" /> Medellín: a cidade da eterna primavera - Agarre o Mundo

Medellín: a cidade da eterna primavera

Medellín
escrito por Mariza Floriano

Visitar Medellín, suas lindas obras sociais, com seu excelente e organizado transporte público e entrar em contato com seu povo extremamente simpático, lhe trará um prazer enorme.

Será difícil acreditar que a mesma, já foi um dia uma das 10 cidades mais perigosas do mundo. Por sorte, Medellín se reergueu e esbanja, sendo, surpreendentemente, uma das melhores cidades para se viver na América do Sul.

De fato, a cidade mudou e os turistas podem apreciar suas belezas, já que a sua criminalidade diminuiu em 80%. E além disso, recebeu vários prêmios de inovação.

A saber, Medellín é a única cidade colombiana a ter um sistema de metrô e a ele são conectados bondes elétricos e teleféricos (metrocable) que tornam o sistema acessível a quem mora na periferia.

Com toda certeza você vai se impressionar com os Paisas, que é a palavra usada para nomear quem é de Medellín. Formado por um grupo étnico que surgiu da mistura de judeus, espanhóis e bascos, além de indígenas.

Roupa tradicional das paisas
E essas lindezas com roupa tradicional das paisas?

E acredite, conhecê-los é mais um dos excelentes motivos para visitar a cidade. A saber, os paisas são bons de festa e se você tiver a oportunidade de sair uma noite com eles para curtir uma rumba, não perca a chance. Você vai adorar.

Ao longo do texto, você perceberá o número de atrações que Medellín tem a oferecer aos seus visitantes. E para nos contar um pouco sobre esta cidade tão linda e inovadora, convidamos Mariza Floriano, @marizarama, que vive na cidade com a família.

Sobre Mariza Floriano

Filha de Deus, da Noeli e do Antônio, esposa do Marcelo e mãe da Júlia e do Daniel, hoje essa é a história que me define.

Mariza com a família em Medellín

Eu decidi há alguns anos que construiria minha família, viveria por eles. E isso é hoje, o que mais me faz feliz. E a expatriação do Marcelo me trouxe até Medellín.

Medellín é sinônimo de…

Superação, renovação e renascimento.

Medellín

É uma boa cidade para se morar?

É uma ótima cidade para viver, conhecida como a cidade da eterna primavera, já que a temperatura aqui fica sempre entre 15 a 30ºC.

A temporada de chuva marca o inverno (outubro-fevereiro), quando a chuva é mais constante, ainda assim é muito raro chover o dia todo, normalmente chove toda a noite, e na manhã seguinte, o dia está lindo.

Quando mudamos de cidade, costumamos estudar um pouco sobre suas características. Medellín superou as suas expectativas ou deixou a desejar?

Superou muito, é uma cidade extremamente moderna e enorme, mas com clima de cidade pequena.

Medellín

Qual a característica da cidade que mais lhe agrada?

Sem dúvida, a amabilidade do seu povo, estão sempre prontos para ajudar, preocupados com seu bem estar e desejam sempre deixar uma boa impressão nos turistas e estrangeiros.

Bandeira da Colômbia, Medellín

Entretanto, eu custei a me adaptar a toda essa amabilidade. (risos) O que hoje, eu amo, foi difícil no início, já que venho de uma região de colonização alemã no Brasil, onde as pessoas só conversam abertamente no seu grupo íntimo.

Quando cheguei todos perguntavam da minha vida, inclusive informações muito íntimas e pessoais, mas depois compreendi que não é por maldade. E sim porque eles são curiosos por natureza, aprendi a responder de maneira segura e educada.

Quais as características marcantes do povo de Medellín?

Medellín

A curiosidade sem dúvida, se você não quer um interrogatório não responda a primeira pergunta, ficará tudo bem, só diga “Desculpe, mas não quero falar sobre isso!”

Muitas vezes o questionário é mero costume, decerto, no fundo ele nem quer saber.

Existe algo especial que o turista não deva fazer?

Ah, não aceite ajuda para tirar fotos, certamente ficará sem o seu celular ou câmera fotográfica.

Câmera Fotográfica

Quem vai passear em Medellín não pode deixar de…

Visitar a Plaza Botero, de preferência vá no metrô, pois verá a cultura de cuidado que eles tem com o metrô, é realmente incrível.

Lá encontrará uma exposição a céu aberto de várias esculturas do Fernando Botero, que foram doadas por ele a Medellín.

Visitar o Pueblito Paisa, um mirante com vista de 360º que fica no meio da cidade e tem a réplica de um “Pueblo Colombiano”, onde você encontrará comida típica, lojinhas de souvenires, um pequeno museu e uma vista linda da cidade.

Vá até Guatapé, que fica a 60km de Medellín, mas é imperdível, tem uma pedra similar ao Pão de Açúcar.

Pedra do peñol e Guatapé, próximo a Medellín

Após subir 765 degraus você tem uma vista deslumbrante do embalse de Guatapé, que é o alagado de uma represa, mas que acontece em meio a pequenas montanhas e cuja água tem uma cor verde esmeralda verdadeiramente pitoresca.

