" /> O que fazer em Pomerode - Agarre o Mundo

O que fazer em Pomerode

Pomerode
escrito por Kenia Miranda

Conhecer cidades interioranas é uma delícia, vem comigo que vou lhe mostrar a cidade de Pomerode e o que fazer por lá.

Adoramos conhecer cidades que nos remetem a outro país, seja pela arquitetura trazida pelos colonizadores, seja pela manutenção das suas tradições.

Pomerode é uma cidade tão alemã que parece uma estrutura cinematográfica, como relatei da cidade de Miltenberg, esta mesmo localizada na Alemanha.

Venha comigo que vou mostrar sem precisar muito esforço, lhe incentivar a conhecer esse pedacinho do Brasil. Confira aqui o que fazer em Pomerode e aproveite o melhor da cidade.

Pomerode fica localizada no Vale do Itajaí a 33 km de Blumenau. E vamos a nossa sinceridade? Gostamos tanto dessa cidade, que ao chegar em Blumenau a vontade era voltar correndo para ficar mais dias em Pomerode.

Assim como Treze Tílias é considerada a cidade mais austríaca do Brasil, Pomerode é a cidade mais alemã. Dá para notar isso não só pelos traços da população, mas também por sua arquitetura. E olha que não aproveitamos tudo que gostaríamos porque fomos bem na virada do ano, onde a maioria dos restaurantes estavam fechados.

História de Pomerode

Pomerode é uma cidade com história bastante particular que está ligada à imigração alemã. O início da imigração para a região se deu em 1863.

A região, dividida entre vários lotes foi distribuí­da entre as pessoas que buscavam vida nova por lá.

Quando mais imigrantes foram chegando, principalmente refugiados da Segunda Guerra Mundial. Nessa época, aliás, Getúlio Vargas proibiu o uso da lí­ngua e da arquitetura alemã no Brasil, deixando menor o clima colono da cidade.

Hoje, essa caracterí­stica está de volta, especialmente graças aos ares de cidade turí­stica que Pomerode tomou.

Antes de falar o que fazer em Pomerode, vou contar onde fica, como chegar e quando ir.

Onde fica Pomerode e como chegar

Pomerode está localizada no Vale do Itajaí e fica a 30km de Blumenau, a 35km de Jaraguá do Sul(vou contar porque você deve ir até lá num próximo artigo), a 82km de Joinville e a 122km de Florianópolis.

Eu gosto de mostrar desta forma, porque se você tem um bom tempo para férias e ama viajar de carro como nós, pode visualizar inúmeras possibilidades de pequenas locomoções.

Agora se você não é amante de estrada e mora fora de Santa Catarina, saiba que o aeroporto mais próximo de Pomerode é o de Navegantes. Claro que existem outras opções como o de Joinville e o de Florianópolis, as distâncias não são tão elevadas.

Quando ir a Pomerode

A cidade adota o slogan “Pomerode o Ano Inteiro” e qualquer época do ano, você poderá encontrar o que fazer.

Mesmo estando localizada no sul do país, segundo nosso amigo Cris que vive na cidade, faz bastante calor no verão e o inverno é bem ameno. Mas a Sabrina, sua namorada, falou que sente sim um friozinho no inverno.

Para que você perceba do que estou falando, deixo aqui a temperatura geral que varia de 12 °C a 29 °C e raramente é inferior a 7 °C ou superior a 32 °C.

Como eu disse, fomos bem no final de dezembro e início de janeiro e posso confirmar que o calor estava a todo vapor. Se você gosta de um bom chopp gelado, assim como os alemães, talvez o calor seja um bom motivo para se refrescar.

O que fazer em Pomerode: Atrações Imperdíveis

Reunimos uma lista de lugares e atividades que você não deve deixar de fazer enquanto estiver pela cidade. Portanto confira:

Portal Turístico Sul

A saber é um dos cartões postais da cidade. O Portal Turístico Sul foi construído no estilo enxaimel em 1991 para dar as boas vindas a todos que chegavam a Pomerode. Em frente ao portal tem alguns quiosques que vendem artesanato também.

Por quantos portais passamos pela vida e não nos damos o trabalho de descer e apreciar? Sinceramente foi uma deliciosa surpresa usar da nossa curiosidade e adentrar o portal para ver a lojinha com tantos artesanatos ali dentro.

Isso mesmo, o portal além de funcionar como centro turístico, ao subir as escadas, encontrará uma grande variedade de artesanatos e deliciosas geléias.

O Portal Turístico Sul funciona todos os dias das 8h às 18h.

Portal Stettin

De fato, essa não é uma construção tão simpática como o Portal Turístico Sul, embora seja mais imponente. E talvez, também mais importante, já que é uma réplica em tamanho real do Portal de Stettin, que fica na região da Pomerânia.

