" /> As 10 praias mais lindas do litoral sul da Paraíba - Agarre o Mundo

As 10 praias mais lindas do litoral sul da Paraíba

Litoral sul da Paraíba
escrito por Kenia Miranda

As 10 praias mais lindas do litoral sul da Paraíba unidas as praias de João Pessoa, farão das suas férias, momentos inesquecíveis.

Como prometi no último artigo de João Pessoa, que faria um artigo sobre o litoral sul da Paraíba, já que promessa aqui é dívida, sempre é paga. Então, vamos ao litoral sul da Paraíba, falando das melhores e mais lindas praias da região.

Como falei no artigo de João Pessoa a Paraíba é um estado pouco visitado, mas isso deixa a cidade também mais conservada. O estado é surpreendente, cheio de encantos. 

Só de litoral, são mais de 120 km, possui uma culinária maravilhosa, um povo amoroso e acolhedor. Além disso, tem um sol que brilha quase o ano todo. Sem falar que é onde o sol nasce primeiro, pois é o ponto mais oriental das Américas.

Visito apenas a Paraíba ou vou a Natal e Recife?

Devido a proximidade com as cidades vizinhas Recife e Natal, sempre me questionam, se vale a pena conhecer três estados numa única viagem. A minha resposta é sempre a mesma, depende do tipo de viagem que você quer.

Nordeste no Mapa

Eu gosto muito mais de curtir calmamente um único local por vez, quando possível. Após ler o artigo de João Pessoa, você perceberá a enorme quantidade de coisas para se fazer apenas na capital. E ao final deste artigo, você perceberá que não precisará percorrer 120 km, para chegar a Recife ou 180 km para ir até Natal, ver praias.

Preciso alugar um carro para minha estadia em João Pessoa?

Como você leu no artigo sobre João Pessoa, percebeu que poderá conhecer a maioria das praias urbanas sem a necessidade de um carro. Agora, vou lhe dar a minha opinião, eu adoro ter um carro a minha disposição, ir e vir quando me der vontade.

Ir à lindas praias tanto para o lado norte quanto para o lado sul de João Pessoa. Sempre que retorno a cidade, alugo um carro no aeroporto mesmo, na Rentcars e devolvo no final da viagem. E sinceramente isso faz com que a minha viagem seja bem mais tranquila e proveitosa.

Agora saiba que se você deseja conhecer o litoral sul, precisará de um. Mas caso não queira alugar, saiba que existem empresas que oferecem passeios para conhecer o litoral sul.

Onde ficar?

Como eu morei em João Pessoa, sempre fazia bate e volta, pela aproximação com a cidade e por ter lá, uma maior estrutura. Mas igualmente, já me hospedei e recomendo duas pousadas, mostradas no texto abaixo.

Tudo pronto para se apaixonar pelo litoral sul da Paraíba?

Então, capriche no protetor solar, coloque o seu chapéu, aproveite as dicas, e prepare-se para viver dias deliciosos à beira-mar no litoral sul da Paraíba.

litoral sul da Paraíba é chamado de Costa do Conde, tem cerca de 20 km de extensão e abrange 7 praias: Praia de Gramame, Praia do Amor, Praia Caripabus, Praia de Jacumã, Praia de Tabatinga, Praia de Coquerinho e Tambaba.

Além destas vale a pena visitar também Pitimbu…

Engana-se o turista pensar que as praias só mudam de nome, já que são todas praias. A saber, o litoral sul da Paraíba é um turbilhão de surpresas. Sendo possível visualizar falésias, praias selvagens, arrecifes e aquele mar maravilhoso e hipnotizante, que dependendo do período visitado pode se apresentar azul turquesa ou verde esmeralda (eu enxergava fluorescente).

Além de aproveitar as praias, você poderá também fazer trilhas ecológicas e visitar comunidades Quilombolas nas cidades do Conde e Pitimbu.

Conde

Em Conde, o visitante tem a possibilidade de conhecer um litoral único, diferenciado, exótico e 7 praias com visual inesquecível.

