" /> 10 Destinos com as águas mais cristalinas do Brasil - Agarre o Mundo

10 Destinos com as águas mais cristalinas do Brasil

Agarre o Mundo, Cachoeira da Formiga - Jalapão
escrito por Kenia Miranda

Que sorte a nossa morar num país onde existe tanta diversidade de atrações naturais, sejam praias, rios ou cachoeiras com águas cristalinas que nos ajudam a recarregar as energias.

Não sei você, mas a sensação de poder ver o fundo, onde se pisa, seja nas praias, rios ou cachoeiras é realmente maravilhosa.

Pensando nisso, resolvi escrever um artigo onde apresento alguns destes lugares mágicos que acalmam a alma e nos trazem uma sensação de paz indescritível.

Aliás, não é de hoje que se sabe, as cachoeiras têm o poder de acalmar. Sim! Muitos sons da natureza nos causam certo relaxamento. Mas você se perguntou o porquê disso?

De fato, os sons naturais podem trazer inúmeros benefícios à saúde. Eles oferecem indicação de segurança e trazem a sensação de um mundo sem perigo. Assim, somos levados a um controle sobre os nossos estados mentais. Então, reduzimos o estresse e ativamos a recuperação mental.



Cachoeiras com águas cristalinas

Com toda a certeza, posso dizer que o Brasil é privilegiado por abrigar tantas quedas d’água, de variados tamanhos e formatos. De norte a sul do país existem cachoeiras que se destacam com suas características peculiares.

A saber, não tenho a intenção de esgotar falando de todas as lindas cachoeiras existentes no país. Mas vou me concentrar naquelas que têm águas cristalinas e que proporcionam a sensação de que estamos numa bela piscina natural.

Cachoeira Santa Barbara – GO

Cachoeira Santa Bárbara- GO
Foto:@dougguiadachapada

Santa Bárbara é uma cachoeira perfeita, alguns a consideram uma das mais lindas do mundo. Não é a toa que é a cereja do bolo do Cerrado. É uma cachoeira harmoniosa, com suas águas transparentes e seu lindo poço, sendo ótimo para banho.

Além de conhecer uma cachoeira azul de água cristalina, você ainda tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os costumes da comunidade Kalunga, um dos mais importantes quilombos do país.

É importante chegar cedo. De preferência ao raiar do dia ou no final da tarde. O poço é pequeno e acaba lotando em questão de minutos.

Muitas pessoas têm desistido de conhecer o local, pelo valor que estão cobrando na entrada. O que eu posso dizer é que a Chapada dos Veadeiros tem tantas cachoeiras, se você decidir não conhecer a Santa Bárbara que é a mais famosa, certamente encontrará várias outras, mas não com esta cor de tirar o fôlego.

Cachoeira Loquinhas – GO

A cachoeira Loquinhas, Chapada dos Veadeiros, na verdade é um conjunto de pequenas cachoeiras e daí o surgimento do seu nome: Locas, ou seja, vários poços onde deságuam as pequenas quedas de água.

Pela sua proximidade a cidade de Alto Paraíso e com o seu deck de madeira, esta trilha é considerada de fácil acesso. Um caminho relativamente curto, ou seja, apenas 2 km, ida e volta.

Então, é ideal para famílias que tenham tanto pequenos viajantes, quanto idosos, que gostamos de chamar sábios viajantes.

Certamente, um lugar para se passar o dia todo, isso porque não existe apenas uma cachoeira e sim vários locais para banho. Para se ter ideia, o complexo da Fazenda Loquinhas conta com 18 atrativos, sendo a maioria propício para se refrescar.

Complexo Vargem Redonda – Cavalcante – GO

De certo, dependendo do horário que você visitar, poderá ver tons verdes e até turquesas. Agora se prepare, para tomar um banho de água fria, afinal, é uma água corrente e não vem de uma fonte quente.

Já lhe aconteceu alguma vez ver uma imagem e já começar a se imaginar ali para ver a veracidade daquilo?

Isso me acontece com frequência, e sempre digo que assim começa uma viagem.

Apesar de morar em Brasília e já ter percorrido longas distâncias tanto dentro como fora do país, eu não conhecia a Chapada dos Veadeiros.

Assim, decidi que faria algumas viagens para a região nos finais de semana, primeiro para colocar meus filhos em contato com a natureza.

Em segundo lugar, para conhecer o meu cerrado que tanto adoro.

Então, voltando ao assunto. Quando vi as imagens dos poços deste complexo, imediatamente falei “Quero conhecer.” E é isso que trago para você, uma cachoeira pequena mas que tem um poço de águas cristalinas que você vai amar.

Caparaó- MG

Se você deseja águas cristalinas, saiba que Caparaó é um nome indígena que significa exatamente isso: águas cristalinas que rolam da serra.

Existem na região dezenas de cachoeiras e poços que realmente vão encantar e convidar você para um mergulho. Sem falar de toda a natureza ao redor que faz a paisagem muito mais perfeita.

