" /> Descubra todas as cores e encantos de Cartagena - Agarre o Mundo

Descubra todas as cores e encantos de Cartagena

Cartagena
escrito por Juliana Rotta

Descubra todas as cores e encantos de Cartagena, uma vibrante e charmosa cidade colombiana, marcada pelos séculos passados, mas que caminha em harmonia com a modernidade.

Localizada na parte norte da Colômbia e banhada pelo mar do Caribe, Cartagena já foi um porto importante da América, no período colonial.

Só para exemplificar, as riquezas “recolhidas” de toda parte do continente, além dos negros escravizados da África, passavam por lá. Assim, Cartagena virou alvo das tropas francesas, inglesas, holandesas, além dos piratas.

Portanto, para a proteção do local, o Rei Felipe II construiu uma muralha ao redor da cidade. Muralha essa, que hoje ajuda a preservar o charme das ruelas, praças, museus e edifícios de arquitetura colonial.

Sem dúvida, ao ver alguma imagem de Cartagena, será da Cidade Amuralhada, que é o coração da cidade, pois nela estão localizadas a parte antiga e a maior parte dos pontos turísticos.

Não é à toa, que Gabriel García Márquez, colombiano, Nobel de Literatura, mantinha uma casa de veraneio lá. Aliás, a cidade histórica serviu de inspiração para seus livros, como o “O amor nos tempos do cólera”.

O centro histórico, dividido em quatro bairros, será um dos melhores passeios e certamente é ali que você deve gastar o seu precioso tempo, desbravando a cidade.

Além disso, você pode fugir das praias urbanas, que não são tão bonitas e ir ao encontro de um mar de tirar o fôlego, com água transparente e cores hipnotizantes.

Praia em Cartagena

Então, para falar mais sobre Cartagena das Índias, convidamos a querida Juliana Rotta, que também conta um pouco de sua história pessoal.

Certamente, após ler o texto, a sua vontade será arrumar as malas, com vários trajes de banho e roupas leves e partir rumo a Colômbia.

Sobre Juliana Rotta

Juliana Rotta, Cartagena

Juliana Rotta, sou brasileira formada em Ciências Sociais pela PUC-SP. Trabalho com turismo há 10 anos, já vivi e trabalhei em cidades como Bruxelas e Madri e desde 2017 vivo e atuo em Cartagena. 

Fundei a @Thexperiencetravel em 2017, agência de turismo especializada em atender brasileiros que viajam à Colômbia.

De tal forma que ofereço passeios e transfers em cidades como Cartagena, Bogotá, região do Café e Medellin. 

Meu objetivo na The Experience Travel sempre foi encantar e transformar os viajantes e, Cartagena é uma cidade que tem esse poder.

The Experience Travel

A cidade é incrível e as praias são paradisíacas, então gostaria de deixar este convite para quem está buscando um novo destino, Cartagena reúne o melhor de tudo, boas praias, muita cultura e excelente gastronomia.

Além disso, a gente sempre reúne os brasileiros por aqui, faz encontrinhos e organiza experiências inesquecíveis.

O atendimento é personalizado em português com assessoria antes, durante e depois da viagem, e recheado de brindes especiais e exclusivos.

Cartagena é sinônimo de…

Sinônimo de férias, praias e muito calor! Já que com clima quente o ano todo, Cartagena respira turismo.

Cartagena

A cidade é histórica e patrimônio tombado da UNESCO, e surpreendentemente, se adaptou muito bem para receber turistas do mundo inteiro.

De tal forma que cada casa colonial, rua e monumento está rodeado de flores, restaurantes descolados e praças com bares e sorveterias para curtir a vista.

Rua de Cartagena

Além disso, o arquipélago das Ilhas do Rosário fica a uma hora, oferecendo opções para passar o dia ou se hospedar, em uma ilha tropical no meio do caribe azul e paradisíaco.

Ilha Rosario

O que te levou a morar na Colômbia e escolher Cartagena?

