Search
Close this search box.

Guia de Morro de São Paulo – Dicas de Viagem

Compartilhe:

Guia de Morro de São Paulo com dicas de viagem. Afinal, nada melhor que ter a nossa disposição um guia completo para que possamos utilizar sem perder tempo com mais nada.

Morro de São Paulo: morra de amor…morra de saudade! Morro é uma vila baiana que forma com outros três vilarejos, a Ilha de Tinharé.

Contudo, nem pense que é aquela ilhota. Daquelas pequenas, solitárias e no meio do oceano, descritas nos livros de geografia (risos). Vai muito além disso!

Morro, seu apelido carinhoso, é ao mesmo tempo uma ilha agitada e tranquila.

Certamente, nove entre dez turistas que visitam Morro buscam suas belas praias. Também não é para menos, pois o lugar é dividido em 5 praias e cada uma é mais encantadora que a outra e com vários tons de verde e azul.

Mas, me diz…Quando você pensa em Morro de São Paulo, o que vem na sua mente sobre o lugar? É para aventureiros? Lugar para festa e azaração? Ou é para romance e família?

Guia Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

Então, Morro de São Paulo é um destino eclético e por isso se adequa a todos os perfis de viajantes.

É aquele lugar que tem céu azul, muito sol, além disso, tem mar cristalino, calmo e de temperatura agradável. Também tem comida típica e requintada, cafés, boate, artesanato e baladas.

Além disso, os esportes têm seu espaço. Só para exemplificar, vôlei de praia, mergulho com cilindro ou snorkel, futevôlei, surf, caminhada, passeio de bicicleta, tirolesa, entre outros.

Ao mesmo tempo, tem pessoas hospitaleiras e gente do mundo inteiro.

Dessa forma, não é à toa que Morro de São Paulo atende e agrada a todos os turistas. Dos que buscam a comodidade dos hotéis confortáveis ao mochileiro, dos casais em lua de mel aos aventureiros, dos que preferem o dia aos que curtem as baladas…

Guia Morro de São Paulo, Agarre o Mundo
Praça Principal

Vinte anos depois: mudanças, mas o encanto de Morro de São Paulo é o mesmo

Morro de São Paulo, assim como Jericoacoara tem uma vibe única e ao chegar lá, você se sente desligado do tempo e do espaço. É aquele lugar que desperta em todos a vontade de voltar, antes mesmo de ter ido embora.

Acredite em mim, é apaixonante!! A minha primeira viagem a Morro foi no réveillon de 2000 e de lá para cá, vou pelo menos uma vez ao ano.

Nesse meio tempo, mudanças aconteceram. Como resultado, a pacata vila de 20 anos atrás deu lugar a um badalado balneário, com muitas pousadas, hotéis, restaurantes, lojas e agitada vida noturna.

As ruas do centrinho, onde fica a praça principal, que eram de areia foram calçadas. Da mesma forma, a Segunda Praia, ganhou uma passarela de madeira em frente aos bares e restaurantes e à noite vira uma festa.

Guia Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

Ao mesmo tempo, foi construído um deck na Terceira Praia que protege a orla da erosão e permite uma passagem mais confortável entre as praias, independente da maré.

Guia Morro de São Paulo, Agarre o Mundo
Deck da Terceira Praia de Morro de São Paulo

Além disso, o fluxo dos poucos veículos locais foi organizado, e de alguns anos para cá não há trânsito na areia. Os carros trafegam por uma estrada escondida, que fica nos fundos da Segunda Praia.

No entanto, mesmo com tantas mudanças, a beleza, o encanto e a paz do lugar permaneceram.

São quase vinte anos visitando Morro, tanto que já me sinto uma nativa (risos). Então, foi “facinho” falar sobre Morro de São Paulo.

Deixo aqui o índice para que você encontre mais facilmente o que deseja, mas tenho certeza que você aproveitará cada pedacinho deste guia:

Onde fica Morro de São Paulo

Quando ir a Morro de São Paulo

Quantos dias ficar em Morro de São Paulo

Como chegar: não é fácil, mas vale a pena

Entendendo Morro de São Paulo

Onde se hospedar e os melhores restaurantes separados por cada região:

Onde fica Morro de São Paulo

Localização Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

Morro de São Paulo faz parte da Ilha de Tinharé, município de Cairu, que está localizado no estado da Bahia.

Essa região é conhecida como Costa do Dendê e apenas duas cidades na Bahia, oferecem acesso a Morro, Salvador e Valença.

Curiosidade: “Costa do Dendê” é devido às plantações de dendê (um dos principais ingredientes da culinária baiana) ao longo da costa.

Quando ir a Morro de São Paulo

Dizem por aí que no Nordeste não chove, mas lamento informar que é lenda. Aqui na Bahia chove, tanto em Salvador, quanto em Morro de São Paulo.

Ainda assim, o clima é quente o ano todo em Morro, mas não deixa de ter chuva.

De fato, não é semelhante ao Sul e Sudeste, onde a chuva é torrencial, mas quando a chuva passa, certamente você não tem o céu azul, nem muito menos a água cristalina e morna do mar.

Além disso, fica aquela sensação ruim do mormaço e os sargaços aparecem. Sim, tem sargaço em Morro!

E sem dúvida, para um lugar onde a principal atração é o mar, seja para banho, passeios ou esporte, esse clima é desanimador.