Neste portal, assim como o Portal Sul, você pode obter informações turísticas sobre a cidade.

Fábrica de Chocolates Nugali

Se você já passeou conosco nas diversas postagens, sabe que amamos conhecer as histórias dos lugares e confesso que foi delicioso (usando no sentido literal a palavra) conhecer a Fábrica de Chocolates Nugali.

Fábrica de Chocolate Nugali, Pomerode

Eles com toda história que carregam, já foram inclusive premiados internacionalmente. Imagine então conhecer um lugar que mexe com toda a sua estrutura gustativa, olfativa e neurológica. Isso mesmo, o chocolate libera substâncias no nosso corpo e mexe em toda a nossa química.

Saber que desenvolvem projetos de sustentabilidade e reforçam aspectos culturais da cidade de Pomerode, nos deu ainda mais vontade de consumir os seus produtos. Se já não tivéssemos motivação suficiente para comprar, agora já poderíamos pensar em um.

Tour na fábrica de Chocolates Nugali

Então, vamos a sessão honestidade? Sobre o tour. Não tivemos sorte de encontrar a fábrica trabalhando. Ou seja, chocolates sendo feitos, por isso apenas nos concentramos em provar os chocolates. Já que fábrica de chocolate oferece a degustação.

O tour é bem curtinho, mas traz várias informações legais. Como, por exemplo, sobre como funcionam as plantações de cacau juntamente com a de baunilha. Além de ensinar um pouco sobre a polinização das abelhas que dão uma ajudinha no processo.

Fábrica de Chocolate Nugali, Pomerode

Eu gostei das informações, as crianças e o marido, gostaram mesmo de colocar a colherzinha para receber doses e doses de chocolate.

Agora se não lhe interessa fazer degustação, gaste seu tempo e dinheiro na lojinha. Tem sabores que você nem imagina, como chocolate com pimenta (arrependemos de comprar esse, já que o “ao leite” era maravilhoso).

Fábrica de Chocolate Nugali, Pomerode

Serei boazinha e vou dar um aviso. A primeira possibilidade da degustação e se não me engano é de cacau puro, que é muito amargo. E mesmo estando escrito ao lado, amargo, quem vai com muita sede ao pote, nem se dá o trabalho de ler.

Claro que morri de rir do marido e da Sofia que encheram a boca com tanta vontade e se decepcionaram. Mas foi tudo muito divertido, depois descobriram que mais doce era o último, então ficaram aproveitando até a chegada da próxima leva de visitantes. Você pode comprar seu tour

” target=”_blank” rel=”noreferrer noopener nofollow”>aqui.

Museu do Automóvel Pomerode

O Museu é um acervo particular de um apaixonado por carros antigos. Ele dedica muito trabalho e zelo no funcionamento e conservação dos modelos raros de sua coleção. O legal destes museus é que os carros conservam grande parte de sua originalidade.

Como nesta viagem pelo estado de Santa Catarina já tínhamos ido a outros museus, neste optamos por não entrar. Mas o funcionário mostrou ainda assim os carros que haviam ali para o meu marido, que é entre nós o segundo mais apaixonado por carro, já que perdeu o posto para o Tiago.

Segundo ele, entre os carros que tem no museu: Ford Mercury, Mustang, Cadillac, entre outras belezinhas! São 30 veículos clássicos dos anos 40, 50 e 60.

Museu do Brinquedo de Pomerode

Bem ao lado do Museu do automóvel está localizado o Museu do brinquedo. A saber, um acervo que conta com mais de 3000 brinquedos que vão desde a década de 20. A proposta do local é proporcionar aos adultos uma volta ao passado, e talvez, provavelmente, às crianças a possibilidade de conhecer novos brinquedos.

Museu do brinquedo, Pomerode

Rota do Enxaimel

Primeiramente vamos entender o que é o enxaimel. Nada mais é do que uma técnica de construção em que paredes são montadas com hastes de madeira, encaixadas entre si. E os espaços são preenchidos com tijolos ou pedras. Arquitetura comum na Alemanha.

Então é isso que você verá nesta rota. A saber, a estrada que leva para a rota do enxaimel é de chão batido e a rota começa no Pórtico do Imigrante Wolfang Weege.

Local onde você pode pegar o seu mapa e ter mais informações sobre o roteiro. Já no caminho da rota você encontrará as casinhas do estilo enxaimel e clima mais campestre, que levam a uma viagem no tempo e fazem com que sinta um pedacinho da Alemanha em terras brasileiras.

Um dos maiores acervos de construções em enxaimel existentes fora da Alemanha é encontrado em Pomerode. A saber, são mais de 300 construções deste tipo em todo o município. E a sua maior concentração está na rota de Enxaimel, ou seja, em 16 km com cerca de 50 edificações.

