" /> Seia e Serra da Estrela, uma região para as quatro estações - Agarre o Mundo

Seia e Serra da Estrela, uma região para as quatro estações

Lagoa comprida, Serra da Estrela- Portugal
escrito por Claudia Videira

Seia, cidade localizada na região sudeste da Serra da Estrela, mostra-se um lugar privilegiado de encontro com a natureza, no seu estado mais puro.

É uma área de grande importância ecológica para o país, já que possui uma grande diversidade, além da suas belezas paisagísticas únicas.

Se você deseja ter acesso, a mais imponente montanha portuguesa, a Serra da Estrela, afirmo que Seia merece uma visita também.

Quando vamos planejar uma viagem, uma das primeiras preocupações é sobre o clima do local, para então, escolher, quando visitar.

Enfim, isso é muito importante, para não correr o risco de chegar ao local, e perder a chance de se deparar com o que desejou visitar fechado, por motivos relacionados com o tempo.

Seia e a Serra da Estrela podem ser visitados nas quatro estações do ano, embora ofereça atividades diferentes em cada uma delas.

Primavera e Verão

Como está localizada na Europa é importante saber, que os dias mais longos e amenos são os das estações primavera e verão, de fato, isso permite desfrutar mais da natureza.

Quer seja percorrendo trilhas, quer seja outros desportos de natureza. A saber, existe na região 14 rotas com cerca de 100 km, que te levará para conhecer a riqueza natural e cultural das paisagens e também das Aldeias de Montanha.

Aldeia de Montanha, Serra da Estrela, Portugal
Aldeia de Montanha

Entretanto se a sua pegada é bike, saiba que existem várias trilhas para se praticar esse esporte. De tal forma que você também se divertirá na região, com as inúmeras possibilidades.

Decerto, existem também outras atividades, como rapel, caso não tenha despertado interesse nas atividades acima apresentadas.

Além disso, existem as deliciosas praias fluviais, que são áreas localizadas nos rios e ribeiras, de águas puras e cristalinas, muito procuradas durante o verão.

Imagine, se refrescar na única praia fluvial portuguesa localizada num vale glaciário – a praia de Loriga.

Praia Fluvial, Serra da Estrela- Portugal
Praia do Loriga

Além desta existem outras praias fluviais, igualmente boas e que valem a pena conhecer:

Sandomil
Lapa dos Dinheiros
Vila Cova à Coelheira

Deixo aqui um texto, caso deseje saber mais sobre a Praia Fluvial Vila Cova à Colheira.

Praia Dr. Pedro na Sra. Desterro
Lagoa Vale do Rossim
Praia na lagoa vale do Rossio, Serra da Estrela, Portugal

Outono e Inverno

Antes de chegar a estação branca, a serra ganha cores quentes e suaves durante o outuno.

Seia no outubro

Durante o inverno, igualmente é possível aproveitar a natureza juntamente com a neve. aliás é de uma beleza rara.

Além disso, chegou a hora de praticar os esportes de neve, em suas pistas de ski, que agrada a tantos.

Estão de SKI Serra da Estrela- Portugal

Para nos falar um pouco da maravilhosa cidade de Seia, e para saber tudo que a cidade oferece, com toda a certeza, nada melhor que ouvir de uma portuguesa que por ali vive. Sendo esta, uma guia na região, fica melhor e mais prazeroso ainda.

Sobre Claúdia Videira

Sou portuguesa, apaixonada pela vida e pela natureza.

Nasci e cresci numa aldeia a cerca de 4 km da Cidade de Seia, apenas me afastei das minhas origens para estudar e fazer o curso de Gestão de Empresas, quando fiz meus 17 anos.

Nessa altura, eu pensava para mim “Não quero voltar mais para lá!” Já que no interior existem menos oportunidades e o acesso imediato a determinadas coisas são mais complicadas. De fato, pelo que eu sonhava em sair dali e não voltar!

Mas a vida encarregou-se sempre de me aproximar a nível profissional da minha cidade e fui ficando e percebendo que meu lugar era mesmo aqui.

Covão D´Ametade

E então, desde 2017 procuro o lugar que sempre foi meu, um lugar junto a natureza!

Trabalhei grande parte do meu tempo de existência (por 14 anos) numa Agência Bancária, entretanto, as minhas experiências em várias viagens, fizeram com que o meu grito interno não calasse nunca mais!

Então, foi aí que fechei essa porta, para correr atrás daquilo que me faz feliz!

Surpreendentemente, aqui é possível viver mais com menos! Ou seja, existe qualidade de vida! É onde vivo aquela vida simples que tanto aprecio.