Dessa forma, sugiro que evite visitar Morro entre os meses de maio e agosto. E às vezes, pode chover nos meses de abril e setembro. Então, se você quer sol, céu azul e água transparente, a melhor época é do mês de outubro ao mês de março.

Dica: Para quem busca preços acessíveis e menos agito, evite o pico da alta temporada que é entre os meses de dezembro e fevereiro. Em especial, no réveillon, no carnaval e na ressaca do carnaval, que vai da quarta-feira de cinzas até o domingo.

Quantos dias ficar em Morro de São Paulo

Para conhecer todas as praias, curtir a vila e a culinária local, recomendo no mínimo, três dias inteiros.

Eu gosto de ficar pelo menos cinco dias, pois além de ser um local de difícil acesso, tenho tempo para curtir e relaxar bastante.

Sandra em Morro de São Paulo, Agarre o Mundo
“Euzinha” em Morro

No entanto, mesmo que seu tempo seja curto, vá…Vá e morra de amor, morra de saudade…

Como chegar: não é fácil, mas vale a pena

Não é tão fácil chegar a Morro de São Paulo, principalmente para quem não mora em Salvador. Todavia, as opções são diversas e para todos os bolsos e todos os gostos.

Mas, antes de tudo, saiba que não se usa carro em Morro de São Paulo e o acesso final só não será pelo mar, se a opção escolhida for a aérea.

Guia: Chegando a Morro de São Paulo, Agarre o Mundo
Chegando em Morro de São Paulo

Para quem já está em Salvador ou chega e vai direto para Morro, as opções são transporte marítimo, semiterrestre e aéreo.

Transporte marítimo

Do Terminal Turístico Náutico da Bahia (próximo ao Mercado Modelo) saem catamarãs todos os dias para Morro, em horários estabelecidos. A duração da viagem é em torno de 2h20.

Em relação ao mar, a ida é tranquila. Mas já na volta o barco balança e a depender do horário e da época, pode sacudir muito e, até entrar água na embarcação, mas nada demais, só um pouquinho de emoção, risos.

Ainda assim, para mim, é a melhor opção, pois já lhe deixa no cais do Morro. Porém, não recomendo para quem enjoa ou quando se está com criança ou idoso.

Guia Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

A passagem é comprada no local ou pela internet.

Dica: Em dias de mar bravo, ou seja, quando está muito agitado, por segurança, as partidas são canceladas e os passageiros vão pela via semiterrestre, que dura o dobro do tempo. Além disso, infelizmente, não há reembolso por usar um meio mais barato.

Semiterrestre

Essa é a opção mais barata, entretanto, mais demorada. É possível iniciar o trajeto com carro próprio, com empresa contratada ou de ônibus. Mas a etapa final é sempre de lancha.

De carro ou van de empresa de turismo: Existem empresas que oferecem van a partir do Aeroporto de Salvador ou dos hotéis da cidade até o terminal marítimo. Lá, é feita uma travessia de balsa (ferry) no próprio carro até o terminal Bom Despacho, na Ilha de Itaparica (em torno de 50 minutos).

A partir daí, você vai até Valença (em torno de 1h30), onde pega a lancha rápida (20 a 25 minutos) até Morro de São Paulo.

Existem estacionamentos nos arredores que cobram por noite. O tempo médio total da viagem é em torno de 3h30min.

Dica: De carro você também pode ir pela BR324 ou BR101 até Valença, onde pegará a lancha até Morro.

De ônibus: Dessa forma, você pega o ônibus na Rodoviária de Salvador para Valença ou pega a balsa no Terminal de São Joaquim em Salvador para Bom Despacho. Em frente a saída da balsa, existem ônibus para Valença.

Em Valença, no Cais Central, você pega a lancha até Morro. A passagem é comprada na hora e a última lancha sai às 20h. O tempo médio total da viagem é em torno de 4h.

Dica: Você pode substituir o ônibus por táxi em Bom Despacho até o Atracadouro, que é mais perto de Morro do que o Cais de Valença. Da mesma forma, se for de carro, corte o caminho e diminua o tempo, deixando o carro no Atracadouro. De lá, é só pegar a lancha rápida (10 a 15 min até Morro).

Via aérea

Essa é a opção mais rápida e evita tanto deslocamento. É confortável, embora bem mais cara e com dias e horários limitados. É um táxi aéreo (teco-teco) que leva cerca de 25 minutos do Aeroporto de Salvador até Morro de São Paulo.

Chegando em Morro de São Paulo

Viaje leve. Em primeiro lugar, porque há pouco espaço nas lanchas. Em segundo lugar, porque você desembarca em um cais e logo no início vai encarar duas ladeiras, sendo uma delas grande e íngreme.

Sendo assim, quando sua bagagem é uma mochila ou uma mala pequena de rodinha, é menos cansativo. No entanto, se tem muita bagagem, sugiro contratar um carregador, que usa um carro de mão (táxi do Morro) para levar as malas.

Entendendo Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é formado basicamente por uma Vila e cinco praias principais (existem mais). E lá você faz tudo a pé, ou no máximo, de bicicleta, cavalos ou charretes.

Chegando ao cais, sobe-se a rampa e cruza-se o “Portaló” (portão da entrada). À esquerda fica o caminho para a Fortaleza Tapirandu (Forte), para onde você vai e paga a taxa de turismo.

