" /> Zeppelin, um voo inesquecível - Agarre o Mundo

Zeppelin, um voo inesquecível

Zeppelin Friedrichshafen - Alemanha
escrito por Analu Barini Fritz

Eu nunca havia pensado em voar em um Zeppelin antes. Já tinha visto por diversas vezes durante as férias de verão no litoral em São Paulo, ele sobrevoar o mar e acreditava que cabia apenas o motorista dentro dele, mas estava enganada (como vou contar para vocês).

Um pouco de história para vocês, o Zeppelin foi criado por Ferdinand Graf von Zeppelin, em 1890, na Alemanha.

O primeiro voo de um Zeppelin na história ocorreu em 02/07/1900 sobre a baía de Friedrichshafen-Manzell, no lago de Constança (Bodensee).

A aeronave possuía 128 metros de comprimento e permaneceu no ar por cerca de 20 minutos com o piloto e mais 4 passageiros. Fico imaginando quem foram estes sortudos que participaram do primeiro voo e que emoção sentiram!

Zeppelin, Agarre o Mundo

Mas nem tudo são flores, e na história do Zeppelin

Também ocorreu um acidente que ficou marcado no tempo da aviação. Em 06/05/1937, ocorreu a explosão do dirigível Hindenburg, em Lakehurst, perto de Nova York.

O incêndio do maior Zeppelin do mundo causou a morte de 35 pessoas, dentre um total de 96 passageiros e tripulação a bordo nesta data.

Uma das primeiras providências da empresa responsável, foi efetuar alterações no meio de flutuação utilizado pelo Zeppelin, que era o explosivo gás hidrogênio, pelo gás hélio, que não é inflamável, o que traz muita segurança ao passeio no Zeppelin aos turistas hoje em dia.



A boa notícia em relação ao Zeppelin

Os dirigíveis atuais são mais modernos, leves e equipados com instrumentos que utilizam tecnologia de ponta das mais modernas aeronaves, como instrumentos computadorizados de orientação de voo, por exemplo. Então, nada de deixar de viver essa experiência devido à preocupação com a segurança, ok?

Além disso, hoje em dia existem passeios apenas na região do Bodensee e arredores e algumas outras cidades próximas a Alemanha.

Zeppelin, Agarre o Mundo

Então vamos ao passo a passo para essa aventura no Zeppelin!

O primeiro passo é comprar o ingresso, você deve fazer isso com bastante antecedência, nós compramos os ingressos com 40 dias de antecedência e tivemos sorte da data escolhida estar disponível, mas pegamos os últimos quatro lugares!

Nós ganhamos os ingressos do passeio de meus tios, que vieram nos visitar e estavam comemorando bodas de ouro (50 anos de casados), quer jeito melhor para comemorar?

A compra pode ser feita pelo site zeppelinflug.de, quando realizei a pesquisa enquanto escrevia o texto, já estavam disponíveis voos para 2023, então já anota essa dica e começa a planejar com bastante antecedência para não perder essa oportunidade!

Zeppelin, Agarre o Mundo

Aliás, a temporada de voos no Zeppelin acontece de abril a meados de novembro, então já deixa para viajar para cá nessa época do ano!

Escolha qual região você irá voar

Zeppelin, Agarre o Mundo

Depois de decidir que vai fazer o passeio (acredite, vale muito a pena!), você precisará decidir qual a duração e o trajeto desejado para a visita. Existem onze opções de trajetos, são estas abaixo:

