" /> 10 tradições de Natal bem diferentes pelo mundo - Agarre o Mundo

10 tradições de Natal bem diferentes pelo mundo

10 tradições de Natal bem diferentes pelo mundo
escrito por Sandra Hupsel

10 tradições de Natal bem diferentes pelo mundo. Luzes de Natal, ceia farta, família reunida e presentes na árvore. Essa, certamente, é amostra do Natal dos sonhos de uma família brasileira, não é mesmo?

Com algumas superstições a mais aqui, outros detalhes ali, em síntese, é dessa maneira que os sinos tocam em vários lugares. Mas enquanto no Brasil a data é festejada sob as altas temperaturas do verão, a neve marca presença em grande parte do Natal no hemisfério norte.

No entanto, não só a temperatura é o diferencial entre o Natal pelo mundo. Afinal, ele também é celebrado de outras formas, inclusive algumas bem curiosas.

Natal pelo Mundo

Assim, alguns países, mesmo aqueles que não seguem a tradição cristã, trazem suas conotações, tradições, cores e sabores, chegando até uni-lo à virada de ano.

Fogos de artifício, duendes, vassouras escondidas, cerveja para Papai Noel e trajes típicos são algumas das diferentes comemorações do Natal pelo mundo.

Separamos algumas das celebrações mais curiosas para compartilhar com você aqui nesse post. Vamos lá?!

Natal pelo mundo – Rússia e Ucrânia

Na Rússia e na Ucrânia as diferenças já começam na data, pois o Natal é festejado no dia 7 de janeiro. Isto, porque a Igreja Ortodoxa segue o antigo Calendário Juliano, implantado pelo líder romano Júlio para as celebrações religiosas.

Rússia Natal

Além disso, orações especiais são feitas por 39 dias antes da véspera do Natal, a ceia é composta por pelo menos 12 pratos diferentes, homenageando cada apóstolo.

E os enfeites das árvores de Natal são teias e aranhas artificiais. Dizem que são sinal de boa sorte!

Ah, ninguém pode comer antes que surja a primeira estrela no céu. Então, dizem por aí, que é comum que os famintos saiam para “caçar” a primeira estrela.

Natal pelo mundo – Filipinas

Na cidade de San Fernando, a “capital do Natal” nas Filipinas, acontece o Festival das Lanternas Gigantes (Ligligan Parul Sampernandu), no sábado anterior a véspera de Natal, atraindo gente do mundo inteiro.

Antigamente as lanternas eram bem simples, confeccionadas com papel de hapon – como um origami japonês – medindo em torno de meio metro e iluminadas por velas.

Festival das lanternas - Natal nas Filipinas

Mas nos dias atuais, as lanternas são fabricadas com diversos materiais e chegam a medir mais de seis metros, sendo iluminadas por lâmpadas elétricas que brilham formando um caleidoscópio de sequência de luz.

Onze barangays (vilarejos) participam desta celebração, onde existe uma divertida competição para eleger a lanterna mais elaborada.

Natal pelo mundo – Irlanda

Não é segredo para ninguém que os irlandeses são bem chegados numa bebida. Pois bem, no país onde se fabrica a cerveja escura mais famosa do mundo, a Guiness, até o papai noel vira cervejeiro.

Natal Irlanda- 12 pubs

A saber, não existe a tradição da ceia na véspera de Natal. Mas os irlandeses deixam perto de suas chaminés, um pedaço de mince pie (torta doce) ou cookies e uma garrafa de Guinness ou leite como presente para o bom velhinho.

Além disso, uma nova tradição vem se consolidando nos últimos dez anos, que é a maratona dos “12 pubs de Natal” durante a época natalina. Reza a lenda, que a origem da brincadeira vem de uma famosa canção de Natal, chamada de “12 days of Christmas”, ou seja, “12 dias de Natal”.

A brincadeira alcoólica, também conhecida como “pub crawl”, reúne os amigos vestidos com roupas de Natal, fazendo um roteiro por 12 pubs e bebendo um pouco em cada um.

Mas não é bagunça não, viu? Tem regras e quem desobedecer…tem que beber ainda mais! risos. Ah, são doze pubs, pois cada um representa um mês do ano.

Foto: Reuters via BBC News

Curiosidade: Para alegria das crianças, o ministro de Relações Exteriores da Irlanda colocou o Papai Noel na lista de trabalhadores essenciais e, por isso, não ficou sujeito às restrições de deslocamento neste Natal (2020). Amo muito tudo isso!

Natal pelo mundo – Suécia

Há mais de cinquenta anos, na cidade de Gävle, na Suécia, uma versão gigante da Yule Goat, tem sido uma tradição cristã. Assim, um bode de 13 metros de altura é erguido na praça central da cidade, a Praça do Castelo.

A tradição de construir a cabra de Gävle, começou em 1966 como uma forma de atrair mais clientes para o comércio sul da cidade.

Gävle Goat- Islândia

A parte estranha é que todos os anos, infelizmente, vândalos fazem um grande esforço para destruir a estátua. Assim, as pessoas se disfarçam de papai noel ou duendes, para conseguir chegar perto e derrubar o bode.

Já tentaram inclusive sequestrar a cabra usando um helicóptero, enfim, mesmo não fazendo parte da tradição, o vandalismo vem ano a ano buscando acabar com a estátua.

Diz a lenda, que o bode sobreviveu 100% intacto apenas metade dos anos de sua existência.