Em seguida, você já encontra a ladeira que conduz a Vila de Morro de São Paulo.

A Fortaleza de Morro de São Paulo

A Fortaleza de Morro de São Paulo foi construída no século XVII para proteger das invasões holandesas para a então capital do país, Salvador.

Bem-vindo ao Morro de São Paulo

Uma das primeiras coisas que você verá é a Igreja Nossa Senhora da Luz, que faz parte do Patrimônio Histórico.

Logo adiante está a Praça Aureliano de O. Lima, o centro da Vila. À frente tem a rua principal, a Rua Caminho da Praia, que é a mais usada para chegar às praias, e ao lado, tem a Rua da Fonte Grande.

Sem dúvida, a Vila é um ponto de referência e onde estão localizadas inúmeras pousadas, restaurantes, lojas e agências de turismo.

Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

Na Rua da Fonte Grande existem comércio, algumas pousadas e restaurantes mais em conta. Também é um ponto de encontro dos nativos. De lá, você tem acesso ao Campo da Mangaba, que tem uma vista maravilhosa de algumas praias.

Seguindo pela Rua do Caminho da Praia, você encontrará alguns becos e ruelas, onde existem pousadas e casas de moradores.

No fim dessa rua, há uma ladeira, mas não se preocupe, já que no momento da chegada, você desce (risos). A partir daí já surgem as praias que são denominadas: Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta Praia – não é Praia 1, 2 , 3 e 4…risos.

Ah, atrás da Segunda Praia está a Rua do Receptivo.

Todavia, não pense que é um caminho curto. Lembra do que falei no início do post, a Ilha de Tinharé não é uma ilhota e Morro não é tão pequeno. Além disso, é composto de várias ladeiras, de todos os tamanhos.

Dica do Agarre o Mundo: Se você não entendeu essa história de Praia que tem nome de número, vou explicar melhor. Usando como referência, o cais de entrada do Morro, a Primeira Praia é a mais próxima, daí seu nome. Então, as outras seguem a ordem lógica, certo?

Gastronomia

Da mesma forma, que Morro de São Paulo é famoso por suas belezas naturais, passeios, esportes e baladas, também tem boa gastronomia e muita diversão.

E diante de tantas atividades e restaurantes, às vezes os comerciantes “disputam” o cliente, mas nada que incomode. Afinal, proatividade é marca registrada dos trabalhadores do Morro (risos).

Dicas de onde comer em Morro de São Paulo: do acarajé ao sorvete tailandês

De fato, em Morro você encontra do acarajé a empanada argentina, da moqueca baiana ao sushi, do famoso “prato feito” ao la carte, do brigadeiro de praia ao petit gâteau, do “geladinho” ao sorvete tailandês, do suco de umbu ao prosecco, ou seja, variedade não falta e ninguém fica com fome ou sede.

Sem dúvida, o forte é a comida regional, mas existem comida italiana e japonesa, hamburgueria, pizzaria, sorveteria, cafeteria, e por aí vai…

Entretanto, nesta última visita, um fato me chamou atenção. Muitos restaurantes deixaram de ser especializados e passaram a oferecer todo tipo de culinária, o que pode influenciar na qualidade final do prato.

De qualquer forma, os restaurantes de Morro são um convite a boa mesa.

Para que fique mais fácil o guia para você, seguem as dicas de hospedagem, de locais para comer em Morro conforme a localização e também algumas pegadinhas.

Pegadinhas dos restaurantes de Morro de São Paulo

A Vila possui muitos restaurantes, mas alguns não funcionam durante o almoço. Até porque, a Vila fica vazia.

Guia Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

Vale a pena ficar de olho nas promoções do dia, pois sempre rola. No Morro, cada cliente vale ouro, acredite!

Ao mesmo tempo, os valores variam de acordo com a estação e conforme a procura e horário (risos).

Então, se assim como eu, você se delicia com o café regional das pousadas e almoça mais tarde, geralmente vai encontrar preços mais convidativos… Coisas do Morro (risos).

Bem como, alguns lugares oferecem uma bebida como cortesia.

Além disso, é possível fazer um programa romântico: jantar à luz de velas com os pés na areia ou não (risos). Mas, prepare o bolso, pois a depender do local, essa opção não será muito barata.

Hospedagem

Escolha com atenção onde se hospedar de acordo com as características de cada praia.

Morro de São Paulo tem opções de hospedagem (hotel, pousada, hostel e casa alugada) que cabem em todos os bolsos, gostos e disposição física.

No entanto, é bom saber que a localização da hospedagem pode fazer muita diferença na sua viagem.

E com toda a certeza, a escolha do local da hospedagem em Morro é relativa e depende muito do perfil do viajante. Eu mesma, já fiquei em diversos locais e, atualmente, prefiro ficar na Primeira Praia.

De fato, cada vez que volto a Morro, meus parâmetros de escolha são diferentes (risos). Depende do meu objetivo principal, da companhia, da disposição física, etc.

Sendo assim, não digo qual o melhor lugar para se hospedar e se você me perguntar, eu respondo: Depende!

Então, prefiro falar as características de todas as regiões e cada um escolhe o que mais se adequa. Fiz uma seleção para todos os bolsos e gostos, mas considerando um mínimo de conforto.

A princípio, informo que os preços variam conforme a época. E saiba que no réveillon, no carnaval e na ressaca do carnaval, o valor da hospedagem pode triplicar! Já comprovei.

