" /> Haarlem, a vizinha florida de Amsterdam - Agarre o Mundo

Haarlem, a vizinha florida de Amsterdam

Moinho Adrian, Haarlem
escrito por Cecília Dantas

Haarlem, a vizinha florida de Amsterdam. Tão linda quanto, mas com bem menos turistas.

Que a Holanda é linda já sabemos, que Amsterdam encanta, basta passear por suas ruas para entender a sua energia. Então, agora imagina além de conhecer Amsterdam, visitar a simpática e linda cidade de Haarlem, localizada a poucos minutos de trem de Amsterdam.

A antiga rota Amsterdam para Haarlem você vai se deparar com o Amsterdamse Poort é um antigo portão da cidade, do século XIV, sendo o único remanescente dos 12 portões originais da cidade.

A cidade apesar de ser pequena tem uma variedade de passeios a fazer. Pode ser considerada uma mini Amsterdam. A sua praça principal, chamada de Grote Markt, além de ser linda e charmosa, concentra ou nela ou nas proximidades, boa parte das suas atrações.

Certamente, você deslumbrará com a beleza da igreja de Sint Bravo, por dentro e por fora, trazendo a possibilidade de lindas fotos. É possível fazer uma visita guiada, entretanto paga. Outro edifício que não passará despercebido diante dos seus olhos é o da prefeitura (Stadhuis), pois a beleza com a sua arquitetura e estilo renascentista o torna encantador.

Igreja x cervejaria

Você perceberá que Haarlem tem um grande inúmero de igrejas, mas tem uma cervejaria que você não pode deixar de conhecer. Calma, você não leu errado, a cervejaria fica dentro da estrutura de uma antiga igreja e se chama Jopenkerk. O mais legal é ver como eles além de utilizarem muito bem o espaço, ainda brincam com isso, pois criaram um seguinte slogan: “crafting divine beer” (produzindo cerveja divina).

Diversos tipos de cerveja certamente te farão ter dificuldade na escolha. E mesmo que você não seja amante de cerveja, vá conhecer e degustar outras maravilhas que a casa oferece. Já que também funcionam como um restaurante e oferecem uma variedade de comida típicas locais.

Semelhanças com Amsterdam!
Haarlem

Além dos rios que cortam a cidade, que faz com que a cidade se assemelhe muito a sua vizinha, Amsterdam, a mesma possui uma ponte móvel tão charmosa, que abre para a passagem dos barcos.

A cidade pode ser visitada caminhando, entretanto, como você está na Holanda, também é bem convidativo um passeio de bike pela cidade, assim de maneira mais rápida você consegue se locomover por suas ruas, ruelas e pontes.

E já que falamos de pontes, você também pode fazer um passeio de barco pelos canais, e ainda aprenderá bastante, pois, dentro do barco tem o áudio com várias informações da cidade.

Se for durante o inverno ou em dias de chuva, saiba que a cidade conta com 15 museus que você pode escolher de acordo com a preferência. Entre eles tem o Museu Teyler, de artes, ciências e história natural; o Ten Boom Museum, que era a casa da família Ten Boom, que ajudou judeus durante a Guerra e conta hoje com o esconderijo, fotografias e objetos da época; o Museu Arquelógico de Haarlem e o Frans Hals Museum.

Agora se for durante a primavera saiba que Haarlem é uma das cidades mais significativas no quesito ‘Comércio de Tulipas’, pois abriga magníficos campos de tulipas das mais variadas cores. E claro que não poderia deixar de falar da cerveja, já que a cidade possui mais de 100 cervejarias locais.

De fato, nada melhor que um local para nos contar o melhor de cada cidade, assim, para saber sobre estas e tantas outras atrações da cidade, convidamos a Cecília do @aceciliadantas que vive na cidade e compartilhou conosco um pouco da sua história e todas as atrações que a cidade oferece.

Sobre Cecília Dantas

Meu nome é Cecília Dantas, sou publicitária, moro na Holanda desde 2015. Vim do Brasil acompanhando, na época, meu marido, que foi chamado para trabalhar numa empresa de Tecnologia de Informação em Amsterdam.

Depois de morar 1 ano em Amsterdam com meu ex-marido, separamos e decidi me mudar para Haarlem pois o custo de habitação era mais barato, onde conheci meu atual namorado holandês.

Estamos juntos desde 2017 e temos um filho que nasceu em 2020. Sou publicitária e por muitos anos trabalhei na minha área, porém, a partir de 2017 decidi empreender e abrir o meu próprio negócio.

