" /> O que fazer em Urubici, além de curtir o frio - Agarre o Mundo

O que fazer em Urubici, além de curtir o frio

Urubici, Morro da Igreja
escrito por Kenia Miranda

A pequena Urubici tem grande fama por ser uma das cidade mais fria do Brasil. Mas eu não sou a amante do frio, assim fui em pleno verão, e advinhe. Também passei um friozinho.

Apenas para se ter uma ideia, em julho de 2021 os termômetros chegaram a registrar -6,5°C. E como o brasileiro não é acostumado com neve e desejam muito ver paisagens branquinhas a cidade fica cheia nos meses de inverno.

Mesmo indo no verão ao visitar o Morro da Igreja, estávamos todos com uma blusinha de frio, mesmo com o solzinho já esquentando. Agora imagina essa mesma atração em 1996, quando foi registrada a temperatura mínima mais baixa do país, cerca de -17,8 °C. Fora a sensação térmica que era muito menor que isso.

Além do frio que muitos buscam, a região ao redor da cidade é famosa pelos seus cânions, cachoeiras e belezas naturais. Urubici é um lugar de muita paz, natureza e boas energias. Confira nesse post as dicas do que fazer em Urubici e na Serra Catarinense!

cidade de Urubici é pequena e conta com uma população de pouco mais de 11 mil habitantes. Apesar da cidade de Urubici ficar localizada num vale, ela ainda está a aproximadamente 900 metros de altitude.

Entretanto, a sua atração mais conhecida, o  Morro da Igreja, um dos cartões postais da região fica a 1822 m de altitude. Assim, não esqueça o seu agasalho.

Morro da Igreja, Urubici

A saber, Urubici fica na região do Vale do Rio Canoas e é produtora principalmente de maçã e erva mate, bem como outros hortifrutis. Por isso, é comum ver plantações de maçã em vários pontos da estrada e em alguns lugares turísticos.

É claro, não perdi a oportunidade de parar, tirar fotos e ainda comprar algumas maças.

Quanto tempo ficar em Urubici

Para aqueles que pretendem apenas curtir o frio ou tirar uns dias para se isolar na serra e curtir a natureza, um fim de semana pode ser suficiente.

Entretanto, se você quiser conhecer os principais pontos turísticos, cachoeiras e trilhas da região, eu recomendo pelo menos 4 dias inteiros de viagem.

A cidade é uma delícia e mesmo com tantas coisas para fazer, você vai querer curtir o tempo passar lentamente e quem sabe, também não fazer nada.

Urubici

De fato, é preciso considerar alguns fatores. Em primeiro lugar o tempo de deslocamento até a região, já que muitos viajantes desejam em uma única viagem conhecer várias cidades.

Então, saiba que de Florianópolis, que é a capital mais próxima, até Urubici são 3 horas de carro. Já de Porto Alegre, são no mínimo 6 horas, podendo levar mais tempo dependendo das condições das estradas de acesso.

Em segundo lugar, leve em consideração que o clima em Urubici é instável. Lugares como o Morro da Igreja, Serra do Corvo Branco, Serra do Rio do Rastro e Morro do Campestre podem ficar totalmente encobertos por neblina de uma hora para outra.

Mas se você tiver a sorte que sempre tivemos, pegará um tempo lindo e com céu aberto. Lembrando mais uma vez que fomos no verão. E como quase todas as atrações são ar livre, coloque um ou dois dias a mais, para não correr o risco de não visitar algo que deseja muito, apenas porque o tempo não colaborou.



Clima em Urubici

Chove muito durante todo o ano na região de Urubici mas dá pra tentar fugir da pior época evitando os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro. Mas preferimos ir mesmo durante o verão e conseguimos ver tudo o que planejamos.

A dica é: o tempo abriu, não perca tempo, vá logo. Porque verdade seja dita, o tempo na região não para. Pensando nisso, tenha sempre a mão sua roupinha de frio e um guarda-chuva.

Se você não quer pegar chuva, então visite a cidade nos meses de abril a agosto. Entretanto, se prepare, pois estes são meses mais frios. Inclusive se deseja ver neve, julho e agosto são os meses propícios para isso.

