" /> Quinze curiosidades da Costa Rica. Como não se encantar? - Agarre o Mundo

Quinze curiosidades da Costa Rica. Como não se encantar?

Vulcao Arenal Foto:@lorenaschramm
escrito por Sandra Hupsel

Quinze curiosidades da Costa Rica. Como não se encantar? Certamente, quando não estou viajando, estou aprendendo, de uma forma ou de outra, sobre os destinos e planejando as próximas viagens.

E viajando ao vivo ou através da leitura, sigo desbravando o mundo de uma forma geral.

Afinal, viajo para me sentir viva. Para enxergar o mundo com meus olhos e tirar minhas conclusões. Além disso, para aprender e crescer. Viajo para descobrir coisas, que nem imaginava que existiam ou que estava à procura.

Até porque, além de conhecer lugares e pessoas, ao viajar, aprendemos o que geralmente, não ensinam nas escolas. E não falo de autoconhecimento, nem de outras descobertas pessoais.

Mas sim, sobre temas culturais, históricos, políticos, ou curiosidades que, depois que descobrimos, constatamos o quanto somos leigos em diversos temas.

Certamente, alguns lugares são difíceis de acreditar que existem, até que você veja e experimente por si mesmo, ou então, quando há um contato mais próximo com moradores locais.

Assim, foi com a Costa Rica, que está na minha lista de destinos e que pude saber mais, através de @Lorenaschramm, no espaço Novos Olhares.

San Josê

E já que uma das missões do Agarre o Mundo, é compartilhar conhecimento, vou falar algumas curiosidades da Costa Risca, que provavelmente, se você não sabia, também ficará encantado.

Quinze curiosidades da Costa Rica

A Costa Rica ainda é um país pouco explorado pelos brasileiros, mas tem muita história, segredos, tesouros escondidos e várias curiosidades.

Afinal, é um destino multicultural, resultado da colonização diversificada e do grande número de pessoas que vão morar lá.

1. É o país mais feliz da América Latina

Mais uma vez, a Costa Rica ficou em primeiro lugar, na pesquisa sobre os países mais felizes da América Latina*, segundo o relatório de felicidade mundial, o World Happiness Report de 2019.

Os fatores ligados ao bem estar, como renda per capita, liberdade de escolhas, confiança, expectativa de vida saudável, suporte social e generosidade são usados como parâmetros.

A saber, no ranking mundial, a Costa Rica ocupa a 15ª posição, enquanto o Brasil, está 32ª. Mas a Finlândia, ainda é o país mais feliz do mundo!

*A divisão comum do continente americano utiliza a geografia no globo terrestre: América do Norte, Central e do Sul. Contudo, pode ser dividido em América Anglo-Saxônica e Latina, sendo estabelecidos através do idioma e dos elementos históricos e culturais.

2. Pequeno território, mas grande biodiversidade

Embora o país seja pequeno e cubra somente 0.03% da superfície do planeta, tem o privilégio de ser o habitat de 5% da biodiversidade de todo o mundo.

Grande biodiversidade

Assim, 25% do seu território, está ocupado por bosques, florestas e reservas protegidas, sendo o país do turismo ecológico. De fato, o país possui tanto uma flora, quanto uma fauna, bastante variada.

Destaque para as aves, com mais de 850 espécies distintas, como tucanos, águias, pássaros tropicais de várias cores e para os mamíferos, com 200 espécies, entre eles jaguar, macacos, tatus, esquilos, preguiças e raposas.

3. País bilingue da América Latina

O idioma oficial é o espanhol. Mas o segundo idioma, para grande parte da população, é o inglês. Fato que não é visto, em outros países da América Latina.

4. Arranha-céus X Favelização

Na capital, San José, existem poucos arranha-céus, mas também, quase nenhuma favela.

Parque Morazan ; San Jose

De fato, o mais baixo índice de favelização da América Latina, de acordo com a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, a CEPAL.

5. Meio ambiente precioso

Antes de mais nada, Costa Rica é o país com maior porcentagem de território, regido por leis de proteção ambiental, em todo o mundo.

É a nação mais respeitosa com o meio ambiente, brilhando entre os países que se destacam, na luta contra as mudanças climáticas. Aliás, o primeiro país tropical do mundo a reverter o desmatamento.

Além disso, poucos países conseguem desenvolver um turismo ecológico responsável, como a Costa Rica faz.

6. Exército para que?

Certamente, essa é uma das curiosidades da Costa Rica, que muitos não sabem. Pelo menos eu, não sabia!

Os costarriquenhos se orgulham por ter mais de 50 anos sem exército, que foi extinto em 1948.

O presidente na época, o ex-revolucionário Figueres, dissolveu o exército, mas não por pacifismo ou economia, mas por estratégia política. Em seguida, a medida foi incluída na Constituição de 1949.

Assim, a independência do país é comemorada com um desfile de crianças sorridentes, ao invés de parada militar, como em tantos lugares do mundo.

7. Educação e saúde: gratuitos e de alta qualidade

A Costa Rica oferece educação gratuita e de alta qualidade, incluindo cursos de faculdades, além de assistência médica gratuita e previdência social.

Após extinção do exército, o dinheiro que era investido na manutenção do mesmo, passou a ser aplicado na educação e de maneira idêntica, na saúde.

Então, desde inicio do século XX, o país oferece saúde pública para todos, como também, educação gratuita e obrigatória até o ensino médio, sendo a taxa de alfabetização, em torno de 97% (2018).

8. Um país e dois oceanos para mergulhar

Um fato bem curioso, é que na Costa Rica você escolhe em qual oceano quer mergulhar. Isso mesmo!

