" /> Gramado: a cidade mais romântica do Brasil - Agarre o Mundo

Gramado: a cidade mais romântica do Brasil

Gramado, a cidade mais romântica do Brasil
escrito por Kenia Miranda

Não tem como falar de Gramado sem falar de Canela, porque são cidades vizinhas, sabe aquela vizinha bem próxima que tem tanto a oferecer também?

Gramado é uma das lindas cidades localizadas no Rio Grande do Sul, sem dúvida um dos principais destinos do país. Aliás, Gramado é considerada a cidade mais romântica do Brasil.

Gramado com toda certeza, é mais famosa que Canela, mas vamos deixar as comparações de lado, porque dificilmente você vai a Gramado sem ir a Canela, já que lá, também tem atrações incríveis.

Se as pessoas saem do Brasil e vão a Portugal e por já estarem na Europa, desejam dar um “pulinho” na Espanha, então imagina ir de Gramado a Canela, onde a distância é de apenas 9,6 km. Então falaremos das atrações destas duas lindas cidades.

Gramado - A cidade mais romântica do Brasil
Natureza exuberante

De fato, a natureza exuberante, a arquitetura charmosa que lembra a Europa, além da gastronomia saborosa e o conhecido frio da Serra Gaúcha fazem de Gramado/Canela locais muito interessantes e turísticos do Rio Grande do Sul.

Gramado tem muito a oferecer e para lhe ajudar a decidir o que fazer e quais as principais atrações, preparamos este post com várias dicas. Da mesma forma, incluímos as atrações de Canela que também se destacam.

A cidade de Gramado está localizada a 130 km de Porto Alegre e está bem preparada para receber o turista de todas as idades, pois oferece atrações para todas elas.

Tanto quanto Gramado, a cidade vizinha, Canela, oferece paisagens maravilhosas. As cidades são mesmo um charme, entretanto é no período natalino quando ficam iluminadas, que elas se tornam mais exuberantes.

E se for no período da Páscoa, verá muitos coelhos e “chocolates” por todos os lados.

Extra: optamos por não ir ao Vale dos Dinossauros (Canela), pois não faz parte do nosso perfil de viajante.

Como chegar

Nós chegamos ao aeroporto de Porto Alegre e como já falamos em outros posts, adoramos ter um carro para nos locomover, ainda mais viajando com crianças.

Sendo assim, também não foi diferente nesta viagem. Fizemos a reserva on-line com a Rentcars e retiramos o carro no aeroporto mesmo.

Talvez você não queira “subir a serra”, como dizem, pois falam muito dos cuidados necessários na estrada quando se tem neblina.

Então, você pode comprar os bilhetes de ônibus ida e volta do aeroporto até o seu hotel em Gramado e na cidade alugar um carro.

Dica: se optar pela segunda alternativa é bom já deixar reservado, pois a maioria já sabe ou percebe o quanto um carro facilita a vida lá e acabam alugando um. E assim, muitas vezes não tem mais automóvel disponível.

O que fazer em Gramado

Avenida Borges Medeiros

Vamos começar falando da Avenida Borges Medeiros, já que é a rua principal da cidade e muitas atrações se encontram nela.

Saiba que caminhar por ali, traz a sensação de estar caminhando em alguma cidade no interior da Alemanha. Além disso, a avenida é repleta de restaurantes, cafés e lojas.

Rua Borges de Medeiros - Gramado

Caminhe sem pressa, ao mesmo tempo, desfrutando do momento e do lugar. Durante a Páscoa e no período do Natal essa avenida fica toda enfeitada, aumentando ainda mais a sua beleza.

Igreja Matriz São Pedro

Essa igreja não passará despercebida por você, seja por sua beleza, seja pelo número de pessoas que ficam lá no final da tarde.

De fato, a igreja é linda por dentro com seus imensos vitrais sacros. Já do lado de fora, existe uma praça que é super badalada, aliás, dificilmente tira-se uma foto sem uma multidão de turistas por perto. Eu, como sempre, bem cedo já estava lá (risos).

Igreja Matriz São Pedro - Gramado

A Igreja começou a ser construída em 1917, sendo inicialmente uma construção de madeira. No entanto, a igreja que vemos hoje foi construída posteriormente (1942) e demorou praticamente 8 anos para a finalização da obra que foi feita com 78 mil pedras.

De um lado da igreja tem um lindo canteiro de flores e do outro lado, 12 estátuas dos apóstolos em tamanho real.

Fonte do Amor

Bem ao lado da Igreja de São Pedro encontra-se a Fonte do Amor. Um dos lugares favoritos dos casais apaixonados, pois na sua grade externa ficam pendurados um grande número de cadeados dos que desejam: “Casados para sempre.”

A saber, essa fonte foi inspirada na famosa Fontana di Trevi que fica em Roma.

Rua Coberta

Esse é um dos pontos turísticos mais visitados de Gramado, visto que além de oferecer vários restaurantes e lojas, fica bem no centro da cidade.

