" /> Céu de Brasília, traço do arquiteto - Agarre o Mundo

Céu de Brasília, traço do arquiteto

escrito por Kenia Miranda

“Céu de Brasília. Traço do arquiteto. Gosto tanto dela assim.” Música que representa Brasília em toda a sua grandeza e beleza.

Brasília, capital do Brasil, uma cidade tão planejada que, certamente, muitos nem acreditam que tudo tem seu lugar.

Engraçado como somos tendenciosos a escrever sobre o novo, sobre um destino que nos tocou.

Contudo, esses dias me perguntei, e Brasília? Então me veio uma vozinha: “Você tem algo tão lindo diante dos seus olhos todos os dias e que te encanta diariamente, que tal passar isso para o mundo?”

Assim, vou compartilhar um pouco da minha linda Brasília, lugar onde nasci, que amo viver e um lugar que todos os brasileiros deveriam conhecer, antes mesmo de sair para conhecer o mundo.

Muito embora a indecência da política afaste as pessoas da vontade de conhecer uma cidade tão linda, acredite, vale muito a pena.

Quando visitar Brasília

O clima é fator importante na hora de escolher a melhor época para visitar Brasília, já que a cidade tem duas estações muito bem definidas: seca e chuva.

Quem não está acostumado com o clima seco, saiba que Brasília é famosa por apresentar baixa umidade, baixa mesmo, anualmente passamos por um longo período de estiagem – mas nem só de seca vivem os brasilienses.

Os turistas, desacostumados com a baixa umidade, sofrem mesmo, alguns inclusive, relatam tonturas, mas calma, não se assuste.

Apesar de todos os anos “sofrermos” com a pele seca, os lábios rachados, e no período da estiagem ter cuidado com a prática de exercícios, pois fazer muito esforço físico não é recomendado por especialistas, acredite, você deve conhecer a cidade sim!

Brasília e suas cores

Leia o artigo todo e veja o quão vale a pena conhecer esse desenho chamado Brasília.

Embora já tenha começado a falar das coisas negativas, saiba que a poeira que paira no ar, perceptível aos olhos, proporciona um dos mais belos espetáculos da cidade: o pôr do sol.

Lago Paranoá

De fato, um evento tão lindo e mágico com seus incríveis tons, que variam entre o amarelo e o roxo.

Sempre digo que ao menos uma coisa boa a seca tinha que trazer, de tal modo, que é muito bom ter a certeza de que todos os dias o pôr do sol será espetacular e lhe mostrará cores incríveis.

Dessa maneira, resolvemos a secura com protetor labial, creme para pele, ingestão de água três vezes mais, além de uma quantidade de soro fisiológico nas vias respiratórias e sendo felizes aqui.

Brasília período de estiagem

Contudo nos meses de chuva, as tempestades são mesmo intensas e não é incomum as ruas ficarem alagadas. Mas tudo é compensado pelo verde que toma conta das árvores.

Você pode estar pensando: ou seca ou chuva? Enfim quando vou?

É o seguinte, o melhor período é no início de maio, quando começam os sinais da chegada da seca, ou seja, quando as chuvas diminuem e, talvez provavelmente, você não sinta tanto os efeitos da seca.

A saber, neste período temos como recompensa o ipê roxo, a grama ainda verde, a cidade florida e o clima com temperaturas amenas, tornando esse período o ideal para os visitantes.

Em julho e agosto começam florir os ipês rosas, que deixam Brasília ainda mais linda.

Entretanto se você não tem problema com a seca e não se incomoda em trazer um pote de creme para hidratar a pele, seria também interessante, visitar a cidade em setembro.

Mesmo que seja no auge da estiagem, temos aqui uma das paisagens mais lindas, pois chegou o momento de destaques dos ipês amarelos.

Decerto, o número de queimadas aumenta drasticamente deixando a cidade com uma névoa seca, sendo um momento mais difícil para turistas e brasilienses, que sonham com a chegada das águas. 

As tempestades tornam-se mais frequentes entre novembro e fevereiro. Portanto, atenção, esse é o período menos indicado para visitar a cidade, já que muitas atrações são ao ar livre, como você verá no decorrer do artigo.

Brasília setorial

Brasília foi inaugurada como capital do Brasil em 1960 e diferente das demais capitais e cidades brasileiras, foi planejada.