Para facilitar a sua vida, vou dar as características de cada praia, onde se hospedar e os melhores restaurantes em cada uma delas.

Vila: o coração de Morro de São Paulo

Sem dúvida, hospedar-se na Vila tem suas vantagens, além de ser a parte central do Morro, é onde acontece a feira de artesanato e onde começa todo “burburinho” à noite.

Ao mesmo tempo que tem muitas opções de bares, restaurantes e pousadas, também é o lugar mais acessível às baladinhas.

Outra vantagem, é que a distância para o cais é bem menor, diminuindo a caminhada tanto na chegada, quanto na saída do Morro. Ah, a partir das 23h, fica silenciosa, pois as pessoas se dissipam para os locais das festas.

Entretanto, fica mais distante da Terceira, Quarta e Quinta Praia e retornar sob o sol quente dessas praias até a Vila, não é tão agradável. Da mesma forma, não é a famosa hospedagem “pé na areia”.

Sugestões de hospedagem aqui, conforme o que conheço e o ranking do Booking e do TripAdvisor são: Solar das Artes Pousada, Passárgada pousada e restaurante, Natureza, Cristal do Morro e Charme Pousada Boutique, entre outras.

Logo na entrada do Morro tem o hotel Portaló, que é bem charmoso, mas devido a localização, o acesso a vila é feito através de uma subida íngreme, além de ficar distante das praias.

Favoritas: Passárgada pousada e restaurante e Natureza.

Onde comer: Vila e arredores

Na Vila, o que não faltam são boas alternativas para se deliciar com a gastronomia do lugar.

Sugestões: Sabor da Terra (self service saboroso), Dice 10 (simples e gostoso), Ponto G (é isso mesmo, risos), Portaló, Tinharé (comida caseira simples e saborosa), Mediterrâneo, Cantina do Morro, entre outros.

Imperdíveis: O Casarão, Café das Artes, Basílico, Bossa Nova Bistrô (início do caminho do farol) e Casa Velha Pizzaria Bar (a melhor pizza de Morro).

Dica: Não deixe de experimentar o pastel do Foom. Lugar tradicional, simples, mas o pastel é bastante saboroso. Aliás, na alta temporada e nos feriados fica rodeado de gente e tem samba.

Praias e praias…Primeira, Segunda, Terceira, Quarta, Quinta

As águas das praias do Morro, normalmente são calmas, mornas, cristalinas e com muitas piscinas naturais e peixinhos…enfim, um paraíso! O meu conselho é curtir todas, pois nenhuma é igual a outra.

Guia Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

Primeira Praia: tranquila e no meio do caminho

É a praia mais perto do cais de entrada de Morro de São Paulo. As primeiras casas de veraneio foram construídas lá. Entretanto, praticamente todas viraram pousadas, lojas ou bar.

Antes de tudo, a praia possui pequena extensão de areia e tem onda. É sobretudo, frequentada pelos moradores e praticantes de esporte.

Tem banana boat, aluguel de equipamentos de mergulho e de pranchas. É a praia de chegada para quem desce da tirolesa. A visão para o farol é fantástica.

Guia Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

Gosto muito de ficar aqui. Em primeiro lugar, fica entre a vila e as praias, em segundo lugar, tem boas alternativas de pousadas, além de ser uma área tranquila.

Guia: Pousada em Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

Contudo, tem poucas opções de restaurante, mas não atrapalha tanto, já que está entre a Vila e a Segunda Praia.

As minhas sugestões de hospedagem: Pousada Porto dos Milagres, Bahia Bacana e Dona Moça. A Ilha da Saudade, Pérola do Morro, Aroeira Eco Pousada oferecem um bom custo-benefício.

Favoritas: Dona Moça e Bahia Bacana.

A Pousada Vista Bela tem boa avaliação nas resenhas da internet, contudo não indico mais. De fato, já fiquei algumas vezes e gostava, tanto pela localização quanto pelas instalações e café da manhã.

Pousada em Morro de São Paulo

Entretanto, em outubro/2017, o café já não era o mesmo e a manutenção estava insatisfatória. Inclusive, meu irmão hospedou-se em janeiro/2020 e também não gostou. O que é uma pena, pois a pousada é rodeada de verde e a piscina tem uma bela vista para o Farol.

Onde comer na Primeira Praia

Antes de tudo, repito que existem poucos lugares para comer e ficam na descida da Vila, no caminho para Segunda Praia. Na areia da praia só existem bares mais simples.

Sugestões: Hamburgueria Bahia Delicia, Sorveteria Fragola. No Hotel Farol do Morro existe um restaurante japonês bastante famoso, mas não como comida japonesa.

Segunda Praia: a animada praia de Morro de São Paulo

Com mar calmo e cristalino, é boa para passar o dia e no fim da tarde assistir o pôr do sol. As piscinas naturais se formam no início da manhã ou fim da tarde, a depender da maré.

Guia Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

Todavia, é super agitada. Literalmente, ferve durante o dia, pois o sol é mais quente e faz mais calor, não sei o porquê, mas é verdade.

Possui um deck/passarela, sendo rodeada de bares e restaurantes.

Além disso, possui redes de vôlei e futevôlei, caiaque e pranchas de SUP para alugar. Na faixa de areia próxima ao mar, existem sombreiros e espreguiçadeiras para alugar.

