" /> Maragogi, a cereja do bolo de Alagoas - Agarre o Mundo

Maragogi, a cereja do bolo de Alagoas

escrito por Kenia Miranda

Sempre que alguém me pergunta, que lugar eu recomendo conhecer no Brasil, sou muito tendenciosa a responder Maragogi. E certamente ao final deste artigo você terá a mesma percepção.

Hoje com o advento da internet e informações, podemos rapidamente visualizar lugares lindos e com toda a certeza isso aconteceu com Maragogi. Sendo hoje conhecida principalmente por suas piscinas naturais, antes disso, Maragogi ficou conhecida por ter ido parar nas telinhas dos brasileiros. Em 1997, na Praia de Xaréu foram gravadas cenas da novela “A Indomada” e nos anos 2000 foi gravada uma cena do filme “Deus é Brasileiro”, dirigido por Cacá Diegues, que escolheu a praia do Salgado.

Mas sinceramente após você conhecer Maragogi, perceberá que a sua beleza vai muito além das telinhas, pois o lugar é tão lindo, que não consegue ser demonstrado em nenhum tipo de tela. Aliás, Maragogi é um daqueles lugares que nenhuma pessoa precisa colocar qualquer filtro nas fotos para ser mais “instagramáveis”.

E se você não é novato por aqui, sabe que amamos mostrar o real e acredite que o real de Maragogi é exatamente isso que você verá nas fotos. Digo em relação as cores, já que vou repetir, nenhuma câmera conseguirá captar em amplitude as belezas deste paraíso.

Selo Agarre o Mundo para viajar com crianças

Para quem já visita a página com frequência sabe como amamos viajar com filhos. Deixo aqui os motivos que fizeram Maragogi ganhar o nosso selo “Agarre o Mundo com crianças”: mar calmo, quentinho e transparente. Uma verdadeira piscininha.

Isso acontece porque Maragogi fica localizada no litoral de Alagoas, numa área de preservação ambiental, denominada Costa dos Corais. Isso faz com que a natureza reine e sua beleza seja destacada. Então, abuse do protetor solar e vá ser feliz.

Como chegar a Maragogi

Fica entre duas grandes capitais, com quase a mesma distância entre elas, ou seja, a cerca de 125 km de Maceió – Alagoas e a cerca de 130 km de Recife – Pernambuco. Então, quando for comprar as passagens, saiba que você tem duas opções. E assim que chegar ao aeroporto, você pode alugar um carro e ir até Maragogi. Sou amante de estrada, então sempre que possível estarei com um carro.

Assim posso falar das duas estradas, não são vias duplicadas e atenção, evite ambas no período noturno. De Maceió para Maragogi, tem muitas curvas e muitos caminhões carregados de cana de açúcar, assim acaba sendo um caminho mais lento e deve ser percorrido com bastante atenção. Já que a todo momento você pode encontrar caminhões carregados saindo das fazendas. De Recife até Maragogi, tem um pouco menos curvas e os próprios locais, preferem esta rota a outra. Mas se você não gosta de pegar a estrada dirigindo, pode então, pegar um transfer.

Não existe ônibus direto do Aeroporto Maceió (MCZ) para Maragogi, pelo menos até este momento (2021). Já saindo de Recife, entre no site da empresa Viação Cruzeiro e verifique os horários das saídas dos ônibus.

Quando ir a Maragogi

Se não deseja se decepcionar, principalmente em relação a cor azul/verde do mar, então, para aproveitar a beleza de Maragogi em sua melhor forma, vá na época mais seca do ano, ou seja, de outubro a janeiro. Nos outros meses provavelmente você encontrará uma água mais turva. E aqui deixo a dica de um dos guias da cidade: evite ir em agosto, pois tem muito vento mesmo.

 O que fazer em Maragogi

Que tal uma praia, e na sequência, no outro dia, outra praia e no próximo dia, mais uma praia. Isso mesmo, certamente você aproveitará muito as praias. Pois a água é quentinha e transparente e sem muitas ondas.

