" /> Em busca do sol no mês de maio - Agarre o Mundo

Em busca do sol no mês de maio

St Marteen
escrito por Kenia Miranda

Na série: Em busca do sol no mês de maio, trazemos várias opções de lugares para visitar e aproveitar.

Até porque, ninguém merece visitar um local e no fim da viagem dizer que não aproveitou o suficiente, pois o tempo não colaborou.

Certamente, não há promoção imperdível de passagens aéreas ou pacotes turísticos que compensem a frustração de viajar e ficar assistindo televisão em um quarto de hotel. Ou ainda, perder a atração que você tanto sonhou.

chuva na janela de um hotel

Perfil do viajante

Sempre que vamos organizar uma viagem para alguém buscamos saber qual é o perfil do viajante. Assim, não caímos no erro de indicar lugares que não são “a praia” do mesmo.

Como adoramos sol, então resolvemos começar uma série e assim, deixar aqui os melhores destinos por mês para quem deseja curtir o sol.

Praia do Toque - Alagoas

Quer seja curtindo uma praia, quer seja visitando cidades rodeadas com lagos e natureza.

Mas, o melhor será curtir sem se preocupar com a enorme quantidade de roupas de frio. Isso mesmo, aquelas roupas que enchem as malas e, algumas vezes, causam algum tipo de desconforto.

Sendo assim, selecionamos a dedo alguns dos melhores destinos para o mês de maio e o mesmo faremos para os outros meses.

Contudo, atenção, pois neste artigo vamos apenas falar de destinos, onde o calor agradável reina, sendo possível aproveitar ao máximo do local.

Mas se o que você gosta mesmo é do frio, não se preocupe, também teremos “As maravilhas do inverno” aqui no Agarre o Mundo, pois nem todo viajante é igual e não é porque está frio, que não pode ser bom.

Sem dúvida, viajar para qualquer lugar requer planejamento, especialmente quando existe risco de cancelamento dos passeios devido ao mau tempo.

Em busca do sol no mês de maio

Viajar é vida, e maio já é primavera no hemisfério norte, sendo um lugar muito procurado pela beleza das suas flores. Enquanto isso, no hemisfério sul estamos no outono e embora ainda seja possível visitar muitas praias, vamos aproveitar para sugerir mais lugares no interior do Brasil.

Certamente, ainda é um mês bem tranquilo para viajar, quer seja aproveitando as praias brasileiras, quer seja aproveitando o mar do Caribe ou as praias paradisíacas da Oceania.

Se o seu desejo é viajar dentro do Brasil, não faltarão opções, já que estamos em um país tão grande, com praias maravilhosas, um povo alegre e carismático.

Mas nem só de praia e badalação vive o viajante. Portanto não se preocupe, deixaremos aqui lugares que trazem paz e tranquilidade também.

De fato, seria impossível listar todos os lugares para visitar no mês de maio, então falaremos apenas sobre alguns destinos selecionados a dedo para você.

Aliás, se você é um turista desbravador e deseja compartilhar conosco lugares, restaurantes e atrações pouco conhecidas, fique a vontade, pois adoramos receber sempre novas dicas.

Melhores destinos no Brasil em maio

Capitólio – MG

Capitólio é um daqueles destinos que vêm para renovar as energias, já que vai deixar você em contato com a exuberante natureza da região. Maio pode ser um dos melhores meses para visitar Capitólio, pois ainda encontrará boas temperaturas, menos risco de chuvas e sem a enorme quantidade de pessoas que visitam a região durante o verão.

Capitólio

E se ainda desejar menos gente visitando na sua estadia, busque ir durante a semana, evitando assim finais de semana e feriados. Capitólio, é uma cidade bem pequena com apenas 8 mil habitantes, se desenvolveu bastante nas últimas duas décadas, o que trouxe alguns restaurantes, pousadas, estrutura para visitar cachoeiras. Então, uma dica valiosa: a cidade de Passos, que fica a 74 km de Capitólio, conta com hotéis que são mais baratos e uma melhor infraestrutura.

No fim dos anos 1950, o Presidente Juscelino Kubitschek deu início a construção da Usina Hidrelétrica de Furnas e assim gerar mais energia para o país. De fato, as águas do Rio Grande foram desviadas para a construção e em 1963, começou a formação do Lago de Furnas.

