" /> Descubra Friedrichshafen e se surpreenda - Agarre o Mundo

Descubra Friedrichshafen e se surpreenda

Friedrichshafen - Alemanha- banco de imagens
escrito por Analu Barini Fritz

Descubra Friedrichshafen e se surpreenda. Hoje vamos apresentar Friedrichshafen e a nova colunista do Agarre o Mundo, Analu Barini Fritz.

Halli-Hallo! Willkommen! Olá! Sejam bem-vindos!

Como a mais nova colunista do Agarre o Mundo, vou começar contando um pouco da minha trajetória da mudança do Brasil para a Alemanha, o motivo e o processo. E na sequência vou falar da cidade linda que vivo hoje: Friedrichshafen (ganha um doce se conseguir falar!)

Friedrichshafen - Alemanha

Vou voltar um pouco no tempo para contar que meu casamento estava marcado para 26/09/2020. Nesse mesmo 2020, em março, meu marido recebeu uma proposta de emprego que iria mudar as nossas vidas.

E tomamos uma decisão que ele iria para a Alemanha, começaria a vida lá e voltaria para o nosso casamento, quando nós dois iríamos de mudança.

Mas, a pandemia chegou no Brasil e no mundo com toda intensidade, ele iria embarcar dia 23/03/2020, entretanto na semana anterior fecharam todas as fronteiras e não havia como entrar no país.

Foi frustrante na época, choramos muito, mas mantivemos a esperança de que quando as coisas acalmassem seria a hora certa.

Nessa época, agora parece um tempo tão distante do presente, aproveitamos para pesquisar sobre a vida na Alemanha, custo de vida, costumes, comidas típicas…Então, conhecemos muitos canais no Youtube, blogs, páginas no Instagram que nos auxiliaram muito e que ajudaram a manter o sonho ativo.

Assim como a viagem, nossa festa de casamento também não pode acontecer conforme o planejado. Mas nos casamos no civil em 30/10/2020, remarcando a festa de casamento para o ano seguinte nessa mesma data.

Confesso que não foi fácil ver dois sonhos não se realizarem quando esperávamos, mas mantivemos a nossa fé de que tudo aconteceria no seu devido momento. Assim, foi todo o ano de 2020.



Então, chegou 2021

E com ele a esperança renovada de que a pandemia daria um tempo e nossos sonhos se concretizariam. Em fevereiro de 2021, recebemos um telefonema da Alemanha sobre a mesma proposta de emprego anterior e com a pergunta fatal, como um “xeque-mate” em um jogo de xadrez, aceitaríamos ou não a proposta?

Era chegada a tão esperada hora de definir nosso futuro e realizar nosso sonho, mas como havia dito, nosso casamento estava marcado para 30/10/2021 e as regras de entrada nos países, por conta da pandemia, estavam rígidas e mudavam a cada dia.

Alemanha

Porém, nós resolvemos arriscar e traçamos um plano, ele iria primeiro, começaria a vida lá e eu iria na sequência após o nosso casamento.

O primeiro obstáculo surgiu quando tínhamos passagem comprada, malas prontas e as fronteiras com a França foram fechadas, 2 dias antes do embarque!

Foi um verdadeiro caos, mas no meio de toda esta tempestade, surgiu a possibilidade de embarcar para o Egito e depois para a Alemanha por este caminho – peculiar, mas bem eficiente.

E foi assim que ele embarcou para o Egito, ficou 15 dias lá, embarcou para a Alemanha e deu tudo certo! Que alívio sentimos!

Como falei, eu fiquei no Brasil e quem já casou sabe como planejar o casamento dos sonhos demanda atenção e tempo, resolvi tudo que faltava do casamento, arrumei a mudança que nós despachamos em um container de um navio para a Alemanha.

Então, saí do emprego com carteira assinada em uma multinacional (talvez os mais receosos aqui sinta um frio na barriga), em outubro ele voltou e realizamos o sonho da nossa festa de casamento! Foi tudo maravilhoso, muito corrido, mas não foi fácil!

Analu Barini

Alemanha e as minhas expectativas

Assim, cheguei na Alemanha cheia de expectativas de como seria minha vida aqui, vim logo após meu casamento, cheguei em novembro de 2021, ainda no contexto da pandemia.

Toda minha vida havia morado em uma metrópole, São Paulo, onde tudo acontece e tem à disposição muitas lojas e serviços, inclusive disponíveis 24 horas por dia e 7 dias na semana, e agora chegava em uma cidade no interior da Alemanha, chamada Friedrichshafen, na região de Baden-Württemberg, que apesar de ser uma cidade pequena tem seu charme.

