" /> Surpreenda-se com as diferenças culturais pelo mundo - Agarre o Mundo

Surpreenda-se com as diferenças culturais pelo mundo

Abaya, Abu Dhabi, Agarre o Mundo
escrito por Kenia Miranda

Surpreenda-se com as diferenças culturais pelo mundo. Quem não sonha viajar pelo mundo? Sempre falamos que viajar é muito mais que conhecer um lugar diferente, já que entramos em contato com outros costumes.

Costumes estes que algumas vezes nos causa certa estranheza. São diferenças culturais, religiosas, históricas, algumas vezes milenares.

Embora, mesmo que algumas dessas diferenças nos espantem, não há nada melhor que mergulhar em uma cultura nova e assim sentir como parte de outro lugar!

Hábitos, costumes e comidas serão certamente diferentes do que você está acostumado e, por isso, é importante estar preparado para aprender e, sobretudo, respeitar essas diferenças. A tolerância e respeito são essenciais para o bom convívio e para evitar frustrações durante a viagem.

Japão

Monte Fuji, Japão, Agarre o Mundo

Sem dúvida é um país fascinante que encanta não só brasileiros como estrangeiros, principalmente por sua cultura milenar.

O Japão realmente contrasta com a cultura brasileira, dono de uma organização e limpeza surpreendente. Esta limpeza como comentei em outras postagens, vem da própria cultura de manter os ambientes limpos. Então, caso não encontre uma lixeira, pegue o seu lixo e leve para casa.

Entretanto, as diferenças culturais vai muito além disso. A saber, os japoneses são super discretos, não falam alto, fazendo assim com que o ambiente fique muito agradável a todos. Imagine pegar um metrô e ter dentro dele um silêncio quase que total.

A segurança é outro fator que chama bastante atenção. Assim como, a sua medicina e ensinamentos milenares.

Quer saber mais sobre este país lindo e rico culturalmente acesso a nossa página sobre o Japão.



China

China. foto: Unplash, Agarre o Mundo

A China é repleta de diferenças culturais, mesmo em comparação com outros países asiáticos. Assim como eles são diferentes para nós com os seus costumes, saiba que você também é muito estranho para eles.

Por mais engraçado que seja, saiba que você será a atração, principalmente se for para o interior da China, onde não tem mesmo estrangeiros. Quando digo atração, é atração mesmo, vão lhe tirar fotos, sem nem pedir.

Com a sua gigantesca população, alimentos que possuem proteínas começaram a ser encontrados, como por exemplo, raízes, algas marinhas, brotos de bambu e cogumelos.

E se veio a sua cabeça, chineses comendo todo e qualquer tipo de inseto, saiba que esse tipo de alimento é muito mais para atrair turistas, do que para ser alimento para os chineses.

Vietnã e Camboja

Vietnã, Foto: Unplash, Agarre o Mundo

Se você quer ter um choque cultural, certamente o sentirá ao chegar no Vietnã ou Camboja. E o primeiro impacto certamente ocorrerá com o seu trânsito caótico. Você terá que ter muita paciência e cuidado ao andar por suas ruas.

Com toda a certeza, você verá algo muito diferente do seu dia a dia como várias pessoas em cima de uma única moto, já que este é um meio de condução bem popular por lá.

E se você for um viajante aventureiro e desejar também conhecer a região em cima de uma motinha destas, muita atenção e cuidado. Parece que a cultura de paz, não serve para paz no trânsito.

Austrália

Austrália. Foto: Unplash, Vietnã, Foto: Unplash, Agarre o Mundo

Austrália talvez seja um dos países que você talvez, provavelmente, não esperava encontrar aqui em relação as diferenças culturais.

Entretanto existem duas que realmente vão chamar a sua atenção. A saber, na Austrália, apesar das pessoas tomarem banho todos os dias, saiba que não é bem aceito desperdiçar água, com longos banhos!

Isso mesmo, o ideal é entrar e tomar o seu banho por no máximo 5 minutos, já que água lá é um recurso mais escasso. E se você achou até tudo bem, saiba que a louça também é lavada de maneira a economizar água.

Eles enchem a pia de água, colocam toda a louça, ensaboam e enxaguam na mesma água e na sequência colocam para secar.

Outra diferença cultural está na forma de lidar com o uso dos sapatos. Primeiro a entrar em casa, os sapatos ficam do lado de fora, inclusive sendo um visitante. De fato, isso mantem o ambiente interno das casas mais limpo.

Mas saiba que os australianos gostam mesmo de andar descalço, não só em casa, mas também na rua, mercados, shoppings e até aeroportos.

Marrocos

Marrocos. Foto: homens com camelos. Unplash, Agarre o Mundo

Uma diferença cultural em relação aos países árabes é a famosa pechincha. Para muitos brasileiros que pedem desconto em compras, talvez não seja algo tão distinto culturalmente.

Mas quando digo pechincha é mesmo isso, ou seja, seja um bom negociador. Já que os produtos não têm preço fixo e com a fama da necessidade de negociação, vão as alturas.

Em Marrocos o amor está relacionado ao fígado e não ao coração. Isto mesmo, já que o órgão é relacionado ao bem estar que o mesmo proporciona ao estar saudável.

Então se alguém lhe falar: “Ganhaste o meu fígado!”, você realmente ganhou o seu amor.

Irã

Irão, foto: Unplash, Agarre o Mundo

Existe uma prática no Irã, chamada Taarof que pode realmente lhe trazer uma estranheza. Ela está relacionada com a etiqueta no Irã.

Nada mais é do que recusar um pagamento. Isso mesmo. Você vai pagar uma compra ou um taxista e ele simplesmente se recusa a receber.

O mesmo se dá quando se faz um convite para alguém jantar na sua casa. É de costume recusar três vezes, na sequência se aceita e pronto.

Talvez por isso, as pessoas insistam tanto para que você coma, quando está na casa deles. Mesmo que você esteja satisfeito, eles continuam oferecendo, talvez por acreditar que você esteja agindo com a mesma etiqueta.

África do Sul

África do Sul. Foto: girafas Unplash, Agarre o Mundo

Se muitos turistas deixam de viajar porque não sabem falar inglês ou francês, outros sempre buscam aprender algumas palavrinhas para fazer bonito.

Embora seja um jeito bonito e educado de se começar uma boa relação com o estrangeiro, saiba que dificulta muito se o destino for África do Sul. A saber, o país conta com 11 línguas oficiais.

Mas não se assuste com isso. Como sempre repete a minha mãe: Quem tem boca vai a Roma e se a língua não ajudar, vai na mímica mesmo. De fato, mesmo não falando a mesma língua será possível se encantar e conhecer o país.

Então, vamos viajar e conhecer um pouco das diferenças culturais pelo mundo?

Adoramos conhecer o novo e nos encantar. E caso alguma cultura seja muito diferente em relação a nossa, sempre vale a pena parar e pensar que seja algo cultural. Isso não significa melhor ou pior, apenas diferente.

Para que comece o seu planejamento para Agarrar o Mundo, deixo aqui um buscador: o Skyscanner. Que vai te ajudar na pesquisa de voos, hotéis e carros. Mas se desejar, podemos também fazer essa cotação para você.

 


Colabore com o Agarre o Mundo

Gentileza, gera gentileza. Se você acredita que o nosso conteúdo foi de alguma maneira útil para você, uma forma de retribuir é utilizar os nossos links de parceiros afiliados na organização das suas viagens. Você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais.



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!