Conhecido como “Mar de Minas” o lago banha 34 municípios e cobre uma área de 1 440 km², tornando-se assim, um dos maiores lagos artificiais do mundo. Então se prepare para se maravilhar com as paisagens montanhosas, seus cânions, cachoeiras e matas.

Capólio

Búzios – RJ

Não espere encontrar aquela água quentinha que existe no nordeste brasileiro, mas o mês de maio é o meio termo que colocamos no papel temperatura e chuvas. A temperatura cai um pouco e juntamente com ela a quantidade de visitantes, isso automaticamente faz com que os valores das hospedagens também tenham a sua queda.

Então é um excelente mês para aproveitar o sol, os finais de tardes deliciosas, sem tanto vento e sem chuvas, vale ressaltar que no final do dia é importante ter um casaquinho caso esfrie um pouco. E como a cidade está mais vazia, fica mais fácil escolher os melhores restaurantes e certamente, terá um bom atendimento.

Vitória – ES

Vitória é a capital do estado do Espírito Santo, localizada no sudeste do Brasil. Certamente é lembrada por suas praias arenosas como Camburi e Curva da Jurema. Vale a visita no centro da cidade, que inclui a Catedral Metropolitana do século XX, com vitrais. Próximo ao rio de Santa Maria encontra-se o grande Palácio Anchieta, que é a sede do governo do estado.

Vitória- ES

Entre abril e maio, em Vila Velha, que fica bem próxima à capital e é a cidade mais antiga do estado, ocorre a Festa da Penha, a maior celebração religiosa do Espírito Santo. Sem falar que a melhor vista de Vitória é do Convento da Penha, que também fica em Vila Velha.

De fato, a sua geografia com praias, ilhas e morros, traz um cenário diferente e atraente, onde prédios se alternam com paisagens naturais.

Campos do Jordão – SP

Município da Serra da Mantiqueira, faz parte do estado de São Paulo. A saber, engloba uma cidade com o mesmo nome e o Parque Estadual de Campos do Jordão.

Campos do Jordão

O parque abrange um terço do município, assim as florestas de pinheiros e das montanhas abrigam uma variedade de animais e aves com risco de extinção, incluindo pumas e jaguatiricas.

Apesar de muitas pessoas visitarem a cidade no inverno, principalmente no mês de julho, saiba que maio é um excelente mês para visitar a cidade. Pois os preços não estão tão elevados e tem menos turistas, assim você pode visitar o centro turístico da Vila Capivari mais tranquilamente.

Atrações que você deve adicionar no seu roteiro:

1 – Passeio no bondinho turístico, feito nos lindos bondes amarelos e vermelhos da ferrovia e dura mais ou menos 1 hora, ida e volta.

2 – Visitar o parque Tarundu, principalmente se você estiver com crianças, já que o local oferece mais de 30 atividades de lazer, como patinar no gelo. andar a cavalo, fazer tirolesa, escalada, arvorismo e tiro esportivo.

3 – Fazendinha Toriba, uma delícia para a criançada ver e vivenciar o dia a dia na roça, com muitas atividades educativas. Além disso a criançada, terá um contato mais próximo com vários animais como galinhas, gansos. coelhos, cavalos, entre outros.

4 – Fazer um delicioso chocolate. Quem não gosta de chocolate? E que tal fazer o seu próprio chocolate. Um passeio saboroso e divertido.

Melhores destinos internacionais em maio

Amsterdan – Holanda

Amsterdan lembra tulipas que são apreciadas na primavera, ou seja, maio é uma excelente opção, caso seu interesse seja ver esta maravilha, embora seja um desejo de muitos viajantes e isso faz com que a cidade fique mais cheia, com hospedagens e passagens bem mais caras. Entretanto, existe uma forma de diminuir estes custos, reservando hotel e passagens com certa antecedência.

Sem falar que maio tem um ótimo clima e muito agradável (talvez não para todos os brasileiros) para caminhar e aproveitar a capital da Holanda.

Em maio, especificamente no dia 05 de maio é comemorado o Liberation Day. Neste dia, os holandeses celebram o fim da ocupação nazista na Segunda Guerra e assim, geralmente tem concertos e shows musicais gratuitos no Museum Plein em Amsterdan, a famosa praça dos museus. Além disso ocorrem paradas e desfiles com veteranos da guerra.

