" /> Dicas de Luanda sob o olhar de uma brasileira - Agarre o Mundo

Dicas de Luanda sob o olhar de uma brasileira

Luanda
escrito por Monaliza Vieira

Dicas de Luanda sob o olhar de uma brasileira. Capital de Angola, Luanda é uma cidade portuária na costa oeste da África, que talvez não esteja na lista de destinos de muitos.

Quando vamos planejar uma viagem, muitas vezes vamos de acordo com o fluxo. Ou seja, vamos a lugares mais visitados, que possuem maior propagação de informações, o que desperta o desejo por esses destinos.

Por exemplo, quem nunca pensou em conhecer Paris? New York? Ou Maldivas?

Mas vou lhe fazer uma pergunta, você já pensou em conhecer Luanda, Uzberquistão ou Nur-Sultan? Se você não é a louca das viagens como eu, provavelmente não.

O brilho de Luanda à noite
O brilho de Luanda

Posso afirmar que todo lugar tem seu brilho e é muito bom, ser surpreendido em cada destino.

Luanda e seu povo

De fato, Luanda viveu um longo período de conflitos e guerras internas, mas agora, vive um período de paz e tranquilidade.

Contudo, poucos imaginam ou conhecem a história do lugar, todas as transformações que este grande país africano de influência portuguesa, vem passando.

A saber, durante este tempo de paz, Angola entrou em um ciclo de prosperidade, e todo país, principalmente Luanda, entrou num ritmo intenso de modernização.

Edifício em Luanda
Edifício em Luanda

Rica em recursos naturais, Luanda ainda não tem o turismo como ponto forte, mas duas coisas certamente chamarão atenção do visitante: o carisma e sorriso largo que os angolanos possuem e distribuem de graça.

Além disso, prepare para se encantar com suas paisagens tão lindas e únicas e para trazer na bagagem novas experiências e informações, pois uma viagem à África, decerto, tem este potencial.

Sendo assim, convidamos a brasileira Monaliza Vieira, @monalagev, para contar como é a vida por lá e o que a cidade tem de melhor a oferecer.

Afinal, acreditamos que o olhar de um morador é diferente do olhar de um turista, e esse é o objetivo dos “Novos Olhares”, despertar para uma nova perspectiva.

Sobre Monaliza Lage Vieira

Me chamo Monaliza, sou brasileira, nascida e criada no Rio de Janeiro, hoje sou mãe, esposa, formada em Direito, chef de cozinha e cidadã do mundo.

Monaliza em Luanda

Morei em 3 países diferentes, atualmente vivo em Angola. Aqui, pelo Visto que possuo, não tenho autorização para trabalhar.

A saber, em cada país aprendo algo novo, faço uma nova formação, me reinvento. Não é fácil, nunca foi, mas como sempre falamos aqui em casa, desistir é uma opção, mas jamais a primeira.

Então, em cada aventura que embarcamos, aprendemos um pouquinho de cada cultura e a cada dia, nos tornamos mais fortes e conectados como família.

Luanda é sinônimo de…

Como falar de Luanda sem lembrar das cores e da alegria desse povo. De tal forma que Luanda é sinônimo de SUPERAÇÃO!

Luanda

Este povo superou momentos difíceis. Mesmo hoje, podemos ver marcas da guerra, das lutas e ainda assim, eles não deixam de sempre carregar um lindo sorriso e agradecer a cada “Bom dia!” que recebem.

O que a levou a Luanda?

Luanda foi realmente por acaso, não uma opção. Para ser bem sincera, nunca me imaginei morando em Angola.

Luanda

Meu esposo trabalha numa empresa internacional, vivíamos na Venezuela. A situação estava muito difícil naquele país e a empresa fez a proposta de transferência para Angola e assim, aqui estamos há três anos.

Luanda é uma boa cidade para se morar?

Sim, é uma boa cidade para se morar, principalmente para quem quer investir.

Baía de Luanda vista da fortaleza
Baía de Luanda vista da fortaleza

Como é o clima?

O clima é super agradável, aqui existem somente duas estações, verão e cacimbo, que nada mais é que um clima fresco, que eles acham que é inverno.

Quando mudamos de cidade, estudamos um pouco sobre suas características. Luanda superou suas expectativas ou deixou a desejar?