Para quem não é daqui pode não entender como isso funciona, então vou explicar.

Brasília tem setores, de tal forma que, se você precisa ir a uma oficina, irá até o setor de oficinas. Se você deseja ficar num hotel, talvez provavelmente, fique no setor hoteleiro. E o mesmo acontece com o setor bancário, comercial, habitacional e assim vai.

Claro que você pode encontrar um hotel fora do setor, mas não foi isso o planejado, embora o crescimento da cidade tenha promovido esse deslocamento.

Eu poderia lhe contar toda história de Brasília, mas farei melhor, muito melhor, vou lhe contar o que Brasília tem de tão bom e que a faz tão especial.

E acima de tudo, para você turista, basta seguir os passos e ser feliz, percorrendo e se maravilhando com suas curvas, linhas e dimensões.

Um avião chamado Brasília

Em primeiro lugar é necessário entender o formato de Brasília. Então, antes mesmo de começar a falar da sua arquitetura, você precisa saber, caso não saiba, que Brasília tem um avião no seu coração.

Como assim um avião? Assim que olhar a imagem abaixo, você vai entender.

Foto aérea de Brasília
Foto: @maxartechnologies

Antigamente, conseguíamos subir na torre de televisão e nos maravilharmos com a visão fornecida por ela, principalmente com o desenho do avião diante dos nosso olhos.

Entretanto com a construção de alguns prédios do lado sul da cidade, este encanto com a asas do nosso avião foi um pouco dificultado.

Arquitetura de Brasília

Brasília, inegavelmente, parece uma grande maquete de arquitetos e se distingue das demais capitais, pela sua arquitetura branca e moderna, essencialmente concebida por Oscar Niemeyer.

Catedral de Brasília

Não poderia começar a falar se não fosse pelo o marco inicial, já que a Catedral metropolitana Nossa Senhora Aparecida, foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília.

Encante-se com a Catedral, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Você verá sua estrutura de longe, já que possui uma área circular de setenta metros de diâmetro, da qual se elevam dezesseis colunas de concreto, em formato hiperbolóide.

Em sua entrada encontram-se quatro esculturas em bronze com 3 metros de altura, representando os evangelistas.

Embora você já possa amar a Cadetral por fora, entre e se impressione com o seu interior, onde existem as esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço.

Embora muitas pessoas não tenham o hábito de visitar os monumentos da própria cidade, quando criança adorávamos passear pelos monumentos da cidade e hoje faço o mesmo com meus filhos, com o mesmo prazer.

Curiosidade sobre a catedral: se você quiser contar um segredo para alguém que esteja longe de você, mas não quer gritar para todos escutarem, faça o seguinte: basta pedir que a pessoa encoste a cabeça no pilar seguinte, ele ouvirá perfeitamente seu segredo, embora não possa garantir que a mesma guarde o segredo a sete chaves.

Então, neste caso, posso afirmar que paredes tem ouvidos. (risos)

Museu Nacional de Brasília

O Museu Nacional é integrante do Conjunto Cultural da República, sendo um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes.

O espaço é utilizado para exposições itinerantes de artistas renomados, assim como temas importantes para a sociedade, local onde ocorre palestras, mostra de filmes, seminários e vários eventos.

Um passeio pela esplanada

Já que começamos pela Catedral, vamos descer a esplanada. Desculpe, aqui não consigo deixar de sorrir, pois nós brasilienses não falamos direita, esquerda e sim, sobe e desce.

Meu marido já se acostumou e entende quando vamos a algum lugar que preciso lhe dar a direção, mas no início me olhava com uma cara, do tipo: subir ou descer para onde? Já que estamos numa reta. (risos).

A Esplanada dos Ministérios está localizada no Eixo Monumental, a saber é a avenida que corta o Plano Piloto no sentido leste-oeste.

De fato, a área de um vasto gramado com 17 prédios de construção uniforme, que abrigam os ministérios, órgãos do Poder Executivo, vai lhe impressionar.

As linhas do Palácio do Itamaraty

O Palácio do Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores, dedicado a auxiliar o Presidente, tanto a formular, quanto a direcionar a política exterior nacional.

