" /> O diamante chamado Antuérpia - Agarre o Mundo

O diamante chamado Antuérpia

Catedral Nossa Senhora da Antuérpia
escrito por Daniella Garcia

O diamante chamado Antuérpia ou também conhecido Antwerpen.

De fato, quando se pensa na Bélgica, geralmente vem a cabeça, Bruxelas ou Bruges, sendo suas cidades mais famosas.

Contudo hoje lhe convidamos a se apaixonar por Antuérpia, um dos lugares mais populares para se viver na Bélgica, graças à sua beleza, cultura e diversidade.

A saber, a Antuérpia também é a capital mundial dos diamantes: em 2011 a indústria local movimentou mais de 56 bilhões de dólares.

A charmosa e encantadora Antuérpia - Bélgica

De tal forma que emprega direta e indiretamente cerca de 34.000 pessoas, e cerca de 80% dos diamantes em bruto do mundo e metade dos diamantes em corte do mundo são comercializados em Antuérpia.

Só para exemplificar, há uma milha quadrada em torno da Estação Central, a Diamantkwarti, que possui cerca de 380 oficinas e cerca de 3.500 corretores, comerciantes e cortadores de diamantes.

Enfim, não deixe de dar uma olhada nos diamantes com o renomado “AntwerpCut”.

A lenda do Gigante da Antuérpia

Estátua do Brabo

Brabo, o herói que conseguiu derrotar o gigante

Diz a lenda que na Antuérpia havia um gigante, que cobrava da população um alto valor para atravessar o Rio Scheldt. As pessoas que recusavam pagar, tinham suas mãos cortadas e jogadas no rio.

E foi Brabo, o herói que conseguiu derrotar o gigante. Segundo o folclore, além de matá-lo, Brabo fez o mesmo ritual, assim, cortou as mãos do gigante e as arremessou no rio.

O monumento que representa a mão que foi cortada do gigante

Daí o nome Antwerpen, do holandês “hand” é mão e “werpen” significa arremessar.

Cultura e arquitetura na Antuérpia

A saber, Antuérpia é a segunda cidade mais populosa da Bélgica e também uma das mais culturalmente diversa, tendo um passado cultural bem famoso. Duas de suas figuras mais importantes são Christophe Plantin (famoso humanista e impressor) e Peter Paul Rubens (pintor barroco).

Rubens, especialmente, é conhecido em todo o mundo como um artista altamente distinto, mas poucas pessoas sabem que ele viveu em Antuérpia.

O Museu Real de Belas Artes

Suas obras podem ser encontradas no Museu Real de Belas Artes (Museu KoninklijkVoor Schone Kunsten Antwerpen), bem como na Catedral de Nossa Senhora da Antuérpia (Onze-Lieve-Vrouwekathedraal) e em muitas outras igrejas de Antuérpia.

Aliás, deixo uma dica, se você quiser apreciar alguns destaques culturais, a Ópera Vlaamse e o Teatro Bourla são os centros de artes cênicas da cidade.

Contudo, se a arquitetura é a sua paixão, os edifícios de Antuérpia vão do gótico ao pós-moderno, tornando a cidade um verdadeiro mimo para os amantes da arquitetura!

Curiosidade: O romance “A Dog of Flanders”, de 1872, cujos personagens principais são Nello e Patrasche, tem como destaques a Catedral de Nossa Senhora e as pinturas de Rubens.

Nello, um garoto órfão, fica amigo de Patrasche, um cão abandonado e visitam a catedral diariamente, onde Nello admira as pinturas de Rubens. Devido aos inúmeros contratempos e dificuldades, a vida de Nello e Patrasche terminam na catedral, onde eles morrem juntos.

Nello e Patrasche são personagens do romance "A Dog of Flanders"

Assim, o comovente romance passa uma mensagem de amizade incondicional. A história ficou famosa no Japão, e entidades de lá financiaram a bela escultura da dupla de heróis.

Sobre Daniella Garcia

Daniela Garcia

Daniella Garcia, brasileira de Cuiabá-MT, CEO da @bembelga, há 17 anos morando na Bélgica, país que amou desde o primeiro dia, de fato, curte cada descoberta em todas as estações e situações.

Embora muitos estrangeiros sofram com preconceitos em outros países, Daniela foi recebida, respeitada e amada, desde o princípio, de tal forma que tem um enorme carinho pela Bélgica.

Movida pela paixão em receber visitantes durante todo esse tempo, organizar viagens de amigos, familiares e estar muito conectada com o local, surgiu, assim, a ideia de montar o receptivo.

De tal forma que a @bembelga realiza um atendimento super exclusivo e personalizado com total excelência, dedicação e assistência durante a estadia de seus clientes. Clientes estes, que certamente são tratados como amigos.