Nós viajamos justamente em dezembro, veja nas imagens o que fizemos. E claro, aproveitamos a chuvinha dentro da nossa cabaninha super confortável. E pela janela também vimos o nevoeiro chegar e ir embora.

Nevoeiro, Urubici

Aproveite a viagem e veja o que o tempo trás para você.

O que fazer em Urubici – Pontos turísticos

Além dos pontos turísticos mais explorados e conhecidos, existem muitos outros, que ficam em propriedades particulares. E estão aos poucos se tornando disponíveis para o turismo.

Urubici é uma cidade que não tem ainda o turismo na veia, talvez isto esteja mais evidente nos meses mais frios, onde é mais procurada. Mas posso te dizer, que existe muita gente apostando no turismo por lá, já que muitas propriedades particulares cobram para os turistas terem acessos as suas cachoeiras.

Além disso, dependendo do local que escolher para se hospedar, você verá muitas construções de cabanas em andamento para receber os turistas.

Morro da igreja

A atração mais famosa da região é gratuita. Ou seja, você terá acesso ao Parque Nacional São Joaquim, para ver o Morro da igreja e a Pedra Furada. Entretanto, é preciso reservar no site do ICMBio antecipadamente e retirar o ingresso ao chegar em Urubici. Nada complicado.

Morro da igreja - Urubici

Local e horário para retirar o seu ingresso: Av. Pedro Bernardo Warmling, 1542, entre as 08:00 e as 12:00 e entre as 14:00 e as 16:00.

Reserve pelo site: http://www.icmbio.gov.br/parnasaojoaquim/guia-do-visitante.html

O Morro está localizado a 30 quilômetros do centro de Urubici, e como estávamos hospedados bem próximo dele, foi mais fácil observar o tempo para ir na hora certa.

Seu acesso é feito pela rodovia SC-370 seguindo por uma estrada de aproximadamente 18 quilômetros que leva ao topo do morro.

O Morro possui 1822 metros de altitude. Diz a lenda que em dias de boa visibilidade é possível ver o mar a mais de 100 km de distância. Talvez na próxima visita eu leve uns binóculos, pois o céu estava lindo e não avistei nada.

O Morro da Igreja é um lugar incrível para passar um tempo conectado com a natureza, com uma das vistas mais incríveis da serra catarinense.

No local você vai encontrar uma base de monitoramento aéreo dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde a Aeronáutica instalou o CINDACTA II.

Atenção: Cuide com as crianças para não chegar muito perto da beira, assim evita acidentes.

Morro da igreja - Urubici
Mãozinha dada

Pedra Furada

No topo do Morro da Igreja é possível ter uma visão privilegiada da Pedra Furada, uma escultura em formato de janela que mede em torno de 30 metros de circunferência, além dos enormes cânions.

Morro da igreja - Urubici

É possível fazer uma trilha até a pedra, o que proporcionará uma bela vista para os paredões da Serra Geral. O trajeto de ida e volta é de 8 quilômetros e costuma tomar entre 5 e 6 horas de caminhada. Para ter acesso a esta trilha o visitante deve contratar um condutor cadastrado no ICMBIO.

Isso mesmo, para fazer a trilha até a Pedra Furada é obrigatório contratar um guia, pense nisso como sua segurança. E aqui eu super recomendo fazer antecipadamente, pois dependendo do dia escolhido, talvez você não consiga um guia disponível.

Não fizemos esta trilha, porque os guias recomendaram não ir com o Tiago, que tinha na época 4 anos. Mas talvez eles não tenham lido as aventuras que fizemos com ele no Jalapão, quando ele era ainda um bebê e as trilhas na Chapada do Veadeiros.

Igualmente, estávamos adorando passar o tempo na nossa cabana e fazendo tudo mais lentamente, então optamos por não dividir a família para ir até a pedra furada.

Atenção: saiba que mesmo durante o verão o morro apresenta temperaturas baixas. Então uma dica é fazer a subida entre 10 e 15 horas, evitando a neblina e tendo uma maior visão da paisagem.

