" /> A bagagem de mão ideal: o que levar - Agarre o Mundo

A bagagem de mão ideal: o que levar

A bagagem de mão ideal: o que levar
escrito por Agarre o Mundo

Quem nunca passou um sufoco ou morreu de raiva porque precisou de algo que não estava na bagagem de mão?

Bem, comigo aconteceu e foi o bendito carregador do celular. Nem eu, nem minha irmã deixamos na bagagem de mão. Resultado, criamos coragem e pedimos emprestado a um desconhecido, pois era uma emergência.

Desde então, faço checklist para tudo que envolva a viagem (risos). E uma destas listas é o que levar na bagagem de mão, até porque, os voos estão cada vez mais longos.

De fato, muitas vezes a mala de mão é feita às pressas, mas ela requer tanto planejamento quanto as despachadas. Afinal, ela é nossa melhor aliada durante o trajeto.

Já pensou ficar sem escovar os dentes porque esqueceu a escova, passar frio, pois saiu de casa com calor e o ar do avião “gelou” demais, ou então, sentir uma tremenda dor de cabeça no meio do voo de 10h e não ter o remédio?

A bagagem de mão é nossa melhor aliada durante o voo

Então, a principal dica é: pense em tudo o que você precisará para passar no mínimo as 24h seguintes à sua chegada no destino e coloque na bagagem de mão.

Mas lembre que a mala tem tamanho e volume estipulado, então nada de exageros! Ah, também nem tudo é permitido levar nesta bagagem de mão, principalmente em voos internacionais.

E para que você não passe por “perrengue” que de chique não tem nada, fiz esse post com itens que não devem faltar na bagagem de mão e que melhoram seu voo até chegar ao destino.

Tamanho da bagagem de mão

A bagagem de mão dos meus sonhos
A bagagem de mão dos meus sonhos

Antes de tudo, vale lembrar que cada companhia aérea estipula as dimensões da bagagem de mão.

Eu não vou mentir, se pudesse levaria muito mais do que o essencial na bagagem de mão. Não é a toa que as companhias impõem limite, pois deve ter muita gente como eu, risos…

Na pesquisa que fiz, a maioria estabelece 55 cm de altura, 35 cm de comprimento e 25 cm de largura. Quanto ao peso, varia entre 8 kg a 10 kg, então é bom sempre checar antes da viagem, até porque as próprias companhias podem fazer alterações.

Além disso, muitas companhias Low Cost cobram pela bagagem de mão.

Montando a bagagem de mão

Antes de mais nada, sugiro deixar tudo separado na bagagem de mão: roupas em um canto, carregadores no outro, papéis em outro, assim na hora que abrir a mala já visualiza tudo.

A Bagagem de mão ideal deve estar toda organizada

1) Pasta com documentos

Sim! Vouchers, outros documentos impressos e caneta. Em primeiro lugar, não confie nos prints e PDF no celular. Além disso, geralmente nas imigrações não é permitido uso do telefone e na hora do atendimento os documentos devem estar impressos e de fácil acesso, e se for na imigração americana, pior ainda.

Mas se você estiver com bolsa grande ou mochila, sugiro guardar nelas. Ah, passaporte sempre na bolsa, certo?

2) Adaptador de tomada universal, carregadores e fone de ouvido

O adaptador universal é item de primeira necessidade na viagem, em especial, para o exterior. Ele serve para quase todos os países. Compre um de boa qualidade e leve sempre. Já passei sufoco por ele estar na mala despachada.

Fone de ouvido nem toda companhia dá e as vezes é de qualidade ruim. Se tiver um carregador portátil de celular, leve também. Ah, coloco tudo dentro de uma bolsinha.

Extra: O Chip para uso do celular do destino, caso tenha, também deve estar nesta bagagem de mão. Também fizemos um post sobre a importância de se ter um chip internacional.

3) Travesseiro de pescoço

Eu tenho um caso de amor e ódio com ele, inclusive, já larguei propositalmente no hotel. De fato, nem sempre ele impede a dor no pescoço, sendo mais um item para carregar.