Guia Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

Certamente, é a praia mais agitada e onde rola todo o burburinho e muita paquera.

Antes de tudo, saiba que é a parte mais movimentada de Morro, já que muitos turistas preferem esta área.

Guia Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

Aqui você encontra uma grande variedade de pousadas, para todos os gostos e bolsos, com ou sem “pé na areia”, no burburinho ou fora dele.

Bem como, existem vários bares e restaurantes, além dos “mercadinhos” e das baladas.

Ao mesmo tempo, as pousadas dessa região, são bem confortáveis e algumas ficam literalmente “pé na areia”. Contudo, se o barulho lhe incomoda, é melhor ficar na parte de trás, mas aí já não é “pé na areia”.

Se você quer curtir Morro, dia e noite sem ter que andar muito, aqui é o lugar ideal para se hospedar.

Mas se desejar ir a Vila, tem que encarar duas ladeiras.

As minhas sugestões de hospedagem: Via das Pedras, Pousada da Torre, Villa dos Grafittis, Bahia Tambor, Club do Balanço ( os quartos mais novos), Pousada Sambass (muito boa, mas fica em cima de um bar/restaurante que tem música dia e noite, além de ficar sempre cheio, Bahia 10 (custo-benefício) e a novíssima Patuá do Morro.

Favoritas: Pousada da Torre e Via das Pedras

Onde comer na Segunda Praia

De maneira idêntica a Vila, aqui existe uma variedade incrível de culinária e valores. E, se por acaso passar pelo deck logo cedo, dê uma “olhadinha” despretensiosa nos preços expostos em lousas, nas entradas dos restaurantes e compare depois.

Sugestões: Budha Beach, Sambass, Marilyn Café, Santa Villa Restaurante, Andina Cozinha Latina (só com reserva) e Restaurante Pedra sobre Pedra. Como opções de barraca de praia, a Funny e Club do Balanço.

Terceira Praia: a tranquila e cômoda praia de Morro de São Paulo

É menos movimentada que a segunda, mas é enorme. De lá saem os barcos dos passeios, mas em alguns trechos não tem infraestrutura e por isso é mais usada como acesso a Quarta Praia.

Mas é justamente no lugar que não tem comodidades, que o mar é tranquilo e calmo, perfeito para um mergulho.

Guia: Terceira Praia de Morro de São Paulo, Agarre o Mundo
Terceira Praia de Morro de São Paulo

No entanto, quando a maré está alta, a passagem é feita pelo deck de madeira e o banho já não é tão agradável.

É nesta praia que se localiza a ilhota do Caitá que tem uma grande barreira de corais. Ao mesmo tempo, cardumes, arraias, moreias, estrelas do mar, ouriços, e se der sorte, até tartarugas.

O acesso à Ilha do Caitá pode ser feito através de mergulho com cilindro e caiaque, que estão disponíveis para aluguel assim como o SUP.

A Terceira Praia é ideal para quem deseja ficar perto do mar, mas sem abrir mão das comodidades da Segunda Praia. Além disso, está próxima às piscinas naturais da Quarta Praia.

Guia: Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

Entretanto, para chegar a Vila, tem uma caminhada, além de enfrentar as ladeiras.

As minhas sugestões aqui são: Pousada Minha Louca Paixão , Vila Guaiamu, Village Paraiso Tropical, entre outras.

Favorita: Pousada Minha Louca Paixão

Dica: Não recomendo para idosos ou para quem está com crianças pequenas ou quem tem mobilidade limitada, pois é distante da Vila.

Onde comer na Terceira Praia

Os bares e restaurantes estão, sobretudo, na primeira metade da praia.

Também oferecem boas opções e quanto mais distante da praia, mais em conta.

Guia: Culinária em Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

Sugestões: Chez Max (muito bom), Minha Louca Paixão, Mare Bar & Grill, Cantina Barolo, Bella Vida, Canoa, Santa Luzia (simples e saboroso).

Quarta Praia: sossego total nas praias de Morro de São Paulo

Ficar aqui é interessante para quem deseja fugir do movimento. Mas vale ressaltar que esses locais ficam longe da Segunda Praia e mais ainda, da Vila.

Quem opta por se hospedar aqui, fica muito bem acomodado, pois existem pousadas maravilhosas, além de um resort.

De fato, é o local ideal para ficar bem tranquilo, curtir a natureza a até meditar. É perfeito para lua de mel, renovação de bodas ou apenas, férias bem relaxantes.

Entretanto, para acessar a Vila, principalmente à noite, depende do transporte do hotel. Além disso, são poucas opções de restaurantes, quase todos são dos hotéis e não existem farmácia ou mercado próximo.

Dica: Não indico para idosos ou para quem está com crianças pequenas ou tenha mobilidade limitada ou para quem curte baladas.

Minhas sugestões de hospedagem: Patachocas Resort, Porto do Zimbo e Villa dos Corais.

Favorita: Villa dos Corais.

Aqui ficam as mais bonitas piscinas naturais de Morro de São Paulo. É o melhor local para ver os peixinhos, mas se a maré estiver muito baixa, o espaço das piscinas reduz. No entanto, se a maré estiver muito cheia, as piscinas desaparecem. É necessário olhar a Tábua das Marés.