Praia de Maragogi

Onde se hospedar em Maragogi

A escolha da hospedagem em Maragogi, fará toda a diferença na sua estadia. Eu explico o motivo. A cor do mar, assim como a quantidade e força das ondas está diretamente ligada a região da sua hospedagem. Assim você pode ter escolhido uma praia cheia de ondas e a praia ao lado, ser bem tranquila. Isso se dá, pela maior quantidade e tamanho da barreira de corais.

Vale ressaltar que o centrinho da cidade não é lindo e eu falei centrinho, por ser mesmo bem pequeno, ou seja, tem basicamente uma rua principal, onde estão localizados alguns restaurantes, pousadas e lojinhas de artesanato e souvenirs.

Em lugares assim eu prefiro ficar em hotéis ou resorts que oferecem toda a infraestrutura necessária para a menor locomoção possível, principalmente em relação a alimentação, pois estou sempre viajando com crianças. Então vou dar as características de cada praia e recomendações de hospedagens.

Vamos as praias?

Praia de Maragogi

A praia do centro de Maragogi não é recomendada para o banho, além de não ser linda.

Mais um pouco ao sul desta praia está localizado um resort maravilhoso, que ficamos a primeira vez que fomos a Maragogi, o Salinas de Maragogi (caso deseje, podemos fazer uma cotação dos valores para você).

A praia a frente dele não é nada parecida com as praias mais ao norte, principalmente por ficar bem ao lado da foz de um rio, mas é quentinha e como o resort é muito bom, não tivemos absolutamente nada para reclamar. Mas no momento em que conhecemos as outras praias, desejamos do fundo do coração nos tele transportar para outras praias com o Salinas junto.

Como meu filho era bem pequeno nesta data, confesso que o resort foi a melhor opção. Apesar de não ter a melhor e maior piscina possível, o mesmo possui uma grande estrutura e tem uma equipe bem animada para entreter as crianças e atrações como show de mágica e cinema a noite. A nossa maior dificuldade foi convencer a minha filha, na época com 10 anos a ficar um pouquinho com a família.

O melhor deste resort se dá pela diversidade de alimentos servidos. Dificilmente você comerá a mesma coisa em dias seguidos. E o que mais nos impressionou foi a rapidez como fazem a reposição dos alimentos, ou seja, não houve uma vez sequer que encontrássemos bandejas vazias dispostas no Buffet.

Outra vantagem de se hospedar neste resort é que bem a frente dele ficam as Galés de Maragogi, ou seja, as piscinas naturais, então os passeios saem dali mesmo. Apesar de não está incluso no valor da diária, vale a pena caso você ainda não tenha ido até as piscinas de Porto de Galinhas.

Salinas de Maragogi
Galés de Maragogi

Caso você fique hospedado no centro de Maragogi, saiba que com uma pequena caminhada você chegará numa praia linda, que durante a maré baixa formarão várias piscininhas naturais, a praia de Burgalhau, apresentada abaixo.

Praia de Burgalhau

É uma praia menos movimentada que as vizinhas Barra Grande e Antunes. Acredito que isso ocorre apenas pela fama, pois a praia é linda e com uma tonalidade super convidativa para um delicioso mergulho. Sinceramente, até prefiro praias mais vazias.

Hospedagem na Praia de Burgalhau

A última vez que fomos a Maragogi, ficamos hospedados no Hotel Praia Dourada, adoramos acordar e ver aquele mar azul enquanto fazíamos as nossas refeições. Apesar de ter uma boa piscina, que minha filha não queria sair de dentro, meu marido, não queria sair do mar, pois além de lindo, na época certa é bem quentinho. A nossa única dificuldade foi dividir o tempo entre mar e piscina.

Hotel Praia Dourada

Hotel Praia Dourada, Margogi
Vista no momento do nosso café da manhã

Caso não fique hospedado no Hotel Praia Dourada, saiba que ainda nesta praia tem o restaurante Burgalhau e o Pontal do Maragogi, que funciona como ponto de apoio aos turistas que farão o passeio aos Galés, que são as piscinas naturais que se formam próximo ao Salinas de Maragogi (Resort). Além dos coqueiros e dos arrecifes vistos na maré baixa, nesta praia está a foz de um rio. 

