" /> Apfelstrudel: o doce que conquistou a Alemanha - Agarre o Mundo

Apfelstrudel: o doce que conquistou a Alemanha

Apfelstrudel: o doce quem conquistou a Alemanha, Agarre o Mundo
escrito por Sandra Hupsel

O apfelstrudel, o doce que conquistou a Alemanha é uma sobremesa tão deliciosa e ao mesmo tempo antiga, sendo popular desde o século XVIII.

A origem do doce remete o Oriente Médio, onde a massa surgiu. Passando pelo norte da África, a receita teria sido levada pelos mouros até a Espanha e a França, espalhando-se pela Europa. Por muito tempo, os húngaros foram especialistas na preparação do strudel.

Mas alemães e austríacos se orgulham do Apfelstrudel feito de maçãs, passas e canela, envoltas por uma crosta de massa folhada polvilhada com açúcar de confeiteiro. Se já não estivesse de bom tamanho, ainda é servido com sorvete ou calda de baunilha.

Dica: se você for para serra gaúcha vai encontrar uma versão bem saborosa no Castelinho Caracol, na cidade de Canela.

Apfelstrudel: o doce quem conquistou a Alemanha, Agarre o Mundo
Apfelstrudel: o doce quem conquistou a Alemanha

De fato, o Apfelstrudel é a variação mais conhecida da receita, mas as possibilidades de recheios são muitas. Podem ser doce, como o Mohnstrudel (recheio de sementes de papoula), ou salgados como o Krautstrudel (recheio de repolho).

A saber, o segredo do Apfelstrudel é a massa fininha e elástica, o que permite ela ser moldada com facilidade. É claro que você pode usar a massa folhada pronta, no entanto não será tão saboroso.

E como nada melhor que algo quentinho servido com sorvete, aqui está a receita para você literalmente por a mão na massa!

Receita da Original Apfelstrudel de um Chef Alemão

Segundo entrevista do chef a uma revista, a receita pode variar, pois depende dos ingredientes escolhidos para o preparo.

Em primeiro lugar, o segredo é não abrir o forno durante a cocção e a degustação deve apresentar um sabor de maçã suculenta.

Em segundo lugar, dependendo do tipo de maçã que você usa, o recheio contém mais ou menos umidade. Entretanto, você pode regular com o açúcar cristal, uva passas e farinha de rosca doce.

Segundo o chef é sempre interessante fazer um teste de purê com a maçã que você vai usar. Abaixo segue a receita do chef para 10 pessoas.

Para a massa filó:

  • 250 gramas de farinha de trigo especial
  • 1 ovo
  • 125 ml de água morna
  • 1 Colher de chá de óleo de girassol

Modo de preparo:

Misturar o ovo com o óleo e a água (cuidar para utilizar as medidas exatas, se o ovo for muito grande acrescente um pouquinho mais de farinha de trigo).

Peneirar e acrescentar a farinha de trigo e o sal. Sovar tudo para obter uma massa homogênea e firme (quanto mais você sovar a massa, melhor ela fica – 15- 20 min é o ideal) Embrulhar num pano e deixe descansar por pelo menos 20 – 30 minutos (melhor ainda se for por três horas).

Para o recheio:

  • 8 maçãs
  • aproximadamente 100 gramas de açúcar cristal
  • canela em pó ao gosto
  • 100 gramas de uva passa
  • 60 ml de Amaretto ou outro licor com sabor de amêndoa
  • 100 gramas de castanha de caju sem casca
  • Farinha de rosca doce a gosto

Modo de preparo:

Lavar e descascar as frutas. Cortar em cubos, e misturar todas as frutas juntas numa tigela / bowl.
Hidratar as uvas passas com o Amaretto, picar as castanhas. Em seguida misturar todos os ingredientes, menos a farinha de rosca.
Verificar a consistência do recheio e acrescentar farinha de rosca até obter um recheio úmido, mas compacto.
Provar e acrescentar mais açúcar, se necessário.

Montagem:

Para finalizar o strudel, abrir a massa bem fina. Começar com um rolo primeiro e depois usar as costas da mão para esticar a massa.

Apfelstrudel, Alemanha, Agarre o Mundo

Deitar a massa sobre um pano e distribuir o recheio por cima da massa (75%).

Como preparar o Apfelstrudel alemão, Agarre o Mundo
Como preparar o Apfelstrudel alemão

Embrulhar a massa com o recheio e assar no forno a 160 graus seco por 20 min. Para uma melhor aparência pincelar uma mistura de gema de ovo e nata por cima.

Servir quente acompanhado com uma bola de sorvete e, bom apetite!

O autêntico Apfelstrudel alemão, Agarre o Mundo
O autêntico Apfelstrudel alemão

Agora é só contar se ficou bom e como sempre, caso more em Salvador ou Brasília, não esqueça da gente, viu?

Se tiver outras dicas ou receitas do Apfelstrudel, compartilha com a gente e com os outros leitores, certo?


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações.

Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais.



Sandra Hupsel

Baiana, mora em Salvador. Sensível e curiosa, gosta de ler e estudar sobre vários assuntos. Especialista em nutrição clínica e oncológica. Sempre gostou de viajar e após experiências negativas com os pacotes prontos de viagem, passou a organizar suas próprias viagens, de familiares e amigos. "Se faz sentir, faz sentido,"

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!