O apfelstrudel, o doce que conquistou a Alemanha é uma sobremesa tão deliciosa e ao mesmo tempo antiga, sendo popular desde o século XVIII.
A saber, a origem do doce remete o Oriente Médio, onde a massa surgiu. Então, ao ter passado pelo norte da África, a receita teria sido levada pelos mouros até a Espanha e a França, espalhando-se pela Europa. Por muito tempo, os húngaros foram especialistas na preparação do strudel.
Mas alemães e austríacos se orgulham do Apfelstrudel feito de maçãs, passas e canela, envoltas por uma crosta de massa folhada polvilhada com açúcar de confeiteiro. Se já não estivesse de bom tamanho, ainda é servido com sorvete ou calda de baunilha.
Dica: se você for para serra gaúcha vai encontrar uma versão bem saborosa no Castelinho Caracol, na cidade de Canela.
De fato, o Apfelstrudel é a variação mais conhecida da receita, mas as possibilidades de recheios são muitas. Podem ser doce, como o Mohnstrudel (recheio de sementes de papoula), ou salgados como o Krautstrudel (recheio de repolho).
A saber, o segredo do Apfelstrudel é a massa fininha e elástica, o que permite ela ser moldada com facilidade. É claro que você pode usar a massa folhada pronta, no entanto não será tão saboroso.
E como nada melhor que algo quentinho servido com sorvete, aqui está a receita para você literalmente por a mão na massa!
Receita da Original Apfelstrudel de um Chef Alemão
Segundo entrevista do chef a uma revista, a receita pode variar, pois depende dos ingredientes escolhidos para o preparo.
Em primeiro lugar, o segredo é não abrir o forno durante a cocção e a degustação deve apresentar um sabor de maçã suculenta.
Em segundo lugar, dependendo do tipo de maçã que você usa, o recheio contém mais ou menos umidade. Entretanto, você pode regular com o açúcar cristal, uva passas e farinha de rosca doce.
Segundo o chef é sempre interessante fazer um teste de purê com a maçã que você vai usar. Abaixo segue a receita do chef para 10 pessoas.
Para a massa filó:
- 250 gramas de farinha de trigo especial
- 1 ovo
- 125 ml de água morna
- 1 Colher de chá de óleo de girassol
Modo de preparo:
Misturar o ovo com o óleo e a água (cuidar para utilizar as medidas exatas, se o ovo for muito grande acrescente um pouquinho mais de farinha de trigo).
Peneirar e acrescentar a farinha de trigo e o sal. Sovar tudo para obter uma massa homogênea e firme (quanto mais você sovar a massa, melhor ela fica – 15- 20 min é o ideal) Embrulhar num pano e deixe descansar por pelo menos 20 – 30 minutos (melhor ainda se for por três horas).
Para o recheio:
- 8 maçãs
- aproximadamente 100 gramas de açúcar cristal
- canela em pó ao gosto
- 100 gramas de uva passa
- 60 ml de Amaretto ou outro licor com sabor de amêndoa
- 100 gramas de castanha de caju sem casca
- Farinha de rosca doce a gosto
Modo de preparo:
Lavar e descascar as frutas. Cortar em cubos, e misturar todas as frutas juntas numa tigela / bowl.
Hidratar as uvas passas com o Amaretto, picar as castanhas. Em seguida misturar todos os ingredientes, menos a farinha de rosca.
Verificar a consistência do recheio e acrescentar farinha de rosca até obter um recheio úmido, mas compacto.
Provar e acrescentar mais açúcar, se necessário.
Montagem:
Para finalizar o strudel, abrir a massa bem fina. Começar com um rolo primeiro e depois usar as costas da mão para esticar a massa.
Deitar a massa sobre um pano e distribuir o recheio por cima da massa (75%).
Embrulhar a massa com o recheio e assar no forno a 160 graus seco por 20 min. Para uma melhor aparência pincelar uma mistura de gema de ovo e nata por cima.
Servir quente acompanhado com uma bola de sorvete e, bom apetite!
Agora é só contar se ficou bom e como sempre, caso more em Salvador ou Brasília, não esqueça da gente, viu?
Se tiver outras dicas ou receitas do Apfelstrudel, compartilha com a gente e com os outros leitores, certo?