Rothenburg ob der Tauber é uma das cidades mais visitadas da Alemanha. Talvez provavelmente, por ser tão linda e organizada que parece uma cidade montada, somente para receber o turista. Mas poderia facilmente dizer que é na verdade uma pintura de quadro.
A cidade de Rothenburg ob der Tauber é a mais famosa entre as cidades da Rota Romântica, assim encanta os turistas. Quer seja com seu charme, quer seja com o número de atrações que oferece.
Nesta linda cidade alemã, você encontrará não apenas casas em estilo enxaimel, como também flores nas janelas, ruas estreitas de paralelepípedos e fachadas coloridas.
Além disso, poderá desfrutar de lojas e restaurantes tão aconchegantes que não darão a menor vontade de ir embora da cidade.
O fato de ser toda murada já nos coloca num ambiente medieval, de tal forma que a torna irresistível aos nossos olhos. Sobretudo, guardando ali dentro dos seus muros muitos anos de história para contar.
Assim como muitas outras cidades alemãs, Rothenburg possui construções bem preservadas.
Sobretudo para deixar a cidade mais linda e aumentar o clima romântico, tem muitas flores em suas janelas.
Rothenburg tem uma magia em suas ruas, logo após entrar pelo portão da cidade, uma energia diferente transbordou o meu ser.
Como se um pozinho mágico caísse sobre mim, pelo menos foi isso que sentir ao passear por suas ruas, bem cedo pela manhã, antes da própria cidade despertar.
Sem dúvida eu descreveria a cidade, como um relógio gigante que sai um cuco pela janela. Será que foi porque vi inúmeros cucos nas lojas de natal da cidade?
Localização de Rothenburg ob der Tauber
Fica no estado de Baviera, embora parecer distante, fica a cerca de 180 km de Frankfurt, a cerca de 250 km de Munique e a 28 km de Dinkelsbühl, outra cidade que super recomendo você a conhecer.
História de Rothenburg ob der Tauber
Antes de tudo vale saber que no ano de 970, o conde Comburg-Rothenburg se tornou proprietário da região. A família construiu posteriormente um castelo no local, mas infelizmente esse não existe mais, devido um terremoto ocorrido da região.
Assim surgiu o nome da cidade, Rothenburg sobre o rio Tauber, que nada mais era que, “fortaleza vermelha acima do Tauber, o nome do rio que corta a cidade.
Por analogia, quando olhamos para a história de uma cidade, podemos ver o seu desenvolvimento ou atraso, se compararmos as outras cidades.
A cidade de Rothenburg sofreu com a Guerra dos 30 anos (1618 – 1648), dessa forma, viu seu desenvolvimento sendo paralisado.
Após a saída das tropas que invadiram a cidade, a mesma não apenas estava pobre, como também quase vazia. Além disso e para piorar a situação, em 1634, a peste negra matou muito mais habitantes.
É uma história marcada com guerra e tristeza, mas com toda certeza, o atraso que esses eventos causaram, fez com que a cidade mantivesse a sua beleza e seus encantos, como se mostra hoje, paralisada no século XVII.
Durante a 2ª Guerra Mundial foi destruída como tantas outras cidades alemãs e logo após se ergueu novamente.
Atrações de Rothenburg
É uma cidade bem pequena, podendo ser visitada em poucas horas, assim você pode perfeitamente colocá-la em algum bate e volta, partindo de outra cidade.
E para ter um maior aproveitamento do tempo e não deixar nada de importante passar batido, você pode fazer um tour privado em português pela cidade.
Por certo, a sua fama faz com que a cidade fique mais cheia e com preços mais salgados que a vizinha e não menos linda, Dinkelsbühl.
Como eu já sabia da sua fama, mérito dela, optei por dormir em Dinkelsbühl e pela pequena distância chegar bem cedo, antes que os turistas chegassem para visitar a cidade e dos que optaram dormir na cidade, acordassem.
A visita pode ser feita toda a pé e mesmo estando de carro, assim fizemos, paramos perto de um dos portões de entrada e simplesmente nos permitimos caminhar e apreciar sua beleza.
Mesmo chegando bem cedo, já sabia que o trânsito no centro da cidade era livre até as 11 horas da manhã, preferimos não adentrar de carro, para que pudéssemos desfrutar sem ter que voltar correndo para retirar o carro.
Ao redor da cidade existem 5 estacionamentos pagos, mas atenção, uma vez que cada um deles indica que tipo de transporte é permitido estacionar ali, carro, ônibus, caminhão ou trailer.
Marktplatz de Rothenburg
É uma enorme praça, anteriormente era neste local que tinha o mercado da cidade.
Nesta praça se localiza a prefeitura:
Rathaus da cidade
Georgsbrunnen
A saber, é uma fonte linda, que está ali desde de 1446, no alto do chafariz tem uma imagem de St George.
Muros e torres
Para que você sinta como era na época medieval, suba as escadas, não precisa percorrer todos os 4 km de muralhas. Então, suba por uma das torres e percorra ao menos de uma torre até a outra.
Em primeiro lugar, uma coisa interessante que vi nesta muralha, foi o fato deles homenagearem as pessoas que financiaram a reconstrução da mesma.
Em segundo lugar, passa um filme na sua cabeça de como as pessoas viviam ali, e até imaginamos como seria morar numa cidade murada e o que eles passaram durante as guerras.