Não participamos de atrações com animais

Apesar de muitas pessoas recomendarem a ida ao zoológico, não cedemos a elas. E vou explicar o motivo. Acreditamos que a atividade turística não deveria ser possível com animais silvestres, nem mesmo num zoológico.

Se começarmos a pensar, por exemplo, que uma onça, um leopardo ou um leão, percorre grandes distâncias em busca de alimento, conseguimos imaginar como deve ser ficar num espaço tão pequeno.

Caso queira ler sobre o nosso posicionamento sobre isso, sugiro: Turismo com animais silvestres: diversão ou crueldade?

Esperamos de verdade que as pessoas comecem a se conscientizar um pouco mais sobre algumas práticas.

Passeio Pomerano

Passeio Pomerano, Pomerode

O passeio pomerano é uma avenida com vários restaurantes e lojas. Poderia assim ser colocado numa área de compras ou restaurantes. Mas achei tão legal o ambiente que acabei deixando aqui no setor atrações da cidade de Pomerode.

Passaporte de Pomerode

Por ser uma cidade que está crescendo dia a dia com o turismo, Pomerode criou um passaporte para os turistas. Não sei você, mas sou daquelas que vai longe por mais um carimbo no passaporte.

No que consiste esse passaporte? Vários comércios se uniram para que o turista em posse de um passaporte fomentasse ainda mais a economia local.

Após 10 carimbos no passaporte você ganha um presente. Cada carimbo é adquirido após 30 reais em compras. Bom seria se pudéssemos ganhar dez carimbos num único local, mas só é permitido um por comércio.

Como estávamos com as crianças e o bom das viagens são as experiências guardadas na memória, então lá fomos nós em busca da caneca de brinde. Para as crianças basta entrar e comprar. Embora para nós, começamos a pensar: “Mais barato seria comprar uma caneca”. (risos)

Dica Agarre o Mundo:

Assim que chegar na cidade já vá ao Portal Turístico Sul e peça um passaporte, afinal, você vai de alguma maneira aos restaurantes, confeitarias e ficar hospedado em algum hotel. E assim, já vai ganhando seus valiosos carimbos, mas precisará ter espaço na mala para levar o “prêmio” para casa.

Sabe, no final eu gostei bastante, pois entrei em restaurantes que não entraria. Conheci lindas lojinhas de artesanato e rimos muito no vai e vem em busca dos carimbos.

E o depois foi tão divertido, pois agora teríamos que levar o prêmio para casa. Lembrando que estávamos de carro, mas viajar de carro significa mais compras também, então, ficamos o tempo todo tendo cuidado com as benditas canecas.

E “ganhamos” duas canecas, sendo uma delas do tamanho gigante, aquelas que usam na Oktoberfest. Até hoje quando a vejo fico pensando, como poderia usá-la de alguma forma. (risos)

Experiência Gastronômica Imperdível

Quando viajamos, certamente, criamos com nossas experiências várias memórias. Mas, sem dúvidas, umas ficam sempre bem evidentes. Seja uma pessoa, um local, um restaurante ou uma aventura.

Então, quando alguém me pergunta sobre Pomerode ou ouço o nome, automaticamente a minha lembrança vai para algo que me marcou.

A gastronomia de Pomerode surpreende com sua culinária alemã. Com grandes restaurantes e confeitarias especializadas em marreco recheado, chucrute, purê de maçã, cuca e strudel.

E certamente aqui você vai encontrar uma gastronomia germânica bem fiel ao que se consome na Europa. Mas se você não curte muito a comida germânica, não se preocupe, existem também restaurantes italianos, churrascarias, hamburguerias e lanchonetes.

Restaurante Baracchetta

Sem dúvida, foi o restaurante Baracchetta o dono da melhor memória afetiva com a cidade. Fomos até lá, no dia que chegamos à cidade, já que foi o local escolhido para o reencontro com amigos queridos.

Fico pensando se foi tão bom pelo reencontro que tive com a querida Sabrina, uma das minhas amigas de faculdade, que não via há anos.

Talvez, provavelmente, não. Pois nos dias seguintes também nos encontramos, rimos e conversamos muito, aliás, bem mais do que no restaurante. Então, se algo fosse relacionado somente a ela, seriam outros momentos os escolhidos. E sim, estes momentos ficam também registrados e foram guardados numa gavetinha especial.

Então a comida era fabulosa? A comida era sim uma delícia, tanto as carnes quanto o sanduiche da Sofia. Parecer final: ótimas companhias, comida deliciosa, um ambiente pequeno e aconchegante, com poucas mesas, com a churrasqueira no fundo, trazendo um cheirinho delicioso, fez mesmo deste lugar, a minha melhor memória afetiva gastronômica.

