" /> 10 praias do Nordeste para ir com crianças - Agarre o Mundo

10 praias do Nordeste para ir com crianças

Praia da Barra de São Miguel, Litoral Nordestino, Agarre o Mundo
escrito por Kenia Miranda

Uma das perguntas que mães com bebês ou filhos pequenos, mais me fazem é: Quais as melhores praias do Nordeste para ir com crianças?

Nunca deixamos de viajar por ter filhos, e tão pouco nunca nos passou a cabeça viajar sem elas, já que viajar em família, é sempre muito prazeroso para nós.

E já que o nosso negócio sempre foi praia, sol, sombra e água fresca, o litoral brasileiro é um dos lugares que já visitei inúmeras vezes. Então vou sugerir as praias que amamos.

Assim falarei das praias tranquilas, onde os pequenos possam se divertir em segurança, já que nem todas as praias são adequadas para crianças. Confira nossa lista e planeje sua viagem!

Ah, embora todos digam para tentar fugir da alta temporada, por ter praias mais cheias e também ter um maior custo, essa sempre foi a nossa escolha, pois o melhor é sempre o verão.

O litoral Nordestino

Praia, Litoral Nordestino, Agarre o Mundo

Antes de tudo, saibam que apesar de viajar muito para o exterior, afirmo que viajo também por aqui e falar do Brasil é um prazer, principalmente se o assunto for praia.

Enfim, temos aqui a combinação perfeita entre sol, temperaturas altas (inclusive da água do mar) e belas praias que fazem da região um destino certo em qualquer época do ano.

Litoral Nordestino, Agarre o Mundo

Ou quase, afinal, entre março e junho, costuma chover nessa faixa do litoral.

Decerto, se você é brasileiro, deve olhar o nosso litoral e se orgulhar de morar num país tão lindo. A saber, o litoral nordestino conta com cerca de 3 mil quilômetros, sendo conhecido mundialmente pela sua diversidade e beleza.

A diversidade é tamanha que, só para ilustrar, basta caminhar um pouco para ver praias vizinhas com paisagens totalmente diferentes.

Praia de Maragogi, Litoral nordestino, Agarre o Mundo

Aliás, o mesmo se aplica a vida marinha de cada local. Em outras palavras, algumas praias tem visita de golfinhos, outras de tartarugas marinhas, inclusive com praias exclusivas para desova e outras ainda com a visitinha de tubarões.

Então conheça as 10 praias aprovadas pelo Agarre o Mundo para ir com as crianças no Brasil.

  1. Camboinhas – Paraíba
  2. Coquerinhos – Paraíba
  3. Carapibus- Paraíba
  4. Barra de São Miguel – Alagoas
  5. Gunga – Alagoas
  6. Praia das Conchas – Alagoas
  7. Antunes- Alagoas
  8. Praia dos Carneiros – Pernambuco
  9. Porto de Galinhas – Pernambuco
  10. Praia de Pipa – Rio Grande do Norte

1. Camboinhas – Paraíba

A saber, Camboinhas é uma das minhas praias favoritas para ir com crianças, localizada em Cabedelo, município vizinho de João Pessoa. Como morei por cinco anos em João Pessoa , esse era o meu lugar preferido, seja com crianças, ou sem elas.

Camboinhas, Cabedelo, João Pessoa

O melhor desta praia é com toda certeza, a sua tranquilidade. A saber, quando a maré está baixa, você pode caminhar para dentro do mar, por mais ou menos 200 metros, sem a altura da água chegar aos seus joelhos.

Além disso, a praia conta com uma faixa grande de areia, onde as crianças podem brincar e correr, gastando a energia que têm no corpo. Existe na região várias opções de quiosques e barracas.

2. Coqueirinhos – Paraíba

Litoral nordestino, Paraíba, Agarre o Mundo

A Praia de Coqueirinhos é outra maravilha da Paraíba, ficando a apenas 35 km de João Pessoa. Você precisa de um carro para chegar até essa praia.

Uma dica, assim que você chegar a praia, existem duas opções, ir para a direita ou ir para esquerda, (risos).

Se for para o direita, terá a sua disposição um restaurante no alto do penhasco, com uma deliciosa comida e também um parquinho para as crianças brincarem.