St. Kakobs Kirche
Essa linda igreja foi construída em 1485. Para visitar o interior da igreja é preciso pagar um pequeno valor pela entrada.
Como visitamos a cidade bem cedo, não entramos, mas diz a lenda que no lindo altar, construído ente 1495 e 1950, está guardado uma gota do sangue de Cristo.
Franziskanerkirche
Conhecida com St. Marien, foi construída em 1309, por certo, é a mais antiga igreja da cidade.
Loja Käthe Wohlfahrt
Engraçado falar que uma loja é uma das atrações da cidade, mas é isso mesmo. Essa é uma loja famosa na Europa de artigos natalinos e embora não fosse natal, os artigos que se vendem ali são tão lindos e delicados e a loja é tão grande que você perderá um bom tempo dentro dela.
Plönlein
Imagine um lugar tão perfeitamente desenhado, que você acha que inesperadamente, sairão os artistas que encenarão o filme deste cenário.
E falando de filme, certamente você já deve ter visto esta cidade, pois serviu de inspiração para a Disney criar a vila da animação Pinóquio (1940). Além disso, os filmes Harry Potter e as Relíquias da Morte tiveram cenas gravadas em Rothenburg.
Com toda certeza se você já viu alguma foto ou quadro desta cidade, foi essa imagem que você viu.
Essa é uma esquina, mas não é só uma esquina, tem uma casinha amarela que fica bem no centro da bifurcação, dando um charme todo especial ao local.
De fato essa casa amarela e as outras casas com cores tão vibrantes e com flores nas janelas, formam um cenário tão lindo, que você sentirá uma vontade imensa de sentar ali e começar a desenhar aquela imagem no seu quadro.
Entretanto, não sou pintora, mas acredito que sou uma boa fotográfa, e realmente não precisa ser tão boa, pois as fotos ali ficam lindas, parece que tem uma magia no lugar.
Porém a cidade toda é bem bonita, então passamos por aqui bem cedo, quando era só nossa, claro acordamos e vimos a cidade despertando, e fomos conhecer as outras maravilhas.
Essa torre atrás, chama-se Marksturm, tem nela um relógio do século XII, ajudando assim a compor a beleza da esquina mais fotografada de Rothenburg.
Burgtor e Burggarten
Antigamente tinha ali um castelo, entretanto ele foi destruído num terremoto em 1356, hoje é um jardim.
Assim o Burgtor forma a entrada para os jardins do Castelo (Burggarten), sendo um passeio bem gostoso, com muito verde e com uma vista linda.
Rothenburg e vinho
A Alemanha é famosa e conhecida por sua cerveja, mas também por seus vinhos.
Existe uma lenda que conta que durante a Guerra dos Trinta Anos a cidade não permitiu sua invasão, lutou bravamente, entretanto as tropas do conde Tilly derrotaram rapidamente Rothenburg.
Após a invasão o general desafiou Nusch, que era prefeito da cidade, a tomar 3 litros de vinho em um só gole só para que não destruíssem completamente a cidade.
Aliás, para comemorar a lenda, todos os anos, desde de 1881, no dia de Pentecostes, a cidade encena na praça central o ‘Der Meistertrunk”, o encontro de Nusch com Tilly.
Para mais informações sobre o evento.
E a homenagem ao prefeito não para por aí, assim que você passar por um prédio branco com um relógio, o Rattrinkstube mit Kunstuhr, de hora em hora, a janela do relógio se abre mostrando o “herói” da cidade, o prefeito Nusch.
Passar a noite na cidade ou não?
Nós optamos em dormir em Dinkelsbühl, mas se você decidir passar a noite em Rothenburg, não durma cedo, faça o tour com a ronda noturna com o vigia da cidade, vestido com roupas e sons medievais.
E o Hotel Herrnschloesschen, localizado em um dos prédio mais antigos da cidade, mas com um charme e estilo no seu interior, que certamente será uma deliciosa experiência passar um ou mais noites neste hotel.
Antes de mais nada, é importante saber que o tour é feito em alemão e em inglês, segundo dizem, ele conta histórias antigas e divertidas.
Não deixe de provar as delícias que a cidade oferece!
A Sofia optou por uma torta com morangos, nós preferimos comer o Apfelstrudel, uma torta de maça, muito servida na Alemanha. Deixamos aqui a história e a receita para você.
E assim nossa aventura na cidade de Rothenburg ob der Tauber chega ao fim…
E ai? Você também se apaixonou por Rothenburg ob der Tauber? Eu já estou doida para voltar e conhecer outras cidades da Alemanha.
Se tiver alguma dica para compartilhar, vamos adorar! Não nos custa nada compartilhar informações e assim podemos com pouco, ajudar muito outras pessoas.
Qualquer dúvida já sabe: basta deixar um comentário. Se deseja realizar uma viagem conosco, saiba como.
Não se esqueça de deixar o seu like no fim do artigo, isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas. Desde já, gratidão!
Para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga-nos nas redes sociais. Lá temos atualizações diárias das nossas andanças pelo mundo, assim com fotos, dicas e links dos principais artigos aqui do Blog.
Ative as notificações do Blog, bem como se inscreva no nosso canal do YouTube para não perder as novidades!