Pois do lado leste tem o oceano pacífico, onde ficam praias como Tamarindo, Conchal e Santa Teresa, entre outras.

Praia Costa Rica

Enquanto no lado contrário, o oeste, está o deslumbrante mar do caribe e suas praias como Puerto Limon, Puerto Quepos, Punta Uva e outras mais.

Ah, o mais importante, é que as praias são protegidas, pois existe uma lei que impede a construção de hotéis à beira-mar. Assim, todos sem distinção, desfrutam da natureza abundante.

9. Os vulcões também são atrações turísticas

Considerada uma das zonas mais vulcânicas do mundo, a Costa Rica tem alguns vulcões ativos e mais de cem, inativos. Será que assusta?

Alguns, como o vulcão Arenal, que proporciona as águas termais para banho, entrou em erupção pela última vez em 2010. Já o vulcão de Irazu, é conhecido pelo lago azul, no meio de suas crateras.

Águas termais

10. Paz e hospitalidade

A Costa Rica desenvolveu uma cultura de paz, que inclui um sistema de educação que ensina as crianças, a resolução de conflitos sem violência.

Enquanto nas relações externas, o país aposta nos benefícios do “multilateralismo”, confiando na diplomacia e nas entidades supranacionais, como a ONU, para resolver possíveis conflitos.

Além disso, os costarriquenhos são famosos pela hospitalidade, pois são educados, gostam de sorrir e apertar a mão das pessoas.

11. O país das orquídeas

É possível encontrar cerca de 1400 espécies de orquídeas na Costa Rica.

Aqui, vale destacar, que na cidade de Monteverde, no interior de uma floresta nublada, está a maior diversidade de orquídeas por metro quadrado.

12. Pura vida é mais que uma saudação

A vida costarriquenha é ditada pelo lema “Pura Vida”. Estas duas palavras são usadas como saudação, mas possuem outras utilidades no vocabulário local.

De tal forma que, “Pura Vida” é uma filosofia de vida para os nativos. Traduz a ideia de uma vida mais leve e tranquila.

Pura  Vida é o lema da Costa Rica

Portanto, existe o tempo para apreciar a natureza, o sol e as pessoas ao seu redor, valorizando os recursos naturais, os laços pessoais e a sustentabilidade.

13. Um pouco da cultura costarriquenha

Você sabia que a Costa Rica tem um dos conservatórios de música mais importante da América?

Assim, como toda a América Latina, a Costa Rica tem a cultura como grande riqueza.

Além da música erudita, os costarriquenhos conservam tradições folclóricas, sendo uma delas, a dança nacional punto guanacasteco.

Outro destaque, e que é um mistério, são as esferas da Costa Rica, encontradas por todo país. Então, pelo desconhecimento de suas origens, as esferas são motivos de vários mitos, como o de que elas são originais da Atlântida.

14. A Suíça da América Central

É assim que o país é conhecido, já que é um lugar tranquilo e pacífico para aposentados.

A revista Internacional Living faz, anualmente, um ranking classificando os melhores países para viver na aposentadoria. Fatores como moradia, governo, clima, oportunidade de trabalho, saúde e entretenimento são parâmetros.

Pescar é uma das atividades dos "ticos"

E em 2020, a Costa Rica foi o terceiro melhor país para morar na aposentadoria, ficando atrás somente do Panamá e de Portugal.

A expectativa média de vida tem um valor quase nipônico, em torno de 78 anos, que talvez envergonhe, países mais desenvolvidos.

15. Blue Zones

Você sabe o que são as Blue Zones? São lugares onde as pessoas têm uma expectativa de vida acima do habitual, além de uma qualidade de vida invejável.

Blue Zones

Assim, muitos passam dos cem anos, saudáveis, sem as doenças habituais da velhice e com excelente estilo de vida.

As “Blue Zones”, como já falamos aqui no blog, são formadas por cinco regiões no mundo, sendo uma delas, a Península de Nicoya, que fica na Costa Rica.

Dentre as várias razões para a longevidade e a boa qualidade de vida em Nicoya, está a valorização do contato diário com as pessoas, cara a cara e longe das viciantes redes sociais.

Além disso, o povo costarriquenho é amante de atividades ao ar livre como pesca, passeios a cavalo e caminhadas.

Refeição saudável dos costarriquenhos

Há também, o menor consumo de alimentos processados, tanto quanto, a ingestão de opções mais saudáveis, com abundância de frutas, vegetais, ovos orgânicos e frutos do mar cultivados localmente.


Em síntese, é um ótimo destino para quem quer relaxar, desestressar, ou quem sabe, morar, não é? As pessoas no geral agem com educação e tranquilidade, criando um ambiente único de paz e conforto no centro da América Latina.

Afinal, nada mais relaxante que experimentar o “Pura Vida”, que simboliza o apreço pelas coisas simples da vida, a felicidade e a gratidão pelo que se tem.

Conta para a gente então, você sabia sobre estas curiosidades da Costa Rica? Tem outras curiosidades que não citamos e você conhece?

Se tiver mais a contar sobre este país tão pequeno, mas com tanto para oferecer, deixa aqui nos comentários, certo?


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Sandra Hupsel

Baiana, mora em Salvador. Sensível e curiosa, gosta de ler e estudar sobre vários assuntos. Especialista em nutrição clínica e oncológica. Sempre gostou de viajar e após experiências negativas com os pacotes prontos de viagem, passou a organizar suas próprias viagens, de familiares e amigos. "Se faz sentir, faz sentido,"

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!