Entretanto, sempre digo, ali o mar não está para peixe criança, pois é mais agitado.

Então, você tem a outra opção, ir para o lado esquerdo, sinceramente, é a que mais gosto, ali nos divertimos nas laterais da curva da praia, onde quase não chega a onda.

Embora, tenha opções de barracas que ofereçam refeições, recomendo quando sentir fome, ir até o lado direito, para saborear uma deliciosa lagosta.

3. Carapibus – Paraíba

Carapibus é uma praia brasileira situada no município de Conde, Litoral Sul Paraibano, região Metropolitana de João Pessoa. Situada cerca de 20 km de distância da capital, a praia é uma das mais belas do Nordeste.

Íamos com certa frequência enquanto vivíamos em João Pessoa e você vai entender o porquê.

Sofia na Praia de Carapibu- Paraíba, Agarre o Mundo
Sofia aproveitando a praia

Para criança é realmente uma delícia, como tem os arrefices bem próximos a praia, assim que a maré desce, piscinas naturais são formadas.

A cidade de Conde tem crescido bastante para atender a demanda de turistas, assim, você encontra na região várias opções de restaurantes e hotéis/pousadas.

Eu tenho um lugar super especial da região, que é a Pousada da Luz Carapibus. O que mais gostei de lá não foi a pousada em si, que é bem simples, embora muito aconchegante, mas a vista que ela dá do mar.

Acordar cedo e ver o sol nascer, com a visita de macaquinhos é realmente indescritível.

4. Barra de São Miguel – Alagoas

Barra de São Miguel é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Maceió, no Estado de Alagoas. Certamente, um dos balneários mais lindos de Alagoas, possui uma praia com águas calmas, cristalinas e morninha (indo durante o verão).

Tenho certeza que você vai amar esse lugar. A praia é uma delícia, como tem um arrefice a poucos metros da areia, forma uma grande piscina, onde fica rasinho para as crianças brincarem e nadarem.

Dessa maneira, você pode alugar um Stand up, um caiaque e se divertir com as crianças.

Claro que com essas características essa praia vai atrair inúmeras pessoas para se deliciar, então já sabe, acorde cedo, aliás, você não vai demorar muito para entender que o meu sobrenome é “acordar cedo” (risos).

Sofia contemplando Barra de São Miguel, Litoral nordestino, Agarre o Mundo

Com isso tenho certeza que você poderá escolher o melhor lugar, vai tirar as melhores fotos e também aproveitará o melhor do sol.

Hospedagem: Ficamos no Iloa Resort e adoramos.

Praia do Gunga – Alagoas

 Praia do Gunga, Litoral nordestino, Agarre o Mundo

Ainda em Alagoas, próximo a Barra de São Miguel, não deixe de visitar a Praia do Gunga. Tem o nome do seu proprietário. Isso mesmo, a praia é particular. Mas por sorte ele permite a entrada das pessoas.

Assim você paga uma taxa para entrar e aproveitar a infraestrutura dela. Tem vários quiosques e restaurantes, se paga também para sentar nas cadeiras e mesas, ou seja, tem que consumir uma certa quantia para permanecer ali.

Mas igualmente é uma praia deliciosa, tranquila e com infraestrutura excelente. Ali também tem um passeio de monomotor, fizemos e adoramos.

Passeio de monomotor da Sofia na Praia do Gunga, Litoral nordestino, Agarre o Mundo

Em uma das nossas idas até a Praia do Gunga, no fim da tarde, me deu vontade de descer por uma trilha que havia perto do estacionamento. Era um lugar isolado, com uma das mais lindas paisagens.

Praia do Gunga, Litoral nordestino, Agarre o Mundo

Entretanto, fiquei extremamente triste, pois a quantidade de plástico que haviam deixado era impressionante.

Praia do Gunga, Litoral Nordestino, , Agarre o Mundo

Quando retornei, comentei com um dos guardas da portaria, que o local era mesmo lindo, mas lhe perguntei como permitiam que as pessoas deixassem tanta sujeira ali.

Ele explicou que como a parte de baixo de acesso a praia tinha que se pagar o estacionamento, cadeiras e alimentação, os locais não tinham ou não desejavam pagar.