Como fomos no período da Páscoa, posso garantir que foi uma festa para as crianças, pois tinham coelhinhos por todo lado e vários ovos de chocolate sendo distribuídos.

Rua Coberta - Gramado

Lago Negro

É um lago artificial localizado em um parque, que recebeu esse nome por ter suas águas profundas e possuir uma coloração verde escuro. Sem dúvida as árvores ajudam a complementar a beleza natural do lugar.

Ao mesmo tempo que admira a paisagem, você pode fazer um passeio de pedalinho no lago, que dura em média 30 minutos. Entretanto, prefira fazer esse passeio em um dia ensolarado.

Lago Negro - Gramado

Caso não deseje gastar a energia no pedalinho, saiba que ao lado do Lago Negro existem vários restaurantes que vale a pena conhecer e, enquanto saboreia a sua refeição, você curte a bela paisagem.

Mini Mundo

Apesar de ser um passeio muito legal para as crianças, não se iluda ao achar que só eles se divertirão. Aliás, tenho certeza que os adultos gostarão e se impressionarão muito mais.

Um parque com 200 miniaturas de prédios de várias nacionalidades. Tem também casas de boneca, lojas, cafés e parques infantis.

Praça das Etnias

Fica próxima ao centro da cidade e é uma homenagem às três culturas responsáveis pela colonização de Gramado: italiana, alemã e portuguesa.

É nesse local que você encontra produtos típicos produzidos no interior da cidade.

Mundo do Chocolate

É como se fosse um museu com os maiores e mais conhecidos monumentos existentes no mundo, mas esculpidos manualmente com uma matéria prima bem especial.

O único problema é que você terá uma imensa vontade de comer a Estátua da Liberdade, ou até os braços do Cristo Redentor, já que todas as esculturas são feitas em peças maciças de chocolate.

Com toda certeza você ficará impressionado com a riqueza de detalhes, seja no monumento da Casa Branca, da Muralha da China, no Taj Mahal ou em qualquer uma das 200 peças expostas.

O Reino do Chocolate Caracol

Trata-se de um espaço temático, que conta a história do chocolate por meio de um passeio lúdico, encantando crianças e adultos.

O Reino do Chocolate Caracol - Gramado

Extra: não deixe de provar e comprar o chocolate da marca Caracol, pois são divinos, vá por mim!

Mundo a Vapor

Uma atração interessante para os adultos ou crianças maiores, mas não significa que os pequenos não terão o que fazer, já que lá dentro tem um trenzinho que eles também podem se divertir.

Mundo a Vapor - Gramado

Eles contam e mostram a história das máquinas movidas a vapor. Você vai conhecer a réplica de uma siderúrgica da Alemanha de 1940; assim como de uma oficina; uma olaria; uma pedreira; um moinho de pedra, entre outros.

Sempre falo que não é porque estamos viajando que não estamos prontos para aprender. Essa é a típica atração que agrega muito conhecimento.

Parque Terra Mágica Florybal

De fato, esse foi um dos passeios que mais gostamos, o percurso dentro do parque é feito seguindo as trilhas que conduzem o visitante pelos caminhos das histórias do mundo, como o Território dos Dinossauros, Espaço dos Primatas, Aldeia dos Índios, Lago das Deusas, floresta Mágica, Santuário, entre outros.

O índio é muito grande, que quase não se percebe a Sofia na mão dele.

O parque oferece também praça de alimentação e personagens que interagem com os visitantes.

Museu de Cera Dreamland

Uma das inúmeras atrações da cidade, o Museu de Cera Dreamland, foi inaugurado em 2009 e é o primeiro da América Latina e do Brasil.

Numa área de 1.000 m² , dividida em 18 cenários diferentes, você vai encontrar mais de 90 estátuas de cera que reproduzem personalidades famosas de filmes e desenhos animados, músicos, políticos, atletas e celebridades.

Você pode ficar pertinho de figuras como Ayrton Senna, Cristiano Ronaldo, Messi, Lady Gaga, Madonna, Elvis Presley, Didi, Barack Obama, ente outros. Certamente é um passeio que divide opiniões; uns amam, outros nem tanto.

Extra: se você já visitou outros museus de cera como o Madame Tussauds de Nova York ou Orlando talvez não valha a pena ir no de Gramado. Além disso, alguns cenários só são permitidas fotos com a equipe do museu.

Harley Motor Show

O museu e bar Harley Motor Show atrai principalmente os apaixonados por motos, em especial, pela famosa Harley Davidson. São quase 30 motos, das mais antigas, que foram restauradas com total perfeição, aos modelos atuais.

Criado com a estrutura e decoração que lembram os cassinos de Las Vegas, está localizado no subsolo do Dreamland, funcionando como museu durante o dia e à noite, como bar no estilo americano que serve diversas bebidas e petiscos.