Praia de Barra Grande

Esta praia fica bem ao lado da praia de Antunes, ao sul. Um dos motivos da procura por esta praia é porque durante a maré baixa, se forma um banco de areia mar a dentro, denominado “Caminho de Moisés”.

De lá também saem os passeios de lancha, para ir até as piscinas naturais. E talvez seja a escolhida por muitos turistas, exatamente por oferecer uma boa estrutura de restaurantes e bares. Além dos restaurantes e receptivos, você tem a opção de fazer Day Use no Bar Mar Beach. Não fizemos porque estávamos hospedados num hotel All inclusive com muitas opções de lazer.

Cuidado!

Se for ao “Caminho de Moisés”, tente chegar com a maré baixando e não se demore muito para voltar, já que o banco de areia forma até um quilômetro para dentro do mar. E caso não siga esta dica, provavelmente você terá que voltar nadando quando a maré começar a subir. De fato, a maré sobe tão rápido quanto desce, e caminhar com a água subindo não é tão fácil.

Eu poderia estar brincando ao falar que você terá que voltar nadando, mas não é nada fácil nadar com a maré subindo. E em 2020, um casal com a sua filha de 1 ano morreram afogados, durante a subida da maré. Então, tem um ditado que sempre falo: Com água e fogo, não se brinca.

Caminho de Moisés, Barra Grande, Maragogi

Hospedagem na Praia de Barra Grande

Não existem grandes hotéis de referência nesta região, mas inúmeras pousadas. Então, vale a pena pesquisar e buscar por avaliações de pessoas que já se hospedaram na praia de Barra Grande. Como a praia de Antunes é bem do lado, pode se hospedar por lá e tirar algum dia para conhecer a praia de Barra Grande.

Entretanto, deixo aqui algumas pousadas bem avaliadas para que facilite um pouco a sua vida, caso deseje se hospedar nesta região. São pousadas mais simples, mas igualmente charmosas: Pousada Sol e MarPousada Merakí e Pousada Casa Kuavá.

Praia de Antunes

Muitos a consideram a melhor praia de Maragogi, eu não vou falar aqui qual é a melhor praia, já que isso depende muito do que você espera da praia. Mas saiba que é de verdade uma das mais bonitas.

Certamente esta praia não pode deixar de entrar no seu roteiro, nem que seja por um dia. A primeira vez que estive em Maragogi, esta praia ganhou meu coração. Tirei inúmeras fotos e voltei nela três dias seguidos, pois eu queria ter o sol na posição perfeita para fotografar.

Nesta praia, as pessoas que tem barracas e vendem bebidas, colocam balanços e redes dentro da água e dependendo da maré, lhe renderá lindas fotos. Opte sempre aproveitar esta praia na maré baixa, assim não deixe de conferir a Tábua da Maré antes de se programar para visitar. A saber, quando a maré está baixa, o cenário fica ainda mais bonito, com água rasa e cheia de piscininhas.  

Atenção na primeira viagem, estávamos de carro próprio e com ele entramos até a beira da praia. Já na segunda vez que fomos, resolvemos passar por todas as praias num passeio de buggy, e percebi que não era mais possível ir até esta praia de carro.

Questionei ao guia e ele falou que a entrada estava mesmo fechada, sendo possível entrar somente a pé, deixando o carro estacionado ao pé da estrada (Não tenho certeza se é uma BR). Estou falando isso, porque pode acontecer de ter ocorrido outras mudanças no momento da sua viagem.

Infraestrutura da Praia de Antunes

Eu adoro praia com pouca estrutura, principalmente porque isso faz com a mesma fique também com um menor número de turistas, mas não é o caso desta praia. Mas acho que vale a pena também ter certa estrutura quando a praia é uma delícia.

A praia de Antunes não tem estrutura com bares e restaurantes, mas tem algumas barracas, que oferecem bebidas, água de coco e vendedores ambulantes. Existem duas opções. A primeira dela é passar a manhã na praia de Antunes, depois caminhar até a praia de Barra Grande, onde tem restaurantes e receptivos. Ou fazer o contrário, curtir o dia na praia de Barra Grande e ir caminhando até a praia de Antunes, pela manhã ou final do dia. Agora quer saber mesmo a melhor opção: Se hospede em Antunes.

