" /> Estrada da Graciosa, uma das mais lindas do Brasil - Agarre o Mundo

Estrada da Graciosa, uma das mais lindas do Brasil

Estrada da Graciosa - Paraná
escrito por Kenia Miranda

Muitos consideram a Estrada da Graciosa uma das mais bonitas do Brasil. Posso afirmar que a sua beleza realmente encanta, não é a toa que se chama Estrada da Graciosa.

A estrada conta com apenas 40 km de extensão e atravessa a Serra do Mar, que interliga Curitiba às cidades de Morretes e Antonina.

A Estrada da Graciosa passa por um trecho preservado de Mata Atlântica, onde você poderá apreciar belas paisagens naturais. A rodovia utiliza a velha rota dos tropeiros e liga o litoral do Paraná à parte alta da serra.

Os tropeiros conduziam o gado do Rio Grande do Sul para Minas Gerais, parando muitas vezes para descansar no caminho, em lugares que antes se chamavam de vilas e hoje são cidades.



História da Estrada da Graciosa

Estrada da Graciosa - Santa Catarina

A Estrada da Graciosa já teve outros dois nomes: Trilha da Graciosa e Caminho da Graciosa.

A sua construção teve início em 1854, no ano da emancipação da Província do Paraná. Entretanto, a sua inauguração só ocorreu em 1873.

A saber, esta estrada foi a primeira via a servir para o trânsito de pessoas, veículos e animais do Paraná. Ela foi considerada, por muito tempo, uma das mais importantes estradas do país.

Como chegar à Estrada da Graciosa

Para chegar a partir de São Paulo, é necessário percorrer 364 km pela Rodovia Régis Bittencourt (BR-116). Já para o acesso a partir de Curitiba deve-se seguir 40 km pela BR-116, até chegar ao Portal da Graciosa.

Olha que sorte nós tivemos (se você é um leitor assíduo do Agarre o Mundo, já sabe que não tem nada de sorte, é apenas a Lei do Universo agindo a nosso favor).

Como não tinha o passeio de trem de Curitiba a Morretes, ou seja, no período da manhã, tivemos que fazer o mesmo na via contrária, ou seja, de Morretes a Curitiba. Então, percorremos a estrada da Graciosa com o transfer pela manhã até Morretes para retornar de trem. Foi aí que nos apaixonamos pela estrada, mas como o transfer não estava a passeio, o percurso foi relativamente rápido.

Igualmente, foi lindo, ver todas aquelas hortênsias no caminho ao descer a serra. Ao percorrer, comentei com meu marido, que seria muito bom percorrermos novamente aquela estrada, mas agora no nosso carro e uma velocidade bem mais lenta. E assim fizemos.

Afinal, subir ou descer a serra?

Estrada da Graciosa- Santa Catarina

No dia seguinte, acordamos cedo e lá fomos nós. Olha o que o Universo preparou para nós. Colocamos direitinho no GPS como chegar a Morretes passando pela Estrada da Graciosa. Mas não sei que cargas d’água, ele nos mandou direto para Morretes pela BR-116.

Então, ao invés de descer a serra, teríamos que subir a serra. No início fiquei chateada, mas depois percebi que foi o melhor que poderia ter acontecido. Pois já havíamos descido a serra de van e agora faríamos o caminho contrário, que aliás é muito mais lindo, pois tem a vista da direita toda livre, podendo desfrutar dos vales existentes.

A minha felicidade só foi aumentando ao longo do percurso, pois desfrutamos da vista sem nenhum carro a frente, quase todo o percurso, já na pista contrária, tinha uma enorme fila de carros, descendo a serra. Gratidão ao Universo por mais essa experiência.

Além das belas paisagens, você vai se deparar com muitas curvas sinuosas rodeadas por encostas floridas, cachoeiras, picos e montanhas.

Algo que você deve levar em conta: a floração das hortênsias começa na primavera e dura até meados do verão. Nessa época, a estrada fica ainda mais graciosa.

