" /> Bruges e 24 atrações para conhecer - Agarre o Mundo

Bruges e 24 atrações para conhecer

Bruges
escrito por Kenia Miranda

Pense numa cidade linda, lhe apresento Bruges. Uma das preciosidades da Bélgica, assim como Bruxelas e Antuérpia. Considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a cidade possui o título de Capital Européia da Cultura.

Se você não é novo por aqui, sabe que adoramos assistir filmes e nos transportar por épocas. Então, se você pensa em ir a Bruges, comece a entender um pouco da historia do local. Para isso, assista o filme in Bruges (Na Mira do Chefe) com Colin Farrel e Ralph Finnes. Neste filme, você verá a aura da cidade medieval perdida no tempo. O filme começa como um policial de humor negro e termina como um conto dostoïevskiano.

Em Bruges você vai encontrar dezenas de museus, teatros e claro, artistas de rua e certamente, vai esbarrar em inúmeras formas de expressão povoando as ruas da cidade.

Apesar da cidade ser pequena, tenha certeza que você vai encontrar uma quantidade enorme de tesouros. Sejam arquitetônicos, sejam artísticos. Aliás, as ruas têm construções em estilo medieval que encantam. Sem falar, do rio que corta a cidade e transforma tudo num cenário que mais parece um conto de fadas.



Então, vamos as principais atrações da cidade? Vem comigo.

1- Passeio de barco

De fato, esta é uma das muitas maneiras de conhecer a cidade, através de um novo ângulo. Assim, a bordo de um barco você vai visualizar vários pontos turísticos, enquanto passeia pelos canais do rio.

Bruges- Bélgica

Só uma curiosidade, alguns destes barcos são elétricos. Aliás, diz a lenda que são ecologicamente sustentáveis, mas como aqui gostamos de apimentar a comida, questiono: e como a energia elétrica é produzida? Que sorte a nossa seria, se toda a energia fosse produzida por moinhos de vento.

Informação importante: Os ingressos não são reservados, ou seja, a compra é feita no cais.

Preços e horários aqui.

2- Choco-Story

Quem aqui é apaixonado por chocolate? Se não for, duvido que não se tornará um apreciador desta delícia, ao provar o famoso chocolate belga. Salivando, só de pensar.

Aliás, muitas pessoas nem querem saber como o chocolate é produzido, mas aqui você terá a possibilidade de aprender sobre a história do chocolate.

Então, assista a um vídeo sobre a produção de cacau e experimente um praliné no Museu do Chocolate. Experimente o quê? Calma, calma, eu vou explicar. Praliné, nada mais é que uma deliciosa pasta de amêndoas e caramelo muito usada na confeitaria francesa!

Informações / ingressos aqui.

3- Minnewater/Lago do Amor

Minnewater/Lago do Amor  - Bruges

Bruges, de fato, é uma cidade romântica, inclusive se você estiver sozinho(a) curtindo a sua própria companhia. Então, que tal fazer um passeio romântico. A saber, a área é cercada por árvores e fica às margens do Minnewater, o Lago do Amor e suas construções medievais.

Dica do Agarre o Mundo: Reza a lenda que os casais que caminharem pela ponte do local vão experimentar o amor eterno. Só por acaso, passe mais de uma vez por ela.

4- Grote Markt – Praça do mercado

Grote Markt - Praça do mercado Bruges

Aqui, você vai visitar a praça do mercado, que está bem no coração de Bruges. Sem dúvida, não é uma simples praça. Aliás, isso me traz uma lembrança e uma reflexão. Eu morei numa cidade tão pequena no interior da Bahia, onde a única atração da cidade era passar o sábado na praça.

Era o dia onde se via todos ou a maioria dos moradores da cidade. Da dona do único restaurante a filha do prefeito. Então, fico pensando que assim também deveria ser séculos atrás.

Eu acho o máximo sentar numa praça e ver a dinâmica do local. E aqui, saiba que você não está numa simples praça. Esta é o berço do apogeu comercial de Bruges. E hoje é a principal atração turística da cidade. Por isso, caminhe, sente-se e aprecie a beleza repleta de casinhas coloridas, lojinhas e restaurantes.

Praça Burg não apenas foi, como ainda é o centro administrativo da cidade. Cercada de belos edifícios em diferentes estilos arquitetônicos.

5- Prefeitura (Stadhuis)

Prefeitura (Stadhuis) Bruges

Busque pela sede da prefeitura (Stadhuis) e admire a sua construção em estilo gótico entre 1376 e 1420. No interior, um guia de áudio explica vários retratos e leva você ao Gotische Zaal (Salão Gótico).

Além deste, tenho certeza, que não passará despercebido por você, o edifício “Liberdade de Bruges“, erguido em 1531 em estilo renascentista, assim como a espetacular Basílica do Sangue Sagrado, do século VII.