  1. Sobrevoando Friedrichshafen e o Bodensee (sobre impressionantes edifícios da história industrial, o azul do Lago Constance e o interior verde), com duração de 30 minutos;
  2. Sobrevoando Lindau e arredores, com duração de 45 minutos;
  3. Sobrevoando Ravensburg (Descubra as torres, portões e atrações de Ravensburg de uma nova perspectiva), com duração de 45 minutos;
  4. Sobrevoando Meersburg (Desfrute da costa de Bodensee, vinhedos e a impressionante cidade velha de Meersburg), com duração de 45 minutos;
  5. Sobrevoando o Bodensee e a costa Suíça (Experimente e descubra Rorschach, Steinach, Arbon, Egnach e Romanshorn), com duração de 60 minutos;
  6. Sobrevoando Bregenz (com paisagens alpinas magníficas, a foz do Reno, o Pfänder como a “montanha local” no Bodensee), com duração de 60 minutos;
  7. Sobrevoando a ilha de Mainau, conhecida como a ilha das flores, com duração de 60 minutos;
  8. Sobrevoando Dornbirn (a Áustria vista de cima: Bregenz, Dornbirn e Lustenau), com duração de 90 minutos;
  9. Sobrevoando Allgäu (com vista da Baviera, Oberstaufen e Lindenberg), com duração de 90 minutos;
  10. Sobrevoando o Bodensee (vistas exclusivas e momentos fascinantes no voo turístico sobre o Lago de Constança), com duração de 120 minutos;
  11. Sobrevoando as cataratas do Reno – Schaffhausen, a maior cachoeira da Europa, com duração de 120 minutos.

Os passeios custam entre 265 euros e 880 euros, dependendo do trajeto escolhido e da duração do voo.

Nós fizemos o passeio de 30 minutos sobrevoando Friedrichshafen e o Bodensee (opção número 01 aí em cima), cada passagem custou 265 euros.

Meu passeio no Zeppelin

Nosso passeio estava marcado para o dia 23/06/2022, no final da tarde, mas no início da tarde recebemos uma ligação, em alemão.

Zeppelin, Agarre o Mundo

Surpreendentemente, foi a primeira vez que entendi o que falavam comigo ao telefone em alemão, mas quando percebi que era algo relacionado a cancelamento, achei melhor falar em inglês, pois tenho mais domínio do idioma.

Enfim, a ligação informava que o voo daquele dia teria que ser cancelado devido a uma tempestade que se aproximava da região, ficamos frustrados, confesso.

Aliás, a atendente foi muito atenciosa ao telefone e perguntou até quando estaríamos na cidade, no caso os meus tios, para podermos verificar a disponibilidade de remarcação do voo. Caso não fosse possível remarcar, nós receberíamos o dinheiro de volta.

Mas, deu tudo certo e conseguimos remarcar o voo para o dia seguinte, logo no primeiro horário, as 8:55 da manhã.

O que pode acontecer

Os voos podem ser cancelados e quem decide é o piloto, por motivos previamente declarados. O cancelamento pode ser um dia antes do voo, no dia ou mesmo antes do voo.

Não é permitido voar quando:

  1. A base da nuvem cai abaixo de 400 metros;
  2. A visibilidade no solo é inferior a 5 km;
  3. Houver neblina, granizo ou nevasca;
  4. Tempestades ou avisos de trovoada estão previstos (como foi o nosso caso, inclusive recebemos vários alertas de tempestades no verão por aqui, isso é bem comum);
  5. Velocidade do vento maior que 35km/h.

O grande e esperado voo a bordo do Zeppelin

No dia do passeio, chegamos com 1 hora de antecedência, conforme orientações recebidas da empresa, e tivemos que apresentar nossos passaportes, comprovantes de vacinação COVID (em inglês ou alemão) e usamos máscaras FFP2 nas dependências do Zeppelin. Assim foi possível fazermos o nosso check-in e caminhar para o embarque.

Antes do embarque, passamos por uma seção de informações de voo (no estilo das orientações que recebemos quando viajamos de avião, sabe?

A saber, tem duas opções para receber as informações, em inglês ou alemão. Nós optamos em inglês mesmo. São orientações simples e importantes sobre segurança e como será feito o embarque e desembarque no Zeppelin.

No momento do embarque, o Zeppelin já estava nos aguardando fora do hangar, pois nosso passeio foi no primeiro horário. O embarque acontece em duplas, e não necessariamente com a pessoa que está com você: marido, amigo ou familiar.

Precisamos seguir todas as orientações dadas pela tripulação, pois tudo acontece muito rápido e estamos deslumbrados com o momento. Ao entrar no Zeppelin, você precisa escolher um assento e afivelar o cinto!