Hoje sou Travel Buddy para mulheres que viajam sozinhas. Uma companheira de viagem que faz roteiros personalizados, e também trabalho como freelance para uma multinacional na área de atendimento ao consumidor.

Haarlem é sinônimo de …

Haarlem é sinônimo de paz, tranquilidade e beleza.

Haarlem

É uma boa cidade para se morar?

É maravilhosa! O clima varia de acordo com as estações do ano, que são bem definidas.

A saber, Haarlem superou as minhas expectativas. Além de sua tranquilidade e beleza, embora, eu inicialmente tinha receio de ficar muito longe de amigos que moravam em Amsterdam. Mas a Haarlem é muito perto de Amsterdam, ou seja, a 20 minutos de trem.

Qual a característica de Haarlem que mais lhe agrada?

O fato de ter a mesma estrutura de Amsterdam, a capital dos Países Baixos, porém sem turistas, fazendo assim com que a cidade seja mais tranquila.

Haarlem

O povo em Haarlem é bem amigável e simpático. Mas aqui fica a dica, para que os turistas se comportem de maneira educada e gentil, como em qualquer outra parte do mundo.

O que mais foi difícil para se adaptar em Haarlem?

De fato, como era uma cidade completamente nova e eu não conhecia ninguém, a maior dificuldade foi, no início, de fazer as coisas sozinha. Mas foi muito bom para meu auto conhecimento e curtir a minha própria companhia.

Quem vai passear em Haarlem não pode deixar de visitar…

Estação de Haarlem

Se você resolver visitar a cidade e optar pelo trem, saiba que a estação de Haarlem também é uma atração, já que nela foi filmado o famoso filme “11 homens e outro segredo”.

Grote Markt

Visitar a rua das compras Grote Houtstraat, também é uma boa pedida. Além disso, tomar um café em um dos cafés espalhados pela rua e finalizar a noite tomando vinho no Viqh (bar especialista em vinhos).

Grote Markt, Haarlem
Foto: @26rood

Moinho de Adriaan

Este Moinho é um dos cartões postais da cidade e está localizado na beira de um canal.

Moinho Adriaan, Haarlem
Foto: @der_landgraph

de Adriaan é um moinho inaugurado em 1779. Em 1932, o moinho foi destruído por um incêndio, e entre várias tentativas da sua reconstrução ao longo do tempo, somente 70 anos depois ele foi reinaugurado.

A saber, é um dos principais pontos turísticos de Haarlem. O moinho está disponível para sediar conferências, seminários, workshops e casamentos. Para os turistas, o moinho é aberto para visitação diariamente, mas caso não deseje visitar, a sua área externa já rende fotos lindas.

Jopenkerk

Tudo fica melhor com uma boa história, e a da Jopenkerk também é interessante e começou no século XIV, quando Haarlem se tornou a cidade cervejeira mais importante da Holanda. No período que as cervejeiras estavam funcionando a toda velocidade, a cerveja de cevada foi então transportada do Spaarne em ‘Jopen’, que são barris de 112 litros.

Jopen, Haarlem
Foto: @aceciliadantas

Embora a cerveja possuísse excelente qualidade e chegasse a ser consumida no exterior, a sua fama chegou ao fim. Pois em 1916, a última cervejaria Haarlem fechou suas portas. Mas que bom que a história não parou por aqui.

Então, 1990, a fundação Haarlems Biergenootschap apresentou um plano para trazer de volta a cerveja Haarlem. Nos arquivos da cidade, receitas de 1407 e 1501 são encontradas e a cerveja foi reproduzida. Com a cerveja mais nova, Hoppen, o ano festivo começou em 11 de novembro de 1994. O início de Jopen.

Uma das características de Haarlem é a grande quantidades de igreja. Calma não enlouqueci

E em 2010, Jopen ganha uma casa, quando uma igreja desativada foi reformada e renomeada de Jopenkerk. Uma cervejaria com um grande café e restaurante no coração de Haarlem. Finalmente, a cerveja Jopen pode ser produzida em chaleiras Haarlem!

Porta de Amsterdam

Porta de Amsterdam, que parece um castelo, mas na verdade era uma das entradas da cidade. Uma impressionante construção de uma antiga muralha da cidade.

Portão de Amsterdam, Haarlem
Foto: @aceciliadantas

Canais de Haarlem

Que tal um delicioso passeio pelos canais de Haarlem? Certamente você vai admirar a beleza da cidade por uma outra perspectiva e voltará com a câmera cheia de lindas fotos.

