" /> Em busca do sol no mês de Outubro - Agarre o Mundo

Em busca do sol no mês de Outubro

escrito por Kenia Miranda

Na série: Em busca do sol no mês de outubro, trazemos várias opções de lugares para visitar e aproveitar.

Até porque, ninguém merece visitar um local e no fim da viagem dizer que não aproveitou o suficiente, pois o tempo não colaborou.

Certamente, não há promoção imperdível de passagens aéreas ou pacotes turísticos que compensem a frustração de viajar e ficar assistindo televisão em um quarto de hotel. Ou ainda, perder a atração que você tanto sonhou.

O mês de outubro fica no meio do caminho entre a primavera e o verão, por isso os preços médios das diárias de hotel caem bastante, em relação às férias de julho, em alguns dos destinos mais famosos do Brasil.

Entretanto, se você não está com tempo para viajar para longe, não se preocupe. Já que sempre existe lugares próximos para dar uma escapadinha rápida no fim de semana.

Sem dúvida, viajar para qualquer lugar requer planejamento, especialmente quando existe risco de cancelamento dos passeios, devido ao mau tempo.

Perfil do viajante

Sempre que vamos organizar uma viagem para alguém buscamos saber qual é o perfil do viajante. Assim, não caímos no erro de indicar lugares que não são “a praia” do mesmo.

Como adoramos sol, então resolvemos começar uma série e assim, deixar aqui os melhores destinos por mês para quem deseja curtir o sol.

Quer seja curtindo uma praia, quer seja visitando cidades rodeadas com lagos e natureza.

Mas, o melhor será curtir sem se preocupar com a enorme quantidade de roupas de frio. Isso mesmo, aquelas roupas que enchem as malas e algumas vezes causam algum tipo de desconforto.

Sendo assim, selecionamos a dedo alguns dos melhores destinos para o mês de outubro e o mesmo faremos para os outros meses.

Contudo, atenção, pois neste artigo vamos apenas falar de destinos, onde o calor agradável reina, sendo possível aproveitar ao máximo do local.

Mas se o que você gosta mesmo é do frio, não se preocupe, também teremos um “Em busca do frio” aqui no Agarre o Mundo.

Em busca do sol no mês de outubro

Viajar no mês de outubro é uma ótima oportunidade para encontrar vários destinos que são muito procurados em outros períodos. Entretanto, neste mês não estarão nem tão cheio, nem tão vazios.

Como no Brasil, o mês de outubro é a época de transição entre aquele friozinho do inverno e o calor bem forte do verão, talvez seja o ideal para quem deseja um meio termo.

Em busca do sol no mês de outubro

Embora muitas pessoas não saibam ou talvez não possam viajar no mês de outubro. Já que as crianças estão em aula, o referido mês é um excelente período para quem tem disponibilidade.

Ou talvez você possa aproveitar a “semana do saco cheio”, que geralmente ocorre na semana do dia da padroeira do Brasil (12/10) e o dia dos professores (15/10).

Contudo, a mesma vontade que você tem de viajar, ocorrerá com todos os outros e assim, talvez não encontre os locais tão vazios, nem tão baratos.

Se o seu desejo é viajar dentro do Brasil, não faltarão opções, já que estamos num país tão grande. Além disso, temos a vantagem de ter aqui lugares com temperaturas nem tão frias, nem tão quentes.

Melhores destinos no Brasil em outubro

Trancoso – Bahia

Que o nordeste brasileiro é sempre uma ótima pedida todos nós sabemos. Pois é um dos destinos mais procurados por brasileiros e também, pelos estrangeiros que desejam visitar o Brasil.

Trancoso é um vilarejo charmoso e por isso atrai muitos visitantes durante o ano todo, sendo esse número bem grande durante a alta estação.

Certamente, circular pelas casas que existem na charmosa praça (o famoso quadrado), como também, conhecer a sua história ou entrar em cada uma das casas, já que foram transformadas em lojinhas ou restaurantes, é uma boa pedida.