Alguns moradores vendem ração para atrair os peixes. Como resultado o mar fica todo colorido. Se você tiver snorkel, leve! Mas é possível ver o cardume de fora do mar mesmo, pois a água é cristalina! Nas fotos abaixo, a maré não estava boa.

Guia: Praia de Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

Contudo, na maior parte da área, só existem areia, mar e palmeiras – é perfeita para quem busca um pouco de reclusão. Possui uma extensa faixa de areia, além de muitas palmeiras. É comum ver os turistas lendo ou tirando uma soneca debaixo da sombra.

Guia: Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

De maneira idêntica, é ideal para longas caminhadas, passeios ou se preferir, alugar uma bicicleta. É a minha praia queridinha…

Onde comer na Quarta Praia

Possui poucos restaurantes, pois é mais distante e isolada.

Guia: Restaurante, Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

O Bar e Restaurante Piscina tem mais de vinte anos e serve uma moqueca maravilhosa. Ah, eles servem de cortesia uma cocada de forno, que é perfeita.

Ainda existem o Terrazzamare Beach Bar e o Restaurante da Pousada Vila dos Corais que fica aberto ao público.

Quinta Praia ou Praia do Encanto

É a continuação da Quarta Praia, mas recebe o nome de Praia do Encanto. Em virtude de ser muito distante da Vila, é quase deserta.

Além disso, não possui infraestrutura, no máximo ambulante. Portanto, leve água, snacks, frutas e lanchinhos.

Contudo tem uma hospedagem muito boa para quem quer sossego total, a Vila dos Orixás Boutique Hotel.

Dica: Se você curte caminhadas longas, vale ir até lá. Sem dúvida, a paisagem é encantadora. Caso contrário, use uma bicicleta.

Os hotéis/pousadas da quarta e quinta praia, geralmente oferecem jipe para condução até lá, no entanto, eles ficam na Rua do Receptivo.

Além das praias, que atrações tem Morro de São Paulo?

Você já programou sua viagem para Morro ou está na sua lista de destinos ir visitar? Então, prepare-se, pois lá não falta o que fazer, tanto ao dia, quanto à noite. De fato, só fica parado quem quer.

Antes de mais nada, o meu conselho é experimentar tudo que o Morro de São Paulo oferece como diversão, se bem que, estar no Morro já é uma diversão e tanto.

Sendo assim, já anota as dicas do que fazer em Morro de São Paulo, que por sinal, podem ser pagas ou gratuitas. Você decide!!

Morro de São Paulo: 6 atrações para fazer durante o dia

Não gosto de acordar cedo, mas se tem algo que faço e recomendo é: se estiver viajando, acorde cedo, porque dormir a gente dorme em casa!

Guia: Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

E em Morro de São Paulo não é diferente. Acorde cedo, antes que morra de arrependimento ou de saudade.

1. Tirolesa: se é corajoso, vá!

Bem, apesar de já ter ido em outras tirolesas, até mais altas, como em Cancun, nunca tive coragem de ir nessa. Mas, minha irmã já foi algumas vezes e adora.

Conforme dados, são 340 metros de extensão. É segura e nunca aconteceu acidente.

Embora alguns sites e agências de viagens informem que a tirolesa fica na Primeira Praia, não é bem assim. Para chegar ao ponto de partida é necessário subir vários degraus até o farol, portanto a Primeira Praia é o local de chegada de quem desce a tirolesa. A subida começa próxima à Igreja.

Guia: Tirolesa Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

Lá em cima, a equipe responsável dá as instruções e se encarrega para que seus objetos pessoais cheguem embaixo. No final da descida, na Primeira Praia, existe outra equipe para encontrar os corajosos que descem.

Certamente, a vista do alto é deslumbrante. Então, mesmo que não vá na tirolesa, suba para admirar a paisagem. Quer dizer, isso se você tem disposição e/ou preparo físico para encarar um bom trecho entre a mata.

Dica: Não pode descer com celular ou GoPro. Portanto, caso queira fotos, tem que comprar com os responsáveis pela tirolesa.

2. Pôr do Sol: um dos encantos do Morro

Sem dúvida, é mais um dos encantos de Morro de São Paulo. E o melhor é que você pode assistir em lugares e ângulos diferentes. É só escolher ou ir cada dia em um lugar. Ah, tem pago, mas também tem de graça.

Os principais lugares para admirar são:

Toca do Morcego – É um bar dançante que cobra entrada, mas não inclui consumação. Contudo, é um lugar bonito, charmoso, que além do belo visual do mar e da boa música, proporciona conforto. Funciona a partir das 16h e às vezes tem baladinha à noite. Super indico, rende belas fotos!

Hotel Portaló – Fica logo na entrada do Morro e tem um deck aberto ao público. Assim como a Toca do Morcego, ambiente agradável, ideal para tomar drinks e saborear petiscos. Tem música, com DJ ou som do sax, mas não cobra entrada e a caminhada é menor.

Mirante do Forte de São Paulo – Na mesma direção da Toca do Morcego. É gratuito e tem um deck de madeira. Fica próximo ao ponto de partida da tirolesa, ou seja, bem no alto. No entanto, se der sorte, terá como bônus o show dos golfinhos.

Guia Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

Segunda Praia – Essa é uma boa opção para quem já está lá ou não está a fim de ir até a entrada da ilha. Sou suspeita para opinar, porque sou apaixonada pelo mar. Sem dúvida, praia + brisa do mar + pôr do sol formam uma combinação para lá de perfeita.