Friedrichshafen

Minha cidade, Friedrichshafen, está localizada no sul da Alemanha, às margens do Lago Constança, o qual, em alemão é conhecido como Bodensee. Pelo lago, a cidade faz fronteira com outros países, a Suíça e a Áustria.

A saber, mas como curiosidade, o idioma falado aqui é o alemão, o “Hochdeutsch” (alemão clássico). Entretanto, há também diversos dialetos pela Alemanha, e aqui na minha região é o “Schwabe”, suábio, em português.

É possível visitá-la por terra (trem, ônibus e Autobahn), pelo lago (há barcos que levam até a Suíça, por exemplo) ou pelo ar (há um aeroporto na cidade, que pasmem, mas tem voos internacionais aqui pela Europa dependendo da época do ano, como por exemplo no auge do verão, para Malta e Londres).

O que fazer em Friedrichshafen

É uma cidade conhecida por sua importância na história da aviação, amplamente documentada no Museu Zeppelin (o qual vale a pena a visita). Possui ainda mais 4 museus importantes, já anota aí para conhecer:

  1. O Dornier Museum, fica localizado no aeroporto de Friedrichshafen e conta a história aeroespacial;
  2. O Schulmuseum, que conta a história das escolas e salas de aula de mais de três séculos;
  3. No Zeppelin-Schauhaus,  experimente um lugar autêntico onde a população trabalhadora de Friedrichshafen vivia quando a indústria Zeppelin foi fundada; e,
  4. O Feuerwehrmuseum, localizado na antiga casa de equipamentos do corpo de bombeiros de Ettenkirch, que abriga uma bela exposição sobre a história do corpo de bombeiros da cidade.

Além disso, tem vários cafés e restaurantes no calçadão à beira do lago, o que no verão é um paraíso para turistas de todo o mundo.

Também, há uma torre, no estilo mirante, no cais do lago, que oferece vistas maravilhosas da cidade e dos Alpes. Inclusive, os suíços costumam vir à cidade aos finais de semana para apreciar a vista dos Alpes, que dizem que daqui é a mais bonita!

Pode-se verificar, igualmente, que as torres barrocas abobadadas da Igreja Evangélica do Castelo, do ano de 1702, com suas duas torres de cúpula de 55 m de altura, dominam o horizonte e são visíveis do ar nos passeios do Zeppelin.

E que tal voar num Zeppelin?

Em breve vou trazer um artigo contando a experiência, já que temos os bilhetes comprados, para o final do próximo mês.

Zeppelin Friedrichshafen - Alemanha

Até lá, saiba que inclusive há 6 tipos de visitas panorâmicas com o Zeppelin saindo de Friedrichshafen, são elas:

  • Friedrichshafen e o Bodensee (sobre impressionantes edifícios da história industrial, o azul do Lago Constance e o interior verde);
  • Ravensburg (Descubra as torres, portões e atrações de Ravensburg de uma nova perspectiva); Bonn, Königswinter e os Drachenfels (cenário urbano e romântico);
  • Kölner Dom (Explore a Catedral de Colônia – o coração da cidade – de uma perspectiva aérea a uma altitude de 300 metros);
  • Dornbirn (Áustria vista de cima: Bregenz, Dornbirn & Lustenau do Zeppelin NT); e,
  • Bodensee (vistas exclusivas e momentos fascinantes no voo turístico sobre o Lago de Constança). Os passeios têm duração de 30 a 120 minutos e custam entre 265 euros e 880 euros.

Então já coloca na lista de cidades para conhecer!

Sentindo as estações bem demarcadas

Algo que pude perceber logo por aqui, é como as estações do ano são bem demarcadas. Quando cheguei, estávamos no final do outono indo para o inverno. Dias mais curtos e menos tempo de sol.

Conforme o tempo foi passando, fomos nos aproximando da primavera. E como ela tem seus encantos! Uma das coisas mais bonitas que vi por aqui foi a chegada da primavera!

Friedrichshafen - Alemanha

Com ela vem o horário de verão, igual ao que tínhamos no Brasil antigamente. Os dias ficam mais longos, temos mais tempo de sol, sendo que ao chegar o verão temos sol até aproximadamente 22:00!

Todas as casas e lugares ganham flores, há flores que nascem nos gramados, muito lindas! O cantar dos passarinhos é impressionante, vemos muitos por aqui também, cidade pequena tem dessas coisas.

Os campos de maçãs, ficam verdinhos de novo. O verde se espalha e ganha espaço nas árvores, nas folhas, pela grama nos campos… As pessoas ficam mais alegres, fazem piquenique ao ar livre, à beira do lago, após o trabalho e aos finais de semana!