Além disso, para formar uma combinação perfeita, não poderiam faltar as belas praias da Bahia.

Maceió – Alagoas

Maceió é a capital de Alagoas e vale a pena ressaltar que é um dos estados mais procurados por turistas, tanto brasileiros, quanto estrangeiros.

As piscinas naturais de Maceió

Afinal, como não se encantar com suas águas mornas e transparentes, com seus coqueiros, que só aumentam a beleza da sua orla. Além das deliciosas piscinas naturais, que faz qualquer turista não desejar sair dali.

Além de lhe dar todos os motivos acima para conhecer esse paraíso, saiba que visitar em outubro tem outras vantagens. Pois o período não é de alta temporada, isso significa menos turistas e valores mais em conta.

Foz do Iguaçu – Paraná

Sempre que vamos visitar um lugar, vale colocar em conta o que você realmente deseja. Ou seja, se você falar que quer porque quer o sol e não deseja de forma alguma pegar uma chuvinha, estude bastante o tempo, mas nem sempre terá uma certeza absoluta.

No mês de outubro, chove mais na região, embora a temperatura máxima frequentemente ronda 30°C.

Mas aí você pode pensar, é isso mesmo, vou até a região no período chuvoso? Então entenda a razão disso. Neste período aumenta a vazão das águas e com isso pode ocorrer a abertura das comportas de Itaipu, que torna a visita mais interessante.

Como os passeios muitas vezes são “dentro” da água e é inevitável se molhar, mesmo que chova, vale a pena, pois o clima estará mais agradável e quente.

A dica aqui é ir além das cataratas, pois existem outras atrações como o Templo Budista.

Canoa Quebrada – Ceará

Localizada no Ceará, Canoa Quebrada é uma praia de beleza natural de tirar o fôlego, caracterizada por dunas, falésias grandes e avermelhadas.

Sem falar daquela cor de mar esmeralda, que certamente vai paralisar você por algum tempo, até os seus olhos se acostumarem com tamanha maravilha.

Muitas pessoas optam por fazer bate e volta saindo de Fortaleza, mas avalie se não consegue ficar um pouco mais na região, com toda certeza você vai aproveitar mais.

Principalmente por Fortaleza ficar a 163 km de distância e mesmo não sendo uma longa distância, pode ser cansativo após um maravilhoso dia de praia.

Redário na praia de Canoa Quebrada
Redário na praia de Canoa Quebrada

O mês de outubro é um excelente mês para conhecer Canoa Quebrada, pois já tem passado a temporada de chuvas, proporcionando dias de muito sol e ainda não é altíssima temporada, superlotando a praia.

Blumenau – Santa Catarina

Conhecida como a capital da cerveja, Blumenau é um dos destinos mais procurados no mês de outubro, pois é quando acontece a Oktoberfest.

Para quem não sabe, a Oktoberfest é um festival das tradições germânicas e em Blumenau, acontece a segunda maior festa alemã do mundo, ficando atrás apenas de Munique, na Alemanha.

De fato, Blumenau, cidade localizada no Vale do Itajaí, é conhecida por manter fortes traços da colonização alemã, principalmente na gastronomia e na arquitetura dos casarões e dos prédios públicos.

Com tanta beleza alemã e monumentos históricos no estilo germânico, certamente você terá a sensação de estar na Europa.

Com toda a certeza, cidade é encantadora, bastante limpa, florida, arborizada, com jardins bem cuidados, repleta de morros e cortada pelo rio Blumenau, formando um lindo cenário.

Além da festa alemã e da degustação das cervejas artesanais, você pode se deliciar com os pratos da culinária alemã, inclusive tortas e doces, visitar museus e a linda Vila Germânica e ainda curtir, os parques e trilhas.

Mas se você adora conciliar viagens com compras, também não pode deixar de aproveitar as malhas e os cristais.