Mas já que estamos falando de tulipas, saiba que o melhor local na Holanda para apreciar o colorido das flores é no Parque Keukenhof, que fica próximo de Amsterdan. A saber este parque tem cerca de 7 milhões de bulbos de tulipas na primavera e além delas você também encontrará narcisos, orquídeas, rosas, cravos, íris, lírios e muitas outras espécies.

Dica Agarre o Mundo: a melhor maneira de ir até lá é de carro, mas valerá cada centavo.

Caso não tenha a intenção de ir até o Parque Keukenhof, você pode visitar o Mercado Flutuante de Flores, que é o principal centro de venda de flores da Holanda, sendo também um importante ponto turístico de Amsterdan. Você poderá fazer o passeio pelo Canal de Singel em Amsterdan e conhecer assim o mercado.

Paris – França

Paris é uma cidade linda, pode e deve ser visitada o ano todo, pois até no inverno a cidade é deslumbrante entretanto, é frio e para quem não gosta pode ser um problema. Assim, saiba que maio é o mês da primavera e você encontrará manhãs ensolaradas e dias de céu azul.

Rio Sena - Paris
Rio Sena – Paris

A temperatura fica em torno dos 15 graus, não sendo tão quente como no verão e nem tão frio quanto no inverno, uma ótima opção para quem deseja realizar passeios agradáveis. Mas aqui vai uma dica esperta: não deixe de levar seu casaco caso pretenda passear a noite pela cidade.

Dica do Agarre o Mundo: Se você não quer gastar muito para visitar os museus, saiba que na última semana do mês, os museus gentilmente abrem suas portas sem custo até mais tarde, com eventos especiais. E você pode ainda, além de conhecer a linda Paris, assistir uma ópera francesa que faz apresentações a partir do meio do mês de maio.

Paris- França

Se deseja mesmo aproveitar a viagem, cogite a possibilidade de visitar praias próximas de Paris. Já que no mês de maio já é possível aproveitar este tipo de atração, pois a temperatura já aumentou bastante. Paris já é uma cidade linda, agora imagina visitá-la toda florida. Passear por seus jardins e parques, e quem sabe fazer um piquenique enquanto aprecia o pôr do sol.

Com dias mais longos, poderá aproveitar mais atrações sem tanta correria e sem medo de estarem fechadas, por conta da estação. Sem tanto calor e sem tanto frio, o que não lhe faltará será disposição para caminhar e aproveitar ao máximo o dia.

Se deseja saber mais sobre Paris, deixo aqui dois lindos artigos sobre a cidade, duas visões: de uma turista e de um morador.

Orlando – Estados Unidos

Orlando é um daqueles lugares que desejamos alongar o tempo. Então se você deseja isso também, saiba que no mês de maio você tem exatamente isso, dias mais longos e também ensolarados. Então, você terá mais tempo para aproveitar os parques ou fazendo compras.

Mesmo que a temperatura fique na casa dos 25ºC, vale a pena ter sempre uma capa de chuva, para alguma chuva eventual, um casaco para o final do dia, assim como, protetor solar, boné, roupas leves e sua garrafinha de água.

Além disso, você encontrará também menos turistas. E isso reflete diretamente no tamanho das filas nos parques, que certamente são bem menores, assim como, diárias mais baixas nos hotéis e lojas com promoções. Os dois dias de promoções mais fortes são o Memorial Day e Dia das mães. Sempre bom lembrar de pegar os cupons de desconto, pois realmente valem a pena.

Neste mês você ainda poderá desfrutar das belezas do Disney’s Flower and Garden Festival no Parque Epcot Orlando, o famoso festival de flores da Disney, onde personagens são recriados somente com flores, folhas e plantas. Além disso, você poderá desfrutar de uma alimentação diferenciada na época e comprar plantinhas e artigos de jardinagem.

Quer um artigo completo sobre o que fazer em Orlando? Deixo aqui para você.

Mar Morto – Israel

Um daqueles lugares que posso dizer, corra para conhecer antes que desapareça. Isso mesmo, já que segundo especialistas, nos últimos 60 anos já reduziu significativamente a sua quantidade de água. E caso continue assim, até 2050 ele já não mais existirá, considerando que o mesmo é um lago e não mar mesmo.