Mirante de Urubici

Mirante de Urubici

Bem próximo aos Guardiões do Avencal tem um mirante onde é possível ver toda a cidade de Urubici. Fica alguns metros acima da SC-110 e vale a rápida parada pra conhecer e fotografar.

Cascata Véu de Noiva

Há quem goste de fazer longas caminhadas para ir até uma cachoeira. Há quem prefira não caminhar tanto. Nós topamos tudo, pois acreditamos que a natureza tem uma grande potência de nos fazer conectar com nós mesmos.

Assim se você procura contato com a natureza em um lugar agradável e no final (ou início, se assim preferir) também almoçar e provar delícias da região, a Cascata Véu de Noiva é uma boa opção. E aqui a caminhada não é longa, em torno de 300 metros.

Se o dia estiver quentinho, você até consegue entrar e aproveitar um pouco mais a água. Estávamos nos acostumando com o clima instável da região, assim só apreciamos a vista.

Na verdade não tem uma queda d’água, aqui a água escore por uma parede de pedra parecendo o véu de uma noiva. A cascata fica em propriedade particular, onde também há uma tirolesa e trilhas onde se tem acesso à outra cachoeira.

Cascata Véu de Noiva, Urubici

Fica no caminho para o Morro da Igreja, a 29 km do centro da cidade. O acesso é todo asfaltado, exceto os 800 m dentro da propriedade.

Antes da entrada tem um “parquinho”, que aliás só vimos na saída, bem legalzinho. Não tem escorrega, nem balanço, mais tem helicóptero, moto, trator e cadeira feitos com pneus e muita criatividade.

Cachoeira dos Namorados e Cachoeiras Três Irmãs

Após passar pela Cachoeira Véu de Noiva, siga andando para visitar mais duas cachoeiras. A trilha é bem sinalizada e tranquila de se percorrer, até chegar as escadas. As crianças fizeram a trilha toda brincando e se divertindo, até chegar as escadas.

Todas as vezes que me lembro das escadas, lembro que desci com o Tiago nas costas e o pai fez o mesmo na subida. Assim, conseguimos mantê-lo em segurança. E como não se cansou conseguiu percorrer o caminho de volta sem colo. Óbvio, que no final, estávamos “morrendo” de sede, mas com a certeza que estávamos em ótimas condições físicas.

Ao final da escadaria tem um mirante para a cachoeira e também para o Vale onde fica a Cachoeira Três Irmãs. Sem dúvida, o esforço é recompensado.

Cascata Avencal e Novo Mundo

Além do contato com a natureza, aqui você poderá aumentar as doses de adrenalina no seu corpo. Imagine despencar ou se jogar 100 metros em queda livre. Isso mesmo você pode fazer um pêndulo no penhasco da queda. (atração paga a parte)

No Parque Cascata do Avencal também há um mirante e a partir dele é possível tirar uma foto da cascata por inteiro, sem cortes. Tem também uma tirolesa que passa sobre a cascata e proporciona uma visão incrível da área. Além disso, o parque conta com passeios a cavalo, trilhas, pedalinho e arco e flecha.

A cachoeira tem 100 metros de queda livre, pode ser visitada por cima e por baixo. Na parte de cima há várias atrações e atividades: 4 mirantes nos dois lados da queda (um deles de vidro), além de uma réplica da Pedra Furada para fotos.

Na parte de cima você pode optar por visitar o Parque Cascata do Avencal e o Parque Mundo Novo.

No Parque Cascata do Avencal é onde está localizada uma pequena passarela de vidro, uma estrutura que avança sobre o penhasco e permite a visualização lateral da cascata – experiência divertida para quem não tem medo de altura.

O valor pago para visitar a Cascata do Avencal está incluso o acesso a Cachoeira Mundo Novo.

Cachoeira papuã

Se você acha que já viu muita beleza num dia só, saiba que a cachoeira Papuã vai te surpreender. A saber, é uma das últimas novidades como ponto turístico de Urubici. Além da queda d’água linda, que ficou muito tempo “escondida” dos olhos dos turistas, você vai poder aproveitar umas das atrações mais desejadas da região.