Assim, essa parte da praia que desce pela trilha, apenas locais e quase nunca turistas ficavam ali. Assim, traziam suas cadeiras e alimentação, mas o lixo não era recolhido.

Quase sempre já saíam embriagados e que não poderiam se indispor e causar confusão com cada pessoa que retornasse da praia sem recolher o próprio lixo.

Enfim, como escrevi no último post deveríamos agarrar o mundo, mas com consciência ecológica.

Praia das Conchas

Essa praia fica do outro lado do rio, podendo dela avistarmos a praia do Gunga, essa que citei acima.

É chamada de Praia das Conchas, por um único motivo, que você perceberá assim que chegar nela. Tem conchas de todos os tamanhos e cores.

E como viagem para nós está sempre associado a aquisição de conhecimento, foi uma ótima oportunidade para explicar a Sofia, sobre as conchas, a sua função e principalmente que não são enfeites e devem permanecer onde estão.

O melhor desta praia é quando a maré está baixando, assim você pode caminhar longas distâncias, com água apenas molhando os pés e por um bom tempo, só pisando na areia.

Como fizemos? Paramos o carro numa vila, descemos e fomos caminhando, até que visualizamos vários barcos chegando, e assim, descobrimos que os barqueiros fazem passeios até lá.

Como fica isolado, outro barco maior também aparece, trazendo bebidas e comidas servidas aos turistas. Tudo muito organizado e com cuidado e atenção ao lixo produzido, como garrafas e plásticos.

Então, tenho certeza que essa é outra praia que as crianças vão gostar muito. Mas, se atente ao que vou falar.

Agora se você optar em fazer como nós, aproveitar desbravando a região, atenção, pois quando os barcos começarem a sair, é o momento de voltar para o seu carro.

A maré sobe rápido e dificulta a caminhada. Com toda certeza, você não vai querer voltar com a água no pescoço (risos).

Sempre estou atenta aos movimentos da natureza, entre eles, o subir e descer da maré, principalmente quando estou com meus filhos, já que como mães, temos que zelar pela segurança deles, não é?

Praia dos Carneiros – Pernambuco

Deveria se chamar paraíso, nós amamos esse lugar. Mesmo que outras pessoas não curtam tanto, como explicamos no post Praia dos Carneiros, vale a pena? Vista por dois olhares.

A Praia dos Carneiros, fica localizada a apenas 50 quilômetros de Recife, no município de Tamandaré, no estado pernambucano. Embora tenhamos optado por usar o carro, você pode chegar até lá de transfer, ônibus e catamarã/barco.

Entretanto, o carro lhe dará mais possibilidade de locomoção, permitindo que você não fique apenas nas proximidades do hotel escolhido.

Sendo assim, se o que você deseja é deixar as crianças livres para correr e brincar na água, aqui é o lugar.

Além de ir à praia, também existem vários passeios na região e certamente você vai desejar tirar uma foto na icônica Capela de São Benedito.

Capela de São Benedito, Praia dos Carneiros, litoral nordestino, Agarre o Mundo
Capela de São Benedito

Então, aceite meu conselho, acorde cedo e faça uma bela caminhada até a capela de São Benedito, pois assim poderá fazer as suas lindas fotos (externas) antes que todos decidam fazer o mesmo.

Isso mesmo, parte externa, pois a mesma se encontra fechada, só sendo aberta quando tem alguma cerimônia marcada.

Hospedagem na Praia dos Carneiros

Talvez provavelmente, o simples fato de termos ficado no Flat Praia dos Carneiros, um condomínio com uma ótima estrutura, com várias piscinas, inclusive uma aquecida, podendo ser usada no período noturno, contribuiu muito para termos amado o local.

Porto de Galinhas, Ipojuca (PE)

Porto de Galinhas pertence ao município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, localizada a 60 km de Recife.

Embora eu recomende fortemente ter um carro a disposição, pois facilita a locomoção entre uma praia e outra, não ficando preso apenas a praia do hotel escolhido, você pode ir de carro ou ônibus até esta praia.

Antigamente, o seu nome era Porto Rico, devido a extração do Pau Brasil. Entretanto, após a abolição da escravatura, os escravos ainda continuaram sendo trazidos, contrabandeados e vendidos.