Festival Stuttgarter Frühlingsfest”

Durante a primavera, temos diversos festivais ao ar livre por toda a Alemanha. Um que vocês não podem deixar de conhecer é o “Stuttgarter Frühlingsfest” em Stuttgart!

Pode parecer distante, já que Stuttgart fica a 200 km de distância de Friedrichshafen. Mas acredite, não é tão difícil a locomoção. Pode-se chegar de trem ou carro, no caso, nós fomos de trem e levamos 2 horas e 30 minutos aproximadamente até o local do festival.

Acontece todos os anos em meados de abril até o início de maio. De fato, é um festival para toda a família com uma mistura de comidas típicas e parque de diversão!

Sem dúvida, a infraestrutura do evento é algo impressionante! Desde barracas de madeira onde encontramos o famoso “Curry Wurst” (salsichão com molho curry e normalmente acompanhado por batatas fritas), a cerveja alemã, até doces e outras comidas no estilo finger food.

No melhor estilo parque de diversões, tem roda gigante, derrubar a lata, acertar com argolas, montanhas russas (lembra da estrutura que falei?), casas do terror, brinquedos que giram (tem uma infinidade desses) e etc.

Nos festivais, há muitos itens que nos lembram que o verão está chegando (tem raspadinhas, sorvetes…) E depois de um longo tempo de inverno, tirar o dia para curtir o sol e passear ao ar livre com amigos e família é tudo de bom!

Tanto que os festivais estão sempre cheios! Um outro ponto, é uma ótima ideia de planos para o domingo, considerando que quase nada abre nesse dia por aqui.

Curiosidade

Nesses festivais os alemães costumam vestir uma roupa típica. Para as mulheres é o “Dirndl”, pode ser um vestido ou uma saia usada com uma camiseta branca e um colete por cima. Para os homens, o “Lederhosen”, uma bermuda de couro/camurça com suspensórios e usada com uma camisa.

Roupas tradicionais da Alemanha

Claro que você encontra essas roupas para comprar no próprio festival, mas são caríssimas! Principalmente levando em consideração que muitas delas são feitas a mão, com bordados maravilhosos!

Então isso, logo após o meu casamento, em novembro, parti junto com meu marido para nosso novo desafio, nosso sonho, e desde então são muitos desafios e novas experiências por aqui em terras estrangeiras!

É simplesmente indescritível a sensação de poder realizar um sonho, ainda mais ao lado de quem você ama!

Assim finalizo o texto desse mês com um gostinho de quero mais e a certeza de que “Se você pode sonhar, você pode realizar – Walt Disney”, nunca desista dos seus sonhos!

Para que comece o seu planejamento para Agarrar o Mundo, deixo aqui um buscador: o Skyscanner. Que vai te ajudar na pesquisa de voos, hotéis e carros. Mas se desejar, podemos também fazer essa cotação para você.

 


Então, vamos arrumar as malas e Agarrar o Mundo? Conte nos comentários: qual é o seu maior sonho! Ou se você tinha um sonho e já o realizou.

A saber, por aqui amamos os Novos Olhares, porque nos faz ver a vida sob uma outra perspectiva. Sem falar que adoramos ouvir novas historias.

Colabore com o Agarre o Mundo

Gentileza, gera gentileza. Se você acredita que o nosso conteúdo foi de alguma maneira útil para você, uma forma de retribuir é utilizar os nossos links de parceiros afiliados na organização das suas viagens. Você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Analu Barini Fritz

Eu sou a Analu Barini Fritz, tenho 31 anos, sou casada e sou de São Paulo. Desde muito nova tinha um sonho, morar fora do Brasil e conhecer outras culturas. Minha formação é em Direito, e tenho mestrado em Marketing e Pós-graduação em Compliance e Gestão de Riscos. Moro há 7 meses na cidade de Friedrichshafen, na região de Baden-Württemberg, na Alemanha. Adoro viajar, escrever e viver novas experiências pelo mundo a fora! Hoje trabalho com lettering e compartilho no meu Instagram @analuwelt minhas experiências!

Veja também

Compartilhe


12 comentários em “Descubra Friedrichshafen e se surpreenda

  1. Oi Analu. Bom dia. Adorei o artigo. Muito se ouve sobre a Alemanha mas nada sabia acerca do que vc apresentou. Muito boa as opções turísticas. Sem dúvida uma ótima opção de viagem. Boa sorte na Alemanha.

  2. Que delícia! Fico muito feliz! Continue me acompanhando por aqui para novas aventuras! Muito obrigada querida!

Deixe uma resposta

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!