Embalse de Guatape, Medellín

Como o leitor do Agarre o Mundo pode organizar os passeios pela região em 3 dias?

Dia 01 – Plaza Botero e Museu da Antioquia, pausa para um café no Laboratório do café, que fica ao lado do museu.

Tour do Grafite na comuna 13, recomendo uma visita guiada pelas escadas rolantes que foram construídas na favela.

Comuna 13, Medellín

Dica: finalize o tour na Calle 39A #107-5 no terceiro andar, onde fica a Terraza Cervecera, degustando uma cerveja artesanal, do Andres, esposo da Camila, uma brasileira super alto astral que entregou seu coração para um paisa e para Medellín.

Dia 2: Planetário – Jardim Botânico – Parque Explora, todos ficam lado a lado, finalize o dia vendo o entardecer no Pueblito Paisa.

Dia 3: Pedra do Peñol e Guatapé, vá com tênis e roupa cômoda para subir os mais de 700 degraus da pedra e saia bem cedo de Medellín, subir a pedra cedinho sem o sol escaldante nas costas faz a experiência ser bem mais agradável.

Comida nos move. Que especialidades gastronômicas mais se destacam em Medellín?

Restaurante  La Mayoria, Medellín

Sem dúvida, a Bandeja Paisa, que é um prato muito bem servido, na verdade, enorme. Ele vem com feijão, arroz, chicharrón (toucinho frito), ovo e plátano (banana da terra) fritos.

É imperdível, porque representa a história e a cultura de Medellín, assim, recomendo dois restaurantes:

O Trifasico, tem o título da melhor bandeja paisa.

E o La Hacienda que é um restaurante temático, onde as atendentes usam roupas típicas e tudo remete a cultura colombiana.

Hoje é um dia especial, que local nos levaria para jantar em Medellín?

No Colosal, um restaurante moderno com uma vista deslumbrante da cidade.

Colosal Restaurante, Medellín
Foto: @colosalmedellin

Recomendo sentar-se na varanda e pedir calefação, já que o restaurante fica na encosta da montanha e a noite fica bem friozinho.

A comida é fusão colombiana com internacional, eles conseguem fazer uma releitura da culinária tradicional e surpreender com a qualidade e apresentação.

Um ou mais locais para um bom café da manhã e almoço na sua cidade ou em alguma região próxima?

O Mall Indiana, fica a 20 minutos de Medellín e é quase totalmente formado por excelentes restaurantes e cafeterias, recomendo o Doña Leña para café da manhã ou da tarde, peça o chocolate branco para tomar.

Dona Leña, Medellín
Foto: @indianamall

Entretanto se deseja um local para comer uma refeição saborosa, mas com um valor mais em conta, recomendo o Crepes & wafles.

Pois é uma rede de restaurantes tipo “table service” com pratos incríveis a preços inacreditáveis, as especialidades deles obviamente são crepes e wafles.

Crepes & wafles, Mall Indiana, Medellín

Mas você também encontrará “pitas” que é uma espécie de pizza e saladas.

Tem em todos os shoppings e em quase todas as cidades, o ambiente é bem decorado e acolhedor, a grande maioria dos funcionários, ou seja, mais de 85%, são mulheres “cabeça de hogar”, que representam a principal fonte de renda da sua casa.

Quais os programas que Medellín oferece voltado para crianças?

Medellín é uma cidade bem amigável com as crianças, a maioria dos restaurantes tem espaços infantis ou alguma atividade para entreter os pequenos.

Táxis são baratos para mover-se e as pessoas são gentis tanto no metrô, quanto em ônibus, e sem dúvida, ajudarão você.

Uma visita ao Parque Explora, garante diversão e aprendizado, é um parque de ciências interativo.

Parque Explora, Medellín

De fato, as crianças ficam doidas lá por contar com o maior aquário da América do Sul, com peixes de água doce e salgada.

Ao lado do Parque Explora tem o planetário 🪐, que oferece um passeio interativo e um observatório de estrelas.

Planetário, Medellín

Além disso, tem o Jardim Botânico, onde você pode caminhar e fazer um piquenique para finalizar o dia com os pequenos e grandes.

O custo de vida é alto em Medellín?

Não, Medellín é surpreendentemente barata, claro que tem opções para todos os gostos e bolsos, mas em média, os preços são menores que no Brasil.

E para o turismo?

Quanto ao turismo, encontra-se boas opções por preços razoáveis, a cotação também ajuda, já que normalmente o peso Colombiano tem valor equivalente ao real.

Na sua opinião qual é a melhor região para hospedagem em Medellín?

De fato, você encontrará bons hotéis 3 estrelas, com valores próximos a 100 dólares, como Hotel Romanza e Hotel Estadio real.

Além disso, existem as redes mais econômicas, como Íbis, com preços médios de 30 dólares.

Hotel Ibis, Medellín

Se você gosta de balada, sem dúvida, na região do Parque Lleras, encontrará muitas opções de hostels e hotéis mais “descolados” e estará a distâncias caminháveis de toda a cena noturna da cidade.