Hospedagem na Praia de Antunes

Quer a possibilidade de ficar hospedado na linda praia de Antunes para aproveitar ao máximo e diariamente esta maravilha? Além disso, desfrutar da estrutura também do hotel, deixo aqui duas sugestões de hotéis. Aliás tentei reservar para a minha estadia nestes hotéis, mas pela exclusividade que oferecem, não tinham disponibilidade nas datas que eu estaria lá.

Mas fiz questão de visitar os dois hotéis e lhe garanto que não é a toa que possuem uma altíssima nota de avaliação, são simplesmente extraordinários. E certamente é onde ficaremos hospedados na nossa próxima ida a Maragogi.

Anttunina Pousada e Spa

O Anttunina Pousada e Spa tem uma arquitetura que une a beleza do mar, com uma preservação ambiental impecável. Seus Bangalôs possuem piscina aquecida e hidromassagem, além de serem amplos e com uma decoração super aconchegante.

O hotel tem recebido prêmios da hotelaria e um dos fatores é o ótimo atendimento que oferecem aos hóspedes, fazendo com que os mesmos se sintam especiais, por exemplo, todas as noites recebem uma surpresa (mimos). Sem falar da culinária contemporânea.

Rangai Pousada Boutique

O Rangai Pousada Boutique é outra pousada linda com vários bangalôs, que garantem tranquilidade e privacidade. Além disso, ficam tão perto da piscina, quanto perto do mar e também do restaurante.

Além da pousada ser um encanto o seu diferencial está tanto no atendimento quanto na sua culinária, tanto no café da manhã quanto no almoço, você será surpreendido com as delícias do nordeste.

Quer mais um motivo para ficar hospedado neste hotel? Ao lado do hotel existe um rooftop com lounge e música todos os fins de tarde. Aliás é imprescindível curtir o pôr do sol por ali.

Praia de Xareú

Você até pode pensar que todas as praias são iguais, principalmente por estarem localizadas tão próximas uma da outra. Mas você perceberá que esta praia, caso você vá durante a maré baixa, parece muito mais com uma lagoa. A sua cor é bem clarinha e você pode caminhar metros e metros adentro sem a água sair do joelho, na maré baixa.

História da Praia de Xaréu

Antigamente a chamada Praia de Xaréu fazia parte da praia de Antunes, pois toda ela era propriedade do Sr. Antunes. Daí com a morte do mesmo, os herdeiros começaram a vender os pedaços da propriedade.

O primeiro que comprou colocou o nome fazenda Xaréu. E na sequência hospedaria Praia de Xaréu, condomínio Xareuzinho, por conta de um curral. Os currais são armadilhas fixadas no solo, constituídas de varas de madeira, telas de náilon, redes e cabos de amarração, construídos em regiões de mar tranquilo e de baixa declividade.

O modo de pesca não é proibido, porém quando feito em locais inadequados gera risco. E como na região tinha muito peixe chamado Xaréu, este nome foi escolhido e assim a praia está registrada na prefeitura.

Praia do Xaréu, Maragogi
Curral são aqueles pauzinhos no fundo da foto.

A praia do Xaréu está localizada a cerca de 8 km do centro de Maragogi e fica perto de uma pequena vila com casas de veraneio. Sobre a infraestrutura local para passar o dia, saiba que não tem muito comércio na areia, nem movimento de banhistas durante a semana, então leve comida e bebida, além de cadeiras e guarda-sol para ter um dia lindo e agradável. Ou seja, uma praia ideal para quem viaja em busca de tranquilidade. 

O fato de se “transformar” numa lagoa durante a maré baixa se dá por conta de uma barreira de corais que existe bem próxima dali, fazendo com que a mesma não tenha fortes ondas. Se tornando assim um lugar ideal para famílias e crianças. Muitas pessoas colocam as cadeiras dentro da água e assim se refrescam enquanto aproveitam o sol.

