" /> Em busca do sol no mês de setembro - Agarre o Mundo

Em busca do sol no mês de setembro

Jericoacoara
escrito por Kenia Miranda

Na série: Em busca do sol no mês de setembro, trazemos aqui os melhores destinos para o mês que marca o início da primavera.

Até porque, ninguém merece visitar um local e no fim da viagem dizer que não aproveitou o suficiente, pois o tempo não colaborou.

Viajar para qualquer lugar nos requer planejamento, especialmente quando existe risco de cancelamento dos passeios, devido ao mau tempo.

Não há promoção imperdível de passagens aéreas ou pacotes turísticos que compensem a frustração de viajar e ficar assistindo televisão em um quarto de hotel ou perder a atração que você tanto sonhou.

chuva na janela de um hotel

Perfil do viajante

Sempre que vamos montar uma viagem para alguém buscamos saber qual é o perfil do viajante. Assim, não caímos no erro de indicar lugares que não são “a praia” do mesmo.

Como adoramos sol, então resolvemos começar uma série e assim, deixar aqui os melhores destinos por mês para quem deseja curtir o sol.

Quer seja curtindo uma praia, quer seja visitando cidades rodeadas com lagos e natureza.

O melhor será curtir sem se preocupar com a enorme quantidade de roupas de frio, aquelas que enchem as malas e algumas vezes causam algum tipo de desconforto.

Sendo assim, selecionamos a dedo alguns dos melhores destinos para o mês de setembro e o mesmo faremos para os outros meses.

Contudo, atenção, pois neste artigo vamos apenas falar de destinos, onde o calor agradável reina, sendo possível aproveitar ao máximo do local.

Em busca do sol no mês de setembro

Embora muitas pessoas não saibam ou talvez não possam viajar no mês de setembro, já que as crianças estão em aula, o referido mês é um excelente período para quem tem disponibilidade.

Entre as vantagens está o fato de ser um mês de média/baixa temporada em muitos destinos, quer no Brasil, quer no exterior.

De fato, isso faz com que aumentem as possibilidades de encontrar hotéis com diárias a preços mais baixos do que o normal.

Entretanto, mesmo que você tenha dinheiro em abundância e não tenha nenhum problema com valores, tem outro fator que fará você reavaliar o seu período de férias.

De fato, as cidades em setembro não estão tão cheias, e se você gosta de se locomover e tirar lindas fotos sem aquela multidão de turistas, veja os destinos que você pode visitar.

Se o seu desejo é viajar dentro do Brasil, não faltarão opções, já que estamos num país tão grande. Além disso, temos a vantagem de ter aqui lugares com temperaturas nem tão frias, nem tão quentes.

Contudo, não se esqueça que neste mês tem o feriado de 7 de setembro. Sem dúvida, vale avaliar que no final de semana próximo a ele, as cidades estarão mais cheias de turistas.

Então, se não quiser tumulto, vai por mim, escolha sempre não viajar no feriado.

Se o que você deseja é ir para Europa, aproveite o mês, já que as férias escolares já acabaram, ainda tem muito sol e você pagará bem menos que em julho e agosto.

Melhores destinos no Brasil em setembro

Jericoacoara

Jericoacoara é uma praia localizada no município de Jijoca, no estado do Ceará. De fato, é uma das vilas de pescadores mais lindas do Brasil, e que ainda conserva uma parte do seu ar rústico.

Por que visitar em setembro? Porque neste mês você pode pegar pouca ou nenhuma chuva na região. Assim poderá aproveitar as lindas paisagens que o local oferece.

Se você é um viajante aventureiro e desejar ter um belo sol e uma praia, curte praticar windsurf e kitesurf, o período é propício, já que conta com a ocorrência de ventos.

Itacaré

Certamente você já sabe que o nordeste é uma maravilha, e posso garantir que Itacaré não vai lhe decepcionar.

Localiza-se no sul da Bahia, entre o mar e as serras cobertas pelo que ainda resta da Mata Atlântica.

Com toda certeza, esta cidade abriga belas paisagens naturais de deixar qualquer turista maravilhado.

Decerto o mar neste período já está lindo, não tem chuvas, nem toneladas de turistas, portanto, o valor das diárias também diminui.

Super recomendo contratar um guia para fazer as trilhas que vão lhe levar a pequenos paraísos, aliás, muitos deles, quase que exclusivos.

Chapada dos Veadeiros

Se você busca, calor, aventura e uma bela cachoeira para se refrescar, saiba que este é o local para você.

Além de cachoeiras incríveis, piscinas naturais, trilhas de fácil, médio e difícil acesso, você vai sentir a imensidão das montanhas e conhecer as plantas do cerrado brasileiro.