Conde está a apenas 22 quilômetros da capital e possui muitas opções para quem busca, tanto diversão, quanto descanso. Possui uma grande rede de hotelaria, onde alguns hotéis oferecem inclusive, serviços de transfer do aeroporto ao Conde.

Conde, litoral sul da Paraíba
Foto:@vitor.ecoturismo

Assim vou falar de cada praia separadamente, pois cada uma tem a sua beleza e oferta de serviços.

Barra de Gramame

Barra de Gramame é a primeira praia de Conde. Como possui uma longa faixa de areia e na maré baixa se formam várias piscinas naturais, é uma praia muito frequentada por famílias.

Na orla existem algumas barracas que oferecem petiscos e bebidas e também existe a possibilidade de alugar cadeira e guarda-sol. O melhor desta praia é que pela proximidade com o rio Gramame, o visitante pode intercalar banho e mergulho em água salgada (mar) e doce (rio).

A maioria dos passeios são feitos de buggy, já que a estradinha que leva até a praia é de terra, íngreme e com bastante pedras.

Vale a pena ressaltar que os bancos de areia mudam de acordo com a maré, assim nunca estão no mesmo lugar e nem possuem o mesmo formato.

Praia do Amor

Não tem como apresentar a Praia do Amor sem falar um pouco das lendas que rondam a praia. A lenda mais antiga diz que os índios passavam por provas de pesca e caça e se saíssem bem em ambos, poderiam assumir um casamento, pois estariam aptos. Então a cerimônia era celebrada na pedra furada.

Como hoje não existem mais as provas, nem índios e caciques, então a lenda deu uma modificada e diz que os casais que passam de mãos dadas por debaixo da pedra e caminham de ponta a ponta da praia, viverão o amor entre os mesmos até a eternidade.

Na Praia do Amor você encontrará uma areia preta, por conta dos manguezais e pelas pedras enormes que tem na região. Apesar de ser a Praia do Amor, aviso que não é uma praia propícia para banho, mas boa para tomar um sol e fazer lindas fotos, principalmente na pedra furada.

Acredite, as pessoas fazem fila para ter aquela foto linda de Instagram. Se deseja uma também, tenha paciência ou chegue bem cedo.

Jacumã

Jacumã é a terceira praia na rota Costa do Conde e possui uma das praias lindas do litoral da Paraíba, pois conta com uma areia clara e um mar tranquilo, ideal para famílias e crianças.

Certamente esta é a praia mais urbana dentre as citadas aqui. Mas apesar disso, ainda mantém a simplicidade da vila de pescadores que foi um dia. Tem uma praia tranquila e mar tranquilo.

Jacumã conta tanto com moradias permanentes quanto com casas de veraneio. Além disso, oferece também outras estruturas como mercados, restaurantes e postos de gasolina.

Por oferecer uma maior estrutura, esta é praia dos eventos de verão, que começa com a Festa de Reis e vai até o carnaval.

Praia de Carapibus

Não posso negar o meu amor por esta região e talvez a minha escolha esteja relacionada com a experiência de hospedagem que tive ali.

A saber, é nesta região da Praia de Carapibus que fica a maioria das pousadas do litoral sul da Paraíba. De fato, é uma região muito procurada por turistas, mas não se engane, achando que por isso você não encontrará tranquilidade, já que na maioria dos trechos é exatamente isso que você encontrará.

Nos dias de maré baixa, piscinas naturais aparecem nos arrecifes e formações de corais. Aqui vou repetir algo que acredito falar na maioria dos meus artigos: acorde cedo e aproveite o dia. Se você é uma pessoa mais noturna, mude o fluxo e deixe para dormir até tarde em casa.

O sol na Paraíba é mesmo forte, acordando cedo, você consegue aproveitar o melhor sol, o mar é quentinho e nesta região em especial tem águas tranquilas. Vai mesmo ficar dormindo? (risos).Estas características do mar são excelentes para quem pratica esportes náuticos. Carapibus tem ainda uma belíssima formação de falésias e mata nativa preservada que proporcionam trilhas incríveis.

