" /> Qual a melhor época para visitar o Japão? - Agarre o Mundo

Qual a melhor época para visitar o Japão?

Quando visitar o Japão
escrito por Isabella Borrego

A boa notícia para você viajante é que, não existe a melhor época para visitar o Japão. O país tem sua particularidade e destaques em cada estação, o que faz dificultar — sempre no bom sentido — a escolha na hora de decidir a melhor época da viagem. Mas se você quer saber o que tem para fazer em cada estação e quais são as mais cheias e procuradas, continue nesse post!

Dentre as muitas coisas que gosto no Japão, uma delas é poder aproveitar unicamente cada estação. De forma geral, as estações mais procuradas são a primavera e o outono. Mas, é claro que tudo vai depender da vontade e da flexibilidade com datas, de cada um.

Primavera

A primavera, uma das estações mais desejadas no Japão pois é muito conhecida devido às cerejeiras — Sakuras em japonês — que tomam conta do país, encantando a qualquer um. Em meados de março é quando a estação se inicia. Logo no começo do mês, algumas árvores florescem precocemente, como as ameixeiras e os pessegueiros.

No final de março e começo de abril, é quando as cerejeiras começam a florescer. E por conta das férias escolares de primavera, o país fica ainda mais cheio. A semana das cerejeiras é uma das épocas mais movimentadas no Japão.

Mas, a primavera não é só sobre as cerejeiras. No Japão é possível ver diversas flores, campos de flores e plantações incríveis nessa época também. E isso contribui com que a estação seja ainda mais bonita e movimentada.

E o que acontece na primavera?

  • A temperatura média de Tóquio varia de: mínima de 7 °C e máxima de 19 °C. Vai depender do mês;
  • Inicio do Hanami, um costume tradicional japonês de apreciar as flores fazendo um piquenique embaixo das árvores;
  • Os dias passam a ser mais longos e consequentemente, conseguimos aproveitar mais! O pôr do sol acontece depois das 18h;
  • Tem a Golden Week, uma semana de feriado nacional. É um dos feriados mais esperados pelos residentes, então o país fica bem movimentado. A maioria viaja nessa época, então os preços de hotéis e passagens aumentam bastante.
  • No final de maio, o país fica mais tranquilo então acaba ficando mais vazio para viajar internamente;
  • Se decidir visitar algum campo de flor ou lugar com a vegetação no pico, lembre-se de que estará cheio;
  • Começa em meados de março e vai até maio.

Verão

O verão no Japão vai de junho a meados de setembro, dependendo do local. Os verões são quentes e úmidos, com temperaturas variando mínimo de 21 °C a máxima de 32 °C.

De fato, o verão é uma das estações mais animadas e festivas que tem. Mas, em compensação, é a época mais quente que tem no Japão. E será mesmo que vale a pena conhecer o país nessa época do ano?

E o que acontece no verão?

  • Junho é quando se inicia a temporada de chuvas (Tsuyu). Chove quase todos os dias e o clima fica bem imprevisível. A temperatura e a umidade seguem aumentando.
  • O mês de julho dá início aos Matsuris (festival japonês) e Hanabis (fogos de artifício). Os Matsuris são eventos com paradas e desfiles de carros alegóricos pelas ruas, barraquinhas de comidas ao redor, show de danças e muitos fogos de artifício. O país fica cheio de festivais!
  • Em julho também é quando o Monte Fuji abre para escaladas;
  • Agosto é considerado o mês mais quente do ano e pode ser desconfortável para passear e andar por aí, por conta do sol forte. Mas, apesar das temperaturas elevadas, é uma época muito animada.
  • O fluxo de locais viajando entre as cidades aumenta em agosto devido às férias escolares de verão;
  • Tem o feriado de Obon em agosto, o segundo feriado mais esperado no país;
  • Em agosto também começa a temporada de tufões.
Hanabi — fogos de artifício

Outono

A outra estação mais procurada pelos turistas, é o outono. É uma estação mágica, colorida e com temperaturas agradáveis. Ele vai de meados de setembro ao início do dezembro, dependendo sempre do local. De fato, é a estação mais agradável (em termos de temperatura) para visitar o Japão.

Na minha opinião, essa é a melhor época para visitar o Japão (risos). Ele é conhecido pela mudança das folhagens, chamada koyo em japonês. Por isso, os turistas também começam a chegar para poder aproveitar a temperatura e a maravilhosa atividade de mudança das folhas.

E o que acontece no outono?

  • Os dias começam a escurecer mais cedo, por volta das 17h o sol já se põe;
  • A média de temperatura varia de mínima de 10 °C a máxima de 21 °C;
  • O norte do Japão é o primeiro lugar que começa a mudança das folhagens;
  • Novembro começam os dias mais friozinhos;
  • As províncias do Norte e Quioto, são lugares muito procurados nessa época do ano justamente pelo espetáculo que as folhas dão;
  • Dezembro a temperatura começa a cair ainda mais, junto das folhas que começam a se despedir;

Inverno

Para aqueles que não sabem, no Japão faz muito frio. E é nessa época do ano que muitas regiões do país, ficam cobertas de neve. O inverno vai de dezembro a meados de março, sempre dependendo do local.

Se você não se importa com o frio ou gosta dele, essa estação com certeza é uma opção, pois o país recebe bem menos turistas, comparado a outras épocas do ano.

Nas montanhas do Japão, a queda de neve é abundante, tornando o Japão um destino incrível para esqui e snowboard. Os lugares mais conhecidos para desfrutar da neve do Japão são Hokkaido e os Alpes do Japão, em Nagano, onde aconteceram os Jogos Olímpicos de Inverno de 1998.

E o que acontece no inverno?

  • A época dos famosos banhos de águas termais, começa no inverno. Embora ele possa ser aproveitado em outras épocas do ano, nada melhor e mais condizente do que entrar nas águas quentinhas em pleno inverno;
  • Aproveite para praticar esqui e snowboard. O país é rodeado de montanhas e o que não falta é pista de neve;
  • O dia 25 de dezembro não é comemorado no Japão, ou seja, não é feriado. Por influência do mundo afora, você ainda encontra várias decorações espalhadas por aí, mas, sem grandes eventos. A data passou a ser celebrada em casal, então rola muitos dates no dia 25;
  • O mais famoso festival de gelo acontece em Hokkaido logo no começo do ano;
  • Época das mais lindas iluminações de inverno;
  • O ano novo é comemorado então algumas atrações acabam fechando por conta do recesso, mas logo volta;
  • As temperaturas podem variar dependendo a província/região, mas a mínima em Tóquio é de -1 °C e máxima de 7 °C;

Agora me conta, conseguiu decidir a melhor época para visitar o Japão? Espero que goste do post e que ele facilite a sua escolha Se você tem alguma dúvida, deixe nos comentários para que eu possa ajudar!

Me acompanhe no Instagram e no Youtube. Eu vou adorar ver você por lá!

Até o próximo post =)


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações.

Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Isabella Borrego

Eu, Isa Borrego, vim para o Japão com o meu marido, que é descendente de japonês, para trabalharmos e viver por um tempo fora do Brasil. Tenho 24 anos (2021) e desde pequena, amo viajar, conhecer e descobrir lugares novos.

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!