Guia Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

3. Praia da Argila

É famosa pelos paredões de argila. Os turistas são levados até lá para se lambuzar de argila que é anunciada como medicinal. Diversão garantida para quem curte ou tem curiosidade. Eu não curto!

4. Praia do Forte: você sabia que pode ir à Praia do Forte estando em Morro?

Antes de mais nada, não é pegadinha não, viu?

Vá ao Forte, logo na entrada da ilha. A entrada é gratuita. No final da caminhada, você encontra uma praia linda, com águas cristalinas e vazia. Então, a Praia do Forte em Morro.

Dica: Sugiro ir em grupo e no meio do dia. Ah, antes que a danada da mente comece a imaginar mil coisas, é só excesso de cuidado, viu gente?

5. Mergulho com snorkel ou cilindro

Você pode levar seu snorkel ou alugar na ilha. Entretanto, o mergulho de cilindro depende da maré e o melhor lugar é a Terceira Praia. Por lá, tem equipamento de mergulho para aluguel. Já o snorkel pode ser feito na Quarta Praia.

6. Passeio: volta a ilha

Certamente é o passeio de barco mais vendido pelas agências de Morro de São Paulo. É tipo um city tour de Morro (risos). O valor do passeio é tabelado. Inclui uma volta na Ilha de Tinharé e uma parada para almoço na Ilha, onde se pode comer frutos do mar frescos.

Ao total são cinco paradas rápidas, podendo ter quatro dependendo da maré do dia, ou seja, se a maré não estiver boa para parar nas duas piscinas naturais é feita somente uma parada. O ideal é que a maré seja baixa para vistação das duas piscinas naturais.

As paradas nas piscinas de Garapuá (praia vizinha à Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé) e de Boipeba demoram em média 50 minutos em cada uma. Para quem curte, é um típico passeio turístico.

Outros passeios mais curtos e baratos são vendidos nas agências de Morro de São Paulo.

Todavia, de todas as dicas de Morro de São Paulo, certamente a melhor é: passar boa parte do tempo nas praias e curtir as atividades dentro da própria ilha, pois os passeios são semelhantes.

Mas se for, escolha um dia claro e com muito sol. Portanto, caso esteja hospedado próximo às agências, compre no dia. Os passeios começam entre 9h e 10h.

Dica: Prefira contratar nas agências, pois preço menor pode significar falta de segurança. O valor não inclui almoço, guia local e ingresso do Convento de Cairu. Sendo assim, viaje preparado para gastar além do valor do barco.

Morro de São Paulo: 5 atrações para fazer à noite

Morro de São Paulo tem animação tanto de dia, quanto de noite.

De fato, alternativas não faltarão. Todavia as festas fechadas geralmente ocorrem nos feriados e na alta temporada.

Entretanto, cada local tem seu dia específico para funcionar e as festas começam em torno de 1h da madrugada e duram até o amanhecer. Sendo assim, se você é do tipo festeiro, se jogue!

1. Andar e comer na Vila: uma opção “light”

A Vila fica bem movimentada no início da noite, mas a partir de 23h os estabelecimentos fecham e os mais empolgados vão para as baladas.

Além dos bares e restaurantes com gastronomia variada e música ambiente, existe uma feira de artesanato.

Ainda tem lojinhas que vendem de roupa a obra de arte, no entanto, os valores são acima da média, afinal, é um lugar turístico.

Aproveite para sentar num banquinho da praça, tomar sorvete ou saborear os doces regionais, assistindo ao show dos artistas locais. Se é chocólatra como eu, não deixe de comprar o chocolate caseiro 70% que fica próximo a praça central.

2. Luau e Música ao vivo na Segunda Praia

De maneira idêntica ao dia, a Segunda Praia ferve à noite. Os restaurantes e bares funcionam até tarde da noite e sempre tem música ao vivo.

A praia fica repleta de barraquinhas de caipifrutas à beira-mar e em alguns dias da semana, tem luau aberto ao público.

3. Teatro em Morro de São Paulo

Antes de tudo, é uma casa noturna com duas pistas de dança, que tem festa uma vez na semana. O lugar oferece apresentações de bandas, além de exibição de filmes.

Contudo, as resenhas na internet não são boas. Nunca fui, portanto prefiro não opinar.

Localiza-se numa área cheia de árvores e para ter acesso, tem uma escadaria.

4. Toca do Morcego

O mesmo local que abre para o pôr do sol, oferece festa à noite com DJ, mas apenas em alguns dias. Sempre tem alguém vendendo convite na vila e na praia. Um dos melhores bares de Morro.

Guia: Noite na Vila de Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

5. Pulsar Disco: a boate em Morro

Fica no caminho do Forte e oferece a famosa Festa da Espuma. Normalmente acontece aos sábados.

Dicas: Os vendedores fora do local cobram uma taxa de serviço, então se você quiser economizar, compre na bilheteria.

Dicas práticas: tudo que você precisa saber antes de viajar para Morro e ninguém contou

Taxa de Turismo

Os turistas que chegam a Morro de São Paulo tem que pagar uma tarifa única no valor de R$ 20,00 (outubro/2021).

Taxi”: carrinho de mão

Guia Morro de São Paulo, Agarre o Mundo
“Táxi” de Morro de São Paulo.