O Amor! Eu vivi uma relação à distância por quase 6 anos, antes de me casar em Cartagena.

Juliana Rotta e o marido em Cartagena

O Luis é venezuelano e nos conhecemos nas férias em Caracas, através de amigos em comum.

Depois de algumas viagens, um intercâmbio e muito Messenger (risos), ele mudou-se para a Colômbia a trabalho e fui visitá-lo durante as férias em 2017.

A ideia era passar 10 dias, mas quando cheguei me dei conta que era o lugar que a gente estava procurando para começar uma vida juntos.

Então, aqui estamos, felizes e enamorados, tocando a empresa, a vida e com muitos planos.

Cartagena é uma boa cidade para se morar?

Cartagena é muito turística e eu adoro. Você pode sair no domingo à noite, ou na segunda-feira pela manhã e a cidade está sempre movimentada. Apesar de pequena, você não sente, pois sempre tem muita gente.

Ruas de Cartagena

Da mesma forma tem, também, sempre novos restaurantes, bares e passeios para conhecer.

Como é o clima?

Como disse, gosto muito da cidade, mas, para o dia a dia, o calor é uma das coisas mais difíceis para se acostumar, quando se trata de morar.

De fato, faz muito calor o ano todo e para conseguir fazer as coisas do dia a dia, ou seja, fora da praia ou do ar condicionado, você precisa ter muita resistência ao sol para aguentar.

Rua de Cartagena

Eu já me acostumei, mas foi o que mais senti dificuldades por aqui.

Quando mudamos de cidade, estudamos um pouco sobre suas características. Cartagena superou as suas expectativas ou deixou a desejar?

Como eu disse, no meu caso, foi sem planejamento, então não sabia muito o que esperar. Mas já havia morado em outras cidades e confesso que Cartagena me surpreendeu positivamente, a Colômbia em geral foi uma grata surpresa.

Praia na Cartagena

Inegavelmente é um país muito receptivo, de gente cordial e que adora brasileiros, então foi fácil adaptar.

E de fato, por Cartagena ser tão turística, encontrei aqui muitas opções de apartamentos mobiliados em bairros bacanas.

Qual a característica de Cartagena que mais lhe agrada?

Com toda a certeza a cultura, as cores e sua música! Cartagena é uma cidade vibrante e isso é sensacional.

Rua de Cartagena

A cultura caribenha em geral é alegre, portanto, cheia de história e com muitas tradições musicais próprias!

Eu adoro dançar champeta, um ritmo típico daqui, super afrocaribenho e animado.

O que mais foi difícil para se adaptar em Cartagena? Teve alguma dificuldade em relação à cultura local?

Essa pergunta é fácil de responder, foram as buzinas, pois os taxistas têm o costume de buzinar para as pessoas na rua para oferecer o serviço!

De tal forma que no começo não entendia nada, achava que queriam informação, me atropelar, mexer comigo!

Mas hoje sei que é para “avisar” que estão livres e neste calor, às vezes você nem estava pensando em ir de táxi, mas quando escuta aquela buzina, acaba cedendo à tentação do ar condicionado! (risos).

Quais as características mais marcantes do povo colombiano?

O colombiano é muito solícito, ou seja, um povo disposto a ajudar sempre, aliás com simpatia. Sendo uma vontade de colaborar genuína, e isso, eu adoro.

O espanhol também é um idioma muito bonito, e na minha opinião, é mais fácil ser educado em espanhol, pela forma como eles usam as palavras.

Palavras estas, que muitas vezes, para nós, soam como formais, mas que eles utilizam no dia a dia e dão um ar mais sofisticado ao idioma.

Por exemplo, aqui todo mundo é senhor e senhora e todo “Bom dia!’, vem seguido de um “Igualmente e para você também!”.

Da mesma forma que todo “Obrigado” é respondido com um “Mucho gusto, à la orden” ou “Para servir”, que são formas muito educadas de seguir à disposição.