Canais de Haarlem

Visitar os Hofjes

São pátios com lindos jardins, apesar de aparecer em outras cidades, em Haarlem existem ainda 21 dos 40 existentes. A saber, estes locais foram construídos para abrigarem mulheres viúvas ou em celibato que ajudavam doentes e pobres idosos sem condições, geralmente eram mantidos por instituições de caridade. O mais antigo deles data o século XIV. Hoje ainda são habitados e seus pátios podem ser visitados durante o dia, menos aos domingos.

Hofje, Haarlem
Foto: @aceciliadantas

Museus

A cidade conta com vários museus, assim não deixe de visitar alguns como o museu Teyler, que é o mais antigo da Holanda. Visite a casa de Corrie ten Boom (holandesa que abrigava judeus na IIGuerra Mundial) – com agendamento e em inglês, assim como o museu Frans Huis.

Museu Teyler, Haarlem
Foto: @aceciliadantas

Rua da Luz Vermelha

Assim como em Amsterdam, Haarlem também tem uma rua da luz vermelha, que tem prostitutas na vitrine.

É caro morar em Haarlem? E para o turismo?

Não é caro, nem para um local nem para o turista, pois há bastante coisa para se fazer gratuitamente, além disso, as entradas dos museus não são tão caras.

O preço do aluguel tem aumentado bastante ultimamente por conta da alta procura residencial, devido à proximidade com Amsterdam.

Comida nos move. Que especialidades gastronômicas se destacam em Haarlem?

A típica comida holandesa, assim não deixe de experimentar o Haring, que é peixe arenque cru com picles e cebola. Assim como o Kibbeling, que é um peixe branco frito, acompanhado de batata frita com molho de pasta de amendoim. Se você é fã de doces, prove o Stroopwafel, que é um waffle doce.

Hoje é um dia especial, que local nos levaria para jantar em Haarlem?

No restaurante francês, 1 estrela Michelin, Ratatouille ou DIGA.

Já para um bom café da manhã e almoço, recomendo o Crepe Affaire. E se deseja uma refeição mais em conta, embora ainda saborosa, vá ao Miyagi & Jones.

Agora se o objetivo é uma baladinha, vá ao Clube XO.

Club XO, Haarlem
Foto: @rikkertheeren

Na sua opinião qual é a melhor região para hospedagem em Haarlem e por qual motivo?

No centro de Haarlem, próximo a Grote Markt.

Indica algum bate e volta partindo de Haarlem?

Praias de Zandvoort e Bloemendaal aan Zee. Tem vários beach clubs descolados e é apenas 10 minutos de trem de Haarlem.

Sempre temos um lugar especial, que vamos com frequência, seja um parque, um café ou qualquer outro lugar. Qual é o seu lugar especial em Haarlem? E por que é?

Jopen cervejaria, com toda a certeza. Pois é localizada dentro de uma igreja antiga. Acho muito interessante como eles reaproveitaram o local ao invés de demolir.

Jopen, Haarlem
Foto: @ttoshiett

Quais os programas que Haarlem oferece para crianças? Ou não tem?

O natuur speel eiland Haarlem é um parque que estimula a diversão e cooperação das crianças com brincadeiras ao ar livre. Lá tem várias atividades como: Campo de minigolfe de 18 buracos; cabanas feitas de galhos, chamada de túnel de salgueiro; uma horta para as crianças colocarem a mão na massa; cozinha de lama; túnel de rastreamento e gaiola de futebol.

Teylers Museum, sediado na antiga casa de Pieter Teyler van der Hulst, construção em estilo neoclássico da metade do século XVIII,  é um museu de artes, ciência e história natural.

O que mais você sente falta do Brasil?

Sem dúvida, da família, dos amigos próximos e o do calor constante!

E assim terminamos o artigo da linda Haarlem

Você já visitou a Holanda? Se não, tem vontade de conhecer?

Mas se você já visitou e tem dicas para compartilhar com nossos leitores, agradecemos. Ah, sugestões e críticas também são bem-vindas!

E se gostou das dicas, confira também os artigos de brasileiros que vivem em outras cidades como Orlando, Boston, Madrid, entre outras.

Se puder deixar o seu like no fim do artigo, agradecemos, pois isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas e principalmente, saberemos que você gostou do que leu.

Além disso, se desejar saber mais novidades sobre o Agarre o Mundo, é só acompanhar através das redes sociais, seja bem-vindo(a).


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Cecília Dantas

Meu nome é Cecília Dantas, sou publicitária, moro na Holanda desde 2015. Sou Travel Buddy para mulheres que viajam sozinhas. Uma companheira de viagem que faz roteiros personalizados e também trabalho como freelancer para uma multinacional na área de atendimento ao consumidor.

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!