A saber, o tour é realizado em português, por pessoas locais completamente envolvidas na cultura local e suas curiosidades.

Antuérpia é sinônimo de: 

Sinônimo de Nobreza.

Outono na Antuérpia - Foto:@bembelga

Conhecida por ser um dos lugares mais cosmopolita do planeta, ou seja, 174 nacionalidades diferentes vivem por aqui.

Além disso, tem um dos maiores portos e uma das estações mais bonitas do mundo!

O que te levou a morar na Antuérpia?

O AMOR me trouxe a Antuérpia. Conheci o meu marido no Brasil em 1999 e começamos a namorar, entretanto ele já vivia na Bélgica desde dos 17 anos.

Enfim, como ele já tinha uma empresa na Bélgica e voltaria, eu embarquei com ele. Assim, casamos e temos 2 filhos.

Antuérpia é uma cidade boa para se viver? 

Sim, excelente. 

É a segunda maior cidade da Bélgica e a maior da região de Flandres. A população total de Antuérpia é 525.935 (2019) e como resultado, tornou-se o maior município tanto de Flandres quanto da Bélgica, em termos populacionais.

Inegavelmente é conhecida como centro mundial de lapidação de diamantes e por seu porto, um dos maiores do mundo, localizado as margens do rio Escalda. 

Antuérpia é uma cidade muito agradável para se viver, pois, sempre há algo a fazer. O centro histórico de Antuérpia é muito aconchegante, além disso, é movimentada com bares, restaurantes, lojas, museus e boutiques.

Mesmo que Antuérpia seja uma cidade tamanho “mini”, ela possui um caráter muito internacional.

Talvez provavelmente, parte disso se deva ao fato dos moradores da cidade serem frequentemente multilíngues, ou pelo menos, bilíngues e multiculturais.

A cidade tem um toque histórico, por certo, oferece uma gama de diferentes oportunidades de lazer. 

Os cuidados de saúde são principalmente um sistema estatal e são complementados por alternativas privadas. 

Agora, se você deseja um bom motivo para escolher Antuérpia, eu lhe conto agora: você certamente encontrará um trabalho interessante em uma das multinacionais ou no porto.

Porto da Antuérpia - Foto: Visit Antwerpen
Porto da Antuérpia – Foto: Visit Antwerpen

Qual a característica da Antuérpia que mais lhe agrada? 

Antuérpia tem uma localização muito central e privilegiada. Você pode, por exemplo, de carro, viajar facilmente para cidades como Bruxelas, Ghent, Bruges ou Liège.

Igualmente de trem, o Thalys levará você a Paris dentro de algumas horas, ou o EuroStar levará a Londres rapidamente e a saber, Amsterdã também não está longe. 

O Trem conduz da Antuérpia para outras capitais da Europa

Em contrapartida, se deseja ir de avião, Antuérpia também tem um aeroporto onde você pode voar facilmente para diferentes destinos na Europa.

O que mais foi difícil para se adaptar na Antuérpia? 

Primeiramente, eu diria que a língua, depois a culinária e os horários de funcionamento do comércio, já que tudo fecha às 18 horas.

De tal forma que não há estabelecimentos que funcionem 24 horas como temos Brasil afora.

Mas tudo se acostuma e no fim acabamos nos adaptando.

Quais as características mais marcantes do povo belga? 

A pontualidade, o respeito e a discrição.

Quem à vai a Antuérpia não pode deixar de visitar a …

É possível conhecer Antuérpia em um dia, mas tenho certeza que desejará ficar mais. Então você pode conhecer:

Estação Central

Foi eleita em 2014 pela Mashable como a mais bonita do mundo. A saber, a estação foi construída em 1905 e possui 4 andares.

Diamond Musem

Diamond Musem (DIVA) Foto: Visit Antwerp

O DIVA, como é conhecido, apresenta luxuosos e extravagantes diamantes, jóias e objetos de prata, onde você poderá ter uma experiência imersiva e interativa que explora diferentes aspectos desses objetos.

DelRey

O restaurante DelRey é uma excelente opção para se tomar um chá, mas na verdade, é o local onde serve o melhor chocolate do mundo.

Meir

A Meir é a principal rua comercial de Antuérpia

A Meir é a principal rua comercial da Antuérpia, está rodeada por edifícios monumentais com belas fachadas e no Natal torna-se ainda mais atrativa.

Casa de Rubens

O Rubenshuis é a antiga casa e oficina de Peter Paul Rubens na Antuérpia, que ele renovou e ampliou com base nos projetos próprios.

Após as reformas, a casa e o jardim do pátio tinham a vista de um palácio italiano, que refletia os ideais artísticos de Rubens.