Caso esteja com muita bagagem e além disso, sua pousada fique fora da Vila, contrate o carregador! Mas, negocie o valor antes. Afinal, é um lugar turístico. Também fique atento, pois eles são bem proativos (risos) e quando você olha, as malas já estão no carro de mão.

Bagagem

Morro é uma ilha rústica, logo pede pouco. Roupa de praia, chinelos e roupas leves para o dia e a noite. Todavia, no inverno é bom levar um casaco fino para a noite.

Ao mesmo tempo, lembre-se de otimizar a mala, pois não existem carros, ou seja, terá que carregar peso ou pagar.

Atenção meninas, saltos não são bem-vindos, lembra que são muitas subidas e descidas? Além disso, o risco de queda é grande!!

No entanto, não vou mentir, sou daquelas que se passar um unicórnio na hora em que estiver arrumando a bagagem, pego e coloco na mala…vai que eu precise? (risos). Assim, só me resta chamar o “táxi”.

Dinheiro

Quase todo local aceita cartão de crédito e/ou débito. Ainda assim, é bom levar dinheiro, pois lá só existem caixas eletrônicos do Banco do Brasil e Bradesco.

Internet

Geralmente funciona bem. Apenas o wi-fi de lugares públicos como hotéis e bares, oscila como em todo lugar semelhante.

Ilha da Saudade: não é uma ilha

Guia: Morro de São Paulo, Agarre o Mundo

Fica bem na divisão entre a Segunda e a Terceira praia. Todavia, não é uma ilha. É um istmo e quando a maré está cheia, o mar da Segunda e Terceira praia se encontram, formando uma ilhota, que rende belas fotos.

Voltagem

A voltagem padrão de Morro de São Paulo é 220V. Dessa forma, caso leve algum aparelho que não seja bivolt, lembrar de mudar a voltagem. Já “queimei” um ferro!

Comércio

Embora seja uma ilha, Morro oferece o necessário e até mesmo, o supérfluo. Tem farmácia, mercado, lojas, casa lotérica, LAN House, barbearia, padaria, salão, etc, no entanto, tudo é mais caro.

Repelente

A ilha é cercada de natureza por todos os lados, logo é inevitável que haja mosquitos e outros insetos. Mas, diante de tanta beleza, a gente conclui que inseto é só um detalhe, a não ser que você seja alérgico. Ah, é importante levar o repelente se for assistir o pôr do sol.

Beleza e “frescurinhas”

Caso você não abra mão da escova nem na praia ou queira retocar o esmalte, existem vários salões. E se desejar massagem, também tem.

Saúde

Há uma Unidade Básica de Saúde, que segundo informações, funciona 24h, além de uma Clínica Particular na Segunda Praia, próxima ao Bar Funny.

Tábua das Marés

Já que moro perto de Morro e vou anualmente, nunca me preocupei com a maré. Mas, confira a Tábua das marés antes de programar sua viagem.

De fato, a maré faz diferença, pois tanto os passeios como as piscinas naturais dependem dela. Na internet tem a Tábua das marés e sua interpretação.

Segurança

Há algum tempo, Morro era um lugar bem seguro, mas hoje nem tanto. Já existe relato de briga entre traficante de droga, contudo, nada muito significativo para classificar o local como inseguro.

Existe policiamento, até mesmo nas praias mais afastadas. Sendo assim, a minha orientação é seguir as regras básicas de segurança dos locais turísticos no Brasil e evitar andar sozinho em locais desertos.

E por aqui encerro o Guia de Morro de São Paulo


E aí? Já tinha ouvido falar de Morro? Tem planos ou já está morrendo de amor depois do post?

Tem alguma dúvida? É só deixar a pergunta nos comentários e se não soubermos a resposta, iremos atrás, viu?

Ah, se tiver outras dicas para compartilhar, nos conta, viu? Assim poderemos ajudar outros viajantes, tá? Sugestões e críticas são bem-vindas!

Não esqueça de deixar o seu like no fim do artigo, pois isso ajuda levar nosso conteúdo até mais pessoas.

Para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga-nos nas redes sociais. Lá temos atualizações diárias das nossas andanças pelo mundo, assim como fotos, dicas e links dos principais artigos daqui do Blog.

Sandra, Agarre o Mundo
Sandra Hupsel

Baiana, mora em Salvador. Sensível e curiosa, gosta de ler e estudar sobre vários assuntos. Especialista em nutrição clínica e oncológica. Sempre gostou de viajar e após experiências negativas com os pacotes prontos de viagem, passou a organizar suas próprias viagens, de familiares e amigos. "Se faz sentir, faz sentido,"

Colabore com o Agarre o Mundo

Gentileza, gera gentileza. Se você acredita que o nosso conteúdo foi de alguma maneira útil para você, uma forma de retribuir é utilizar os nossos links de parceiros afiliados na organização das suas viagens. Você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Afiliados

Compartilhe!

Sandra Hupsel

Baiana, mora em Salvador. Sensível e curiosa, gosta de ler e estudar sobre vários assuntos. Especialista em nutrição clínica e oncológica. Sempre gostou de viajar e após experiências negativas com os pacotes prontos de viagem, passou a organizar suas próprias viagens, de familiares e amigos. “Se faz sentir, faz sentido,”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de privacidade

O site Agarre o Mundo utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado na Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao continuar navegando, você aceita tais condições.