O que ver na Estrada da Graciosa

Separamos algumas dicas sobre o que você vai encontrar na estrada para que aproveite a viagem sem correr riscos.

Em sua extensão, a estrada conta com mirantes, quedas d’água, lanchonetes com produtos típicos e outros pontos que são paradas obrigatórias para registrar belas fotos.

Existem vários recantos na Estrada da Graciosa, ou seja, pontos de parada, onde você pode desfrutar na natureza, fazer um churrasco ou piquenique.

1. Portal da entrada da Estrada da Graciosa

Portal - Estrada da Graciosa- Santa Catarina

O portal fica logo na entrada da estrada, antes de descer a Serra da Graciosa, e é um dos cartões postais do local. A construção tem arquitetura característica das missões jesuítas e é ponto de parada da maioria dos visitantes.

2. Caminho dos Jesuítas

Ao percorrer a estrada você vai se deparar com uma pavimentação em pedras colocadas ali por escravos, chamado de caminho dos Jesuítas.

O caminho foi usado pelos indígenas desde o período pré-colonial e, mais tarde, também foi usado pelos portugueses. Uma de suas atrações é a Casa de Pedra, também conhecida como Casa do Guilherme, Casa do Rio do Corvo ou Casa do Alemão.

Além disso, há sete recantos ao longo da estrada com uma boa infraestrutura, com churrasqueiras, quiosques, lanchonetes e sanitários:

3. Vista Lacerda

É o primeiro recanto sentido litoral. Nesta parada existe um mirante natural com uma vista incrível das baías de Antonina e Paranaguá.

Daqui é possível avistar o Pico do Paraná, a maior montanha do sul do Brasil. No local há quiosque/lanchonete, banheiros, churrasqueiras. Se deseja fazer uso das churrasqueiras, talvez valha a pena chegar cedo, para garantir o seu espaço.

Pico do Paraná

4.Bela Vista

Consegue imaginar o porquê do nome Bela Vista? Não, então pare no local e me diga depois o que você achou. Se você é amante de montanhismo, certamente já ouviu falar do Pico do Marumbi, que é o berço do montanhismo no Brasil. Olhe ao redor e identifique o imponente Pico. E sabe de uma coisa? Pare sempre que puder e anda bem devagar, pois a vista compensa.

4. Grota Funda

Nesta parada existe um riacho, o Rio Cascata. É possível se refrescar em uma pequena cascata. Aqui você também terá acesso a churrasqueiras e banheiros. Mas não tem quiosques, assim, não esqueça nada, caso vá para fazer o seu churrasquinho.

Como o local fica ao lado de um penhasco e daí seu nome, Grota Funda. Aqui além de ver o conjunto Marumbi, o penhasco, verá também uma ponte de pedra centenária.

O que tem no local: lanchonete, banheiros e churrasqueiras.

6. Curva da Ferradura

Recanto da Fechadura- Estrada da Graciosa - Santa Catarina

Nesta parada existe uma trilha que seria um trecho original do antigo caminho, antes de ser construída a estrada. O lugar é bem lindo para apreciar um pouco do vai e vem da Estrada da Graciosa.

7. Mãe Catira

Tem esse nome por ficar ao lado do rio Mãe Catira. Além das churrasqueiras, muitas pessoas vão também para se refrescar no rio.

Para que comece o seu planejamento para Agarrar o Mundo, deixo aqui um buscador: o Skyscanner. Que vai te ajudar na pesquisa de voos, hotéis e carros. Mas se desejar, podemos também fazer essa cotação para você.

 


Gostou deste post sobre a lendária Estrada da Graciosa?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.


Colabore com o Agarre o Mundo

Gentileza, gera gentileza. Se você acredita que o nosso conteúdo foi de alguma maneira útil para você, uma forma de retribuir é utilizar os nossos links de parceiros afiliados na organização das suas viagens. Você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais.



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!