Conheça 7 atrações imperdíveis em Granada. Nada melhor que ir a uma cidade e não perder as melhores atrações. Melhor ainda quando a indicação vem de uma brasileira que vive na cidade. Vem conosco, que a Keith Mustafa vai nos dar todas essas dicas de presente.
Granada é uma cidade espanhola, localizada na província de “Andaluzia”, próxima de outras famosas cidades, como Córdoba (130 km) e Sevilla (212 km).
Além disso, seguindo um pouquinho mais adiante, também encontramos o famoso “estreito de Gibraltar (279Km)”, que separa a Europa da África.
De onde vem o nome Granada?
A saber, a origem do seu nome vem do latim, malum granatum, fazendo referência à fruta romã (granada, em espanhol), ou do árabe gar-anat, que significa “cidade de peregrinos”.
Decerto, Granada é uma cidade com muitos encantos, por ser bastante polifacética. Ou seja, o visitante pode apreciar desde uma serra totalmente nevada no inverno, a passeios com temperaturas amenas pelos povoados da Alpujarra ou até mesmo dias intensos de verão em praias da sua costa.
Clima em Granada
Aliás, por falar em clima…..este é um tema muito importante para os que pretendem conhecer esse maravilhoso lugar. Já que o tipo de turismo pode mudar completamente de uma estação para outra.
Uma vez que a temperatura pode chegar a -3 graus no inverno (entre dezembro e fevereiro). Ou surpreendentemente, 40 graus no verão (junho, julho e agosto). Sem dúvida, é um período complicado para passear pela cidade, principalmente durante os horários mais quentes.
Granada tem uma população média de 541.465 habitantes (Instituto Nacional de Estatística 2020), com uma comunidade universitária muito representativa. Isso se dá pelo fato de ter uma das melhores Universidades da Europa, a Universidade de Granada. Assim, recebe milhares de estudantes de todas as partes desse continente.
A seguir deixo abaixo um guia dos imprescindíveis pontos turísticos de Granada:
1.Visita la Alhambra
A Alhambra é um palácio, que foi construído no século XIII por governantes árabes para servir de residência. Atualmente este monumento é considerado um patrimônio mundial da UNESCO, aliás é um dos mais visitados em toda Espanha.
A primeira vez que fui a Alhambra fiquei impressionada com a arquitetura, aliás tem influência árabe em todos os seus detalhes. Possui 140.000 m² de extensão e inclui 3 partes principais que são: Os Palácios Nasridas, antigo palácio do sultão; o Palácio dos Leões suas 124 colunas de mármore e sua famosa fonte dos leões; e por fim, o Generalife que costumava ser a residência de verão dos sultões. Reserve sua entrada.
De fato, o lugar é lindo e está repleto de jardins e fontes. Sem dúvida, um encanto!
Igualmente lindo tem o Alcazaba que é uma fortaleza militar do século XI. A saber, é a parte mais antiga da Alhambra e serviu como base para toda a construção, onde se pode ter uma vista de toda cidade.
Conselho para o turista: Usar roupa e sapatos confortáveis para visita, e reservar pelo menos 3 horas para visitar.
Para os amantes de história, aliás aconselho fazer a visita com algum guia turístico registrado, ou adquirir um guia de áudio.
Por fim, saiba que é fundamental reservar as entradas com antecedência, pois às vezes ficam esgotadas, o volume de turistas para conhecer essa maravilha é sempre intenso. Deixo aqui a página web para a compra de entradas.
2.O bairro de Albaicin
Similarmente outro passeio maravilhoso é pelo bairro de Albaicin, com suas ruas estreitas e casas brancas, é um dos bairros mais autênticos e charmosos da cidade. Você pode fazer um tour que inclui visitar: Alhambra + Albaicín e Sacromonte
Ademais, como é o antigo bairro árabe de Granada, você encontrará muitas lojas com produtos árabes, lugares para tomar chás e muitos restaurantes. As melhores coisas para ver nesse bairro são, anota aí:
- A igreja de San Nicolas, no centro do bairro
- A praça Nueva
- As lojas de artesanato
- A igreja de Ana
- As puertas de la Murallas
- Os 4 portões de entrada do bairro
3. O Sacromonte
Continuando a visita por Granada, outro bairro indispensável para conhecer é o bairro de Sacromonte, localizado a nordeste de Albaicin.
Este antigo bairro gitano (cigano) é famoso pelas suas cavernas e arquitetura peculiar. Nesse bairro é onde se realizam os principais espetáculos de dança flamenca de toda Espanha, no qual comentaremos com mais detalhes a seguir.
4. Mirador de San Nicolas
Sem dúvida é uma parada obrigatória! É o mirador mais famoso de Granada, um lugar romântico e também ideal para ir em grupos e desfrutar de um pôr do sol fascinante. Ganhou muita fama em 1997 quando Bill Clinton visitou e disse que viu “o pôr do sol mais bonito do mundo”, assim, se converteu em um dos lugares preferidos dos turistas.
5. Praça Bib-Rambla e o mercado Alcaiceria
O melhor lugar para fazer compras em Granada é em torno da praça Bib-Rambla. Ali também você encontrará muitas cafeteirias e pode se deliciar com um doce muito comum da região que é “ churros e chocolate”.
Ao redor da praça, na “Gran Via”, você encontrará ruas comerciais movimentadas com muitas lojas (marcas locais e internacionais).
Se você está planejando comprar algumas lembranças, existem muitos souvenirs típicos de Granada e também com influência árabe como: cerâmica, lâmpadas de vidro coloridas, bolsinhas, ímãs, cartões postais, joias e muitas outras coisas lindas.
6. Assistir um espetáculo flamenco
É certo que espetáculos flamencos você encontra em várias partes da Espanha, mas duvido que seja igual aos de Granada.
Certamente tem um motivo, é que esta cidade é considerada o berço flamenco, dança ancestral gitana (cigana). Aconselho, que busque uma “cueva” (caverna) para apreciar essa arte em sua forma autêntica e se possível ter também contato com os bailarinos.
A saber, os shows tradicionais duram em média uma hora ou mais, e muitos são acompanhados de jantar. Os “tablaos” (bares com shows) estão espalhados por todo o bairro, mas se desejar não passar por nenhum inconveniente poderá fazer a reserva antecipada por internet. Os shows mais famosos são: la Cuevas Los Tarentos; Os Jardines de Zoraya; Espetáculo flamenco no tablado La Soleá; La Alboreá, entre outros.
7. Catedral de Granada e Capela Real
Não teria como deixar de fora esta atração. Vamos aprender um pouquinho de história? Os reis católicos decidiram construir esta catedral dedicada à Virgem da Encarnação durante o século XVI e acredite, tardaram quase 200 anos para ficar pronta!
Sua arquitetura é uma mistura arquitetônica de estilo renascentista, barroco e gótico. Ao lado da catedral, está a Capela Real, que foi construída durante o século XV para servir como um local de sepultamento para os monarcas espanhóis.
Espero que tenham gostado das dicas! Até a próxima pessoal.
E se você gostou deste texto, leia também Dicas de Madrid sob o olhar de uma moradora brasileira.