Como vinham escondidos debaixo de engradados de galinhas d’angola, quando o navio atracava no porto, começavam “disfarçadamente” anunciar a chegada das galinhas, mas na verdade eram os escravos. Assim surgiu o nome Porto de Galinhas.

Porto de Galinhas, litoral nordestino, Agarre o Mundo
Piscinas Naturais de Porto de Galinhas – Pernambuco

De todas as praias aqui citadas, Porto de Galinhas é a mais conhecida, inclusive, internacionalmente. Só para ilustrar, a cidade recebe meio milhão de turistas anualmente.

Acredite que a sua fama não é à toa, a região é linda e oferece inúmeros passeios ao turista. Mas sinceramente o que desejamos ao ir a praia é apenas uma bela faixa de areia com um mar morninho e tranquilo.

Embora eu não goste de comparar uma região com outra, posso dizer que aqui a vibe é diferente, como é internacionalmente conhecida, fica bem cheia, assim, tanto a alimentação, quanto a hospedagem é mais cara.

Diante de sua longa faixa de areia, é possível, escolher o seu cantinho preferido. Aqui você encontrará desde praias tranquilas, até praias mais agitadas e propícias para a prática de surf.

Praias da região

Na região existem no total 8 praias, então, tenho certeza que você vai encontrar uma praia para chamar de sua, seja para curtir altas ondas, seja para curtir um mar super tranquilo.

A saber são elas: Praia de Muro Alto; Praia da Vila de Porto de Galinhas; piscinas naturais de Porto de Galinhas; Praia de Cupe; Pontal de Maracaípe; Praias de Maracaípe; de Serrambi e de Camboa.

Aqui optamos por ficar no Resort Marulhos. Aproveitamos imensamente nossa hospedagem durante o dia, pois as piscinas eram ótimas e tinha muita sombra e grama.

Maragogi – Alagoas

Antes de falar especificamente de uma praia da região, ou seja, escolhi falar da Praia de Antunes, preciso falar que Maragogi é a região que ocupa o número 1 do meu top 10 das praias que mais amamos.

De fato, a praia é ótima para as crianças e se você estiver de carro, recomendo parar e caminhar pela areia, pois muitas vezes e por um longo tempo, sentirá que está numa praia deserta.

Isso mesmo, ao realizar a sua caminhada matinal, perceberá que existe uma faixa de praia praticamente isolada. Além disso, a cor do mar é de encher os olhos e o coração.

Praia de Antunes

Sofia e Tiago na praia de Antunes,  Litoral Nordestino, Agarre o Mundo

Pronto, agora vamos à Praia de Antunes, mas atenção, só vou falar dela por ter decidido falar de uma, mas certamente, Maragogi não precisaria ter uma praia escolhida, pois qualquer uma delas é de deixar o queixo caído.

Assim como todas as outras praias da região, tem seu mar com essa cor esverdeada, tipo Caribe. Além disso, a Praia de Antunes, possui este balanço que rouba a cena e rende fotos maravilhosas.

Dica de foto: vá no fim de tarde, pois o sol se pondo vai ajudar na composição da sua foto perfeita. Se for pela manhã terá que tirar foto ao contrário e não terá o mesmo visual.

Tem também redes dentro da água. Mas fica uma dica, aqui a rede e o balanço só cumprem a função de cenário fotográfico, portanto não sonhe com um balanço ou rede privativos, risos.

Mais uma vez reforço minha dica, chegue cedo, tire sua foto e aproveite o que mais interessa, o mar morno e tranquilo.

Tenho certeza que ao colocar a ponta dos seus pés na água, a mesma cumprirá a função de lhe convidar a dar um belo mergulho.

Aqui ficamos em um resort all inclusive, maravilhoso, não menos que isso, Salinas Maragogi Resort.

Alerta ao turista

Atenção ao fato de ficar no Salinas ou outro Resort que ofereça tanto, pois todo conforto e facilidade pode lhe causar uma preguiça imensa de sair do resort e conhecer toda beleza da região.

E de fato, caso você opte por curtir apenas o resort, vai se arrepender depois, ao ver imagens das praias ao redor, em alguma rede social e descobrir que você estava ali ao lado e não conheceu.