Extra: existem 2 motos nas quais o turista pode sentar para fotos, mas tem que ser com o fotógrafo local.

Hollywwood Dream Cars

Se você é apaixonado por carros, talvez esse seja um lugar interessante. O Hollywood Dream Cars expôe carros antigos que marcaram a história da indústria automobilística e do cinema nos anos dourados, ou seja, das décadas de 20 a 60.

Vale ressaltar, que são carros que muitas vezes só foram vistos nos filmes americanos ou usados por personalidades dos EUA.

Snowland

Se você acha que não pode esquiar no Brasil, saiba que você está enganado. Sim, é possível! Mas não esqueça o que vou lhe dizer agora: você entrará em um galpão gigantesco onde a temperatura é de menos 5 graus. Então, prepare-se para essa aventura congelante e divertida Parque Snowland.

Parque Snowland - Gramado

E mesmo usando a roupa que eles oferecem, você passará frio e pode não aproveitar tanto. Então, já que é para se divertir, se aqueça bem com suas roupas de frio e vá sorrir com os tombos e com nova experiência.

Temos mais uma dica valiosa: evite ir na segunda-feira, pois é o dia mais cheio e você pode sair de lá bem frustrado por não ter aproveitado o suficiente.

O que fazer em Canela

Parque Estadual do Caracol e passeio no Bondinho Áereo

Localizado em Canela, o nome do parque faz menção a cascata do Caracol, que tem cerca de 130 metros. Já os bondinhos aéreos ficam no parque da Serra, que é vizinho ao parque Estadual do Caracol e proporciona uma vista maravilhosa da cascata.

Mas preste atenção na dica, vá cedo! Assim não ficará tanto tempo na fila para pegar o bondinho. Se sobrar um tempo e quiser gastá-lo ao ar livre, vá ao Parque da Ferradura e conheça o Castelinho Caracol; uma antiga residência que hoje é um museu e onde você pode provar um saboroso apfelstrudel (receitinha).

Alpen Park

Se o que você deseja é aumentar a quantidade de adrenalina no sangue, então esta atração é para você.

Alpen Park - Canela

Com toda certeza a atração mais disputada dentro do parque é o trenó. Nele você percorrerá uma distância de quase 1 quilometro de pura emoção. Além de desfrutar da esplêndida paisagem do parque. Detalhe: quem controla a velocidade do trenó é você!

Além disso, tem outros brinquedos e para todos os gostos: tirolesa, montanha russa, arvorismo, escalada e cinema. Mas não é como os parques da Disney que você paga o valor do ingresso e pode brincar em tudo, quantas vezes quiser. Aqui você paga pelo brinquedo que deseja ir ou por um “pacote”.

Igreja Nossa Senhora de Lourdes

Talvez você escute as pessoas chamarem a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, de Catedral de Pedra, mas apesar de ser conhecida assim, na verdade não é uma Catedral e sim uma paróquia que pertence à Área Serra da Diocese de Novo Hamburgo – RS.

Igreja Nossa Senhora de Lourdes - Canela

A igreja é realmente linda, possui uma torre com 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos de bronze, fabricados pela fundição Giácomo Crespi, na Itália. Em seu interior destacam-se três painéis que são telas pintadas pelo artista gaúcho Marciano Schmitz, retratando a “Aparição de Nossa Senhora”, a “Alegoria dos Anjos” e a “Anunciação”.

Extra: a igreja tem estilo gótico e as pedras basalto só fazem parte do revestimento externo.

Para comprar ingressos para passeios em Gramado e Canela, deixo aqui o link do Brocker Turismo.

Gastronomia

Gramado e Canela tem muito a lhe oferecer quando o assunto é culinária. Seria injusto falar aqui o nome de restaurantes, pois tem tantas opções, que o melhor é você olhar o ambiente, o menu e aproveitar.

Mas posso adiantar que você encontrará comida típica gaúcha, italiana, alemã e muitas outras, além das casas de chá com o típico café colonial e suas “gordices” de encher os olhos e o estômago, é claro, risos.

Onde ficar

A cidade é uma delícia e caso não esteja de carro, vale a pena pegar um hotel perto da avenida principal. Recomendo o Wish Serrano e se você for no período do inverno, poderá ter uma excelente experiência aproveitando a piscina aquecida do hotel.

Wish Serrano
Wish Serrano

Hotel Laghetto Stilo Borges a poucos metros da igreja de São Pedro, dispõe de academia, sauna, salão de jogos e todas as comodidades que um hotel cinco estrelas pode lhe oferecer.

Hotel Laghetto Stilo Borges
Hotel Laghetto Stilo Borges

E por aqui termina nosso passeio por Gramado e Canela

E você já foi a Gramado e Canela? Qual a sua opinião sobre o local? Tem dicas para compartilhar com a gente e com outros leitores?

Se não foi, tem vontade de ir?

Ah, sugestões e críticas também são bem-vindas!


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!