Melhores destinos no exterior em outubro

Aruba – América Central

Conforme os moradores de Aruba, o sol lá brilha mais que em qualquer outra parte do Caribe. Se é verdade, não sabemos, mas certamente, é um bom destino para quem deseja ir para o Caribe em outubro.

Assim como Curação, está fora da rota dos furacões, que atingem EUA e América Central no mês das crianças.

Aruba é um daqueles destinos que oferecem atrações para todas as idades e gostos, pois une a tranquilidade do Caribe com a agitação e vida noturna dos Estados Unidos.

Além disso, é ideal para fazer compras, visto que os preços são mais baixos que o Brasil devido a isenção de impostos.

Tudo isto cercado por praias belíssimas, conhecidas pelo mar com variados tons de azul, areia branca, água morna e fauna exótica. E para quem procura adrenalina, através dos esportes aquáticos, Aruba também é o paraíso.

Aliás, apesar de ser pequena, a ilha caribenha é uma das que mais oferece opções de lazer e para facilitar ainda mais, tem voo direto de algumas cidades do Brasil e os melhores hotéis e resorts de luxo.

Cidade do México – México

A Cidade do México, capital do México, é uma das cidades mais antigas da América do Norte, além de ser uma das maiores cidades do mundo. É um importante centro econômico, cultural e educacional.

Cidade do México - México
Cidade do México – México

De fato, a capital respira história e arte, onde você pode mergulhar pelo mundo de Frida Kahlo, famosa pintora mexicana, conhecer detalhes do Império Asteca e muito mais em apenas uma cidade.

A saber, a Cidade do México foi, literalmente, construída sobre outra cidade, Tenochtitlán, capital do espetacular Império Asteca.

De fato, em uma viagem à Cidade do México é possível notar onde as duas civilizações se encontram e os costumes de cada um que hoje fazem parte da cultura do povo que ali vive. 

Os astecas descobriram e deram à cidade sua cultura e patrimônio, enquanto o espanhol conquistou e começou a reinventar a cidade latina.

Fiji – Oceania

Fiji, é um país localizado na Pacífico Sul, formado por um arquipélago com 332 ilhas de paisagens únicas e deslumbrantes, com praias repletas de coqueiros e recifes de corais e lagoas de água cristalina.

Ilhas Fiji - Oceania
Ilhas Fiji – Oceania

Sabe aquelas cenas de filme, que conta com praias de cor azul misturado com um verde e que faz você desejar imensamente estar ali dentro da tela, então, saiba que este é o lugar.

Com toda certeza estar neste paraíso tem o seu preço, entretanto acreditamos que dinheiro se recupera, e as suas vontades não realizadas, não.

Mesmo podendo viajar as ilhas a qualquer período do ano, eu disse, podendo, vale evitar períodos chuvosos e com possibilidade de ciclones, assim, o ideal é visitar durante o período de mais seca do ano. Entre maio e outubro.

Madagáscar – África

Madagáscar, considerada uma das maiores ilha do mundo, situada na costa sudeste da África, tem tanto a oferecer, com uma diversidade de paisagens e muitas delas, tão únicas, que difícil será não encontrar algo que lhe agrade.

Avenida dos Baobás - Madagáscar
Avenida dos Baobás – Madagáscar

Inegavelmente, a “natureza selvagem” da região é uma das mais fascinantes que você poderá encontrar. Ainda existe todo um mistério que cerca a ilha sobre seus povos antigos, e suas lendas que despertam nosso imaginário.

Na capital, Anatananarivo, você poderá visitar museus, locais religiosos e lagos azuis.

E conhecer o Tsingy de Bemahara Reserve, que conta com uma imensa área protegida com formações rochosas e paisagem simplesmente deslumbrantes.

Além disso, você pode também conhecer o Parque Nacional Ronamafana, que possui um grande número de espécies tanto de plantas, quanto de animais.

Outubro tem temperaturas amenas e pouco chuvosas, sendo assim, um destino ideal de viagem neste mês.

Cidade do Cabo – África do Sul

Com toda a certeza a Cidade do Cabo é um lugar super charmoso, localizada no extremo sul do continente africano.

