10 tradições de Natal bem diferentes pelo mundo. Luzes de Natal, ceia farta, família reunida e presentes na árvore. Essa, certamente, é amostra do Natal dos sonhos de uma família brasileira, não é mesmo?
Com algumas superstições a mais aqui, outros detalhes ali, em síntese, é dessa maneira que os sinos tocam em vários lugares. Mas enquanto no Brasil a data é festejada sob as altas temperaturas do verão, a neve marca presença em grande parte do Natal no hemisfério norte.
No entanto, não só a temperatura é o diferencial entre o Natal pelo mundo. Afinal, ele também é celebrado de outras formas, inclusive algumas bem curiosas.
Assim, alguns países, mesmo aqueles que não seguem a tradição cristã, trazem suas conotações, tradições, cores e sabores, chegando até uni-lo à virada de ano.
Fogos de artifício, duendes, vassouras escondidas, cerveja para Papai Noel e trajes típicos são algumas das diferentes comemorações do Natal pelo mundo.
Separamos algumas das celebrações mais curiosas para compartilhar com você aqui nesse post. Vamos lá?!
Natal pelo mundo – Rússia e Ucrânia
Na Rússia e na Ucrânia as diferenças já começam na data, pois o Natal é festejado no dia 7 de janeiro. Isto, porque a Igreja Ortodoxa segue o antigo Calendário Juliano, implantado pelo líder romano Júlio para as celebrações religiosas.
Além disso, orações especiais são feitas por 39 dias antes da véspera do Natal, a ceia é composta por pelo menos 12 pratos diferentes, homenageando cada apóstolo.
E os enfeites das árvores de Natal são teias e aranhas artificiais. Dizem que são sinal de boa sorte!
Ah, ninguém pode comer antes que surja a primeira estrela no céu. Então, dizem por aí, que é comum que os famintos saiam para “caçar” a primeira estrela.
Natal pelo mundo – Filipinas
Na cidade de San Fernando, a “capital do Natal” nas Filipinas, acontece o Festival das Lanternas Gigantes (Ligligan Parul Sampernandu), no sábado anterior a véspera de Natal, atraindo gente do mundo inteiro.
Antigamente as lanternas eram bem simples, confeccionadas com papel de hapon – como um origami japonês – medindo em torno de meio metro e iluminadas por velas.
Mas nos dias atuais, as lanternas são fabricadas com diversos materiais e chegam a medir mais de seis metros, sendo iluminadas por lâmpadas elétricas que brilham formando um caleidoscópio de sequência de luz.
Onze barangays (vilarejos) participam desta celebração, onde existe uma divertida competição para eleger a lanterna mais elaborada.
Natal pelo mundo – Irlanda
Não é segredo para ninguém que os irlandeses são bem chegados numa bebida. Pois bem, no país onde se fabrica a cerveja escura mais famosa do mundo, a Guiness, até o papai noel vira cervejeiro.
A saber, não existe a tradição da ceia na véspera de Natal. Mas os irlandeses deixam perto de suas chaminés, um pedaço de mince pie (torta doce) ou cookies e uma garrafa de Guinness ou leite como presente para o bom velhinho.
Além disso, uma nova tradição vem se consolidando nos últimos dez anos, que é a maratona dos “12 pubs de Natal” durante a época natalina. Reza a lenda, que a origem da brincadeira vem de uma famosa canção de Natal, chamada de “12 days of Christmas”, ou seja, “12 dias de Natal”.
A brincadeira alcoólica, também conhecida como “pub crawl”, reúne os amigos vestidos com roupas de Natal, fazendo um roteiro por 12 pubs e bebendo um pouco em cada um. A querida Ayala, nos conta um pouco sobre Dublin e suas maravilhas.
Mas não é bagunça não, viu? Tem regras e quem desobedecer…tem que beber ainda mais! risos. Ah, são doze pubs, pois cada um representa um mês do ano.
Curiosidade: Para alegria das crianças, o ministro de Relações Exteriores da Irlanda colocou o Papai Noel na lista de trabalhadores essenciais e, por isso, não ficou sujeito às restrições de deslocamento neste Natal (2020). Amo muito tudo isso!
Natal pelo mundo – Suécia
Há mais de cinquenta anos, na cidade de Gävle, na Suécia, uma versão gigante da Yule Goat, tem sido uma tradição cristã. Assim, um bode de 13 metros de altura é erguido na praça central da cidade, a Praça do Castelo.
A tradição de construir a cabra de Gävle, começou em 1966 como uma forma de atrair mais clientes para o comércio sul da cidade.
A parte estranha é que todos os anos, infelizmente, vândalos fazem um grande esforço para destruir a estátua. Assim, as pessoas se disfarçam de papai noel ou duendes, para conseguir chegar perto e derrubar o bode.
Já tentaram inclusive sequestrar a cabra usando um helicóptero, enfim, mesmo não fazendo parte da tradição, o vandalismo vem ano a ano buscando acabar com a estátua.
Diz a lenda, que o bode sobreviveu 100% intacto apenas metade dos anos de sua existência.
Natal pelo mundo – República Tcheca
Lá acontece algo bastante diferente, que faz lembrar o conto da Cinderela. As mulheres solteiras para saberem se vão casar no ano seguinte ou não, ficam de costas para a porta e jogam seu sapato para trás, sobre os ombros.