Rios com águas cristalinas

Rio Formiga – TO

Provavelmente você já tenha ouvido falar que o Tocantins faz bastante calor e que bastam alguns segundos fora do carro, que você desejará imensamente uma água bem gelada para se refrescar, ou então, voltar correndo para o ar condicionado.

Acredite, é exatamente isso que acontece. Faz muito, muito calor mesmo. Então, fomos visitar a Cachoeira da Formiga e como era urgente nos refrescarmos, nem reclamamos da água que mais parecia ter saído da geladeira.

É incrível a transparência desta água. Vale muito a pena conhecer. Então, caso decida conhecer o Jalapão, lembre de colocar o Rio Formiga dentro do roteiro.

Quando pensamos em águas cristalinas, certamente a imagem que vem a mente é algo próximo ao Caribe. Mas você não precisa ir até lá para encontrar tamanha beleza, aqui pelo Brasil mesmo é possível encontrar esse tipo de paisagem, que não está restrita apenas ao mar, mas também existe em rios.

Rio Sucuri – Bonito – MS

Um rio localizado num município que tem o nome “Bonito” e que carrega o nome de uma cobra, só pode ter algo maravilhoso para apresentar.

Quem disse que águas doces também não podem ser cristalinas? Esse rio localizado em Bonito está aqui para provar isso. Além da sua água cristalina, é possível encontrar uma imensa vegetação subaquática e uma grande diversidade de peixes.

E no Rio Sucuri tem Sucuri?

Surpreendentemente, não é raro ver uma sucuri caçando animais que por azar resolveram beber água à margem dos corpos d’água, como capivaras, antas e veados. Não fiz o passeio de flutuação nas águas do rio Sucuri, mas não foram poucos os clientes que fizeram e amaram a experiência.

Gruta do Lago Azul, Bonito, MS

Gruta do Lago Azul - Bonito

Um lugar mágico para apreciar a paisagem, já que não é permitido entrar, nadar ou jogar qualquer tipo de objeto nele. Apesar de ter um nome de lago é um rio subterrâneo.

Talvez seja o mais profundo do Brasil, já que sua profundidade ainda é desconhecida, a maior profundidade que conseguiram chegar foi a 87 metros. Assim como na caverna de Postojana que tem um bichinho albino nas suas águas, aqui também tem um bichinho parecido com um camarão albino.

Além disso, o local carrega umas histórias fantásticas, já que foram encontrados fósseis de preguiça gigante e até um tigre de sabre.

Lagoa do Japonês – TO

A Lagoa do Japonês é tão bela e tão azul, que a vontade é de ficar ali até não aguentar mais olhar para tanta beleza.

Esta lagoa fica próxima a Pindorama, então, como para chegar ao Jalapão, você deve partir de Palmas. Aliás, recomendo fortemente que coloque no seu roteiro e se precisar de ajuda, já sabe que podemos organizar tudo para você.

Ainda bem que o Tocantins é um lugar que faz muito calor, pois a água desta lagoa não é quente, nem morna. Na verdade, a água é bem geladinha, mas nada que o corpo não acostume e que não aproveite.

Gruta Pratinha- BA

Um local amado pelos fotógrafos brasileiros e estrangeiros, pois rende maravilhosas fotos. Localizada próxima ao município de Iraquara, numa fazenda privada.

Não sei se é verdade, mas dizem que a Pratinha tem as águas mais claras do mundo, o que posso afirmar que a sua cor é mesmo exuberante. Devido a grande quantidade de calcário no fundo do rio a coloração que você verá é uma mistura de tons verdes, azuis e prata.

Estas cores contrastam com a escuridão da caverna que deixa a beleza do local ainda mais magnífica.

A gruta da Pratinha fica localizada na fazenda que recebe este mesmo nome, perto do município de Iraquara, local famoso da Chapada Diamantina por abrigar belas cavernas. A Pratinha tem as águas mais claras do mundo e fica escondida sob as raízes aéreas de uma árvore da fazenda.

Fervedouros do Jalapão – TO

Se você já é um visitante frequente por aqui sabe que sou apaixonada pelas belezas do Jalapão. Os fervedouros são formados pela vazão da água de rios subterrâneos.

Acredito que seja uma das maravilhas do Brasil que deveriam ser colocadas na lista de todos os brasileiros. Por isso, deixo aqui um post lindo sobre os fervedouros do Jalapão.

E por aqui, termino esse post. Mas me conta, você conhece ou tem vontade de conhecer um ou mais destes lugares?

Para que comece o seu planejamento para Agarrar o Mundo, deixo aqui um buscador: o Skyscanner. Que vai te ajudar na pesquisa de voos, hotéis e carros. Mas se desejar, podemos também fazer essa cotação para você.

 


Colabore com o Agarre o Mundo

Gentileza, gera gentileza. Se você acredita que o nosso conteúdo foi de alguma maneira útil para você, uma forma de retribuir é utilizar os nossos links de parceiros afiliados na organização das suas viagens. Você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!