Viagem e desenvolvimento pessoal, a combinação perfeita. Você pode estar se perguntando: O que viagem tem a ver com desenvolvimento pessoal?
Vou contar tudo sobre o tema, além de explicar porque uma viagem tem um poder transformador na sua vida.
Antes de mais nada, começo essa conversa com a percepção de que realizar o desenvolvimento pessoal já é uma viagem.
Primeiramente vamos entender o que é o desenvolvimento pessoal?
Desenvolvimento pessoal é, sobretudo, o aumento da capacidade e disposição da pessoa, de tomar o controle da sua vida e ser responsável por seus eventos.
O psicólogo norte americano Abraham H. Maslow criou, com a finalidade de explicar a sua teoria, uma pirâmide chamada de hierarquia das necessidades de Maslow.
De acordo com a sua teoria os seres humanos vivem em busca da satisfação de determinadas necessidades. E a perspectiva de satisfação dessas necessidades é o que gera a força motivadora do ser humano para mudar de patamar, ou seja, subir na hierarquia.
A saber, a pirâmide está representada no desenho abaixo, começando pela base, onde estão localizadas as necessidades fisiológicas, até o topo, onde se localiza a autorrealização.
- Autorrealização: Crescimento e desenvolvimento pessoal, autocontrole, independência, talento, criatividade e desafios.
- Estima: Auto-estima, confiança, respeito aos outros, status e autorreconhecimento.
- Sociais: Família, amizades, amor e comunidade.
- Segurança: Emprego, saúde, propriedades.
- Fisiológicas: respirar, comer, beber, abrigo e dormir.
Dessa maneira é possível observar que o desenvolvimento pessoal está no topo da hierarquia.
Você certamente dirá: Ok, eu entendi isso. Mas o que o ato de viajar tem a ver com desenvolvimento pessoal e com a teoria de Maslow?
Então vamos responder essa pergunta explicando Como se alcança o desenvolvimento pessoal?
Primeiro passo: É importante ter um objetivo bem definido
Primeiramente algumas perguntas nos ajudarão nessa fase: O que eu desejo? Quando desejo alcançar? O que eu preciso para alcançar a minha meta? Como eu farei para chegar ao meu objetivo?
Obviamente, isso é muito pessoal. Entretanto, a sua resposta vai lhe mostrar em que nível da hierarquia de Maslow você se encontra.
Por exemplo, se o que você mais deseja hoje é uma casa, um carro, você está no nível de segurança.
De maneira idêntica, se você deseja status, reconhecimento pelo seu trabalho, você está no nível de estima.
Todavia, se deseja conquistar algo muito além, como fazer uma viagem dos seus sonhos, você está no topo da pirâmide e tudo que você quer é a autorrealização.
Segundo passo: Interaja com pessoas com o mesmo objetivo
Surpreendentemente, quando você começa a se interessar por um determinado assunto, o universo vai trazendo pessoas que buscam as mesmas coisas.
De fato, quanto mais você viaja, mais você se conecta com pessoas que gostam também viajar, essa troca de experiências e de inspiração contribui para o processo de desenvolvimento de ambos.
Terceiro passo: Mantenha o foco
Seja honesto e responda a seguinte pergunta: Quantas metas você deixou para trás porque não deu a devida atenção a elas?
Decerto, quanto mais foco você colocar na sua vida e nos seus desejos mais rápido você subirá para o topo da pirâmide de Maslow.
Já ouvi inúmeras histórias de pessoas que diziam assim: “Quando eu me aposentar, vou viver viajando.”
Muitos foram embora desta vida sem realizar essa autorrealização, outros adoeceram antes de realizar a tão sonhada viagem.
Quarto passo: Realize questionamentos
Quando você questiona o que realmente é importante nesta vida, você muda de um estado de desejo passivo para a procura ativa de soluções, portanto, tornando-se uma pessoa melhor.
E aqui está a resposta para a nossa pergunta.
É durante uma viagem, curta ou longa, sozinha ou com acompanhante que você começa a se conhecer, a se questionar, a dar valor a sua vida, a descobrir o que você realmente gosta.
Descobre que são as coisas mais simples da vida que trazem felicidade e não todos os bens materiais que você adquiriu subindo a pirâmide de Maslow.
Além disso, descobre que a vida deveria começar de cima para baixo, e que se fizéssemos tudo partindo da autorrealização para fazer, para sobreviver, a vida seria muito mais linda, leve, livre e feliz.
Quinto passo: Registre um diário de agradecimento
De fato, registrar num diário seus agradecimentos lhe faz enxergar a vida de outra forma, uma forma positiva e assim chegará mais rápido ao seu tão desejado desenvolvimento pessoal.
Quer um conselho, arrume suas malas, carregue a sua bagagem de vida e vá para o mundo, certamente voltará com a sua bagagem mais cheia de vida, experiências e amor, mesmo tendo deixado tudo isso também no destino que você escolheu, com as pessoas que cruzaram seu caminho.
Que tal ler um artigo dos benefícios que uma viagem pode fazer por você: Viaje e torne se uma pessoa melhor.
E assim nosso artigo chega ao fim…
E aí? Gostou do artigo? Você também acredita que viagem e desenvolvimento pessoal têm tudo a ver?
Se tiver alguma dica para compartilhar, vamos adorar! Não esqueça de deixar o seu like no fim do artigo, isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas. Desde já, gratidão!