6 – Groeningemuseum (Museu de Groening)

É um(a) amante da arte? Não visita uma cidade, sem buscar conhecer pelo menos um museu? Então, se prepare para perder um bom tempo admirando obras-primas dos mais importantes mestres da pintura do início do século XV e início do século XVI: Jan van Eyck, Hans Memling, Hugo van der Goes, Gerard David, Hieronymus Bosch e seus contemporâneos. 

A saber, é uma das coleções mais bonitas do mundo e contém obras que são marcos na história da arte europeia. Além disso, o museu oferece uma visão variada da história das artes plásticas belgas.

Informações / ingressos aqui.

7- Pátio Gruuthuse

Se trata de um magnífico palácio do século XV construído para impressionar. Isto mesmo, construído com o objetivo de se impor. O fato de estar num pavilhão contemporâneo, lhe dá ainda mais destaque.

À direita do pátio Gruuthuse está a Igreja de Nossa Senhora e à esquerda para completar a paisagem, está um dos canais mais lindos de Bruges.

A única dificuldade do local é decidir o que olhar primeiro. Então, gaste um bom tempo e descubra os encantos do local.

8 – Onze-Lieve-Vrouwekerk ( Igreja de Nossa Senhora)

Onze-Lieve-Vrouwekerk ( Igreja de Nossa Senhora)  Bruges

A enorme torre é visível em boa parte. No interior, é mais conhecida pela estátua da “A Madonna e a Criança”, a única obra de Michelangelo fora da Itália durante a vida do artista.

Mais informações / ingressos aqui.

9 – Museu Sint-Janshospitaal

Museu Sint-Janshospitaal - Bruges

Vamos conhecer um museu diferente? Um museu localizado dentro de um antigo hospital. Este hospital histórico foi fundado no século XII. Tem obras do artista Hans Memling e uma farmácia do século XVIII.

O legal deste museu é que você não apenas verá lindas obras de artes mas também, vai aprender sobre como era a antiga vida hospitalar e como era a enfermaria na época.

Informações / ingressos aqui.

10 – Basiliek van het Heilig Bloed – Basílica do Sangue Sagrado

Basiliek van het Heilig Bloed - Basílica do sangue sagrado Bruges

A Basílica do Sangue Sagrado foi construída em 1100 e leva o nome de um frasco supostamente contendo gotas do sangue de Cristo.

A Basílica do Sangue Sagrado é um anexo da antiga casa dos Condes de Flandres. O Santo Sangue foi trazido por Thierry da Alsácia, quando retornou da Segunda Cruzada, em 1150.

O Santo Sangue é uma das principais relíquias existentes, classificada como grau 01, pois é parte do corpo e, no caso, de Jesus Cristo.

A saber, o Sangue foi coletado com Cristo ainda na Cruz. Além da Basílica de Bruges, somente sete outros lugares possuem tal relíquia: o Sudário de Oviedo na Espanha, O Sudário de Turim, na Itália, a Abadia de Weingarten na Alemanha, a Basílica di Sant’Andrea di Mantova na Itália, a Abadia da Santíssima Trindade na França, a Abadia de Westminster na Inglaterra e a Igreja de São Tiago na Alemanha.

Observação: Na Basílica de Bruges a relíquia é mostrada ao público às sextas-feiras.

Informações / ingressos aqui.

11- Campanário Belfort

Há pouco para ver no interior, mas vale a subida dos 366 degraus. Um dos lugares mais visitados e fotografados com uma vista incrível da cidade.

12- Beghinaggio di Bruges

Beghinaggio di Bruges

Nada mais é que um agrupamento de construções fundado em 1245 para abrigar as beguinas, que são mulheres religiosas que viviam numa comunidade celibatária. É considerado Patrimônio da UNESCO. Por lá, casinhas brancas e uma área verde, além de museu e igreja com altar em estilo barroco.

13- Historium Bruges

Historium Bruges

Neste museu único com guias em áudio, os personagens fictícios da Burges medieval contam uma história. Assim, você terá uma experiência cinematográfica. E por 1h, se sentirá no num set de filmagem, música e efeitos especiais, em 7 cômodos que estimularão os sentidos. Adoramos experiências que mexem com nossos sentidos.

Informações / ingressos aqui.

14- Brouwerij De Halve Maan – Cervejaria

Fundada em 1856, é a última brouwerij familiar (cervejaria) no centro de Bruges. Você pode fazer visitas guiadas multilíngues de 45 minutos, que incluem degustação.

Mais informações / ingressos aqui.

15- Ponte St-Bonifaciusbrug

Ponte St-Bonifaciusbrug - Bruges

A ponte oferece uma bela visão da parte antiga de Bruges e é uma das partes mais fotogênicas e românticas.

Dica do Agarre o Mundo: para evitar a fila na travessia da ponte, vá pela manhã, se for como eu, acorde cedo. Se não, prefira no final da tarde.

16- Igreja Jeruzalemkerk

Igreja Jeruzalemkerk - Bruges

A igreja gótica baseada na Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém. É um monumento diferente e curioso, com vitrais, torre oriental, caveiras e uma imagem do cadáver de Cristo.

Entrada gratuita aqui.