No entanto, já aconteceu de não levar e desejar muito o da minha companhia. Sugiro que leve e de preferência, o que tem alça para prender na mala e que seja ergonômico com espuma da nasa. Uso o da Travel Blue.

4) Casaco e/ou manta

Sempre ouvi que levar casaco é óbvio e de fato todo mundo leva. Eu sou “calorenta”, raramente sinto frio, então nunca via sentido levar. Mas até que um dia, perdi a conexão, passei a noite no aeroporto e literalmente, congelei!

Geralmente a temperatura do avião oscila muito, logo leve um casaco na bagagem

Sendo assim, levar casaco é óbvio (risos). Ah, se tiver “nojinho” das mantas (para quem não sabe, até pouco tempo eram lavadas semanalmente), sugiro comprar um cobertor menor e levar.

5) Meia e sapato confortável/chinelo

As meias, caso não esteja usando, é bom levar. Quanto ao sapato/chinelo depende de cada um e se tem espaço na mala. Acho útil para andar no avião e ir ao banheiro. Tem gente que usa as meias mesmo para transitar, mas sinceramente acho pouco higiênico, sinceramente, nada higiênico.

6) Roupas extras

Sempre levar roupa e sapato ma bagagem de mão para possíveis imprevistos

Também é essencial. Seja porque a mala extraviou ou porque a roupa sujou ou porque trocar de roupa lhe fará bem. Sugiro por peças íntimas, camiseta, calça e blusa, mas com tecidos leves, que não “amassem” e nem façam muito volume.

7) Necessaire com itens de higiene e remédios

A depender do tempo da viagem, levar uma necessaire bem elaborada é fundamental. Até porque, temos que considerar a possibilidade dos imprevistos, sendo assim: remédios de uso pessoal e emergenciais (no porta pílulas), absorvente ou protetor diário, escova/pente, kit dental, lenços de papel e umedecidos, hidratante de mão e rosto, shampoo, sabonete, desodorante, álcool gel e kit beleza (perfume, make básica, removedor de maquiagem, lixa de unha, lip balm).

Entretanto, tudo no tamanho mini ou em recipientes pequenos, pois o volume permitido de cada item é até 100 ml e devem estar no zip lock. Uso o kit viagem de silicone da Ekological, pois é anti-vazamento.

Extra: antes achava bobagem chiclete e máscara de olhos, hoje acho bem útil.

8) Snacks e água

Nem sempre a comida do avião agrada ou é suficiente, além disso tem os intervalos e conexões. Evite alimentos perecíveis. Compro snacks e uma garrafinha de água depois de passar pelo raio x e quando esvazia, encho no avião.

Mas antes que você pense que é economia de palito ou que tem sempre o aeroporto para socorrer, lhe aviso “nem sempre”, vá por mim!

9) Revista, livro ou kindle

Livros e revistas ajudam a passar o tempo durante as viagens

São opções de entretenimento, e se for aquele livro maravilhoso então, ajuda bastante a passar o tempo! Confira os livros de viagens que sugerimos.

10) Eletrônicos e outros objetos de valor

Parece óbvio levar esses itens na bagagem de mão, mas tenho uma amiga que despachou um relógio novo e nunca mais achou!

Sendo assim, celular, câmeras, ipad, drone, jóias, relógios e qualquer outro objeto que tenha valor para você, coloque na bagagem de mão.

Objetos de valor devem ser levados na bagagem de mão

Dicas para as mamães de plantão

As comidinhas do bebê e preparações líquidas de dietas especiais são permitidas na bagagem de mão, mas na quantidade necessária à utilização no período total de voo.

Além disso, os alimentos devem ser apresentados no momento da inspeção de segurança.

Mais informações sobre bagagem de mão, é só olhar no site da ANAC.


Tem mais alguma sugestão do que levar na bagagem de mão? Ou alguma coisa que não consegue ficar longe?

Será que esqueci de algo? Então deixa aqui nos comentários!


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Agarre o Mundo

Texto escrito por Kênia Miranda e Sandra Hupsel. Acreditamos que o nosso objetivo na terra é crescer, evoluir e não perder a chance de agarrar tudo o que temos direito: oportunidades, conhecimento e vida em abundância.

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!