A saber, hoje sou líder de viagens/programas/tours/experiências em Portugal, com foco na Serra da Estrela e no Arquipélago dos Açores (na Ilha das Flores e Corvo).

Além disso, sou proprietária de um alojamento local (para turistas) na Serra da Estrela (Seia).

Contudo, se você deseja consultar sobre os passeios e sobre os meus vários programas, acesse meu Facebook: @Descobrir com alma ou o Instagram: @descobrir_com_alma.

Adoro contribuir para o sorriso das pessoas através das experiências na natureza e com a natureza!

Seia é sinônimo de…

Seia é uma Cidade Portuguesa que pertence ao Distrito da Guarda e está situada na vertente ocidental da Serra da Estrela, a saber, o ponto mais alto de Portugal Continental.

É sinônimo de atração turística, aliás o visitante vai se encantar com sua paisagem montanhosa, suas lagoas, a queda de neve no inverno, suas cascatas, suas aldeias de montanha, suas praias fluviais, sua atividades ancestrais.

Seia Portugal

Além disso, o visitante vai conhecer a sua gastronomia, destacando-se a produção do queijo da Serra da Estrela DOP, etc.

A saber, é onde está localizado o único Parque Natural de Portugal, reconhecido em julho 2020 como GEOPARK Mundial da Unesco, sendo a maior área protegida portuguesa.

Aliás, por ser o Ponto de mais elevada altitude em Portugal Continental, este é um dos locais onde a chuva cai em maior quantidade e onde a neve aparece com alguma frequência, permitindo-me apreciar a minha Serra vestida de Branco!

Como é o clima?

A Cidade de Seia fica a cerca de 550 metros de altitude. Então, o Clima é temperado, com temperaturas moderadas no verão e frio no inverno.

Nas partes mais altas, no inverno, por vezes são abundantes, as temperaturas mais baixas e a ocorrência de neve.

Certamente esta informação fará com que você decida, de acordo com o que quer conhecer, o período em que você vai viajar.

Qual a característica de Seia que mais lhe agrada?

Com toda a certeza, a quietude e a proximidade da montanha.

Vista a partir da Trilha Garganta de Loriga

Quais as características mais marcantes das pessoas que vivem em Seia

Na minha opinião pessoal, somos um povo humilde, que gosta de receber o turista, de bem tratar, aliás, gostamos de mostrar tudo de bom que temos por aqui.

Rebanho, em Seia, Serra da Estrela- Portugal

Existe algo especial que o turista não deva fazer?

Não jogue o lixo no chão, quer seja na montanha ou cidade ou qualquer lugar de natureza.

Existem várias trilhas pelo Parque Natural e não se encontram caixotes para o lixo, então, por favor, leve seu lixo com você até poder descartar no local correto.

Trilhas na Serra da Estrela, Portugal

Quem vai passear em Seia não pode deixar de…E como organizaríamos as atrações para os seguidores do Agarre o Mundo?

Dia 1

Em primeiro lugar visitar do Museu do Pão e Centro de Interpretação da Serra da Estrela, na Cidade de Seia:

O Museu do Pão, localizado na Quinta Fonte do Marrão, é um museu privado que pretende preservar e exibir os objetos e o patrimônio do pão português.

O Museu é enorme, com mais de 3500 m² de área coberta, se tornando uma dos maiores museus do mundo.

Centro de Interpretação da Serra da Estrela é uma entidade pública localizada em Seia, que tem a função de orientar para a valorização do património ambiental da Serra da Estrela.

De tal forma que desenvolve atividades de educação e divulgação ambiental, além da investigação e promoção turística.

Assim desenvolve regularmente atividades, exposições, seminários, cursos de formação e visitas de interpretação ambiental.

Na sequência, almoço no Museu do Pão; Visita à aldeia Lapa dos dinheiros e sua praia fluvial.

Praia Fluvial Lapa dos dinheiros

Decerto, uma pequena caminhada para apreciarmos as cascatas da Caniça.

Por fim, jantar no Espaço Ego, em Seia.

Dia 2

Visitar várias aldeias de montanha (e xisto*) e do Planalto central da Serra da Estrela;

*Xisto: é o nome genérico de vários tipos de rochas metamórficas facilmente identificáveis por serem fortemente laminadas.

Começaremos por fazer uma trilha pedestre, num vale, onde vamos passar por uma grande diversidade de flora e fauna e assim, ficaremos em contato com várias construções de outros tempos.

trilha Serra da Estrela

No final na trilha visitaremos 2 aldeias onde predomina o xisto, inseridas numa paisagem que delicia os nossos olhos e todavia, nos paralisa de tão diferentes que são.