17- Se delicie no Frietmuseum

Bruges além de romântica, tem muito o que provar. Então, que tal conhecer o museu das batatas fritas. O mesmo conta a história de um dos principais alimentos do país. No final, tem uma degustação do que dizem ser, a melhor batata frita do mundo.

Mais informações e ingressos aqui.

18- Gruuthusemuseum

Gruuthusemuseum Bruges

Um conjunto de edifícios do século XV. Parte da mansão abriga o Gruuthusemuseum com uma coleção de antiguidades nos 22 quartos. De fato, esta é uma boa forma de saber como viviam os ricos na Idade Média e ativar a imaginação.

Mais informações aqui.

19 – Rozenhoedkaai

Rozenhoedkaai - Bruges

Bem-vindo ao local mais popular para fotografar a cidade. Antigamente se vendiam rosários no local, hoje oferece uma das vistas mais bonitas da cidade. Indo durante o verão ou inverno, pela manhã e a noite. Seja com sol ou ainda com chuva, o romance dos Rozenhoedkaai sempre faz sua mágica. Venha e deleite seus olhos!

20- Moinho Sint-Janshuismolen

Moinho Sint-Janshuismolen  Bruges

Único moinho que pode ser visitado e em atividade. No interior, você pode entender como acontece todo o processo.

Informações / ingressos aqui

Ir a Europa e não conhecer castelos é algo impossível, certo? Então, confira alguns dos castelos mais belos de Bruges.

Castelos em Bruges

21- Kasteel ten Berghe

É um castelo localizado perto de Bruges, na Bélgica. Uma casa senhorial, no local foi mencionada em uma carta de 1267; esse edifício foi destruído em 1490, mas reconstruído pouco depois.

Hoje é um castelo bed & breakfast (hotel) e local para evento.

22- Kasteel Rooigem

A origem dos observatórios públicos flamengos remonta ao bem-sucedido programa espacial Apollo que foi coroado com o primeiro pouso na Lua em 21 de julho de 1969.

De fato, isso levou a um grande interesse não apenas em viagens espaciais e tecnologia, mas também em tudo relacionado a espaço, também tem astronomia. 

Portanto, essa é a missão dos observatórios públicos flamengos: popularizar a astronomia, a meteorologia, as viagens espaciais, as ciências e tecnologias afins, estabelecendo um vasto leque de atividades dirigidas a vários grupos-alvo e oferecendo os seus serviços à medida de quem o solicita. 

Ao fazê-lo, desenvolvem atividades voluntárias (apoiadas por pessoal administrativo e educativo) de forma a adquirirem competências substanciais para o desempenho da sua tarefa.

Assim, a fundação de Mira em Grimbergen e Urania em Hove foi uma consequência imediata disso. Em parte, sob o impulso do falecido meteorologista Armand Pien, quatro outros observatórios públicos seguiram nas décadas seguintes: Beisbroek em Bruges, o Cosmódromo em Genk, o observatório público UGent Armand Pien e AstroLab Iris em Ypres. 

Sem dúvida, isso criou uma estreita rede de atores no campo da popularização da ciência que cobre o país flamengo, de forma eficaz e eficiente que também é única em um contexto internacional.

Os jardins (ecológicos) que rodeiam o castelo estão abertos à visitação. Visite o site.

23- Grafelijk Slot de Male

A história do castelo de Male do conde parece um pouco a história da Flandres, com períodos gloriosos e também em momentos de crise. Aliás, o castelo já foi a residência favorita dos condes de Flandres e cresceu junto com o poder de seus proprietários. 

Embora, vale ressaltar que também foi palco das crises que a Flandres viveu, por exemplo, quando os Gentenaars tomaram conta do castelo numa tentativa de limitar o poder do conde.

O castelo ainda hoje é propriedade privada, mas estão sendo realizados eventos no verão, como glamping e no bar.

24- Kasteel ter Lucht

O castelo foi mencionado pela primeira vez em 1391, quando pertencia a família Van de Haar, que possuía muito prestígio e construiu o castelo para moradia. Já no século 15, por conta de casamento, o castelo passou a pertencer a família Van Zuylen.

Entretanto com o passar do tempo, o castelo acabou sendo abandonado e destruído, durante as guerras. Mas no final do século 19, o barão Etienne van Zuylen van Nijevelt se casa com Hélène de Rothschild e decide reconstruir o castelo para morar.

Assim então, o castelo foi reconstruído em estilo neogótico, mas seguindo os contornos originais do castelo. Era um castelo luxuoso e extravagante para o final do século XIX, tinha água corrente fria e quente, eletricidade, banho turco e até elevador.

O castelo hoje é propriedade da família Caloen de Basseghem. Você pode visitar apenas os jardins ou também fazer uma visita guiada no interior.

Então, gostou de conhecer Bruges?

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Colabore com o Agarre o Mundo

Gentileza, gera gentileza. Se você acredita que o nosso conteúdo foi de alguma maneira útil para você, uma forma de retribuir é utilizar os nossos links de parceiros afiliados na organização das suas viagens. Você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Beijinhos e até mais



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!