Palácio do Itamaraty

Um fato interessante sobre o Itamaraty é que ele foi concebido para apresentar o Brasil aos visitantes estrangeiros, de tal forma que foi construído apenas com materiais nacionais e seus salões abrigam obras apenas de artistas nascidos ou naturalizados brasileiros.

Um prédio lindo por fora e interessante por dentro, portanto, lhe garanto que será um passeio bem legal, principalmente se fizer uma visita guiada.

A visitação gratuita é realizada diariamente mediante agendamento, inclusive nos finais de semana e feriados. As visitas acontecem às 9h, 10h, 16h e 17h, sendo oferecidas em português, inglês e francês.

O agendamento funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, através do email visita@itamaraty.gov.br ou do telefone (61) 2030-8051.

Congresso Nacional

Congresso Nacional é o órgão constitucional que exerce, no âmbito federal, as funções do poder legislativo, ou seja, são responsáveis pela elaboração das leis.

Similarmente, outro complexo arquitetônico de Oscar Niemeyer, composto por dois prédios altos, de linhas retas e duas construções em forma de concha.

A saber, a concha voltada para baixo representa os entes federativos, representados pelos senadores. Já a concha voltada para cima, materializa o sentimento de clamor popular, já que é representado pelos deputados federais.

Mesmo que você não curta muito política, saiba que existe a possibilidade de se fazer uma visita guiada, e conhecer ao vivo o que se costuma ver na televisão, tanto no Senado, quando na Câmara dos deputados.

Das 9h às 17h30 com saídas de grupos a cada meia hora.
Segundas e sextas-feiras: atendimento por agendamento e espontâneo;
Quintas-feiras: exclusivamente com agendamento prévio;
Sábados, domingos e feriados: exclusivamente espontâneo;
Terças e quartas-feiras: visitas suspensas.

Praça dos Três Poderes

A Praça dos Três Poderes abriga as sedes dos três poderes do Estado: o Palácio do Planalto, nosso poder Executivo, o Congresso Nacional (poder Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário).

Tanto a Praça, quanto os edifícios que as cercam, são obra de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

Aliás, nesta praça, todos os primeiros domingos de cada mês, ocorre a troca da bandeira que é realizada por uma das forças militares: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Força Aérea Brasileira, Exército e Marinha.

É um evento lindo, onde se enaltece o patriotismo, com desfile da força militar responsável pela cerimônia, além disso, o simples canto do hino nacional já causa um enorme arrepio.

Inicia-se as 10 horas da manhã. Gratuito, mas chegue cedo, assim conseguirá ver tudo na melhor posição.

Palácio do Planalto

Se você deseja conhecer o Palácio do Planalto, saiba que é possível realizar uma visita guiada, embora não seja tão simples como no Congresso, sendo necessário um agendamento.

Palácio do Planalto

Embora a concorrência para a visita seja um pouco maior, já que as visitas sejam apenas nos domingos, das 9 h às 13h30, quando você estiver no site, você preenche um formulário que pede informações sobre o número de visitantes (maiores de 7 anos), além da data e horário.

Uma vez agendado, o visitante deverá chegar com uma antecedência de 20 minutos para assistir ao vídeo sobre o protocolo de cerimônia da bandeira.

O conteúdo apresenta informações sobre aspectos arquitetônicos e também as rotas de fuga, bem como o plano de prevenção contra incêndio do local.

É necessário que seja apresentado um documento com foto na entrada do palácio. Clique aqui e faça o seu agendamento, se desejar.

Palácio da Alvorada

Já que estamos falando de poderes e poderes, vale a pena olhar por fora o Palácio da Alvorada.

Palácio da Alvorada

O palácio é designado como a residência oficial do Presidente do Brasil. Adivinhe de quem é o projeto. Difícil descobrir, não foi? O famoso e “pouco” conhecido: Oscar Niemayer. (risos)

Um prédio lindo e que fui inúmeras vezes quando criança, e todas às vezes, ficava olhando o soldado do exército que faz a guarda do palácio, chamado de Dragão da Independência.

Usam uniforme típico do século 19, de cores branca e vermelha, capacete em forma de dragão com uma crina de cavalo, botas de cano alto, esporas e lança.

Além do lindo uniforme que realmente chama a atenção, o mais impressionante é o fato deles não se mexerem, até que o próximo chegue para lhe render a posição.