Natal pelo mundo – República Tcheca

Natal República Tcheca

Lá acontece algo bastante diferente, que faz lembrar o conto da Cinderela. As mulheres solteiras para saberem se vão casar no ano seguinte ou não, ficam de costas para a porta e jogam seu sapato para trás, sobre os ombros.

Então, se o sapato cair de pé com o calcanhar voltado para a porta, já era, não será no próximo ano que a moça casará. Caso ele caia com a ponta virada para a porta, a moça pode celebrar, pois tem casamento à vista.

Está solteira? Que tal começar esta nova tradição aqui no Brasil e tornar seu Natal mais divertido?!

Natal pelo mundo – Islândia

Chamada também de “Terra do Gelo”, a Islândia mostra um Natal divertido e culto ao mesmo tempo.

A Islândia tem não apenas um Papai Noel, mas treze! Trata-se de um grupo de “trolls”. Originalmente, os trolls de Natal eram seres bestiais, sórdidos e asquerosos, que segundo o folclore islandês roubavam e atormentavam a população, também usados para amedrontar as crianças.

Treze dias antes da véspera do Natal, segundo a lenda, os “trolls” chamados de Jólasveinar deixam as montanhas onde vivem. A cada noite, um deles visita as casas islandesas, onde as crianças colocam um sapato no parapeito da janela, antes de se deitarem, na esperança de receber um presente.

No entanto, crianças que foram “boazinhas” durante o ano ganham doces ou pequenos brinquedos, enquanto, as “desobedientes”, restam as batatas.

E se os presentes de Natal fossem apenas livros? Essa é outra tradição na Islândia. O país tem o costume de comemorar o Natal com troca de livros. Assim, após a ceia de Natal, as famílias costumam passar o resto da noite lendo os livros que ganharam.

Ou seja, além de evitar o consumismo exacerbado, a prática incentiva a leitura e promove a cultura. Uma boa prática para ser adotada aqui, não acha?

Natal pelo mundo – Noruega

Se você for passar o Natal na Noruega, não esqueça de guardar as vassouras bem escondidas, certo?

De acordo com o folclore norueguês, a véspera de Natal é o dia em que as bruxas e espíritos travessos decidem usar suas magias para “tocar terror” por onde passam.

Tradição das vassouras na Noruega

Como as bruxas costumam usar as vassouras como seu meio de transporte favorito, uma das tradições natalinas do país faz com que as famílias norueguesas escondam não só as vassouras, mas qualquer material de limpeza preso a paus, para que as bruxas não consigam por em prática suas travessuras.

Se é verdade ou não, não sei, mas há quem pratique esta tradição até hoje, sabia?

Natal pelo mundo – Holanda

Assim como na Rússia e Ucrânia, na Holanda o feriado não é celebrado no dia 25 de dezembro.

No entanto, comemora-se no dia 06 de dezembro, quando crianças aguardam a chegada de Sinterklaas – o Papai Noel – e seu ajudante Black Pete que vai à Holanda.

Enquanto aguardam o bom velhinho que vai ao país entregar doces e nozes para quem se comportou bem durante o ano, meninos e meninas deixam seus sapatos na janela com feno e açúcar para os cavalos.

É, por lá não tem rena, mas sim, cavalos.

Natal pelo mundo – Japão

Como muitos japoneses se consideram budistas ou xintoístas, as tradições natalinas acabam sendo limitadas. O Natal, portanto, não é algo tradicional por lá.

Mas com o mundo globalizado, as festas acabam contagiando todos e como era de se esperar do Japão, algo no mínimo curioso acontece.

Por lá, o que chama atenção é o prato principal da ceia deles que é nada mais nada menos que um Kentucky Fried Chicken, ou seja, o popular frango frito do KFC.

Natal Japão - KFC

Assim, cerca de 3,6 milhões de famílias fazem questão de seguir esta tradição. Para se ter uma ideia o quanto é forte a tradição, você precisa encomendar com bastante antecedência seu pedido na rede de fast-food.

Caso contrário, a chance de ficar sem a a tradicional comida da ceia de lá, é muito grande, viu?

Natal pelo mundo – Toronto

Anualmente, na linda e gelada Toronto, ocorre o evento Cavalcade of Lights (Cavalgada das Luzes), que marca oficialmente o começo da temporada de festas.

A primeira Cavalgada aconteceu em 1967, para exibir a então recém construída Prefeitura e a Praça Nathan Phillips. 

Assim, a praça e a árvore de Natal são iluminadas por mais de 300.000 luzes de LED de energia eficiente, que brilham do entardecer às 23h, só terminando no Ano Novo.

Além disso, um espetacular show de fogos de artifício ocorre, enquanto muitos patinam no gelo e ao ar livre.


Nós achamos incríveis como podemos ter tantos costumes diferentes pelo mundo. Mas mesmo assim, todos têm um sentimento fraterno e carinhoso no coração na época do Natal.

Aliás, como o mundo se torna um lugar mais lindo assim!

E você, gostou de saber um pouco mais sobre o Natal pelo mundo? Já conhecia algum desses costumes? Qual você achou mais interessante? Conhece outras comemorações de Natal pelo mundo?

Agora que você já conhece um pouco das tradições de Natal pelo mundo, em qual destino pretende passar seu próximo Natal?

Feliz natal e até breve!


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos!



Sandra Hupsel

Baiana, mora em Salvador. Sensível e curiosa, gosta de ler e estudar sobre vários assuntos. Especialista em nutrição clínica e oncológica. Sempre gostou de viajar e após experiências negativas com os pacotes prontos de viagem, passou a organizar suas próprias viagens, de familiares e amigos. "Se faz sentir, faz sentido,"

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!