Catedral de Nossa Senhora da Antuérpia

Catedral de Nossa Senhora da Antuérpia Foto: Visit Antwerpen

Esta é uma obra-prima da arquitetura gótica na cidade, sendo uma das maiores do mundo deste estilo. Depois de 170 anos de trabalho, a construção da igreja foi concluída em 1521.

Grote Markt

Grote Markt é uma praça situada no coração do bairro antigo da cidade

É uma praça situada no coração do bairro antigo da cidade. Nela situa-se uma extravagante Prefeitura, vários salões elaborados do século XVI, muitos restaurantes e cafés.

Het Steen

O Het Steen foi uma fortaleza medieval Foto: Visit Antwerpen

O Castelo é uma fortaleza medieval construída em 1200, embora hoje funcione como um memorial da Segunda Guerra Mundial, a propriedade já foi uma prisão.

Sint-Annatunnel

O Sint-Annatunnel é um túnel para pedestres e bicicletas sob o rio Scheldt na cidade de Antuérpia, de tal forma que conecta a cidade à margem esquerda.

Esse túnel de 572 metros, que fica a 31,57 metros de profundidade e ambos os lados têm elevador para 40 pessoas e duas escadas rolantes de madeira autêntica. Inegavelmente, estas escadas foram uma novidade na época.

MAS – Museu Aan de Stroom

O Museu Aan de Stroom (Museu no Rio) é uma das instituições culturais mais fascinantes da Antuérpia e um exemplo espetacular de arquitetura contemporânea.

MAS – Museu Aan de Stroom Antuérpia Foto: @bembelga

Assim, admire seu design imponente e moderno, aprecie as vistas espetaculares dos pisos superiores e aprenda sobre a história da Antuérpia com uma série de exposições fascinantes.

MAS – Museu Aan de Stroom Antuérpia Foto: @bembelga

O Museu só não abre nas segundas-feiras e embora a entrada seja gratuita, há uma taxa de entrada para as galerias e exposições temporárias.

É caro morar na Antuérpia? E para os turistas?

Comparado a cidades como Londres ou Paris, a vida na Antuérpia é muito mais barata. Por exemplo, você pode alugar um apartamento mobiliado de luxo em uma localização privilegiada a partir de 900 € por mês.

Os modernos apartamentos dispõem de cozinha equipada com lava-louças, geladeira e freezer, além disso, o prédio possui segurança de câmera, controle de acesso com crachá e uma porta frontal resistente a ladrões.

Comida nos move. Quais especialidades gastronômicas mais se destacam na Antuérpia?

A cozinha belga é amplamente variada, com variações regionais significativas, só para ilustrar, reflete a culinária das vizinhas França, Alemanha e Holanda.

Diz-se às vezes que a comida belga é servida na quantidade de culinária alemã, mas com a qualidade da comida francesa.

O país tem muito a oferecer, embora fora do país, a Bélgica seja mais conhecida por seus chocolates, waffles, batatas fritas e cerveja.

A fim de dar dicas de pratos Bem Belga, aí vão mariscos, waterzooi (espécie de sopa), batata-frita, croquete de camarão cinza, tomate com camarão cinza, cannibale (parecido com quibe cru), entre outros.

Hoje é um dia mega especial, que local levaria seus amigos para jantar? 

Com toda certeza, em algum destes: Fiera, Le Prisitne ou The Jane. 

Entretanto você pode escolher uma culinária específica, sugiro as seguintes: Vietnamesa: Bun; Africana: Gojo; Indiana: Mission Masala; Italiana: Pici e Il Famosi; Greca: Mandraki; Libanesa: Sumac; Marrocana: El Warda; Espanhola: La Boqueria; Israelenese: Middle Eats; Japonesa: Izumi

Um ou mais locais para um bom café da manhã e almoço? 

Certamente: Pain Pidou, Tinsel, Pilar, Butchers Coffe, Mirlo’s, Barnini, Barchel, Charlie’s, Bardin, Kloonies, Kafeenini, Moss, Munch, Cafematic, Divers, Roest. Basta escolher um e tenho certeza que não haverá decepção.

Contudo se você deseja uma refeição saborosa com um valor mais em conta, tem como opções: De Arne Duivel, Horta Grand Café & ArtNouveau Zaal, Elfde Gebod, Shuk (comida mediterrânea), Maritime (frutos do mar).

Qual a maior dificuldade para uma mãe que gostaria de morar ou visitar a Antuérpia com seus filhos pequenos? 

Sempre caímos no mesmo quesito “língua local”, mas as crianças quando moram aqui, vão receber total apoio e direcionamento para a educação escolar com alto nível e logo se encaixam. 