São poucos passageiros por voo, no máximo 12 pessoas! Depois que todos entraram e se sentaram, isso demora no máximo 5 minutos, é muito rápido, o Zeppelin levanta voo, que sensação indescritível! É emocionante demais, só de lembrar fico arrepiada! Assim que ele está no ar, nós podemos nos levantar e ficar de pé durante todo o voo. Podemos circular por toda área do Zeppelin, inclusive tem duas janelas que ficam abertas (é meio surreal isso, na minha opinião).

Dentro do Zeppelin, além da área dos pilotos, que é restrita, tem os assentos e um banheiro.

Zeppelin, Agarre o Mundo
Área restrita dos pilotos

Sobrevoamos a minha cidade, Friedrichshafen e algumas cidades próximas que ficam à beira do Bodensee (lago Constança). Vistos de cima são ainda mais fantásticos!

Por todo o passeio, os pilotos informam onde estamos sobrevoando e alguns pontos turísticos importantes na região.  É um passeio INESQUECÍVEL e IMPERDÍVEL! Vale cada segundo e os 30 minutos passaram voando!

O desembarque, assim como o embarque, acontece em duplas. Porém, agora, como havia um voo na sequência do nosso, o Zeppelin não “estaciona”, então para manter o equilíbrio do dirigível, saem dois passageiros e entram dois novos passageiros.

Achei isso bem diferente do que estamos acostumados. Ao descermos do voo ganhamos um certificado com nosso nome e a data que fizemos o voo, e um livro com toda a história do Zeppelin (o livro tem informações em alemão e em inglês).

Uma informação bem legal aos noivos que leem este texto!

Dá para fazer casamentos no Zeppelin! O casamento em si acontece na gôndola do Zeppelin enquanto o dirigível está no chão.

Os noivos e os convidados podem embarcar em um voo turístico de sua escolha antes ou depois do casamento civil.

Os noivos têm um total de 60 minutos à sua disposição para o casamento, incluindo o voo. Essa é uma opção de “micro Wedding”, visto que a gôndola oferece espaço para um total de doze passageiros.

Para a celebração posterior, existe a possibilidade de expandir o número de convidados e aproveitar o grande dia no restaurante Zeppelin Hangar FN.

Na saída, tem uma loja onde encontram-se diversos souvenirs desse passeio! São tantas opções de lembranças desse passeio incrível, que fica até difícil de escolher! Eu comprei um imã para a minha coleção e uma camiseta perfeita!

Aproveito para terminar o texto com uma frase que amei e li no hangar do Zeppelin:

“Onde a ideia se origina, onde a visão e a coragem determinam o coração, a jornada no tempo começa – e os sonhos se tornam realidade.”

Se você gostou deste texto, saiba que aqui no Agarre o Mundo temos muitos textos sobre a maravilhosa Alemanha: O que fazer em Bodensee (lago Costança) na Alemanha, Descubra Friedrichshafen e se surpreenda.


Colabore com o Agarre o Mundo

Gentileza, gera gentileza. Se você acredita que o nosso conteúdo foi de alguma maneira útil para você, uma forma de retribuir é utilizar os nossos links de parceiros afiliados na organização das suas viagens. Você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Analu Barini Fritz

Eu sou a Analu Barini Fritz, tenho 31 anos, sou casada e sou de São Paulo. Desde muito nova tinha um sonho, morar fora do Brasil e conhecer outras culturas. Minha formação é em Direito, e tenho mestrado em Marketing e Pós-graduação em Compliance e Gestão de Riscos. Moro há 7 meses na cidade de Friedrichshafen, na região de Baden-Württemberg, na Alemanha. Adoro viajar, escrever e viver novas experiências pelo mundo a fora! Hoje trabalho com lettering e compartilho no meu Instagram @analuwelt minhas experiências!

Veja também

Compartilhe


6 comentários em “Zeppelin, um voo inesquecível

  1. Nossa que emocionante deve ser! Taí um passeio original , instagramável e histórico! Analu adorei conhecer, obrigada.

  2. Que passeio maravilhoso! Com certeza vou fazer quando for para a Alemanha. Eu desconhecia esta informação sobre o dirigível. Muito bom!

Deixe uma resposta

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!