Estudamos pouco, ou seja, algumas ligações para conhecidos que já tinham vivido aqui há alguns anos e um pouco do google. Sou muito suspeita. (risos)

De fato, Luanda foi uma grata surpresa, superou nossas expectativas, é um lugar de pessoas felizes.

Entretanto, o que nos assustou foi o elevado nível de miséria, isso ainda precisa de muitas mudanças.

Luanda

Qual a característica que mais lhe agrada na cidade?

Uma ótima característica é que a cidade é pequena e tudo podemos fazer em pouco tempo, inclusive o trânsito, se comparado ao Brasil, não é nada.

Para mim isso foi realmente uma maravilha, meus filhos entram na escola às 8:00h, saem de casa às 7:45h e chegam com folga, aliás, isso é perfeito!

O que mais foi difícil para se adaptar em Angola? Alguma dificuldade em relação à cultura local?

Bem, sinceramente, algumas coisas não são fáceis por aqui, mas vou listar as três que acho mais difícil.

  • O machismo, isso é bem estranho aqui, principalmente nas comunidades. A saber, as mulheres precisam ter muitos filhos para serem consideradas boas esposas. Enfim, isso é meio estranho, não dá para se adaptar.
  • A comida, no geral, é bem carregada, pois é toda feita com bastante farinha, batatas, azeite de dendê…não dá não…uma vez ou outra, tudo bem, mas todos os dias, haja exercícios para manter o peso.
  • Por fim, a desigualdade social – pois isso ainda é cruel!
Ruas de Luanda

Quais as características mais marcantes do povo? Existe algo especial que o turista não deva fazer?

Sem dúvida, a alegria desse povo.

Além disso, o respeito que eles têm pelos mais velhos também é algo lindo, isso vem de gerações.

Agora, preste atenção no que vou lhe dizer: Aqui, quando você dá um “Bom dia”, eles agradecem.

Isso mesmo, no geral eles não retribuem o seu bom dia, mas sim, agradecem por você ter desejado algo de bom para eles.

Quem vai a Luanda passear não pode deixar de…

Em primeiro lugar, recomendo conhecer o Memorial do Dr.Antônio Agostinho Neto, que foi o primeiro Presidente da República de Angola.

Memorial Agostinho Neto, Luanda

De fato, o local fará você dar um mergulho no início da história do país. Com toda a certeza é uma experiência incrível, um Memorial que até hoje guarda os restos mortais do Presidente.

A Fortaleza de São Miguel, conta toda a trajetória da guerra civil, onde é possível visitar o Museu FAA (Forças Armadas Angolanas). Além disso, você terá uma vista incrível de toda a Baía de Luanda, a mesma vista que os soldados utilizavam na guerra para defesa.

Por fim, mas não menos importante, o Museu da Escravatura, pois é possível conhecer um pouco da história dos angolanos, que eram escravizados e levados para a América em barcos partir deste ponto.

Museu da Escravatura, Luanda

Mas também é possível conhecer um pouco da arte e cultura de Angola, através dos artesanatos e pinturas expostas numa área próxima ao Museu.

Então, fica a dica, pensando como turista, não deixe de comprar por lá e ajudar aos artesãos que sustentam suas famílias com este trabalho.

É caro morar em Luanda? E para o turismo?

Sim, é muito caro. A saber, já foi considerada a cidade mais cara do mundo. O turismo também é caro, o salário é baixo e os preços super altos, muita coisa importada.

Comida nos move. Quais especialidades gastronômicas que mais se destacam em Luanda?

Os pratos típicos são o famoso fungi com calulu e a feijoada angolana que é diferente da nossa, já que é feita com feijão branco.

Fungi de Calulu

Hoje é um dia especial, que local levaria seus amigos para jantar em Angola?

Sem dúvida e sem pensar duas vezes, no Restaurante Cais de Cuatro, na Ilha de Luanda.

Cais de Quatro- Luanda

Um ou mais locais para um bom café da manhã e almoço em Luanda ou em alguma região próxima?

Para café, minha sugestão é Cozy Café no centro da cidade ou Mata Bicho, na cidade de Talatona.

Cozy Café, Luanda

Já para o almoço, temos o Restaurante Esplanada, localizado no melhor shopping de Luanda, com muita variedade e comida maravilhosa.