Para viajantes, a Antuérpia tem muitas opções para os baixinhos, então não terão dificuldades para encontrar atividades para eles.

Mesmo que você não seja turista no momento, na sua opinião qual é a melhor região para hospedagem? 

Centro Histórico é uma boa opção de hospedagem

A fim de estar bem localizado durante a sua viagem, indico a região do lado esquerdo da Catedral, ou região sul da cidade ou na pequena ilha. Opções: Hotel Rubens-Grote Markt e Hotel Julien.

Que lugar você sugere para badalar à noite?

Diversão aqui não falta, afinal, além dos diversos bares, Antuérpia possui várias discotecas, entre elas: Ikon, Roxy, The Villa, Ampere e The Dirty Rabbit.

Quais os melhores lugares para fazer compras na Antuérpia? 

O maior centro comercial moderno coberto é o Grand Bazar. Antuérpia sempre teve uma tradição de mercados abertos.

maior centro comercial moderno coberto é o Grand Bazar

Então, depois de se estabelecer no seu hotel, saia e experimente a variedade de mercados diários, semanais, mensais e anuais que vendem de tudo, desde comida e flores a pássaros exóticos e iguarias do norte da África.

ModeNatie é o epicentro do distrito da moda, ou seja, abriga o Instituto de Moda Flandres (FFI), o Museu da Moda (MoMu) e o Departamento de Moda da Royal Academy of Fine Arts.

O ModeNatie é o epicentro do distrito da moda, Foto: Visit Antwerpen

Fazer compras, portanto, é um dos passatempos favoritos desta cidade, assim, você pode visitar o Meir, Lombardenvest Região, Nationalstraat, Stadsfeestzaal, Hopland, Schutterhofstraat, Shopping Center Wijnegem.

Indica algum bate e volta partindo da Antuérpia? 

Com toda certeza, de Antuérpia você facilmente aproveitará um bate e volta como: Bruges, Ghent, Bruxelas, Roterdã, Amsterdã, Maastricht,  Keukenhof.

Existe algum ponto turístico que você não recomendaria? Por quê? 

Não necessariamente, pois todos são bem distintos. Embora, particularmente, eu só recomendo conhecer o de Ruien,  para quem tem estômago forte, pois ele acontece nas ruínas da parte antiga da cidade, no subsolo e tem um certo odor.

Ruien é uma opção para quem tem estômago forte, pois ele acontece nas ruínas da parte antiga da cidade, no subsolo e tem um certo odor

Sempre temos um lugar especial que vamos com frequência, seja um parque, um restaurante, um café ou outro lugar. Qual é o seu lugar especial? E por quê?

Gosto muito da região da Eilandje (pequena ilha), pois adoro caminhar com a visão dos barcos e yatch entrando e saindo do porto da cidade. 

A região da Eilandje (pequena ilha) é um lugar bem agradável

Quais programas Antuérpia oferece voltado para crianças? Ou não tem?

Inegavelmente existem várias atrações para crianças: Zoológico de Antuérpia, o Comics Parque (dentro da Estação de Antuérpia), o Museum Chocolate Nation, o Park Spoor Noord, o Stad Park, a vista do MAS Museum, a Travessia do Sint-Annatunnel ou o Park Nieuw Zuid.

O que mais você sente falta do Brasil?

Minha família e comida caseira da minha mãe.


E assim terminamos o passeio pela terra dos diamantes

Então, você conhece a Antuérpia? Se não, será que conseguimos despertar o seu interesse para conhecer essa cidade tão surpreendente?

Tem dicas para compartilhar conosco e com outros leitores? Ah, sugestões e críticas também são bem-vindas!

Se você gostou das dicas, confira também as dicas de brasileiros que vivem em outros países: Turquia, Orlando, Boston e Madrid.

Se puder deixar o seu like no fim do artigo, agradecemos, pois isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas.

E se desejar saber mais novidades sobre o Agarre o Mundo é só nos acompanhar através das redes sociais, seja bem-vindo(a).

O Agarre o Mundo segue com o compromisso de sempre mostrar a “viagem como ela é”.

E se desejar um roteiro para curtir sua viagem sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Daniella Garcia

Brasileira de Cuiabá-MT, vive há 17 anos na Bélgica, país que amou desde o primeiro dia, de fato, curte cada descoberta em todas as estações e situações. Movida pela paixão em receber visitantes durante todo esse tempo, organizar viagens de amigos, familiares e estar muito conectada com o local, surgiu, assim, a ideia de montar o receptivo. De tal forma que a @bembelga realiza um atendimento super exclusivo e personalizado com total excelência, dedicação e assistência durante a estadia de seus clientes.

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!