Em 2022 o parque ganhou uma nova atração, essa mais radical, um Sky Bike de 150 metros de altura e 460 metros de extensão. A atração atravessa o precipício e provoca alta adrenalina nos aventureiros.

Além disso, você vai andar numa passarela de 300 metros de extensão que termina em um mirante de vidro para cachoeira e cânion. A plataforma fica acima de um penhasco de 120 metros de altura e de onde se avistam as duas belíssimas quedas d’água.

Serra do Corvo Branco

A Serra do Corvo Branco é uma estrada de terra que vai fazer o seu coração acelerar a cada curva. Não tem nada a ver com a Serra do Rio do Rastro, mas tem a sua beleza e sinceramente, como tem que descer e subir lentamente, é possível aproveitar mais a vista e calmaria que a estrada e a natureza ao redor proporciona.

Para saber tudo sobre esta estrada, deixo aqui o artigo: A linda serra do Corvo Branco – Santa Catarina

Serra do Rio do Rastro

Você já percebeu que tudo que envolve natureza, com grandiosidade estou dentro. Subir a Serra do Rio do Rastro, me trouxe grande euforia. E a minha vontade ao topo era descer imediatamente. Apenas para subir mais uma vez.

Não fica na cidade de Urubici, mas faça uma força para passar por lá para chegar até a cidade.

Para ler o artigo completo de como e porque você deve adicionar a Serra do Rio do Rastro no seu roteiro, deixo aqui o artigo: A Serra do Rio do Rastro e suas belezas.

Se você está em Florianópolis e achou pesado ou arriscado dirigir nesta estrada, pense na possibilidade de fazer uma excursão para conhecer a Serra do Rio do Rastro e a cidade de Urubici.


Faça um seguro viagem para Urubici/SC

O seguro viagem que é fundamental em viagens internacionais, passou a ser importante também para viagens nacionais, uma vez que muitos planos de saúde tem cobertura regional. Ainda mais para um destino como Urubici.

Seguros Promo é um site que vende seguros de diversas empresas e é uma das melhores formas de pesquisar o melhor seguro para sua viagem.

Você percebeu quantas aventuras tem a na região e nada melhor que fazer tudo na maior segurança e além disso, ter um seguro viagem para qualquer intercorrência. Claro, que o objetivo do seguro é não usar, mas se precisar, ele estará prontinho para ser usado.

Hospedagem em Urubici

Por aqui adoramos uma boa hospedagem e em Urubici não foi diferente, aliás, para as crianças foi a hospedagem mais diferente. Optamos por uma cabana no formato triangular, localizada no alto de uma montanha.

Assim desfrutamos de várias sensação, como ver o nevoeiro se aproximar e minutos depois, sumir. Apreciamos o nascer e o pôr do sol sentados no sofá.

Acordamos com os cantos do passarinhos e o barulho dos sapinhos. Aliás, as crianças viram dois passeando na varanda. Uma lagarta e uma linda libélula.

Se indo no verão, nos empacotamos para dormir, imagino no inverno, quando as temperaturas na cidade podem chegar a -5 graus, e no alto das montanhas ainda menos.

De fato, Urubici conta com um grande número de pousadas espalhadas mais pelo interior do que na cidade. Há tanto hotéis na cidade, como pousadas simples e charmosas pousadas localizadas entre belíssimas paisagens naturais.

Atenção! Se vai buscar hospedagem em Urubici em finais de semana do inverno e feriados prolongados, reserve com pelo menos um mês de antecedência, pois costuma lotar.

Sugestões: Infinity Valley Cabana, Bela Hospedaria Real, Contemporâneas Cabanas e Cabana Efatah e pousada Colina dos Ventos.

Deixo aqui um buscador de passagens, hotéis e carros, o Skyscanner.

 

Então, gostou de conhecer Urubici e suas atrações? Você gosta de estar em contato com a natureza? Conte nos comentários se você conhece essa região e suas maravilhas.


Colabore com o Agarre o Mundo

Gentileza, gera gentileza. Se você acredita que o nosso conteúdo foi de alguma maneira útil para você, uma forma de retribuir é utilizar os nossos links de parceiros afiliados na organização das suas viagens. Você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!