Cidade do Cabo - África do Sul
Cidade do Cabo – África do Sul

A cidade oferece muitas belezas naturais para explorar, quer na faixa litorânea, quer entre as montanhas.

Outubro é um excelente mês para visitar a Cidade do Cabo, pois os dias ainda estão quentes e ensolarados, e algumas cidades da região promovem interessantes festivais de flores.

Embora você possa desejar uma viagem mais tranquila, numa viagem à África do Sul pode trazer uma dose boa de adrenalina, assim, se a coragem lhe sobrar, quem sabe você não topa mergulhar com tubarões brancos.

Entretanto, se essa realmente não for a sua praia, pode apenas ficar de frente com outros tipos de animais, estes um pouco mais dóceis, como os milhares de pinguins encontrados na Boulders Beach ou as focas que ficam em outra ilha próxima.

Irã – Oriente Médio

Talvez o Irã não esteja na sua lista de lugares para conhecer, entretanto, vou lhe contar um segredo, está no top da minha e explicarei o porquê.

Acredite ou não, o local tem muita história para contar. Afinal, 23 lugares do país são considerados patrimônios naturais ou culturais da humanidade, segundo a Unesco.

De fato, uma viagem para Irã é uma aventura incrível, recheada de paisagens, monumentos, patrimônios históricos, novos sabores, e é claro, muita cultura!

Aliás, muitas vezes criamos preconceitos sobre uma região, devido as informações que chegam até nós. O fato do regime iraniano não ser o melhor sob o nosso ponto de vista, não significa que devemos evitar o destino.

Quer ver do que estou falando? Quando você leu a palavra Irã, provavelmente veio a sua cabeça, a sua segurança, não foi?

Mas você saiba que o Irã é super seguro, aliás um dos países mais seguros para viajar, embora você possa questionar a veracidade do que estou dizendo.

E mesmo sendo um país grande e as cidades não estarem muito próximas, não é difícil se locomover entre elas.

De qualquer maneira, deixo aqui dados do estudo das Nações Unidas sobre a violência nos países e seus rankings. O único cuidado que você deve ter em mente, é que se trata de uma cultura muito diferente, portanto é bom saber antes e assim, respeitar.

E o mês de outubro é uma boa pedida, pois o calor sufocante já se foi e o inverno rigoroso ainda não chegou. Ah, a viagem para o Irã é barata e cabe no bolso dos brasileiros.

Washington – EUA

Claro que adoramos o sol e principalmente se tiver uma praia paradisíaca, um mar azul e uma água de coco.

Casa Branca - Washington
Casa Branca – Washington

Mas se aqui só indicamos lugares de praias, nunca conseguiremos ver outras cores e sinceramente as cores do outuno nos Estados Unidos, são realmente encantadoras.

Então mantemos o sol, mas não colocaremos os pezinhos na areia, mas sim, debaixo das árvores, para contemplarmos as belezas da natureza, sem morrer de frio.

Decerto, por ser muito arborizada, você vai visualizar o espetáculo da troca de folhagens, onde toda a cidade muda de cor, ganhando um tom mais alaranjado.

Além disso, no mês de outubro, os dias têm temperaturas agradáveis e ajudam nos passeios ao ar livre e os hotéis não são tão procurados e as tarifas estão menores.

E assim terminamos o post dos destinos com sol em outubro


Você sugere algum outro destino para visitar em outubro? Gostou das nossas indicações? Já visitou estes lugares em outubro? O que achou?

Aliás, se tiver dicas para compartilhar conosco e com outros leitores, agradecemos. Ah, sugestões e críticas também são bem-vindas!

Se puder deixar o seu like no fim do artigo, agradecemos, pois isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas.

Além disso, se desejar saber mais novidades sobre o Agarre o Mundo é só nos acompanhar através das redes sociais, seja bem-vindo(a).

O Agarre o Mundo segue com o compromisso de sempre mostrar a “viagem como ela é”.


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!