" /> Halloween, onde surgiu a tradição - Agarre o Mundo

Halloween, onde surgiu a tradição

Halloween
escrito por Kenia Miranda

Chegou o mês de outubro e junto com ele o Halloween, mas você sabe onde surgiu esta tradição? E quais países do mundo comemoram o evento?

Sem dúvida, o Halloween é uma das épocas mais místicas do ano, onde todas as gerações se reúnem para criar memórias de momentos divertidos e alegres. 

Agora, me responda: Que país deu início as comemorações de Halloween, ou seja, o Dia das Bruxas? Errou, se falou que o Halloween surgiu nos Estados Unidos.

Não tem problema ter errado, aliás muita gente, principalmente quem vive no Brasil, acredita que o Halloween é uma tradição dos Estados Unidos. De fato, a grande migração de irlandeses para a América durante a década de 1840, ajudou a espalhar a tradição pelo território americano.

Claro, com eles, a cultura celta também se espalhou e o Dia das Bruxas se tornou muito popular entre os cidadãos dos EUA. Principalmente, com a ajuda da sua máquina de fazer filmes, que retratavam as festas aterrorizantes de Halloween e a brincadeira divertida de se fantasiar.

Mas, o Halloween remete a uma tradição antiga de comunhão entre vida e morte e, mais diretamente, a uma crença dos povos celtas. Povos estes, que viveram entre os anos 600 a.C. e 600 d.C., na Europa.



Vamos contar toda a história da origem do Dia das Bruxas – Halloween

Halloween

Talvez você se surpreenda em ouvir dizer que a tradição do Halloween surgiu na Irlanda. Isso, porque, os Irlandeses seguem esta antiga tradição dos tempos dos Celtas e acendem fogueiras em áreas rurais, por isso, acredita-se que foi na Irlanda que começaram as comemorações.

Comemorar algo sem entender a sua origem não tem o mesmo sabor. Então, vamos voltar no tempo, cerca de 2.000 anos. Exatamente no dia 31 de outubro, a Irlanda estaria perto de celebrar o seu Ano Novo. Ou seja, era a data que os antigos povos celtas acreditavam ser o início de um novo ciclo.

Os rituais iniciaram, especificamente, no condado de Meath, onde eram feitos no final de outubro e começo de novembro para celebrar os mortos.

E as crianças? As crianças também adoram a festa, pois elas se fantasiam e vão de porta em porta em busca de “doces ou travessuras”. Agora como dentista (também) consigo associar de onde vem a quantidade de doces que as crianças ganham para não fazer tanta travessura. (Assunto para 20 postagens, mas não aqui neste site de viagem – risos).

Embora, no Brasil o Halloween também vem sendo comemorado, vale a pena entender o que significa e como ocorre a celebração em outros países.

De onde vem a palavra Halloween?

O nome “Halloween” é a junção de “All Hallows’ Eve”, ou seja, significa a “véspera do Dia de Todos os Santos”. Por isso, em boa parte dos países essa festa acontece no dia 31 de outubro.

Vamos ver como se comemora o Halloween pelo mundo?

Cada país comemora essa data de uma maneira diferente, segundo as suas crenças e tradições. Então, vamos ver como ocorre esta festa em alguns países.

Halloween na Irlanda

Halloween

Como mencionei acima, a Irlanda é considerada o berço da tradição do Halloween. Você sabia que existe até um pão de Halloween, isto mesmo, se chama Barmbrack. Este pão é similar a um panetone.

A festa é muito divertida, ainda mais, quando se come o Barmbrack, pois objetos são colocados dentro dele e estes tem o “poder” de prever o futuro. Por exemplo, se ao comer um pedaço do pão, você encontrar um anel, significa que você se casará em breve.

Esta é a parte leve da brincadeira. Agora se o que você gosta é de adrenalina, ou seja, uma aventura bem assustadora, então, não deixe de fazer o passeio noturno na prisão histórica de Wicklow.

Neste passeio, onde apenas adultos podem participar, você vai visitar um dos edifícios assombrados da Irlanda, uma prisão.

Se não fosse pouco estar ali e sentir a energia do local, você ainda receberá algumas informações sobre alguns métodos de tortura, a fome sentida por ex-prisioneiros e até mesmo a morte.

Então, teria coragem de encarar? Eu contei no post, Energia negativa em lugares turísticos: será que existe?, como foi entrar na prisão de Alcatraz. Leia, antes de decidir fazer este passeio.



Agora que já sabemos onde surgiu o Halloween, vamos ver como se comemora em outros países?

