Mudar de país às vezes é uma escolha, às vezes é uma oportunidade; pode ser um sonho e, algumas outras vezes, pode ser uma necessidade.
O fato é que, seja qual for a situação, esse processo (porque sim, é um processo e não um evento) traz consigo lições e desafios a enfrentar e estar preparado para o que vem pela frente, é um passo muito importante nesse caminho.
Quantas vezes não abrimos o Instagram e vemos pessoas postando fotos da vida de estrangeira (eu mesma faço isso) e imaginamos cenários extremos!
Muitos lugares são associados com uma vida melhor, um mar de rosas… enquanto outros, são um terror! Mas a verdade é que quase todos os lugares trazem consigo pontos positivos e negativos; e a diversão está no aprendizado que se adquire no caminho.
Para se preparar para essa mudança, acho que existem alguns aspectos essenciais que são importantes analisar para avaliar o novo destino. Vou passar um pouquinho da minha experiência pessoal, de quando resolvi me mudar para o México, em busca de novas aventuras:
Distância e voos
Parece simples, mas eu acho que esse é um fator muito decisivo. Uma hora ou outra, a saudade sempre aperta! Para mim é muito importante estar esse tempo com a minha família, viver de pertinho a minha cultura, me sentir acolhida no meu lugar seguro.
Mas tem gente que aguenta muito tempo sem voltar… Então, é importante fazer uma reflexão com você mesmo, para entender qual a sua necessidade de voltar ao seu país natal para recarregar energias, visitar a família e estar com os amigos.
E isso influencia diretamente no tempo disponível (duração do voo), dinheiro (custo do voo) e se é viável ter essa frequência desejável de viagens. E também, caso viaje com outras pessoas, por exemplo, voos longos com filhos são de pura emoção.
Mentalidade local
Como é a cultura local? São conservadores, são extrovertidos, são machistas, são liberais, como são?
Para mim, foi uma grande surpresa quando cheguei ao México e percebi que, ainda sendo um país latino, a cultura era muito mais conservadora que a nossa no Brasil.
E isso não significa que um lugar é melhor ou pior que o outro, mas sim, que a mudança de cultura exige um esforço de adaptação por parte do imigrante. Quanto você está disposto a se esforçar?
Custo de vida
Algumas coisas pesam na decisão de mudar de país. Nem sempre o fato de você ganhar mais num novo país, significa que o seu padrão de vida será melhor.
O estilo de vida que tenho no México dificilmente poderia replicar no Brasil, dado que nas nossas terras (Brasil) tudo é mais caro.
Por isso, acho que vale a pena revisar os serviços mais essenciais para você, quanto custam no país de destino e fazer um mini orçamento para ver se as “contas fecham” no final do mês.
Características geográficas
De fato, no Brasil somos muito abençoados pela nossa geografia. Mas essa não é a realidade de muitos países.
Aqui no México, por exemplo, tem furacão, tem vulcão e tem terremoto (e acreditem ou não, estava tremendo tudo aqui enquanto eu escrevia rs).
Ter essa visibilidade do que você pode enfrentar também é relevante para tomar decisões de onde viver.
Alinhe-se com o seu plano de desenvolvimento pessoal
Este é o ponto mais importante de todos ao se pensar em mudar de país! Aonde você vai, o que você vai fazer, como você vai viver… faz sentido para o caminho que você quer seguir na sua vida?
Eu me mudei para continuar crescendo com a minha carreira, e isso era muito relevante para mim nesse momento. Tem gente que muda para acompanhar a família, tem gente que muda para viver outra cultura.
O importante é que seja uma razão, que no seu coração faça sentido, isso irá evitar muitos tipos de arrependimentos futuros.
Esses são alguns dos pontos, que na minha experiência podem ajudar muito a dar clareza de ideias, para tomar uma decisão tão importante como a de mudar de país.
Claro que pode avaliar todos esses aspectos, e ainda assim, não conseguir se adaptar no destino final.
E isso é completamente normal! Muitas pessoas têm vergonha de admitir que não gostaram e têm medo de voltar.
Mas acho que esse deveria ser um grande sinal de maturidade: viver uma experiência na sua plenitude e saber quando é hora de buscar algo novo.
Ao final do dia, o importante é que a vida seja um palco de grandes aprendizagens e desenvolvimento para cada um, é sobre desfrutar o caminho e conseguir encontrar felicidade em diferentes lugares e de diversas formas.
Se você gostou deste texto leia outros textos reflexivos que temos aqui no Agarre o Mundo: Para Refletir
Então, tem uma vontade de mudar de país?
Gostamos de conhecer lugares e nos mudarmos talvez seja uma maravilha, mas vale a pena pensar que o glamour de turista não é igual ao de um morador. Como falou tão bem a querida @lari_vieirap, estude, planeje e vá viver as experiências que estão lhe esperando e aproveite para se divertir no caminho.