Aldeia de Montanha, Seia - Portugal

Visitaremos também 2 cascatas e praias fluviais nesta região de montanha. Por fim, jantar com produtos regionais comprados a diferentes produtores locais da região.

Trilha Serra da Estrela, Portugal

Dia 3

Realizar no mínimo uma trilha com uma experiência associada.

Ou seja, trilha com visita de pastor, ou meditação de taças tibetanas, ou yoga na natureza, ou pôr do sol com degustação de produtos regionais, etc.

Então, este dia seria totalmente dedicado à visita da parte mais alta da montanha.

Geossítio na Serra da Estrela- Portugal
Cantâro Magro (classificado como Geossítio) com Neve

Se for no inverno, ou seja, com neve, então podemos fazer algum desporto de neve. Existe uma estância de SKI, que recomendo muito, onde você pode fazer livre ou com um professor (aulas de SKI e Snowboard) – @escolaskisnowboardserraestrela

Decerto, caminhar na neve e visitar vários recantos, que ficam perto da TORRE – Serra da Estrela, nomeadamente, Lagoa comprida, Vale do Rossim, Covão d’Ametade.

Entretanto, se for primavera ou verão podemos visitar estes lugares e fazer pequenas caminhadas para ter acesso algumas lagoas situadas na montanha ou lugares de interesse paisagístico e/ou Geossitio.

Afinal, poderíamos de ver o pôr do Sol perto de uma lagoa, acompanhados de um chá de ervas silvestres colhidas na Serra da Estrela e biscoitos típicos da Região.

É caro morar em Seia ou Serra da Estrela?

Não é caro, pelo contrário, podemos sempre praticar uma agricultura de subsistência.

Isso permite-nos poupar, mas, o mais importante é que temos a oportunidade de trabalharmos a terra e comermos de maneira mais saudável!

E para o turismo?

Do mesmo modo para o Turismo, não é nada caro, porém tem para todos os bolsos.

Ou seja, existem hotéis de 5 estrelas com SPA que é mais caro e alojamento local que fica mais barato.

Casa de São Lourenço- Burel Mountain Hotels

Da mesma forma que tem restaurante mais caro e outros mais baratos onde a qualidade também é boa.

Comida nos move. Quais especialidades gastronômicas que mais se destacam em Seia?

De fato, opções não faltam: Cabrito Assado no Forno; Feijocas; Queijo Serra da Estrela; Requeijão com doce de abobora; Arroz de carqueija; Enchidos Regionais; Broa de Milho, Pão Centeio.

Requeijão com doce de abóbora, Serra da Estrela, Portugal
Requeijão com doce de abóbora no alojamento Descobrir com Alma

A dica é: Tenta escolher um alojamento local ou hotel que sirva um bom café da manhã à base de produtos da Região, visto que vale a pena provar estes produtos deliciosos.

Uma vez que queira ir algum lugar para tomar café da manhã aconselho Pastelaria Zé Manel e para um bom almoço: Restaurante Borges em Seia.

Pastelaria do Zé manel, Seia - Portugal
Foto: @pastelariazemanel

Por fim, se deseja uma refeição saborosa, com um valor mais em conta, tem o Manjar da Serra e Espaço Ego.

Foto: @espaco_ego_seia

Hoje é um dia especial, que local vamos jantar em Seia?

Com toda a certeza, o Restaurante Monte Santo Estevão, pois é um lugar muito lindo que se situa numa aldeia, um espaço que conjuga o rural com o moderno e onde a qualidade gastronômica é superior.

Foto: @mtsantoestevao_casasdopastor

Na sua opinião qual as melhores opções para se hospedar em Seia?

Alojamento local Descobrir com Alma (Residencial Mira-Sol), localizado em Santa Comba de Seia.

Um alojamento tradicional, familiar, a cerca de 2 km da Cidade de Seia, onde servimos um pequeno almoço com produtos tradicionais da região e quase todos confeccionados em casa, pela matriarca.

Casas do Pastor – Santo Estevão, localizado em Povoa Velha;

Gosto muito deste lugar por se situar numa aldeia rústica, campestre. As casas de hospedagem são tradicionais e situam-se num lugar rodeado pela montanha.

Casas do Pastor, Seia- Monte Estevão, Portugal
Foto: @mtsantoestevão_casasdopastor

Casa da Ribeira do Cirio, localizada em Vila Cova à Coelheira;

Casa da Ribeira do Cirio, Portugal

O lugar deste alojamento local rural é divina! Além de ficar isolado com um enorme jardim e piscina, você tem a Ribeira mesmo em frente, ou seja, você pode aproveitar para tomar banho ou caminhar.

