" /> 10 comidas japonesas que você precisa experimentar - Agarre o Mundo

10 comidas japonesas que você precisa experimentar

Tonkatsu, Japão
escrito por Isabella Borrego

Nada melhor que ir a um país e provar da sua culinária, pensando nisso trago hoje comidas japonesas que você precisa experimentar.

Se você pensa que o Japão só tem um único prato típico, é aí que você se engana. Sem dúvida, a gastronomia japonesa está no meu top 5 favoritas do mundo todo.

Por isso, nesse post eu separei 10 comidas japonesas que você precisa experimentar, quando vier ao Japão. Do melhor sushi à última moda gastronômica e até mesmo às icônicas comidas de rua, trago uma lista imperdível para estar no seu roteiro. Então fica aqui comigo!



Lámen

Um dos queridinhos no Japão. O Lámen e uma das comidas japonesas que já se tornou popular ao redor do mundo e hoje é muito amado até mesmo no Brasil. E para quem não sabe o que é, é um prato de origem chinesa, mas que foi adaptado quando chegou em terras nipônicas.

Ele é composto por macarrão (noodles) e uma sopa com caldo de diferentes sabores e temperos, geralmente feito de ossos de porco, frango ou peixe, junto também de um tempero misturado para criar um sabor ainda mais gostoso.

Você vai ver que alguns caldos de sopa são muito ralos e claros, enquanto outros são turvos e grossos. Além disso, o macarrão também pode variar de grosso a fino e de reto a encaracolado.

É uma comida japonesa que realmente faz muito sucesso por aqui, então ao andar pelas ruas, você irá notar diversos restaurantes de lámen espalhados por aí. Tem desde loja simples e tradicionais, até as mais modernas.

Dica da Isa de alguns lugares para visitar em Tóquio e aproveitar comidas japonesas:

Ramen Takahashi

Ramen Manrai

Chukasoba Ginza Hachigou

AFURI Harajuku

Okonomiyaki

Conhecida como a panqueca japonesa, o Okonomiyaki, sem dúvida, é uma das minhas comidas japonesas favoritas. De fato, também um prato popular, ele tem a base feita de massa e repolho, com ingredientes escolhidos por sua conta.

Esses ingredientes podem variar desde carne até frutos-do-mar e queijo. E para finalizar, depois adicionamos coberturas como um molho especial de okonomiyaki, maionese e bonito defumado, chamado katsuobushi em japonês.

Apesar de ser mais popular nas cidades de Hiroshima e Osaka, ainda sim, é possível encontrar esse prato em todo Japão. E pode ter certeza de que você não irá se arrepender. Não tem quem não goste de Okonomiyaki.

Dica da Isa de alguns lugares para visitar:

Nagataya

Okonomiyaki Kiji

Sakura Tei

Curry japonês

Conhecemos o curry por ser um típico prato indiano, mas, aqui no Japão ele é muito amado e diferente do indiano. O curry japonês é mais leve e acompanha os mais variados ingredientes.

O mais comum é o kare katsu, que é um prato de curry com arroz e carne de porco empanada, uma combinação perfeita. Outra combinação muito conhecida e super caseira, é o curry com arroz, mas esse leva batata, cenoura e cubos de carne.

Sou suspeita ao falar de kare, é um prato delicioso, principalmente se estiver frio!

Onde comer?

CoCo Ichibanya

Beef curry little house

Yamituki Curry

Curry Bondy

Sushi

Inegavelmente, o mais conhecido da culinária japonesa fora do Japão, o sushi não poderia ficar de fora desse post. A maioria conhece o sushi por comer em rodízio no Brasil, onde tem várias misturas, mas por aqui é diferente e mais tradicional.

É possível encontrar sushi em diversos restaurantes pelo país, até mesmo em mercados e lojas de conveniência. Um lugar muito comum, barato e conhecido para se comer sushi no Japão, é em restaurantes kaitenzushi — mais conhecido como sushi de esteira — onde é possível ter uma experiência única, onde os pratos de sushi são colocados em uma esteira que circula pelo restaurante.

Os clientes podem ou não, pegar qualquer prato que estiver passando por ela. Hoje em dia na maioria dos restaurantes você pode também pedir o seu prato por um tablet que fica na mesa. E o melhor de tudo isso é o preço ser ótimo.

Onde comer sushi?

Sushi Saito

Sushi no Midori Ginza

Kura Sushi Asakusa

Yakiniku

O famoso churrasco japonês se chama Yakiniku. Pouco conhecido entre nós brasileiros, ele se assemelha bem com o churrasco coreano, onde nas mesas dos restaurantes tem uma grelha e você mesmo faz a sua carne.