Embora seja difícil escolher o melhor roteiro, já que lá existem tantas cachoeiras imperdíveis, saiba que nenhum roteiro deixará a desejar.

Aconselho que contrate um guia, aliás para entrar em algumas cachoeiras só será possível caso esteja acompanhado por um guia.

Recomendo o guia @dougguiadachapada, além de ver com seus próprios olhos a exuberante natureza, aprenderá sobre a geologia e botânica da região.

Melhores destinos no exterior em setembro

Orlando

A capital mundial da diversão já é uma velha conhecida dos brasileiros, ainda assim, vale ressaltar que para quem deseja visitar ou revisitar a cidade, setembro pode ser o mês ideal.

Inegavelmente é um mês que geralmente encontra-se com poucas filas nas atrações dos parques temáticos e que têm temperaturas agradáveis. Então, com menos filas nos parques, você pode aproveitar muito melhor seu tempo!

Para saber sobre as melhores atrações de Orlando, além dos parques temáticos, sobre o olhar de uma brasileira que vive na cidade com a família, leia o post.

Califórnia

A Califórnia faz qualquer um se apaixonar por ela, e optar por viajar para a região em setembro tem suas vantagens.

Visitar a cidade de São Francisco já vai lhe encher o coração, pois a mesma possui uma energia única. Contudo, se você já foi até ali, recomendo fortemente alugar um carro e fazer a costa leste.

Tenho certeza que será uma das melhores viagens feitas por você, já que as vistas são deslumbrantes. Temos um artigo lindo, com dicas preciosas de como realizar todo o percurso: Califórnia, de São Francisco a San Diego de carro.

Santorini

As temperaturas em Santorini no mês de setembro ainda estão amenas, pois é apenas início do outono, de tal forma que os dias são relativamente longos, e o sol se põe depois das 18h.

A saber, Santorini é uma das ilhas Cíclades no Mar Ageu. O fato dela ter sido devastada por uma erupção vulcânica no século 16 A.C., deixou como resultado uma paisagem ondulada.

Suas principais cidades são: Oia e Fira (Thira), então, visite os dois lugares, mas com toda certeza Oia vai lhe chamar mais a atenção, seja pela vista maravilhosa do mar, seja por suas casas brancas com telhados azuis.

Embora seja um destino muito procurado por turistas e cruzeiros, não por suas praias, mas por sua paisagem e cores.

Dessa maneira, deixando suas ruas cheias, mas tenho certeza que se caminhar um pouquinho, encontrará um lugar lindo para sentar e admirar a beleza e energia do local.

Dica de ouro: acorde cedo e caso esteja hospedado na cidade, não perca o pôr do sol, já que nestes dois horários, pela manhã os navios ainda não atracaram; e pelo entardecer, o mar de turistas já voltou aos seus navios para seguir viagem.

Caso venha até a cidade através de um cruzeiro, seja o primeiro a descer e o último a voltar, mas cuidado com a hora, não pense que o navio esperará por você.

Dolomitas italianas

As Dolomitas fazem parte de um conjunto de dezoito picos de montanhas, localizadas na parte leste dos Alpes. Entre as regiões do Vêneto, Trentino Alto-Adige e Friuli e cinco províncias de Trento, Bolzano, Belluno, Udine e Pordenone.

Dolomitas italianas

É provável que essa cadeia montanhosa lhe deixe deslumbrado com sua tamanha grandeza e beleza.

Se acaso tiver a possibilidade de escolher quando ir, saiba que setembro será um tiro certeiro, caso queira ver as cores, sem falar que os dias longos lhe oferecem ver e desfrutar por mais tempo da região.

A estrada que passa aos seus pés é para ser percorrida de forma lenta e com muitas paradas, sinceramente, parar em todos os mirantes, a maioria deles possuem cadeiras de madeira, assim você pode sentar e apenas se sentir presente e agradecido(a).

Dolomitas italianas

Escrevi um texto, Como percorrer e se apaixonar pelas Dolomitas italianas, onde conto tudo sobre como desfrutar ao máximo deste passeio.

Alemanha

Se o desejo aqui é fugir do frio e é claro, fugir também da alta temporada, onde as cidades recebem um maior número de turistas e por isso as estadias ficam mais caras, vale muito pensar viajar em setembro.

A Alemanha é tão rica de cultura e cidades charmosinhas, que caso deseje gastar seus 30 dias de férias por lá, saiba que é pouco.

E talvez provavelmente, você gastará imenso tempo, selecionando as que mais lhe agradam para visitar. Aliás, falo isso, por experiência, fiz inúmeros roteiros de norte a sul, até perceber que o melhor seria ficar na região sul do país e em outro momento visitar a parte norte.