Que lugar você sugere para sair à noite em Seia?

A cidade de Seia é uma Cidade pequena, entretanto tem pequenos bares onde você pode sentar, beber algo e conversar. Por exemplo, o Espaço ego depois do horário de jantar é agradável para ficar.

Mas se quiser Dançar o melhor é na Cidade de Viseu ou Oliveira do Hospital, onde tem várias opções.

Quais os melhores lugares para fazer compras em Seia?

Seia é uma Cidade de Montanha, ou seja, os lugares de compras são lojas tradicionais, com produtos regionais, nomeadamente: Queijos da Serra da Estrela, licores, vinhos, recordações da Serra, meias de lã, Gorros, casacos de peles, calçado Serrano, etc.

Recomendo o Pastor da Serra. A loja que está perto do Supermercado “Pingodoce”. Assim como, o Museu do Pão, que tem uma lojinha que vende vários artigos regionais.

Indica algum bate e volta partindo de Seia?

A Aldeia Histórica de Linhares da Beira, Piodão e Folgosinho.

Linhares da Beira, é uma aldeia medieval do século XII, com um castelo lindíssimo.

É uma delícia perambular pelas suas ruas com vistas para o Vale do Mondego. Existe aqui um restaurante muito apreciado, “ A Cova da Loba”.

Restaurante Cova da Loba, Linhares da Beira, Serra da Estrela, Portugal
Foto: @restaurantecasadaloba

Piodão, aldeia histórica, situada na Serra do Açor, está classificada como imóvel de interesse público.

As casas distribuem-se em redor dos socalcos*, por entre sinuosas e estreitas ruelas.

*Socalcos: Plataformas cortadas nos morros, de espaço a espaço, para que formem degraus.

A cor azul predomina nas portas e janelas da aldeia, tornando-a cada vez mais procurada por amantes de fotografia.

Folgosinho é uma freguesia portuguesa do concelho de Gouveia. Se situa a cerca de 20 km da Cidade de Seia.

Aldeia de Folgosinho Montanha, Serra da Estrela - Portugal

Castelo reconstruído no século XX, de planta circular, onde substituem vestígios de fortificações medieval, ou seja, sobre ruínas de um castelo lusitano, provavelmente o castelo original foi construído no século XII.

Vale a pena a visita, não só pelas características de uma aldeia Beirã, mas também pelo curioso Castelo que contêm puro quartzo branco-rosado e alteia, uma das maiores estruturas quartzíticas do país e que privilegia uma das mais belas vistas sobre o freguesia de Folgosinho.

Seia é uma cidade segura para morar e passear?

Com toda a certeza, é um local seguro. Pois é um lugar pequeno, onde toda a gente se conhece. Então, não existem pontos não recomendados.

Sempre temos um lugar especial, que vamos com frequência, seja um parque, um café ou qualquer outro lugar. Qual é o seu lugar especial em Seia ou Serra da Estrela?

De fato, o meu lugar especial é mesmo a montanha/natureza e todos os suas trilhas e recantos.

Serra da Estrela- Portugal

Ou seja, aquele lugar onde eu vou para observar e sentir o pôr do sol; ou aquele lugar onde eu vou agradecer o amanhecer.

Aquele lugar onde eu estendo uma manta e me deito a olhar o céu. Aquelas ribeiras, cascatas ou lagoas escondidas onde mergulho no verão.

TODA a montanha e sua envolvente me desperta um forte sentir, uma forte vontade de viver! E é nos lugares mais naturais que eu procuro, para estar sozinha, com amigos ou clientes.

Cascatas em Serra da Estrela, Portugal

Qual a maior dificuldade para uma mãe que deseja conhecer Seia e Serra da Estrela com os filhos pequenos?

Não vejo dificuldade. Talvez provavelmente, o frio que se faz sentir no inverno, que para passear na rua ou na montanha tem que trazer roupa adequada.

Serra da Estrela, Portugal

Embora as casas e hotéis tenha aquecimento e lareira.

Quais os programas que Seia oferece voltado para crianças?

Você pode visitar com elas o Museu do Pão em Seia, certamente vão gostar bastante, pois as crianças fazem uma peça com a massa do pão e no final cozem e levam para casa;

Vale a pena também visitar o Museu do brinquedo e o Museu natural da eletricidade. Este Museu fica ao lado de uma praia fluvial- Praia Dr. Pedro, onde no verão é muito agradável para as crianças irem ao banho.