Já vi inúmeras pessoas fazendo graça na frente deles com a intenção deles riem, embora poucas pessoas saibam como funciona as regras do militarismo, e que isso é um trabalho. 😉

Ponte JK- Juscelino Kubitschek

Não é só uma ponte, além de linda, deixa a sua marca no horizonte de Brasília.

Além disso, apresenta características inéditas, tanto no aspecto arquitetônico, tanto no aspecto estrutural, de tal forma que a sua construção representou um grande desafio para os engenheiros.

Atenção, esta não é uma obra de Oscar Niemayer. O projeto se deu através de um concurso público, onde o arquiteto Alexandre Chan foi agraciado com a medalha Gustav Lindenthal.

A saber, a ponte foi vencedora, em 2003, do Prêmio ABCEM (Associação Brasileira da Construção Metálica) – Melhores Obras com Aço do Ano.

Lago Paranoá

O Lago Paranoá é a praia do brasiliense, aqui refrescamos o corpo e acalmamos a mente.

E como canta o meu cantor preferido, Osvaldo Montenegro:

"Numa tarde quente eu fui me embora de Brasília 

Num submarino do lago Paranoá"

Quando disse que Brasília é uma cidade planejada e que tudo foi construído, também podemos incluir o lago Paranoá.

Além disso, quem vê a imensidão do lago, dificilmente imagina que a história dele também é enorme ou que, parte daquele lugar esteve ocupada por uma população de cerca de cem famílias.

A saber, quando o lago foi planejado, não havia nada na região além da vegetação do cerrado, entretanto quase um século depois, quando começaram suas obras, já haviam moradores na região, que foram transferidos para cidades satélites.

E aqui fica a dica para você que gosta de mergulhar. Saiba que é possível durante um mergulho, encontrar pedaços das casas no fundo d’água.

Esse é o ponto de encontro de muito brasilienses nos finais de semana, onde é possível apenas relaxar ou fazer várias atividades como stand up, caiaque, pedalinho, passeio de lancha ou barco.

Pontão do Lago sul

Um animado ponto de encontro ao longo do lago Paranoá, com alamedas de palmeiras, cafés e vistas para a ponte JK.

Aqui é possível sentir a deliciosa brisa no rosto à beira do Lago Paranoá, brincar com as crianças ao ar livre, seja nos gramados ou nos vários parquinhos, ou apenas, caminhar tranquilamente ao pôr do sol – apreciando a vista da bela natureza e arquitetura – este é o lugar!!

Pontão do Lago Sul

Ermida Dom Bosco

A capela da Ermida Dom Bosco é um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília. O local integra o Parque Ecológico Dom Bosco e fica situado à margem do Lago Paranoá, no Lago Sul.

Ermida Dom Bosco

A Ermida é um lugar que atrai moradores e turistas, pós oferece espaço para várias atividades ao ar livre.

De fácil acesso e entrada gratuita, funciona das 6h às 22h, conta com ciclovia e trilhas, além de ter uma vista inigualável da capital e do lago.

Seu gramado e suas árvores nativas do Cerrado são um convite para reunir os amigos no fim da tarde, e assim apreciar o pôr do sol.

Já que estamos falando de passeios e atividades para se fazer em áreas abertas, vou falar de mais dois lugares que vale a pena fazer uma caminhada, andar de patins ou de bicicleta, embora existam tantos outros lugares.

Jardim Botânico

A área do Jardim Botânico de Brasília é recortada por diferentes trilhas, que variam de acordo com o grau de dificuldade, atividades desenvolvidas e distância percorrida.

Jardim Botânico

Assim, o visitante é convidado a explorar, podendo usufruir de agradáveis momentos de contemplação da natureza.

Além disso, você pode chegar cedo e tomar um café da manhã no local. Pois lá dentro tem um restaurante para serviços de alimentação, com café da manhã, brunch, almoço e lanches.

Jardim Botânico

Você pode sentar em mesas com cadeiras dentro do restaurante, mas eu prefiro assim, tipo piquenique, com as mesas sobre as toalhas e nos sentarmos no chão. Adoro o misto quente de lá, assim, não deixe de provar.