Vamos então falar do motivo da minha escolha. Fiquei mais de uma vez hospedada na Pousada da Luz. É uma pousada simples, mas fica no alto de uma falésia e acordar com a vista do mar, com passarinhos cantando na sua janela e macaquinhos passeando por ali, realmente me trouxe uma tranquilidade que acalmou a minha alma.

Outra pousada linda, com mais estrutura que a Pousada da Luz que também conheço e recomendo é a Pousada Arauanã, com uma área de lazer maior e que também possui uma tranquilidade ímpar.

Pousada Aruanã, Carapibus,Paraíba
Pousada Arauanã

Praia de Tabatinga

Na sequência chegamos a praia de Tabatinga, outra maravilha da natureza. Aliás é exatamente isso que você encontrará, pois a mesma está localizada em uma área de preservação ambiental.

Dependendo de onde estiver, você poderá ter experiências diferentes na mesma praia. A saber, o encontro do Rio Bocatu com o mar se dá na região, atenção pois o mar fica mais agitado. Já no outro extremo, está o lindo Canyon de falésias coloridas.

Como está numa área de preservação ambiental, não tem estrutura, assim, não deixe de levar o que comer e beber e por favor, não deixe para trás o lixo no final.

Para os amantes de caminhada, caso esteja hospedado na região, saiba que é possível fazer uma caminhada até Coqueirinho, que é a praia mais famosa da região, pois a mesma está a mais ou menos 40 minutinhos dali.

Praia de Coqueirinho

Certamente, se você perguntar a qualquer pessoense, que praia você deveria conhecer, a resposta será Coqueirinho. Não só os locais, mas também os turistas são loucos por esta praia.

Ela tem mesmo algo de belo, como falésias coloridas, uma enorme quantidade de coqueiros e um mar lindo, mas atenção, não é aquele mar ideal para crianças em todas as partes.

A saber, tem uma parte mais “calma” e uma parte onde o mar é mais agitado e os surfistas adoram. Olhe as imagens abaixo para entender. Ela tem um formato em “C” e na lateral direita, mais próximo as pedras, não tem ondas, enquanto no centro tem bastante ondas.

Passeio de buggy

Um passeio legal para se fazer na região é o passeio de buggy. Mas atenção não tem nada a ver com os passeios de Buggy em Natal ou Fortaleza.

É um passeio legal, onde levarão até o alto das falésias, assim você verá a praia de Coqueirinho de cima. Conhecerá também uma vendinha de doces de uma família que vive na região e além disso, será uma verdadeira diversão, já que o Buggy já remete a uma grande aventura.

Assim que você chegar na descida para a praia, tem a opção de ir para o lado esquerdo, onde é bem praia mesmo, com barracas, cadeiras e mesinhas e o mar mais tranquilo para quem está com crianças (lembre-se, próximo as pedras laterais). Ou ir para o lado direito, onde tem um restaurante no alto, com um parquinho para as crianças e espreguiçadeiras mais sofisticadas. Para entrar no mar eu sempre preferi do outro lado, mas também é possível aqui.

Recomendo fazer as duas coisas: Chegar cedo e aproveitar a praia do lado esquerdo primeiro e perto do horário do almoço, se locomover para o restaurante e aproveitar a comida maravilhosa que servem no local, mesmo não sendo o local mais barato, mas a comida compensa. Não deixe para ir quando estiver muito cheio, pois pode acontecer de não conseguir se sentar, principalmente se for durante o fim de semana.

Praia de Tambaba

Também poderia facilmente ser chamada de paraíso. A primeira coisa que você deve fazer, antes mesmo de se deliciar neste paraíso é parar no mirante e admirar a vista. Pois o conjunto: falésias, pedras e aquele mar, com toda a certeza vai hipnotizar.

A primeira coisa que preciso lhe dizer é que em Tambaba não é possível nadar diretamente no mar. Isso acontece porque as pedras bloqueiam o caminho e o mar é bem agitado.

Embora alguns turistas se arrisquem, não é recomendado subir nas pedras. Primeiro porque são pontiagudas e escorregadias, depois tenho certeza que você não desejará sair dali, direto para uma unidade de saúde.