Para uma refeição também saborosa, mais acessível, indico o Restaurante Cerrado, que fica no centro de Talatona e tem uma comida incrivelmente bem temperada.

Além disso, os donos são brasileiros e fazem de tudo para que você se sinta em casa. O preço é ótimo, o menu vai de fast food a pratos completos, sem contar com a tradicional feijoada brasileira.

Qual a maior dificuldade para uma mãe que visitasse Luanda com seus filhos pequenos?

Certamente, ir a um hospital!!! Então, traga sua farmácia e não esqueça o número do telefone do seu pediatra.

Na sua opinião, qual é a melhor região para hospedagem em Luanda e por qual motivo?

Para negócios, minha opinião seria o centro. Para turismo, poderia ser tanto na Talatona, como o centro. A saber, no centro se encontram os melhores hotéis de Luanda. Se estiver com o bolso confortável, certamente vai adorar ficar no EPIC SANA Luanda Hotel um excelente 5 estrelas. Mas poderá também encontrar um bom lugar mais em conta como o Hotel Baia.

Que lugar você sugere para badalar à noite em Luanda?

Vou ter que pedir ajuda aos universitários (risos). Os jovens atualmente preferem o Clube S.

Quais os melhores lugares para fazer compras em Luanda?

Luanda não é um destino para compras, além de caro, as opções não são variadas, assim, não é como Miami, por exemplo.

Contudo, quem visita pode levar os tradicionais panos coloridos e artesanato local.

Monaliza com os panos coloridos de Luanda

Indica algum bate e volta partindo de Luanda?

Ilha do Mussulo, você pode pegar um barco em Luanda, atravessar, passar o dia e voltar. Eu ainda não fui, mas as pessoas dizem que é um dia bastante agradável.

Ilha de Mussulo. Luanda

Sempre temos um lugar especial, que vamos com frequência, seja um parque, um café ou qualquer outro lugar. Qual é o seu lugar especial em Luanda?

Restaurante Esplanada, pois é um lugar agradável, próximo de casa, onde reunimos os amigos.

Os Gaúcho e a Leidiane, encarregados/responsáveis pelo restaurante, nos mimam e nos fazem sentir em casa. Sem contar, os meninos que atendem a mesa e a Rosa, que sempre tira as fotos dos nossos encontros.

Restaurante Esplanada, Luanda

Quais os programas que Luanda oferece voltado para crianças?

Na praia do Surfista, tem a escola de surf Kiondassa.


Na Talatona, tem o Belas Shopping, que possui uma área destinada somente para diversão dos pequenos.

O que mais você sente falta do Brasil?

Além da família, o café que não tem em lugar nenhum do mundo.

De fato, sinto muita falta e fico feliz quando um amigo chega em Angola e lembra de trazer um pacote de café.

Vou até deixar as marcas aqui, vai que alguém se comova e resolva trazer algum deles: Pilão, Três corações e Melitta.


E aqui terminamos o post sobre Luanda

Então, você já pensou em conhecer Luanda? Gostou de saber sobre a cidade?

Eu, Kênia, conheci em 2015, me encantei pelo sorriso fácil dos angolanos e pela energia da cidade. No retorno, ainda tive o prazer de bater um pato com o Seu Jorge, que estava lá fazendo um show.

Seu Jorge e Kênia

Ele me contou, como havia sido as duas experiência dele na cidade. Eu, como boa de papo que sou, confesso que se a poltrona dele fosse ao lado da minha, teríamos conversado o voo todo.

Enfim, se tiver dicas para compartilhar conosco e com outros leitores, agradecemos. Ah, sugestões e críticas também são bem-vindas!

Se você gostou das dicas, confira também também os posts de outros brasileiros, que vivem espalhados pelo mundo: Orlando, Boston, Madrid, Antuérpia, entre outras.

Se puder deixar o seu like no fim do artigo, agradecemos, pois isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas.

Além disso, se desejar saber mais novidades sobre o Agarre o Mundo é só nos acompanhar através das redes sociais, seja bem-vindo(a).


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Monaliza Vieira

Carioca da gema. Casada, mãe da Isabela e Daniel, os maiores presentes da minha vida. Amante da gastronomia, apaixonada por esportes radicais e aventuras. Cidadã do Mundo, sempre pronta para viver novas experiências.

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!