Deixo aqui várias cidades que super recomendo uma visita, de preferência, lenta o suficiente para que você aproveite tudo que o país e as cidades têm a lhe oferecer.

São elas: Cochem, Bamberg, Dinkelsbühl, Rothenburg ob der Tauber. Além disso, se você deseja incluir castelos e além de fazer a Rota Romântica, você deseja fazer uma rota dos castelos, leia o artigo: Os mais belos castelos e palácios da Alemanha.

Castelo de Neuschwanstein

Bocas del Toro

Bocas del Toro localiza-se na extremidade sul da Isla Colón, no Mar das Caraíbas, no Panamá.

Pelo fato de Bocas del Toro apresentar um clima tropical extremamente úmido, saiba que mesmo nos meses mais secos, existe a possibilidade de incidência de chuva.

De tal forma que a melhor escolha é ir durante o mês de menor incidência de chuva, ou seja, setembro.

Embora receba diariamente uma boa quantidade de turistas, Bocas é um lugar que, surpreendentemente, ainda consegue manter o charme e a tranquilidade de um pequeno vilarejo, dando-lhe o título de “Caribe do Panamá”.

Se você ainda está pensando se vale a pena conhecer a região, saiba que o destino reúne montanhas, bosques, manguezais, ilhas desertas e praias paradisíacas.

A melhor forma de chegar a região é vindo da Cidade do Panamá, que você também não deve deixar de conhecer.

Casco Antíguo

Uzbequistão

Bukhara, Uzbekistan
Bukhara, Uzbekistan

Tenho certeza que você vai pensar que cargas d’água vou para Uzbequistão? Então vou lhe contar.

Talvez provavelmente, você apenas ao ler o “quistão” já sinta um arrepio, e pense logo em atentados terroristas.

Entretanto há pouco tempo o país acalmou e começou abrir suas portas aos visitantes. 

Com sua localização no coração da Ásia Central, embora longe das rotas turísticas internacionais, o Uzbequistão tem se mostrado um destino autêntico, praticamente intocado.

Se você gosta de calor, claro que não aquele calor de matar, por isso, incluimos o país na lista de setembro, além de não ter uma avalanche de turistas, não por muito tempo, vá conhecer Uzbequistão.

Ainda que a surpreendente Samarkand, a cidade sagrada de Bukhara e a belíssima Khiva Valeriam, por si só, uma viagem ao Uzbequistão, existem tantas outras coisas que valem a visita.

Por exemplo, existe ainda a capital Tashkent, a fortaleza de Nurata e um punhado de outros lugares absolutamente fascinantes.

Assim, o Uzbequistão vem mostrando sua personalidade forte, sendo um país singular que agrada o turista facilmente.

E saiba que apesar da sua trajetória turbulenta, o Uzbequistão conseguiu manter suas raízes preservadas e sua arquitetura encantadora.

Certamente suas maravilhosas cúpulas e minaretes azuis que mais parecem obras de arte, vão lhe provocar suspiros de admiração a cada esquina. 

Melhor trajeto é por Istambul, assim você aproveita e conhece outra linda cidade e se estiver com tempo, pode inclusive conhecer um pouco mais da Turquia. Tem voo direto pela Turkish Airlines, que também faz o trecho Istambul-Tashkent.

Turquia
Turquia

Namíbia

Namíbia tem despertado o interesse dos turistas, principalmente para aqueles aventureiros que desejam estar na natureza em “contato” com vários animais, mas claro, nos seus habitats naturais.

O mês de setembro é uma excelente época para conhecer o país, por ser um mês seco e com temperaturas amenas.

É o período ideal para quem deseja ver animais no Etosha, pois com a diminuição da oferta de água, os bichos se acumulam nos waterholes, sendo muito mais fácil avistar os animais se comparado ao período de chuva.

Outra região que vale a pena conhecer neste período é Deserto da Namíbia, na região de Sossusvlei. De fato, o tempo extremamente seco dificulta a respiração e pode ser um fator negativo para muitas pessoas, entretanto com o calor menos intenso, o passeio se torna menos sacrificante.

E assim terminamos o post dos destinos com sol em setembro


Você sugere algum outro destino para visitar em setembro? Gostou das nossas indicações? Já visitou estes lugares em setembro? O que achou?

Aliás, se tiver dicas para compartilhar conosco e com outros leitores, agradecemos. Ah, sugestões e críticas também são bem-vindas!

Se puder deixar o seu like no fim do artigo, agradecemos, pois isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas.

Além disso, se desejar saber mais novidades sobre o Agarre o Mundo é só nos acompanhar através das redes sociais, seja bem-vindo(a).

O Agarre o Mundo segue com o compromisso de sempre mostrar a “viagem como ela é”.


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!