Daí você pode estar se perguntando, porque ir numa praia que não é possível entrar no mar. Eu conto. Existem, por conta das pedras, diversas piscinas naturais de água quentinha.

Praia naturista

Você é adepto do naturismo? Se sim, certamente já sabe que Tambaba é uma praia naturista. Aliás, a mesma foi reconhecida como a primeira praia naturista do nordeste. Mas saiba que a praia é dividida em duas partes, uma delas para quem deseja aproveitar o mar e a praia sem ter que tirar a roupa.

Tambaba, litoral sul da Paraíba
Foto:@dufechine_photo

E a outra parte, que é mais bonita e maior é só para quem deseja permanecer totalmente nu. Se você tiver curiosidade e principalmente coragem, vá, enfrente e aproveite a praia sem se preocupar, inclusive com as roupas.

Assim saiba que vale a visita, mesmo se você não for adepto do naturismo, pois Tambaba possui trilhas, mirantes e área de preservação ambiental.

Atenção: respeite as regras, nada de fotos das pessoas nuas que ali estão, além disso nada de comportamentos e atos de caráter sexual ou obsceno.

Proibição de entrada para turistas do sexo masculino que estão desacompanhados e que não possuem a carteirinha de naturistas.

Todas as praias mostradas até agora estão na Costa do Conde. Seguindo pelo extremo do litoral sul da Paraíba, ainda encontram-se as seguintes praias:

Praia de Pitimbu

Aqui já saímos do munícipio de Conde e já estamos no município de Pitimbu, já quase na divisa com Pernambuco, mas vale a visita, caso você deseje conhecer mais uma das praias da Paraíba. A mesma é movimentada, mas possui uma longa faixa de areia e tem um mar bem calminho.

Certamente os motivos apresentados faz com que o local seja muito procurado e frequentado por muitas famílias. Além disso, possui uma boa infraestrutura, com várias pousadas, bares e restaurantes.

Em Pitimbu são desenvolvidos projetos de preservação da cultura indígena e quilombola. A saber existem praias bem desertas no município e estuários com muitas aves e vegetação de Mata Atlântica.

Praia Bela

Com este nome, não tem como ser diferente, é mesmo bela e além da praia deliciosa, ainda tem ao ladinho o Rio Macatu, para quem curte além do sol, uma água quente, doce e calminha.

Praia Bela, Litoral sul da Paraíba
Foto:@passeiosnaparaíba

A saber é possível realizar vários tipos de esportes náuticos ali, tanto no mar, como no rio, além de uma tirolesa para os aventureiros. Sabe aquela imagem de mesinhas dentro da água, que relaxa só de olhar? Você poderá mesmo relaxar ali, sentado na sua mesinha, recebendo sua bebida geladinha, as crianças brincando ao redor e aquele mar maravilhoso a frente.

Para aproveitar ao máximo, confira antes a tábua da maré, para chegar quando a mesma estiver baixando. E se possível, vá fora dos finais de semana.

Barra do Graú

Caso encontre a praia Bela muito cheia, deixo aqui uma dica, alugue um quadriciclo e vá até a Barra do Graú, uma praia bem deserta, que só é possível o acesso pela praia Bela.

Lembre-se que você leu a palavra deserta, então leve tudo que você pode precisar por lá, do protetor a água para se hidratar.

Neste trecho o Rio Graú se encontra com o mar, logo leia, mar agitado, mas a beleza da união compensa e além disso, você pode mergulhar no rio que é bem mais calmo e também gostoso. Mais uma vez, não se esqueça de consultar a tábua da maré, antes de contratar o passeio.


Assim terminamos o artigo das mais lindas

praias do litoral sul da Paraíba


Me conte aí, você conhece este estado brasileiro? Se não conhece ainda a capital João Pessoa, vá conhecer, pois é um lugar de harmonia, paz e amor que roubou meu coração. E associe a ela as diversas praias também para o norte quanto ao sul.

Ah, se tiver dicas de lá para compartilhar conosco e com outros leitores, agradecemos. Sugestões e críticas também são bem-vindas!

O Agarre o Mundo segue com o compromisso de mostrar a “viagem como ela é”.

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos.


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!