Uma dica muito importante: Israel não tem um inverno rigoroso, podendo ser visitado durante todo o ano. Entretanto, para se visitar o Mar Morto vale algumas considerações. Pois nos meses de julho, agosto e início de setembro, o calor é intenso. E as praias não têm tanta infraestrutura, ou seja, não tem cadeiras, nem duchas suficientes.

Mar Morto

E acredite você vai mesmo desejar uma ducha, já que a quantidade de sal no Mar Morto é dez vezes maior que a existente na água do mar. Evite também os meses de dezembro e janeiro, onde ocorrem chuvas e faz um pouco mais de frio.

Muitas pessoas buscam ir até o Mar Morto para tratarem de doenças na pele, acreditando que trazem benefícios e até a cura de muitas delas. Se pensarmos clinicamente, pode até fazer sentido, pela quantidade de sal existente nele. Sem falar que a sua lama negra é comercializada mundo a fora.

Quer saber, como quando e o que fazer na região, nada melhor que as dicas de uma pessoa que mora na região e trabalha com turismo.

St Maarten e St Martin – Caribe

Na parte de cima, território francês; na parte de baixo, território holandês: só por esse detalhe St. Maarten e St. Martin já são capazes de despertar interesse, mas a ilha oferece muito mais.

A saber, na ilha caribenha, você vai encontrar água quentinha, azuis característicos e dignos de destinos caribenhos.

St Marteen e St Martin

Além disso, é o menor pedacinho de terra dividido entre duas nações: França e Holanda. E mesmo não existindo barreira física entre elas, cada lado da ilha segue com as suas tradições. E maio é uma época boa para visitar a ilha, por conta do seu clima mais seco.

Como fica bem perto de Miami, vale a pena combinar os dois destinos, além de fazer uma visitinha até St. Barth ou Anguilla, que são destinos incríveis.

A ilha está recheada de belezas naturais, sendo possível praticar alguns esportes náuticos.

Na parte holandesa, St Maarten, fica o famoso aeroporto que passa por cima da praia, onde turistas aguardam pela passagem dos aviões. De fato, isso virou uma atração turística, de tal maneira que em um dos bares existe uma placa com os horários de chegada dos voos. Sem falar que é neste lado da ilha que ficam os cassinos, bares e baladas.

Já em St Martin, o lado francês, estão localizados vários hotéis Boutique e o lindo vilarejo Grand Case, onde se concentra uma gama de restaurantes de gastronomia francesa.

A praia mais badalada da ilha é a Orient Bay e se você curte uma praia de nudismo, no final desta praia você encontrará uma. Já a menor praia de St Martin é a praia do amor, onde o acesso só pode ser feito de barco.

Aruba – Caribe

Uma pequena ilha do Caribe holandês, próxima a costa da Venezuela, Aruba tem tudo para lhe surpreender, com azuis de tirar o fôlego, clima seco, praias ensolaradas e ondas suaves para fechar com chave de ouro.

Imagine tudo isso somado com casas típicas holandesas, pintadas com suas cores pastel tropical. Se você acha que vai apenas encontrar praias, se enganou.

A ilha oferece várias atividades que você pode escolher de acordo com o seu perfil de viajante. Você pode caminhar ou pedalar no Arikok Park; visitar a incrível caverna Quadirikiri; pegar ondas na Armando’s Kite Shack;  se aventurar off-road até a Baby Beach, sob as ondas até o naufrágio do SS Califórnia ou a cavalo até as enseadas escondidas de calcário.

Acredite o que não faltarão, serão joias escondidas para descobrir.

Vai viajar em maio? Então, vamos embarcar!


Você sugere algum outro destino para visitar em maio? Gostou das nossas indicações? Já visitou estes lugares? O que achou?

Aliás, se tiver dicas para compartilhar conosco e com outros leitores, agradecemos. Ah, sugestões e críticas também são bem-vindas!

Se puder deixar o seu like, comentário no fim do artigo ou compartilhar, agradecemos, pois isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas.

Além disso, se desejar saber mais novidades sobre o Agarre o Mundo é só nos acompanhar através das redes sociais, seja bem-vindo(a).

O Agarre o Mundo segue com o compromisso de sempre mostrar a “viagem como ela é”, pois o real é sempre o melhor.


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!