Existem duas categorias de Yakiniku no Japão: aquele em formato de rodízio, onde você paga um determinado valor, por um determinado menu e come a vontade em um determinado tempo e o Yakiniku a la carte, onde é cobrado pelo prato escolhido por você, e ambos você faz na sua própria mesa.

Além de carne, é possível comer legumes, verduras, arroz, sopa de missô e diversos outros alimentos como sobremesas, por exemplo.

Dicas de onde comer:

Yakiniku King

Yakiniku Jumbo

Yoroniku Ebisu

Onigiri

Onigiri nada mais é do que um bolinho de arroz. Japonês quase não ama um arroz né? É uma comida japonesa super prática e completa, que você consegue encontrar em lojinhas de onigiri, restaurante de sushi, lojas de conveniências e mercados.

Ele é geralmente no formato de um triângulo ou em formato meio oval. Alguns acompanham nori, a alga marinha e outros não. Ele pode ser feito com vários recheios ou mesmo, somente o arroz.

Onde comer Onirigi?

Omusubi Gonbei

Onigiri Bongo

Onigiriya Marutoyo

Nas lojas de conveniência 7 eleven e FamilyMart.

Tempura

Tempura é também uma das comidas japonesas populares, assim como todos os outros acima, em que os alimentos (mais comumente camarão, legumes e vegetais) são fritos com uma massa específica para criar uma camada leve e crocante.

É possível encontrar tempura em vários tipos de restaurantes no Japão, inclusive nos rodízios de comida japonesa no Brasil, né? Por aqui é comum ele ser servido como prato principal, acompanhado de arroz ou com pratos de udon e soba.

Dicas de onde comer:

Yokota

Tempura Shinjuku Tsunahachi Ginza

Udon

O Udon lembra um pouco o Lámen, porém com algumas diferenças. É um macarrão japonês grosso feito de farinha de trigo. Eles são mais espessos e brancos que o macarrão soba, por exemplo. Você consegue encontrar em vários restaurantes pelo Japão.

Ele é servido normalmente como sopa, em caldo quente à base de dashi, shoyu ou mirin. Os ingredientes que acompanham podem variar, mas o mais comum é a cebolinha.

Você pode comer aqui:

Tsuru TonTan

Sato Yosuke Ginza

Godaime Hanayama Udon

Tonkatsu

Outro dos meus pratos favoritos e o que eu mais recomendo, é o Tonkatsu, fatias grossas de carne de porco empanadas e fritas de maneira semelhante ao schnitzel alemão.

Eles são tipicamente feitos de dois cortes de carne de porco: o magro e macio, e o mais gordo. Embora o tonkatsu seja de longe o prato de katsu mais popular, existem também variações dele com outras carnes, como frango, carne de vaca, peixe e frutos-do-mar.

Encontre aqui:

Tokatsu Maisen

Tokatsu Tonki

Katsuya

Yakitori

Espetinho japonês? Temos também! Yakitori são espetinhos de frango grelhados feitos de pedaços de carne de todas as diferentes partes do frango, como peito, coxas, pele, fígado e outras vísceras. Cozido no carvão assim como nosso churrasco, o yakitori é um prato super popular e barato apreciado geralmente junto de um copo de cerveja.

É possível encontrar em restaurante de yakitori, chamados yakitori-ya, mas também pode ser encontrado em muitos outros tipos de restaurantes como izakaya, por exemplo, e até mesmo em barraquinhas de comida de festivais.

E onde comer Isa?

Yakitori

Torigin Honten

Yakitori Bunraku

Agora eu quero saber de vocês, deu vontade de comer? Qual o prato que mais agradou? Não esqueça de me acompanhar lá no Instagram, onde eu posto um pouco disso tudo e muito mais!

Beijos e até o próximo post =)

Se você deseja ler outros posts escritos pela Isa: Tóquio, fugindo da rota turística, Lugares em Tóquio para fãs de anime e mangá, O guia perfeito para conhecer as cerejeiras em Tóquio.

Para que comece o seu planejamento para Agarrar o Mundo, deixo aqui um buscador: o Skyscanner. Que vai te ajudar na pesquisa de voos, hotéis e carros. Mas se desejar, podemos também fazer essa cotação para você.

 


Colabore com o Agarre o Mundo

Gentileza, gera gentileza. Se você acredita que o nosso conteúdo foi de alguma maneira útil para você, uma forma de retribuir é utilizar os nossos links de parceiros afiliados na organização das suas viagens. Você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Isabella Borrego

Eu, Isa Borrego, vim para o Japão com o meu marido, que é descendente de japonês, para trabalharmos e viver por um tempo fora do Brasil. Tenho 24 anos (2021) e desde pequena, amo viajar, conhecer e descobrir lugares novos.

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!