Quem vai a passeio a Cartagena não pode deixar de …

Certamente, passear pelas ruas da Cidade Amuralhada e de Getsemani, assim como, tomar uma limonada de coco e mergulhar no caribe, numa das ilhas do Rosário.

Como você faria um roteiro de 3 dias para os seguidores do Agarre o Mundo, para que aproveitassem ao máximo Cartagena? 

Primeiro dia: Conhecer a Cidade Amuralhada, ver o pôr do sol no Café del Mar na muralha e jantar em no Doña Lola em Getsemani, o bairro que fica em frente à Cidade Amuralhada.

Segundo dia: Vamos a la playa! Para isso, vamos de lancha passar o dia em um clube de praia, nas Ilhas do Rosário.

Então, nadar, comer um arroz de coco com peixe frito, que é um prato típico e curtir o Caribe! Já durante à noite, jantar no restaurante Mistura na Cidade Amuralhada, seguido por um drink no Bar Alquimico para esquentar e depois, bailar Champeta no Bazurto Social Club, que fica no bairro Getsemani.

Enfim, no terceiro dia, será para compras e degustação de frutas típicas na Cidade Amuralhada.

Certamente, no fim de tarde, faremos um passeio de iate na baía de Cartagena, para ver o entardecer, encerrando com um jantar no La Chevicheria, na Cidade Amuralhada.

Se por acaso acha que acabou, afirmo que não, pois para terminar a noite, sairemos para dançar salsa, no Café Havana e se despedir com muita alegria dessa cidade incrível.

É caro morar em Cartagena? E para o turismo?

Cartagena é a cidade mais cara da Colômbia para morar, justamente por ser turística, mas para quem vem de São Paulo, os valores são parecidos.

Já para o turismo, é um Caribe econômico, primeiro porque não é em dólar, e sim, em pesos colombianos que valem cerca de 40% a mais que o real, mas não é tão caro como o dólar.

Por certo, as bebidas e comidas em restaurantes bacanas são mais acessíveis, quando comparados à São Paulo.

Da mesma forma os passeios, que também têm valores bacanas e incluem almoço com bebidas, uso das instalações e coquetéis de boas-vindas.

Comida nos move. Quais especialidades gastronômicas que se destacam em Cartagena?

A gastronomia em Cartagena é uma viagem à parte e surpreendentemente, muito deliciosa.

Pois comer bem em Cartagena é fácil e econômico. Os peixes e frutos do mar com leite de coco e frutas típicas, como o corozo e o tamarindo, são as especialidades da cidade.

Peixe com limão e molho de tamarindo, Cartagena

Assim como, os patacones (banana da terra verde e frita) que fazem o acompanhamento perfeito.

Por fim, tem a estrela dos pratos daqui que é o arroz de coco, feito com coco queimado e leite de coco, dando um contraste incrível com o limão do peixe e azedinho das frutas.

Nesse sentido, as frutas tropicais também merecem atenção especial: manga verde com sal e limão, corozo e lulo são algumas das muitas que você encontra cortadinhas e prontas para comer, em carrinhos de frutas pela cidade inteira e nesse calor, são excelentes opções.

Além das frutas, tenho certeza que você também gostará muito dos sorvetes deliciosos que são servidos na cidade.

Picolé de frutas

Hoje é um dia mega especial, que local levaria seus amigos para jantar em Cartagena?

Certamente, para celebrar com estilo, levaria ao restaurante Mardeleva, na Cidade Amuralhada.

Pois a sua decoração caribenha, com flores e muita cor, além de livros do escritor colombiano, Gabriel Garcia Marquez, nas paredes e música ao vivo, são uma excelente “pedida” para provar comida da costa colombiana.

Um ou mais locais para um bom café da manhã e almoço

O Crepes and Waffles é um hit por aqui e vale muito a pena ir almoçar por lá, com opções de crepes doces e salgados. Além de ter um menu variado, econômico e de muito bom gosto.