Alguns moradores a chamam de Praia da Bruna

Cercada por uma vegetação nativa preservada é um cenário ideal para quem deseja sossego. Embora não tenha se desenvolvido turisticamente, é um dos lugares que sempre está no roteiro dos guias que oferecem o passeio de buggy. Principalmente, por ter sido nesta praia que a Bruna Lombardi gravou cenas da novela ” A indomada”. A fama foi tanta que muitos moradores até começaram a chamar esta praia de Praia da Bruna, mas na prefeitura o nome ainda continua como Praia de Xaréu.

A maior parte das pessoas que conhecem a Praia de Xaréu, vão no passeio de buggy, nós estivemos nesta praia em dois momentos, uma de carro e super valeu a pena e na segunda vez, com o Tiago maior, resolvemos ir de buggy mesmo e só confirmamos a beleza do lugar.

Como falei não é uma praia com muita infraestrutura, mas tem o Paraíso Beach Bar como ponto de apoio. Apenas olhei o local, mas não fiz uso dos serviços.

Não vou sugerir hospedagem na Praia de Xaréu, pois não conheci nenhuma, mas pela proximidade com a praia de Antunes, talvez seja a melhor escolha.

Ponta do Mangue

Ela fica no litoral norte da cidade. Se você parar para pensar no nome da praia, talvez nem se empolgue para conhecer, por acreditar que tem algo relacionado com mangue. Apesar de não ter a mesma transparência das demais praias, sendo mais turva, ainda assim apresenta uma cor maravilhosa.

E se você for no período ideal verá um verde fluorescente que vai hipnotizar. Além disso, atenção ao que vou dizer. Nós aqui em casa, não gostamos de água fria e esta praia tem a água mais quente de toda Maragogi. Eu me senti dentro de uma piscina de água quente em pleno nordeste. Difícil foi querer sair.

Atenção: Nenhuma destas fotos possuem filtro. Mas para ver esta maravilha, tem mesmo que ir na época certa.

Ao longo da orla de Maragogi há diversos trechos de areia sem comércio. Caso opte por ficar em um desses trechos, sugiro levar guarda-sóis, cadeiras e até bebida, para que o conforto na praia seja maior. Agora você pode escolher ficar perto do Grand Oca Resort, que tem inclusive alguns restaurantes por ali.

Agora apesar desta praia ser linda, bem em frente ao Grand Oca, ficam as lanchas, fazendo com que a orla não fique tão bonita. Mas não se preocupe, basta se afastar um pouquinho que você volta ao paraíso de águas mornas e verde.

Hospedagem na Praia Ponta do Mangue

Existe um hotel bem conhecido da região, o Grand Oca Maragogi All Inclusive Resort, não fiquei hospedada, mas uma amiga ficou e gostou muito. Este resort cresceu muito nos últimos anos, como você pode visualizar na foto abaixo e continua a crescer, pois ainda estava em construção quando passei por lá em 2020. E talvez provavelmente, esse seja um dos motivos dele ter caído um pouco nas avaliações dos clientes.

Sendo a maior reclamação em relação as opções de alimentos que eles oferecem, não havendo grandes mudanças no dia a dia, ou seja, “acaba enjoando”, palavras de clientes que avaliaram, já que não me hospedei nele.

Arredores de Maragogi

E já que estamos em Alagoas, porque não conhecer outros paraísos, não é mesmo? Mas só aconselho se for ficar muitos dias na região, caso contrário, aproveite só a cidade de Maragogi. Assim deixo aqui um lindo artigo das melhores praias de Alagoas. E caso você tenha decidido passar bastante tempo no litoral nordestino, deixo aqui outras opções de passeios: Praia dos Carneiros, Itacaré, João Pessoa, Litoral da Paraíba, Lençóis Maranhenses e por fim, as mais lindas praias do litoral brasileiro para ir com crianças.

Maragogi ganhou ou não o seu coração?


Me conte aí, você conhece este estado brasileiro? Se não conhece ainda o estado de Alagoas e principalmente a cidade de Maragogi, vá conhecer, pois é um lugar de harmonia, paz e amor que roubou meu coração. E associe a ela as diversas praias também para o norte quanto ao sul.

Ah, se tiver dicas de lá para compartilhar conosco e com outros leitores, agradecemos. Sugestões e críticas também são bem-vindas!

O Agarre o Mundo segue com o compromisso de mostrar a “viagem como ela é”.

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos.


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!