Então, se o sapato cair de pé com o calcanhar voltado para a porta, já era, não será no próximo ano que a moça casará. Caso ele caia com a ponta virada para a porta, a moça pode celebrar, pois tem casamento à vista.
Está solteira? Que tal começar esta nova tradição aqui no Brasil e tornar seu Natal mais divertido?!
Natal pelo mundo – Islândia
Chamada também de “Terra do Gelo”, a Islândia mostra um Natal divertido e culto ao mesmo tempo.
A Islândia tem não apenas um Papai Noel, mas treze! Trata-se de um grupo de “trolls”. Originalmente, os trolls de Natal eram seres bestiais, sórdidos e asquerosos, que segundo o folclore islandês roubavam e atormentavam a população, também usados para amedrontar as crianças.
Treze dias antes da véspera do Natal, segundo a lenda, os “trolls” chamados de Jólasveinar deixam as montanhas onde vivem. A cada noite, um deles visita as casas islandesas, onde as crianças colocam um sapato no parapeito da janela, antes de se deitarem, na esperança de receber um presente.
No entanto, crianças que foram “boazinhas” durante o ano ganham doces ou pequenos brinquedos, enquanto, as “desobedientes”, restam as batatas.
E se os presentes de Natal fossem apenas livros? Essa é outra tradição na Islândia. O país tem o costume de comemorar o Natal com troca de livros. Assim, após a ceia de Natal, as famílias costumam passar o resto da noite lendo os livros que ganharam.
Ou seja, além de evitar o consumismo exacerbado, a prática incentiva a leitura e promove a cultura. Uma boa prática para ser adotada aqui, não acha?
Natal pelo mundo – Noruega
Se você for passar o Natal na Noruega, não esqueça de guardar as vassouras bem escondidas, certo?
De acordo com o folclore norueguês, a véspera de Natal é o dia em que as bruxas e espíritos travessos decidem usar suas magias para “tocar terror” por onde passam.
Como as bruxas costumam usar as vassouras como seu meio de transporte favorito, uma das tradições natalinas do país faz com que as famílias norueguesas escondam não só as vassouras, mas qualquer material de limpeza preso a paus, para que as bruxas não consigam por em prática suas travessuras.
Se é verdade ou não, não sei, mas há quem pratique esta tradição até hoje, sabia?
Natal pelo mundo – Holanda
Assim como na Rússia e Ucrânia, na Holanda o feriado não é celebrado no dia 25 de dezembro.
No entanto, comemora-se no dia 06 de dezembro, quando crianças aguardam a chegada de Sinterklaas – o Papai Noel – e seu ajudante Black Pete que vai à Holanda.
Enquanto aguardam o bom velhinho que vai ao país entregar doces e nozes para quem se comportou bem durante o ano, meninos e meninas deixam seus sapatos na janela com feno e açúcar para os cavalos.
É, por lá não tem rena, mas sim, cavalos.
Natal pelo mundo – Japão
Como muitos japoneses se consideram budistas ou xintoístas, as tradições natalinas acabam sendo limitadas. O Natal, portanto, não é algo tradicional por lá.
Mas com o mundo globalizado, as festas acabam contagiando todos e como era de se esperar do Japão, algo no mínimo curioso acontece.
Por lá, o que chama atenção é o prato principal da ceia deles que é nada mais nada menos que um Kentucky Fried Chicken, ou seja, o popular frango frito do KFC.
Assim, cerca de 3,6 milhões de famílias fazem questão de seguir esta tradição. Para se ter uma ideia o quanto é forte a tradição, você precisa encomendar com bastante antecedência seu pedido na rede de fast-food.
Caso contrário, a chance de ficar sem a a tradicional comida da ceia de lá, é muito grande, viu?
Natal pelo mundo – Toronto
Anualmente, na linda e gelada Toronto, ocorre o evento Cavalcade of Lights (Cavalgada das Luzes), que marca oficialmente o começo da temporada de festas.
A primeira Cavalgada aconteceu em 1967, para exibir a então recém construída Prefeitura e a Praça Nathan Phillips.
Assim, a praça e a árvore de Natal são iluminadas por mais de 300.000 luzes de LED de energia eficiente, que brilham do entardecer às 23h, só terminando no Ano Novo.
Além disso, um espetacular show de fogos de artifício ocorre, enquanto muitos patinam no gelo e ao ar livre.
Para que comece o seu planejamento para Agarrar o Mundo, e quem sabe passar o natal num destes lugares, deixo aqui um buscador: o Skyscanner. Que vai te ajudar na pesquisa de voos, hotéis e carros. Mas se desejar, podemos também fazer essa cotação para você.
Nós achamos incríveis como podemos ter tantos costumes diferentes pelo mundo. Mas mesmo assim, todos têm um sentimento fraterno e carinhoso no coração na época do Natal.
Aliás, como o mundo se torna um lugar mais lindo assim!
E você, gostou de saber um pouco mais sobre o Natal pelo mundo? Já conhecia algum desses costumes? Qual você achou mais interessante? Conhece outras comemorações de Natal pelo mundo?
Agora que você já conhece um pouco das tradições de Natal pelo mundo, em qual destino pretende passar seu próximo Natal?
Feliz Natal e até breve!