O Zaitum e Cuzco são outras opções de restaurantes para um almoço incrível, na Cidade Amuralhada.

A cafeteria Juan Valdez é um must go também, com muitas opções de cafés e drinks de café colombiano, é perfeita para um café da manhã gostoso e rápido.

A cidade é cheia de cafeterias para degustar um pouco do café colombiano, que é premiado e reconhecido mundialmente por suas qualidades.

Assim, vale a pena passar pelo Época Coffee, Café del Mural e La Brioche para comer e beber bons cafés.

E para uma refeição saborosa, o San Valentin, que é uma ótima opção para almoço ou jantar típico e caprichado, com um valor bem em conta.

Qual a maior dificuldade para uma mãe que visitasse Cartagena com seus filhos pequenos?

O calor certamente é um desafio para os pequenos, pois as ruas da Cidade Amuralhada não são amplas para passear com carrinhos.

Rua da Cidade Amuralhada, Cartagena

Assim, o ideal é usar e abusar das praias e passeios. Já à noite, sair para caminhar e jantar, quando o calor estará mais suave.

Qual é a melhor região para se hospedar em Cartagena?

Com toda a certeza, na Cidade Amuralhada ou o bairro de Getsemani (Hotel Capellán de Getsemaní, um hotel tão charmoso que difícil será ir embora.)

Hotel Capellán de Getsemaní

Porque assim você faz tudo a pé, desde a saída para passeios de manhã, até restaurantes e lojas, tudo fica concentrado nesses dois bairros, que são pequenos, próximos um ao outro e muito seguros.

De tal forma que as melhores opções de hospedagem ficam nessa região.

O Bocagrande é o bairro novo da cidade. E fica a 5 minutinhos de táxi da Cidade Amuralhada, então, também vale a pena ir para um hotel maior e de rede, tipo Hyatt ou Estelar.

Que lugar você sugere para badalar à noite em Cartagena?

O bairro de Getsemani é super boêmio, com muitos bares e baladas, embora a Cidade Amuralhada, também tenha muitas opções.

Então, à noite as pessoas acabam circulando por esses dois lugares, a pé mesmo, caminhando e entrando em bares e baladas para curtir.

Quais os melhores lugares para fazer compras em Cartagena?

A Cidade Amuralhada tem as principais marcas e lojas colombianas e internacionais!

Portanto, é ideal para comprar as bolsas coloridas, chapéus lindíssimos, e muitas pulseiras e colares descolados.

A moda aqui, é verão com muito linho, flores e vestidos longos, que combinam com o colorido do lugar.

Também têm muitas lojas de artesanatos, feiras e vendedores ambulantes, que oferecem chapéus, chaveiros e esculturas dos artistas colombianos, como Fernando Botero, conhecido por fazer figuras rechonchudas e de curvas exuberantes.

Em Cartagena, existem apenas três shoppings. Um na Cidade Amuralhada, chamado La Serrezuela, que fica no antigo teatro de arena da cidade, que aliás é lindo e tem lojas incríveis, além de uma excelente praça de alimentação.

Shopping La Serrezuela
Shopping La Serrezuela

O shopping Bocagrande, que embora seja pequeno e com poucas lojas, é bem bacana para dar uma voltinha depois da praia.

E por fim, tem o maior e mais local, o Mall Plaza com suas lojas de departamentos e todas as marcas mais conhecidas, sendo legal para quem quer garimpar ainda mais.

Indica algum bate e volta partindo de Cartagena?

Cartagena fica na costa Colombiana, assim, a maioria dos destinos tem que ser voando.

Muita gente combina com San Andrés, uma ilha que fica a cerca de uma hora de voo e é conhecida pelo mar de 7 cores, mas é preciso no mínimo 4 dias para conhecer.

San Andrés

Entretanto é possível numa mesma viagem, visitar também Bogotá, cidade que geralmente os voos que saem do Brasil fazem escala.

Bogotá é uma cidade super bacana, pois além de história, conta com bons restaurantes e muitos pontos turísticos.

Embora isso possa lhe dar um pouco de trabalho, principalmente na arrumação da mala, já que a capital colombiana faz frio o ano inteiro.

E para quem tem mais tempo, recomendo muito esticar a viagem pela Colômbia e visitar Medellin e a região do Café, uma cidade chamada Salento.

Medellin

São cidades com cultura e gastronomia próprias, muito turísticas e certamente valem a pena conhecer.

A saber, os voos internos na Colômbia são econômicos e a companhia aérea local, chamada Viva Air, oferece bons voos para todos os destinos do País.

Existe algum ponto turístico que você não recomendaria e por qual motivo?

Cartagena é muito segura e pequena, dá para fazer tudo a pé.

Entretanto, a ida ao letreiro de Cartagena é recomendável fazer de táxi, região que fica no sentido aeroporto.

Placa de Cartagena

Ou seja, visite quando estiver voltando ao aeroporto, pois apesar de perto, dependendo da hora, pode ser um pouco mais arriscado, já que fica um pouquinho fora da área turística.

Em relação ao idioma, é possível fazer turismo só com o português?

O espanhol é muito parecido com o português e Cartagena está muito acostumada a atender brasileiros, então o “portunhol” sempre salva por lá. E se tiver o inglês, com toda a certeza, facilita mais ainda.

Sempre temos um lugar especial, que vamos com frequência, seja um parque, um café ou qualquer outro lugar. Qual é o seu lugar especial? E por que é tão especial?

Meu lugar especial é a Muralha. Sentar-me em qualquer parte dela e ver o entardecer, sempre bem em frente ao mar, é uma sensação indescritível.

Além disso, sempre me emociono ao lembrar que estou sentada, em cima de um lugar histórico e com tanto valor para a humanidade.

Quais os programas que Cartagena oferece voltado para crianças? Ou não tem?

Cartagena não é particularmente kids friendly, geralmente são os mesmos passeios que para os adultos, praia e passear na Cidade Amuralhada.

Existe algo especial que o turista não deva fazer ao visitar o país?

Recomendo evitar a compra de passeios baratos na rua, pois nem o vendedor sabe o que está vendendo, nem você saberá o que está comprando.

O que mais você sente falta do Brasil?

Além da família, que é impossível não sentir falta, o que mais sinto falta é da tapioca! Adoro comer tapioquinha pela manhã. (risos)

Quer ouvir um pouco do que se toca em Cartagena?

Acreditamos que todo país tem a sua trilha sonora, assim, adoramos ouvir as músicas locais.

Portanto, deixamos aqui uma playlist toda especial selecionada para você.

Para escutar, basta clicar aqui.


E assim terminamos o post sobre a maravilhosa Cartagena

Cidade viva, cheia de cores, cultura rica e exuberante, além do povo alegre e receptivo: provavelmente agora, você não precisa de mais motivos para começar o planejamento da viagem para Cartagena, não é mesmo?

Ou será que você já foi para a Cartagena? Se foi, gostou?

Aliás, se tiver dicas para compartilhar conosco e com outros leitores, agradecemos. Ah, sugestões e críticas também são bem-vindas!

Se você gostou das dicas, confira também as dicas de brasileiros que vivem em outras cidades: Turquia, Orlando, Boston, Madrid, entre outras.

Se puder deixar o seu like no fim do artigo, agradecemos, pois isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas.

Além disso, se desejar saber mais novidades sobre o Agarre o Mundo, é só acompanhar através das redes sociais, seja bem-vindo(a).


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos!



Juliana Rotta

Brasileira formada em Ciências Sociais pela PUC-SP. Trabalha com turismo há 10 anos, já viveu e trabalhou em cidades como Bruxelas e Madri e desde 2017 vive e atua em Cartagena. Fundou a @Thexperiencetravel em 2017, agência de turismo especializada em atender brasileiros que viajam à Colômbia.

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!