhecer, então as crianças têm que ser animadas para conseguir aproveitar ao máximo a cidade.

Sem falar que você pode conhecer a Disney Shanghai, tenho certeza que tanto as crianças, como você amarão a experiência.

Disney Shangai

Qual é a melhor região para hospedagem em Shanghai?

A malha de metro de Shanghai é incrível, então não é difícil ir para qualquer canto da cidade.

Contudo eu recomendo 2 locais: Jing’an, próximo do Jing’an Temple, que é um local super gostoso, perto de onde eu moro. Se deseja um hotel de luxo, conforto e exclusividade, avalie The Sukhothai Shanghai.

The Sukhothai Shanghai
Foto: @Thesukhothaishanghai

A outra opção é no próprio The Bund, o lugar mais badalado da cidade, com a vista maravilhosa para a Torre Pérola e todos os prédios super modernos da cidade, esta é a visão do W Shanghai.

W Shanghai - The Bund
Foto: @wshanghai

Que lugar você sugere para badalar à noite em Shanghai?

Certamente, The Bund. Pois existem vários bares com a melhor vista da cidade.

Um desses bares é o The Captain, que é bem gostosinho. Mas é bom reservar porque a noite fica bem lotado.

The Captain Restaurant Shanghai

Quais os melhores lugares para fazer compras em Shanghai?

Taobao! Aqui na China existe um aplicativo no celular onde compramos tudo. Existe inclusive um grupo no WeChat (que é o WhatsApp daqui) onde compartilhamos muitos links e promoções do TaoBao.

Para passear, a Nanjing West Road é super interessante, uma rua gigantesca que tem de shoppings luxuosos até lojas mais populares.

Najing West road

Indica algum bate e volta partindo de Shanghai?

Suzhou. É  considerada pelos chineses, o paraíso da Terra! É chamada de Veneza do oriente e conhecida por seus canais, pontes e jardins clássicos. Fica bem próximo de Shanghai, é super possível fazer um bate e volta.

Shanghai  é uma cidade segura para morar e passear?

Se Shanghai é seguro? Muito! Já vi bolsa, celular, mochila largada na rua, em cima da mesa… durante a quarentena, todas as entregas ficavam para fora dos prédios, e tudo bem.

Um fato curioso, por exemplo, é que em Shanghai é raríssimo alguém contratar seguro de carro para roubo, basicamente é só para “acidentes”.

Ou seja, é uma segurança impressionante. Uma sensação incrível. Arrisco a dizer que das grandes cidades, deve ser uma das mais (se não a mais) segura para se viver…

Há vários fatores para ser assim. A principal razão por ser tão seguro é justamente, uma enorme quantidade de câmeras, e nos mais diversos lugares!

Tem cruzamentos com dezenas de câmeras. Outros fatores também ajudam como: o desemprego é baixíssimo, armas e drogas, nem pensar.

Inclusive a maioria dos policiais não andam com armas. Aliás, até para comprar facas de cozinha maiores, você precisa fazer um registro específico.

Existe algum ponto turístico que você não recomendaria e por qual motivo?

Adoro falar desse tema. Outro dia estava com uma amiga chinesa em uma rua pequenininha e escura, já era bem tarde e então eu falei “Nossa, se eu estivesse sozinha, não andaria aqui” e ela fez uma cara tipo “Por quê?”.

De fato, ela simplesmente não conseguiu entender direito. Interessante que por mais que eu saiba que aqui é super seguro, até quebrar alguns condicionamentos, mesmo que seja para algo melhor, leva um tempo…

Arquitetura Chinesa

Sempre temos um lugar especial, que vamos com frequência, seja um parque, um café ou qualquer outro lugar. Qual é o seu lugar especial em Shanghai?

Aqui vou falar da China de forma geral… Quando você pensa em China, provavelmente o que vem a sua cabeça …

a) Templos, montanhas e cidades com arquitetura chinesa antiga…

Arquitetura tradicional da China

b) Ou cidades super modernas, com prédios mega diferentes, como é o caso de Shanghai…

Shanghai, arquitetura moderna

c) Talvez você lembre também das montanhas maravilhosas cheias de neve do Himalaia ou dos campos de arroz…

d) Quem sabe até passe pela cabeça o deserto de Gobi, que é o 5º maior deserto do mundo…

Pois é, tudo isso é China! O terceiro maior país do mundo com uma população de 1,3 bilhão de pessoas! Assim, podemos imaginar que aqui tem de tudo e mais um pouco.

E talvez provavelmente, a última coisa que venha na cabeça das pessoas é uma foto de uma praia paradisíaca com um mar azul e águas cristalinas tipo mar do Caribe, né? Pois aqui, tem também!

Ana Beatriz, Shania, China

Essa foto foi tirada em Sanya, uma ilha no extremo sul da China. Local que está longe de estar na rota de quem vem visitar o país, mas foi uma maravilhosa surpresa quando descobri.

Enfim, com esse tanto de opção, a previsão é que a China vai ser o país mais visitado do mundo em 2030! 📸

O que mais você sente falta do Brasil?

A família e amigos, sem dúvida! Um pouco da comida brasileira também, mas aqui, como disse, encontramos todos os tipos de comida possível, então temos várias opções de restaurantes brasileiros bons como O Boteco, Latina e a Dona Jannie.


Quer ouvir um pouco do que se toca em Shanghai?

Acreditamos que todo país tem a sua trilha sonora, assim, adoramos ouvir as músicas locais.

Portanto, deixamos aqui uma playlist toda especial selecionada para você.

Para escutar, basta clicar aqui.


E assim terminamos o post sobre Shanghai

Você já esteve na Shanghai? Se não, tem vontade conhecer?

Com toda a certeza, você vai se apaixonar por cada detalhe tanto da cidade, quanto do seu povo.

Mas se você já visitou e tem dicas para compartilhar com nossos leitores, agradecemos. Ah, sugestões e críticas também são bem-vindas!

Então, se gostou das dicas, confira também os artigos de brasileiros que vivem em outras cidades como Orlando, Boston, Madrid, Antuérpia, entre outros.

Se puder deixar o seu like no fim do artigo, agradecemos, pois isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas e principalmente, e assim, saberemos que você gostou do que leu.

Além disso, se desejar saber mais novidades sobre o Agarre o Mundo, é só acompanhar através das redes sociais, seja bem-vindo(a).


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Ana Beatriz Alarsa

Pode me chamar de Bia, sou paulistana, libriana e apaixonada pelo Desenvolvimento Humano. Atualmente, dou curso de meditação, propósito, coaching e também consultoria em Desenvolvimento Humano. Além disso, estou me aventurando a estudar e conhecer cada vez mais terapias e medicinas orientais como a Medicina Tradicional Chinesa e a Ayurveda.

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!