Dica: Não deixe de pedir a saladinha de tomate e muçarela de búfala com o delicioso molho pesto. Ah, e se você gostou, compre ali mesmo um potinho e leve para casa, já que não tem a venda no mercado da cidade.

Restaurante Siedlertal

Se você já se sentiu em casa na cidade de Pomerode, então vá até o restaurante Siedlertal. Lá você encontrará comida típica alemã, música alemã, cerveja alemã e garçons com roupinhas usadas nas festas alemãs.

Pomerode café

Quer comer uma sobremesa deliciosa ou tomar um café num ambiente lindo? Vá até esta cafeteria, você não vai se arrepender.

Pomerode Café

Localização: Passeio Pomerano

Atenção: as porções são bem servidas. Logo, aproveite se você é um doceiro de carteirinha.

Cachaçaria Reinert

Sinceramente eu não sou amante das cachaças. Mas como tinha que preencher o passaporte, por que não entrar e buscar por uma cachaça que havia provado uma vez e que tinha adorado?

Assim, entrei e perguntei se tinham a tal cachaça de banana. Eles me informaram que tinham apenas o licor de banana e também de chocolate.

Resolvi fazer a degustação e adivinhe: adorei! Comprei logo duas garrafinhas e assim tenho um pouquinho de Pomerode na minha casa para provar de quando em quando.

Localização: Passeio Pomerano

Rota da Linguiça

A primeira coisa que me chamou a atenção na loja Rota da Linguiça foi uma árvore cheia de linguiças penduradas.

Rota da Linguiça, Pomerode

Por favor, entre nesta loja e peça uma linguiça de chocolate, talvez você tenha mais sorte do que nós. Olhe como brasileiro é criativo. Linguiça com chocolate. E mesmo entrando no site, tem a produção para compras esgotada.

Nesta lojinha você vai encontrar mais de 700 itens dos produtores da nossa região: embutidos, licores, cachaças, vinhos, cervejas, chocolate, geleias, torresmos, conservas, bolachas, sorvetes e souvenires.

Faça algumas degustações e não deixe de comprar a geléia de abacaxi com pimenta que fica uma delícia nos hamburguers. E se o seu paladar já estiver acostumado com pimenta, prove também a geléia de maçã com pimenta, ou seria pimenta com maçã?

Onde se hospedar em Pomerode

Pomerode em si não conta com uma rede hoteleira muito extensa, mas oferece ótimas opções de pousadas, chalés e casas para temporada, mas claro que tem alguns hotéis que contam com luxo e conforto.

O Agarre o Mundo separou para você algumas das melhores hospedagens em Pomerode:

Casa Branca Pousada 

Casa Branca Pousada Boutique é a pousada mais charmosa de Pomerode. Com localização privilegiada, fica no alto de uma colina e foi construída integrada à natureza. Assim, permite aos seus hóspedes desfrutar da tranquilidade, conforto e encanto do local num ambiente aconchegante e mais intimista.

Hotel Bergblick

Hotel Bergblinck - Pomerode

O hotel Bergblick é lindo, fica no alto com uma vista maravilhosa da cidade. É um daqueles lugares que nos fazem sentir em casa.

Pousada Lena Rosa

A pousada tem ótima localização, no coração da cidade, onde tudo acontece. Uma pousada romântica que oferece o melhor de Pomerode.

Eventos e festivais em Pomerode

Como é bom chegar num local e ainda assistir a um evento, ou dependendo, fugir dele, se a sua vontade foi realmente uma tranquilidade mais zen. Pensando nisso, preste atenção nos eventos que acontecem durante o ano em Pomerode:

  • Janeiro – Festa Pomerana
  • Fevereiro – Stammtisch Pomerode
  • Março – Encontro de Veí­culos Antigos de Pomerode
  • Abril – Osterfest
  • Maio – Desafio dos Rochas de Mountain Bike
  • Junho – Schornstein Festival
  • Julho – Festival Gastronômico
  • Agosto – Pomerlammfest, Festa do Borrego
  • Setembro – Pomerode Bier Fest
  • Outubro – Meia Maratona de Pomerode
  • Novembro – Weihnachtsfest,Festa de Natal
  • Dezembro – Volksfriends

Agora eu quero saber de você, deu vontade de conhecer essa cidade tão linda? Não deixe de nos acompanhar lá no Instagram.

Para conhecer outras cidades de Santa Catarina leia: Treze Tílias, uma história de amor com a cidade mais austríaca do Brasil , A Serra do Rio do Rastro e suas belezas.


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade. E assim, não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações.

Agora, se você deseja colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros. E você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais.



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: