Costa Rica, descubra porque você deve conhecer.
Um país pequeno, com pouco mais de 51 mil quilômetros, ou seja, menor do que vários estados brasileiros, mas é o país com maior porcentagem de território regido por leis de proteção ambiental no mundo, já que cerca de 25% encontra-se protegido.
De fato, a Costa Rica corresponde a 0,03% do planeta, contudo é detentor de 5% da biodiversidade terrestre do mundo e 3,5% da vida marinha, tendo milhares de espécies entre animais e plantas.
Entretanto, não foi à toa que na década de 80, a Costa Rica definiu o Patrimônio Natural como sendo seu maior tesouro e assim, desde então, dedica esforços para sua preservação.
Aliás, a Costa Rica é tão verde que está caminhando para se tornar o primeiro país neutro em carbono do mundo, pois mais de 99% de sua eletricidade já é gerada por energia renovável.
De fato, as práticas sustentáveis são observadas em todas as regiões e setores do país, sendo adotadas por todos, inclusive, pelos visitantes, que voltam tocados com a preservação e o respeito à natureza.
Localizada na América Central, banhada pelo Pacífico e pelo Caribe, a República da Costa Rica, destino popular entre europeus e americanos, é uma joia no meio do caos da Nicarágua e do paraíso fiscal panamense.
Turismo sustentável, Ecoturismo e Cultura
A saber, o território está dividido em parques naturais, reservas biológicas e florestais, refúgios de vida silvestre, diversas zonas protetoras…e por aí afora, deixando os amantes da natureza sem fôlego e cativando tantos outros.
Aliás, até atividades práticas que respeitam o meio ambiente, como plantar árvores ou ajudar na nidificação (construção de ninhos) de tartarugas marinhas, são oferecidas aos visitantes.
Certamente, o que falta em extensão territorial sobra em entretenimento, cultura e diversão. Os turistas encontram sol e praia, aventura, natureza e cultura, mas sem percorrer grandes distâncias.
É possível visitar as praias do Pacífico, o mar do Caribe, florestas (tropicais e nubladas), rio e cachoeiras, fontes termais, vulcões ativos e inativos, entre outras paisagens deslumbrantes.
Inegavelmente, a Costa Rica oferece um pouco de tudo e até os viajantes mais exigentes encontrarão algo para atender seus desejos, tornando este destino verdadeiramente incrível.
A viagem e o viajante
Sendo assim, se você é contra a exploração de animais e acha que bicho bom é bicho solto, então deve viajar para Costa Rica!
Afinal, são inúmeros tipos e espécies, como tucanos, águias, jaguar, macacos, tatus, preguiças, iguanas, golfinhos, entre outros.
Se a sua viagem for para aventura, encontrará inúmeras atividades, como caiaque, surf, cavalgada, trilhas observativas, tirolesa, rafting, navegação em catamarã, canyonismo, etc.
No entanto, se quer incluir cultura, conheça a história da capital, San José.
A saber, a paisagem de San José é de cidade pequena, poucos arranha-céus, ainda com carros antigos, mas oferece monumentos, teatros, festas típicas, museus, edifícios históricos, parques arqueológicos e lojas de artesanato.
Ah, se ainda não ficou claro que a Costa Rica é um destino imperdível, saiba que o país se destaca, no âmbito mundial, pela amabilidade da população.
Além disso, viajar para Costa Rica, você não só terá momentos incríveis, como também se sentirá bem ao saber sobre o destino dos seus dólares, pois estará praticando o turismo sustentável.
Desta forma, é um país para vivenciar o turismo “wellness” (bem-estar) na sua essência, aliando atividades físicas com alimentação saudável. Ou seja, uma experiência que renova a mente, o corpo e a alma, sempre tão necessária.
Portanto, prepare-se para um trip sensacional! Na Costa Rica, suas férias serão tudo, menos entediante.
E para contar mais sobre o país, na série Novos Olhares, convidamos Lorena Schramm, que mora na cidade de Tamarindo, um dos locais mais estruturados e procurados pelos turistas.
Sobre Lorena Andrade Schramm
Me chamo Lorena, sou brasileira e israelense. Por ser de família judia, fiz Aliyah* para Israel (dupla nacionalidade), também estudei e servi ao exército israelense, por dois anos.
*Aliyah: Este termo designa a imigração judaica para a Terra de Israel.
Sou a prova viva que podemos carregar duas culturas e costumes simultâneos, de tal forma que, tomo café com tapioca e shakshuka, um prato típico de Israel que é feito com ovo no molho de tomate.
Fiz direito e me tornei advogada, tenho 29 anos (2020), sou casada, mas eu gosto mesmo de dizer que sou baiana, nordestina e que minha comida favorita é cuscuz, acarajé e farinha.
Zona de conforto, nunca foi uma frase do meu dicionário, então depois de 5 anos de faculdade e mais alguns advogando no Brasil, eu e meu marido decidimos morar na Costa Rica.
Assim, nos reinventamos do zero e nasceu o “nosso filho”, na verdade, nossa empresa, Tapioca Brazilian Food.
Além disso, faço assessoria para brasileiros que querem vir morar aqui, como possibilidades de vistos, regiões para morar, aluguel de casa e etc.
Entretanto, digo que existe uma relação de amor e ódio entre mim e a Costa Rica.
Pois, às vezes, amo loucamente o país, outras quero pegar o primeiro voo e ir embora (risos), então acho que isso faz parte da construção de vida na nova realidade.
Mas tenho a certeza que fiz a escolha certa, a Costa Rica me recebeu de braços abertos e quero que todos conheçam esse pequeno país encantador, cheio de praias, natureza, vulcão e montanhas.
Costa Rica é sinônimo de…
Natureza, Pura Vida*.
*Pura Vida: A expressão “Pura Vida” é usada para tudo, como bom dia, boa tarde, como resposta que está tudo bem, é a saudação nacional do país.
Além disso, o termo reflete um modo de vida e os ricos aqui dizem que ser “Pura Vida” é manter-se em equilíbrio constante de paz de espírito.
O que lhe levou a morar na Costa Rica?
Tudo começou enquanto conhecíamos a Costa Rica na nossa lua de mel. Ficamos encantados com a simplicidade das pessoas, das coisas, a tranquilidade de tudo ao nosso redor e claro, principalmente, com toda a segurança que sentimos aqui como turistas.
Surpreendentemente, três meses depois estávamos de volta de mala e cuia para começar a nossa nova vida aqui, queríamos mudar totalmente, sair da rotina eletrizante da cidade grande e viver um estilo de vida mais calmo, tranquilo, e conexão com a natureza.
Costa Rica é um bom país para morar?
Certamente, a Costa Rica é um país ótimo para morar, principalmente para quem procura um estilo de vida desacelerado, mais tranquilo e simples.
Sem falar na segurança que temos e sentimos aqui, aliás, nenhum dinheiro é capaz de pagar esse sentimento de viver seguro, sem medo de ser assaltado em plena luz do dia.
Como é o clima?
O clima é algo muito louco aqui, pois depende da região que você irá morar. Basicamente podemos dividir o clima da Costa Rica em dois, ou seja, estação seca (de dezembro a maio) e estação chuvosa (de maio a novembro).
Desta maneira, na estação seca quase não existe chuva e faz calor, principalmente, na região litorânea do país.
Entretanto, na estação chuvosa vamos ter bastante chuva. Nas regiões de montanha e na capital um clima mais frio e fresco, já na parte das praias vamos ter chuvas, mas não todos os dias e o clima continuará quente (risos).
Quando mudamos de cidade, estudamos um pouco sobre suas características. Costa Rica superou suas expectativas ou deixou a desejar?
Posso dizer que é um misto dos dois sentimentos. De fato, em alguns aspectos como meio ambiente, segurança e qualidade de vida com certeza superou minhas expectativas.
Pois é um país preocupado com a natureza, que incentiva o ecoturismo, totalmente seguro para turistas e para população.
Contudo, decepcionou-me na infraestrutura das estradas e na oferta de produtos de beleza para mulheres.
Apesar de próximo aos Estados Unidos, aqui não tem aquela variedade de produtos, sem falar que tampouco sai em conta comprar pela internet para receber aqui, pois os impostos são altos.
Qual a característica da Costa Rica que mais lhe agrada?
Amiga e conservadora do meio ambiente.
Por exemplo, aqui foi encontrado petróleo para exploração, contudo, o parlamento/congresso decidiu não explorar o material pelos próximos anos, por conta do dano que isso causaria ao meio ambiente, apesar da forte pressão das grandes empresas petrolíferas.
O que mais foi difícil para se adaptar? Alguma dificuldade em relação a cultura?
Com toda certeza, uma das coisas difíceis de me acostumar foi em relação ao machismo na rua. Só para ilustrar, aqui me sinto constantemente incomodada com os assobios e olhares fortes.
Apesar de ser um país com inúmeras qualidades e vantagens para morar, em alguns aspectos, o país ainda está na década de 90 do Brasil, pode-se dizer assim.
Por exemplo, a ideia de que a mulher deve cozinhar para o homem, ou tem que aceitar os assobios no meio da rua, pois é assim mesmo e pronto.
Contudo, não passa de assobios e olhares. Tanto que as taxas de assédio a mulher são relativamente baixas, quando comparadas a outros países como Brasil, Panamá e México.
Quais as características mais marcantes do povo da Costa Rica?
Certamente é a SIMPLICIDADE, no modo de viver, de falar e de interagir com outras pessoas. Para exemplificar, existem famílias que ainda comem somente de colher.
Além disso, você não consegue diferenciar um médico de um vendedor ambulante pela sua vestimenta, pois não existe glamourização das roupas, nem tampouco no modo de falar.
De fato, na capital existem os bairros mais nobres e casas suntuosas, mas de um modo geral, são todos simples e humildes.
Existe algo especial que o turista não deva fazer?
De um modo geral, não existe nada que o turista não possa fazer aqui.
Quem vai à Costa Rica não pode deixar de …
Conhecer um vulcão e fazer aula de surf na praia Tamarindo.
Seus amigos vão lhe visitar, como você organizaria um roteiro de 3 dias, para que aproveitassem ao máximo?
Com toda a certeza, três dias não são suficientes (risos), mas vamos lá.
Primeiro dia: conhecer um vulcão – Arenal em La Fortuna.
Segundo dia: conhecer a praia Tamarindo, Conchal e Flamingo.
Terceiro dia: conhecer o Parque Nacional Manuel Antonio.
É caro morar na Costa Rica? E para o turismo?
De fato, é caro morar na Costa Rica. E é caro para o turista também. Esse inclusive é um ponto que assusta os turistas quando chegam aqui, pois não esperavam um país tão caro.
Hoje 10 reais equivale 1.090 colones (moeda local) ou 1,83 dólar. Por exemplo, uma água mineral de 2 litros no mercado custa 1,000 colones, equivalendo a 9,20 reais.
Comida nos move. Quais especialidades gastronômicas que mais se destacam?
A simplicidade do povo da Costa Rica é totalmente refletida em sua gastronomia. Desta maneira, a base da alimentação aqui é feijão, arroz e milho. Ou seja, comidas simples, mas saborosas e coloridas.
Os pratos mais emblemáticos do país, com toda certeza, são o Gallo Pinto – café da manhã e o Casado – almoço.
O Gallo Pinto é um prato composto com arroz e feijão fritos até ficarem levemente tostados, acompanhado de abacate, bacon ou presunto, ovos, pão.
E o Casado é um prato de arroz e feijão, com dois tipos de saladas, uma carne que pode ser carne vermelha, porco, frango, peixe, com purê de batata, banana frita e outros acompanhamentos a escolha.
Mas aqui existem restaurantes com todo tipo de comida do mundo.
Hoje é um dia mega especial, que local levaria seus amigos para jantar?
Aqui a minha região – Praia Tamarindo, tem opções incríveis.
BareFoot
Um lugar super especial, um restaurante dentro do Hotel Luamey, com um cardápio autoral e com diversas opções de carne, peixe, camarão, vegetariana com um toque indiano.
Pizzaria La Baula
Com certeza a melhor pizza! O menu deles só tem pizzas, massa fina, bem recheadas.
Falafel Bar
Comida mediterrânea, feita por israelenses com aquele tempero especial.
Um ou mais locais para um bom café da manhã e almoço?
Tapioca Brazilian Food – café da manhã e almoço no estilo brasileiro com fartura e tempero da Bahia.
Breaking Bread – Café da manhã e almoço, comida boa, porções justas e grandes.
Nordico Café – Café da manhã com várias opções de comida e bebidas.
Algum local com refeição saborosa com o valor mais em conta?
Sem dúvida, o lugar mais barato para comer é no Tapioca Brazilian Food, sem brincadeira.
Comida com valor mais em conta aqui que seria mais ou menos 3,500 colones, em torno de 32 reais por pessoa, mas sem bebida, que seria nas Sodas (pequenos restaurantes locais).
Quais os programas que a Costa Rica oferece para crianças? Ou não têm?
Sem dúvida, existem diversas atividades para as crianças, como aulas de surf, passeios a cavalo, trilhas para cachoeira, passeios de quadricíclo pela natureza.