A festa do Halloween faz referência ao Dia de Todos os Santos e ao Dia de Finados. Geralmente o Halloween é mais difundido em países anglo-saxões.

Os países de língua hispânica não celebram essa festa, mas sim, o Dia dos Mortos.

Veremos, a seguir, como os Estados Unidos, o México, a Tailândia e o Brasil mantêm suas tradições em suas próprias celebrações do vínculo entre a vida e a morte.

Halloween nos Estados Unidos

Halloween

Agora já sabemos que o Halloween não surgiu nos Estados Unidos. Mas lá a festa ocorre nos bairros, escolas, famílias e empresas. É considerada uma festa pagã e hoje está muito ligada a brincadeira, diversão e socialização.

Entre elas temos:

– Trick or treat (“doce ou travessura”) – crianças fantasiadas passam de casa em casa pedindo doces e balas.

– Uso de trajes típicos assustadores, onde o foco é a criatividade, diversão, integração e socialização. E claro, para assustarem, capricham nas makes (Maquiagens).

– Abóbora do Dia das Bruxas (apelidada nos EUA de Jack-o’-lantern) – Aquelas abóboras com velas dentro. Em várias cidades norte-americanas ocorrem exposições e concursos para eleger a abóbora mais assustadora ou criativa.

– Conto de histórias assustadoras – realizado, principalmente, entre amigos ou em livrarias.

– Assistir filmes ou peças teatrais de terror.

– E por fim, ainda acendem também fogueiras.



No México não tem Halloween

Festa do dia dos mortos., Cidade do México, Agarre o Mundo Cidade do México

No México não ocorre Halloween e sim, a festa do Dia dos Mortos, que é realizada entre os dias 31 de outubro a 2 de novembro.

E diferente dos outros países onde o Dia dos Mortos é um momento triste e reflexivo, no México é um dia de muita alegria onde é um momento de celebrar a vida com muita cor e festa.

Talvez por ter muitas fantasias de caveiras, as pessoas associam ao Halloween, já que também ocorre no mesmo intervalo de tempo.

A festa no México tem um significado religioso. A saber, no território mexicano, no dia 1° de novembro, comemora-se o Dia dos Inocentes, no qual é celebrada a memória de crianças mortas antes de serem batizadas.

O Dia dos Mortos (El dia de los Muertos) ocorre no dia 2 de novembro. E as pessoas festejam levando aos túmulos tudo aquilo de que o morto mais gostava.

No dia que antecede o evento, reúnem-se parentes e amigos para comer, beber e “esperar” os mortos na madrugada. Nesse período, é comum a produção e distribuição de caveiras doces (feitas de chocolate, marzipã e açúcar).

Se você quiser saber um pouco mais sobre o México, leia o post Cidade do México: surpreenda-se com o inesperado, de uma brasileira que vive na Cidade do México.



Halloween na Tailândia

Halloween

Além das suas belas e cobiçadas praias, na Tailândia existem muitas festas e festivais. Assim, é realizado anualmente o festival Phi Ta Khon.

Este dia é celebrado com música e desfiles, que, juntos, levam a imagem de Buda. A população se fantasia com roupas coloridas e máscaras de fantasmas para o evento. Ainda, segundo a crença local, fantasmas e demais espíritos circulam entre os seres humanos nesse momento. 



Halloween no Brasil

No Brasil, o nosso Dia das Bruxas segue, assim como ocorre no mundo, sendo comemorado no dia 31 de outubro. E faz também uma associação com seres do folclore nacional. Ou seja, associa o Lobisomem, cuja origem também é antiga e europeia, como o nosso Saci, criado pela cultura indígena.

Por que no Brasil a ideia não se disseminou tanto?

Halloween

Não é tão simples incorporar uma festa estrangeira na cultura de um país. Principalmente, quando algumas pessoas justificam que o Brasil já tem o seu folclore, então, celebrar um evento estrangeiro seria desrespeitoso com a nossa cultura e valores.

E por conta disso, existe a lei nº 2.762/2003, que oficializa o dia 31 de outubro como o Dia do Saci, personagem do folclore brasileiro retratado por um menino travesso que vive na mata. Você sabia que o Saci tem um dia só dele?

Por isso, hoje no Brasil, a festa é apenas uma brincadeira de crianças e adolescentes para se fantasiarem e irem atrás de alguns doces.

Colabore com o Agarre o Mundo

Gentileza, gera gentileza. Se você acredita que o nosso conteúdo foi de alguma maneira útil para você, uma forma de retribuir é utilizar os nossos links de parceiros afiliados na organização das suas viagens. Você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Beijinhos e até mais.




Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!