Museu do Brinquedo em Seia

Este museu apresenta uma coleção de 8000 brinquedos de Portugal e do mundo, quer seja do passado, quer seja do presente, fazendo com que você se lembre da sua infância.

Museu da Eletricidade em Seia

Este museu pretende divulgar o patrimônio tecnológico, social, natural e cultural. O museu vai te transportar até 1907, ano em que se iniciou a construção da central hídrica a ser instalada pela Empresa Hidroelétrica da Serra da Estrela (EHSE).

Trilhas com crianças

O Parque Nacional da Serra da Estrela, nomeadamente o Concelho da Seia oferece inúmeras trilhas. Então, para quem gosta de caminhadas, cachoeiras e fotografia tem muito por onde escolher.

Existem trilhas, mais exigentes que talvez sejam mais difíceis para crianças, mas isso depende do hábito e preparação das mesmas.

Por exemplo, em meus programas já tive crianças acompanhadas de seus pais que fizeram uma das trilhas exigentes – Garganta de Loriga.

Também já tive pais que trouxeram a cadeira para levar seu filho nas costas. De qualquer forma temos trilhas mais fáceis e adequadas para crianças.

As trilhas em Serra da Estrela

Deixo aqui as trilhas mais procuradas e que eu mais faço com amigos e clientes:

  • A Garganta de Loriga, que é de nível exigente, mas de uma beleza ímpar, nela percorremos todo o Vale Glaciar de Loriga.
Trilha garganta da da Loriga, Serra da Estrela- Portugal
  • Trilha Loriga-Cabeça.
Aldeia de Montanha Cabeça, Serra da Estrela- Portugal
Aldeia Montanha da Cabeça
  • Trilha do Covão dos Conchos, este lugar é muito procurado, pelo curioso buraco existente no meio da lagoa que serve, para encaminhar as águas para a Lagoa comprida e por sua vez são usadas para produção de energia elétrica.

Este buraco, Covão dos Conchos é artificial e as pessoas ficam deslumbradas com o envolvente caminho até lá.

Situa-se no Planalto Central da Serra da Estrela e é das trilhas que não está sinalizada.

Aliás, existem vários recantos naturais na Serra da Estrela que não estão sinalizados, que só perguntando a locais ou recorrendo a um guia, para se conseguir chegar com facilidade.

Para além de poder me contactar sobre as trilhas, recomendo estes sites onde pode consultar os detalhes sobre as diversas trilhas já demarcadas e lugares Geossitios existentes no Parque Natural Serra da Estrela:

E assim terminamos este lindo artigo sobre a cidade de Seia e Serra da Estrela


Enfim, Portugal é um país lindo e tem tanto a oferecer, se vale a pena conhecer? Me diga você…

A Serra da estrela está aí nos apresentando inúmeras maravilhas da natureza.

Além disso, vai ser impossível, não se impressionar, se contagiar e sentir a felicidade de estar num lugar tão encantador.

Então, você conhece ou tem vontade de conhecer a Serra da Estrela? Se não, será que conseguimos despertar o seu interesse para conhecer este pequeno paraíso?

Por fim, se tem dicas para compartilhar conosco e com outros leitores? Ah, sugestões e críticas também são bem-vindas!

Se você gostou das dicas, confira os post que temos de brasileiros que vivem ao redor do mundo: Turquia, Orlando, Boston, Antuérpia, Panamá, Roma, Vancouver, Madrid, Israel, Costa Rica e Malásia.

Se puder deixar o seu like no fim do artigo ou seu comentário, pois é tão importante quanto escrever com amor, receber o seu feedback para seguirmos produzindo.


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos!



Claudia Videira

Sou portuguesa, apaixonada pela vida e pela natureza. Sou líder de viagens/programas/tours/experiências em Portugal, com foco na Serra da Estrela e no Arquipélago dos Açores (na Ilha das Flores e Corvo). Além disso, sou proprietária de um alojamento local (para turistas) na Serra da Estrela (Seia).

Veja também

Compartilhe


3 comentários em “Seia e Serra da Estrela, uma região para as quatro estações

    1. E nós do Agarre o Mundo agradecemos por você ter feito a ponte e assim ter nos ajudado a trazer essa região maravilhosa para o Mundo. Vamos que vamos, porque o mundo está girando e temos uma longo caminho a percorrer e se encantar. 😉

  1. Agarre o Mundo é uma inspiração! Uma Força! Grata pela oportunidade! Eugénio grata pelas tuas palavras! E como diz Agarre o Mundo grata por teres feito a ponte! Feliz por a minha Serra voar por aí com a vossa ajuda 🙂 beijinhos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!