" /> Mudar ou não de país, eis a questão - Agarre o Mundo

Mudar ou não de país, eis a questão

Mudar ou não de país, eis a questão. Agarre o Mundo
escrito por Larissa Vieira

Mudar de país às vezes é uma escolha, às vezes é uma oportunidade; pode ser um sonho e, algumas outras vezes, pode ser uma necessidade.

O fato é que, seja qual for a situação, esse processo (porque sim, é um processo e não um evento) traz consigo lições e desafios a enfrentar, e estar preparado para o que vem pela frente é um passo muito importante nesse caminho.

Quantas vezes não abrimos o Instagram e vemos pessoas postando fotos da vida de estrangeira (eu mesma faço isso) e imaginamos cenários extremos!

Muitos lugares são associados com uma vida melhor, um mar de rosas… enquanto outros, são um terror! Mas a verdade é que quase todos os lugares trazem consigo pontos positivos e negativos; e a diversão está no aprendizado que se adquire no caminho.

Para se preparar para essa mudança, acho que existem alguns aspectos essenciais que são importantes analisar para avaliar o novo destino. Vou passar um pouquinho da minha experiência pessoal, de quando resolvi me mudar para o México, em busca de novas aventuras:

Distância e voos

Pôr do sol da janela de um avião, Agarre o Mundo

Parece simples, mas eu acho que esse é um fator muito decisivo. Uma hora ou outra, a saudade sempre aperta! Para mim é muito importante estar esse tempo com a minha família, viver de pertinho a minha cultura, me sentir acolhida no meu lugar seguro.

Mas tem gente que aguenta muito tempo sem voltar… Então, é importante fazer uma reflexão com você mesmo para entender qual a sua necessidade de voltar ao seu país natal para recarregar energias, visitar a família e estar com os amigos.

E isso influencia diretamente no tempo disponível (duração do voo), dinheiro (custo do voo) e se é viável ter essa frequência desejável de viagens. E também, caso viaje com outras pessoas, por exemplo, voos longos com filhos são de pura emoção.

Mentalidade local

Pirâmide, México, Agarre o Mundo

Como é a cultura local? São conservadores, são extrovertidos, são machistas, são liberais, como são?

Para mim, foi uma grande surpresa quando cheguei ao México e percebi que, ainda sendo um país latino, a cultura era muito mais conservadora que a nossa no Brasil.

E isso não significa que um lugar é melhor ou pior que o outro, mas sim que a mudança de cultura exige um esforço de adaptação por parte do imigrante. Quanto você está disposto a se esforçar?

Custo de vida

Nem sempre o fato de você ganhar mais num novo país, significa que o seu padrão de vida será melhor.

O estilo de vida que tenho no México dificilmente poderia replicar no Brasil, dado que nas nossas terras (Brasil) tudo é mais caro.

Por isso, acho que vale a pena revisar os serviços mais essenciais para você, quanto custam no país de destino e fazer um mini orçamento para ver se as “contas fecham” no final do mês.

Características geográficas

Vulcão Arenal, Costa Rica, Agarre o Mundo

De fato, no Brasil somos muito abençoados pela nossa geografia. Mas essa não é a realidade de muitos países.

Aqui no México, por exemplo, tem furacão, tem vulcão e tem terremoto (e acreditem ou não, estava tremendo tudo aqui enquanto eu escrevia rs).

Ter essa visibilidade do que você pode enfrentar também é relevante para tomar decisões de onde viver.

Alinhe-se com o seu plano de desenvolvimento pessoal

Alinhe-se ao seu propósito, Agarre o Mundo

Ponto mais importante de todos! Aonde você vai, o que você vai fazer, como você vai viver… faz sentido para o caminho que você quer seguir na sua vida?

Eu me mudei para continuar crescendo com a minha carreira, e isso era muito relevante para mim nesse momento. Tem gente que muda para acompanhar a família, tem gente que muda para viver outra cultura.

O importante é que seja uma razão, que no seu coração faça sentido, isso irá evitar muitos tipos de arrependimentos futuros.

Esses são alguns dos pontos que na minha experiência podem ajudar muito a dar clareza de ideias para tomar uma decisão tão importante como a de mudar de país.

Claro que pode avaliar todos esses aspectos, e ainda assim, não conseguir se adaptar no destino final.

E isso é completamente normal! Muitas pessoas têm vergonha de admitir que não gostaram e têm medo de voltar.

Mas acho que esse deveria ser um grande sinal de maturidade: viver uma experiência na sua plenitude e saber quando é hora de buscar algo novo.

Ao final do dia, o importante é que a vida seja um palco de grandes aprendizagens e desenvolvimento para cada um, é sobre desfrutar o caminho e conseguir encontrar felicidade em diferentes lugares e de diferentes formas.


Então, tem uma vontade de mudar de país?

Gostamos de conhecer lugares e nos mudarmos talvez seja uma maravilha, mas vale a pena pensar que o glamour de turista não é igual ao de um morador. Como falou tão bem a querida @lari_vieirap, estude, planeje e vá viver as experiências que estão lhe esperando e aproveite para se divertir no caminho.

Selamos pela qualidade da sua leitura

De fato, selamos pela qualidade da sua leitura. Assim, optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações.

Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo


Larissa Vieira

Engenheira de formação, com uma vontade imensa de conhecer o mundo e aprender sobre novas culturas, acabou conhecendo várias cidades da América Latina, inclusive a Cidade do México, onde vive atualmente.

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!