De fato existem uma infinidade de hostels super charmosos ao redor do parque Lleras, como Parceiros Med Hostel e ADN algo de Nosoutros.

Já que essa é a região mais descolada da cidade onde estão a maioria das “rumbas”.

Mas se você vem com família e/ou é mais reservada e não gosta de bagunça a região da “Milla de Oro”, fica na parte baixa do Poblado, perto do centro comercial Santa Fe e Oviedo.

Essa região conta com muitas opções de bons hotéis como o Hotel Estrelar Milla de Oro, Hotel Dann Carlton Medellín ou Novotel Medellín el Tesoro e é muito fácil mover-se para qualquer lugar.

Que lugar você sugere para badalar à noite em Medellín?

Não é muito a minha praia, mas em toda a região do Parque Lleras encontrará todo tipo de festas.

Parque Lleras, Medellín
Foto: @parquelle

Algo imperdível é o Andrés carnes de res, já que durante o dia é um restaurante familiar e a noite balada. Assim como a Kukaramakara, ambos ficam no Mall Rio Sur, na Milla de Oro.

Quais os melhores lugares para fazer compras em Medellín?

Em todos os centros comerciais você encontrará as mesmas redes de lojas, mas existem alguns outlets interessantes. O centro comercial Mayorca tem dois prédios, um formado por outlets e o outro por lojas normais.

Indica algum bate e volta partindo de Medellín?

Santa Fe de Antioquia, é um povoado típico colombiano, tem a ponte do ocidente, que marcou a história da Colômbia por ser construída por um engenheiro que vivia alcoolizado.

Contudo, ele ajudou a projetar a ponte do Brooklin e reproduziu algo parecido aqui, é uma ponte suspensa super extensa e linda.

Medellín é uma cidade segura para morar e passear? Existe algum ponto turístico que você não recomendaria e por qual motivo?

Como toda grande metrópole tem seus pontos de precaução. Entretanto, no geral é uma cidade muito segura e bem policiada.

Embora, recomendo cuidado especial nas regiões do centro, onde fica a Plaza Botero.

Aqui o cuidado é com roubo de celular e coisas assim, ou seja, vão oferecer ajuda para tirar fotos e afins, não aceite e não converse, é comum tentarem enrolar você para o outro roubar, são batedores de carteira, mas já atrapalha a viagem.

No comuna 13 recomendo não ir sozinho, a região do tour é mantida segura, mas sair da rota pode ser perigoso.

Comuna 13, Medellín

Ainda assim não se compara a São Paulo e Rio de Janeiro por exemplo, a sensação de segurança aqui é bem maior.

Sempre temos um lugar especial, que vamos com frequência, seja um parque, um café ou qualquer outro lugar. Qual é o seu lugar especial em Medellín?

Guatapé, por mais que fique a duas horas de Medellín tem um clima delicioso, cafés boutique espalhados pelo Pueblo.

Guatapé, perto de Medellín

E simplesmente sentar ao redor da praça e comer uma empanada (pastel feito com massa de milho, que aliás é uma delícia) transporta você para outro mundo, parece um lugar onde o tempo não passa.

O que mais você sente falta do Brasil?

Além da família, da farofa e do guaraná.

De fato, eu sentia muita falta da coxinha, dos bolos e dos brigadeiros, mas hoje temos aqui fornecedores de excelente qualidade, como a @annyreposteriafina e a @d_allice_ que superam todos os do Brasil.


Quer ouvir um pouco do que se toca em Medellín?

Acreditamos que todo país tem a sua trilha sonora, assim, adoramos ouvir as músicas locais.

Portanto, deixamos aqui uma playlist toda especial selecionada para você.

Para escutar, basta clicar aqui.


E assim terminamos o post sobre Medellín

Você já esteve em Medellín? Se não, tem vontade conhecer?

Com toda a certeza, você vai se apaixonar por cada detalhe tanto da cidade, quanto do seu povo.

Mas se você já visitou e tem dicas para compartilhar com nossos leitores, agradecemos. Ah, sugestões e críticas também são bem-vindas!

Então, se gostou das dicas, confira também os artigos de brasileiros que vivem em outras cidades como Orlando, Boston, Madrid, entre outros.

Se puder deixar o seu like no fim do artigo agradecemos, pois isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas e assim, saberemos se você gostou do que leu.

Além disso, se desejar saber mais novidades sobre o Agarre o Mundo, é só acompanhar através das redes sociais, seja bem-vindo(a).


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos!



Mariza Floriano

Eu decidi há alguns anos que construiria minha família, viveria por eles. E isso é hoje, o que mais me faz feliz. E a expatriação do meu marido, Marcelo, me trouxe até Medellín.

Veja também

Compartilhe


2 comentários em “Medellín: a cidade da eterna primavera

  1. Eu vivi em Medellín por 3 anos e posso afirmar que a cidade e as pessoas são exatamente como exposto nesta matéria. Vá a Medellín, va a Colômbia e apaixone-se!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!