A única dificuldade seria viajar dependendo do transporte público, pois não são bem estruturados e não tem boa conservação.
Fora isso, os lugares turísticos oferecem várias opções de atividades para crianças.
Na capital tem o Museo de los Niños, um museu interativo para crianças.
Mesmo você não sendo turista, qual é a melhor região para se hospedar?
A melhor região para se hospedar é em Tamarindo, pois fica na costa do pacífico.
A cidade tem uma infraestrutura ótima com dezenas de restaurantes, vários bancos, farmácias, infinitas opções de hospedagem, ou seja, de hostel baratinho até resort all inclusive. Para exemplicar, o Planet Hollywood Beach Resort Costa Rica – All Inclusive é um lugar mágico, e conta com 7 restaurantes em sua propriedade e o Luamey Boutique Hotel.
Que lugar você sugere para badalar à noite?
Na Capital tem o bairro Escalante com várias baladas e nas praias, o que não faltam são grupos de jovens para curtir uma discoteca ou “barzinho” com som ao vivo.
Quais os melhores lugares para compras na Costa Rica?
Costa Rica não é o destino ideal para fazer compras como nos Estados Unidos ou Madrid, além das poucas opções, o país é caro.
Entretanto, para comprar lembrancinhas e coisas típicas do país, indico o Mercado Central em San José, pois além das lembrancinhas você vivencia um pouco da cultura e dos costumes do país.
Indica algum bate e volta?
Sem dúvida, existem várias possibilidades. De Tamarindo, para La Fortuna, que fica mais próxima do Rio Celeste e sua cachoeira e de San José, para Cartago, onde fica o vulcão Irazu.
Sempre temos um lugar especial, que vamos com frequência, que alegra o coração, seja um parque, um restaurante ou outro lugar. Qual é o seu lugar especial?
Meu lugar especial na Costa Rica é o vulcão Arenal em La Fortuna, uma cidadezinha acolhedora, a saber, de qualquer parte da cidade você consegue ver aquele vulcão imponente e lindo.
Mas para que você aproveite ao máximo, não posso deixar de falar das águas termais vulcânicas, aliás, existem vários lugares para desfrutar destes banhos relaxantes.
O que mais você sente falta do Brasil?
Em primeiro lugar da minha familia, depois da comida baiana.
Dicas extras:
A primeira dica: Ter cuidado ao dirigir pelo país, pois os costarriquenhos não são os melhores na direção, esquecem de ligar a seta, param no meio da pista do nada, então bastante paciência e atenção.
A segunda dica: Sempre pechinche, eles sempre tentam vender por um preço maior.
Um pouco sobre o Tapioca Brazilian Food
O Tapioca Brazilian Food nasceu do sonho de começar uma vida nova, totalmente diferente da que levávamos no Brasil, mas ao mesmo tempo queríamos transmitir a nossa identidade, cultura e comida.
Então, estamos há dois anos trabalhando com a tapiocaria e a produção de farinha de tapioca no país.
Todos os brasileiros que chegam, passam nem que seja para dar um “Oi”, pegar uma dica de passeio, então sejam todos muito bem-vindos ao nosso pequeno Brasil na Costa Rica.
Sem falar que temos um produto incrível na nossa loja, que é o sabão de tapioca, que virou o queridinho de muitos, pois além de ser um souvenir 100% costarriquenho, possui um toque brasileiro.
E assim terminamos esse lindo post sobre a Costa Rica
Então, você conhece a Costa Rica? Se não, será que conseguimos despertar o seu interesse para conhecer este país tão surpreendente?
Tem dicas para compartilhar conosco e com outros leitores? Ah, sugestões e críticas também são bem-vindas!
Então, se você gostou das dicas, confira também os artigos de brasileiros que vivem em outras cidades espalhadas pelo mundo: Turquia, Orlando, Boston, Madrid e Antuérpia, entre outras.
6 respostas
Costa Rica e um lugar LINDO.Lugar,pessoas maravilhosas.
Rita, a vontade e fazer como a Lorena, largar “tudo” para trás e ir em rumo a esse país maravilhoso. Obrigada pelo Carinho. Beijinhos
Novo destino na agenda.
Costa rica ??
Eu tinha certeza que faria isso. Vamos que Vamos. beuijinhos
Que lugar incrível. Muito lindo e as dicas oferecidas foram excelentes. Parabéns meninas
Obrigada pelo retorno, Regina. Fazemos tudo com muito amor. beijinhos