Assim recomendo, fazer um passeio de buggy, e visitar todas as praias da região, ou se estiver de carro, ir até as praias vizinhas por conta própria.

Tiago no buggy, Litoral Nordestino, Agarre o Mundo

Embora algumas praias você só tenha acesso de buggy, como a Praia da Bruna Lombardi, onde foram gravadas cenas de alguma novela qualquer. (Desculpe não assisto novelas), mas posso entender por que foi escolhida para a gravação.

Praia de Pipa

Sofia em Pipa, Natal, Litoral Nordestino, Agarre o Mundo

Pipa é mais conhecida internacionalmente do que você imagina. Então o que você mais vai encontrar por lá são estrangeiros.

A praia em si é uma delícia, pois como você já deve ter percebido, o que mais gosto é realmente da praia.

A Praia de Pipa está localizada no município de Tibau do Sul, a 85 km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, Brasil.

A Praia de Pipa é o principal balneário do Litoral Sul do estado, juntamente com mais duas belas praias: Ponta do Madeiro e Praia do Amor.

Tem também na região a Baía dos Golfinhos e dependendo da sua sorte, você poderá acompanhar o mergulho deles.

Foi o que aconteceu quando lá estive, de repente nos deparamos com 6 golfinhos que começaram a se aproximar e nadar, ou seja, bincavam e saltavam para fora d’água.

Assim, é como acho que deve ser, eles no ambiente deles e nós, somente apreciando à distância. E se você pensa como o Agarre o Mundo, leia o post Turismo como animais silvestre: diversão ou crueldade?

Decerto, a simples tomada de consciência, nos torna pessoas mais preparadas para lidar com alguns tipos de turismo oferecidos pelo mundo.

Chapadão em Pipa

Quando estiver em Pipa, visite o Chapadão. Que nada mais é que uma enorme falésia de topo plano e com pouca vegetação, mas que serve como mirante natural e revela uma visão panorâmica inesquecível da Praia do Amor.

Chapadão em Praia de Pipa - RN, Litoral Nordestino, Agarre o Mundo
Chapadão em Praia de Pipa – RN

O Chapadão é um local que rende ótimas fotos e um ponto onde é possível ter dimensão da grandiosidade das falésias, que chegam até 40 metros de altura e cercam essa parte do litoral nordestino.

Só um detalhe, apesar do lugar ser lindo, me causou um pouco de claustrofobia, mas vou explicar a razão.

De fato, não tenho problema com altura, mas os carros andam em cima deste paredão, que foi o que fiz a primeira vez que estive lá.

Chapadão em Praia de Pipa - RN, Litoral Nordestino, Agarre o Mundo
Chapadão em Praia de Pipa – RN

E como fizeram questão de me contar a história de um rapaz que havia caído com o carro do alto do paredão, fiquei com isso na cabeça e a adrenalina que me causou não foi das melhores.

Então nas outras vezes, preferi parar o carro mais distante e ir caminhando até um pouco mais próximo do fim da falésia, e ainda com a mão bem agarradinha a mão da minha filha.

Se desejar saber o que fazer em Pipa, leia o post sobre a cidade do Viajando com Moises.

Algumas destas praias fazem parte da Rota Ecológica dos Milagres, que é um trecho de quase 40 km no litoral norte do estado de Alagoas que possui cerca de 20 belas praias com areia fininha e vento morno. Assim é possível numa única viagem de carro pela região, visitar várias praias maravilhosas. Então, deixo aqui para você um artigo da Elizabeth Werneck sobre a Rota Ecológica dos Milagres.

Assim terminamos nosso post sobre algumas das melhores praias do nordeste brasileiro


E você também é amante das praias brasileiras? Qual é a sua praia preferida?

Tem dicas para compartilhar conosco e com outros leitores? Ah, sugestões e críticas também são bem-vindas!

Não esqueça de deixar o seu like no fim do artigo, pois isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas. E se desejar saber mais novidades sobre o Agarre o Mundo é só nos acompanhar através das redes sociais, seja bem-vindo(a).

O Agarre o Mundo segue com o compromisso de sempre mostrar a “viagem como ela é”.


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais.



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!