Funciona de terça a domingo, das 09h às 17h. Para os finais de semana, recomenda-se a reserva de mesas através do telefone: 3366-5732.

Após um excelente café da manhã, você já pode encarar as trilhas do parque.

Parque da cidade Sarah Kubitschek

Trata-se de um dos principais e mais extensos centros de lazer ao ar livre da cidade, concentrando quadras de esportes, lagos artificiais, parque de diversão, centro hípico, além de pistas para fazer de caminhada, andar de patins e ciclismo. O parque é considerado patrimônio de Brasília.

Originalmente recebeu o nome de Rogério Pithon Farias, um jovem – filho do então governador – que morreu em um acidente de carro. Entretanto foi renomeado para Parque Dona Sarah Kubitschek em 1997.

Memorial JK

Passeio imperdível a todos que gostam de história, eu diria mais, fundamental para todos os brasileiros, pois conta toda a história do homem que teve a coragem de ir contra todos os críticos e construir e mudar a capital do Brasil.

Possui um acervo dos bens que pertenceram a JK e sua família, desde itens do seu casamento até a biblioteca particular do ex-presidente.

Além disso, conta a sua trajetória pela campanha política para a presidência e o sonho da construção da nova capital.

Enfim, o museu é bem estruturado e com vários funcionários que atendem a todos com muita atenção. Tire ao menos uma hora para apreciar este local incrível de Brasília.

Torre de Televisão

Torre de Tv, como a chamamos. A Torre de TV de Brasília é uma torre de transmissão de rádio e televisão, inaugurada em 1967, que possui 224 metros de altura.

É possível subir até o mezanino, no primeiro piso, onde você terá uma visão 360º. No interior, você poderá contemplar um painel de azulejos de Athos Bulcão, um artista que deixou sua marca na cidade de Brasília.

Mas nada se compara a vista que você terá do mirante da Torre, que fica a 75 metros de altura, onde se tem acesso por um elevador.

Do alto é possível, então, entender a disposição urbana da cidade, a vista panorâmica das Asas Sul e Norte e dos monumentos dispostos no Eixo Monumental.

E além disso, se encanta com a grandeza e beleza do Lago Paranoá.

Torre de TV digital

A Torre de TV Digital de Brasília é uma torre de transmissão televisiva, projetada para transmitir o sinal de TV Digital para todo Distrito Federal e algumas cidades do Entorno.

Além da torre ter uma arquitetura diferente e linda, a vista do alto também vai lhe surpreender.

Apelidada de “Flor do Cerrado” pela semelhança com a planta, a Torre de TV Digital foi o último projeto edificado de Oscar Niemeyer, antes do seu falecimento em 5 de dezembro de 2012.

Está aberta para visitação aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Estádio Nacional de Brasília

Com toda certeza você não passará despercebido(a) por este gigante.

O Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha”, também conhecido como simplesmente Mané Garrincha, é um estádio de futebol e arena multiuso.

Conta com versatilidade de espaços para agendas de diferentes perfis e quantidade de público, assim, ocorrem no local, espetáculos, casamentos, formaturas, festas, seminários, além de eventos institucionais.

Catedral Militar Rainha da Paz

Projetada também por Oscar Niemeyer, sua estrutura de vigas metálicas forma um triângulo que lembra uma tenda militar.

A estrutura foi executada para abrigar o altar da missa solene celebrada pelo Papa João Paulo II, em 1991, quando ocorreu sua última visita a Brasília. 

Posteriormente, a estrutura foi desmontada e reaproveitada para a edificação do templo. Mensalmente, no dia 25, missas são realizadas no local. Há relatos de que graças, ou milagres, como você preferir chamar, já aconteceram no local nos dias da missa.

E assim termino o artigo de Brasília


Então, você conhece o Brasília? Se não, será que consegui despertar o seu interesse para conhecer essa cidade tão surpreendente?

Aliás, se tiver dicas para compartilhar conosco e com outros leitores, agradecemos. Ah, sugestões e críticas também são bem-vindas!

Se você gostou das dicas, confira também os artigos de brasileiros que vivem em outras cidades ao redor do mundo: Turquia, Orlando, Boston, Madrid, Antuérpia.

Se puder deixar o seu like no fim do artigo, agradecemos, pois isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas.

Além disso, se desejar saber mais novidades sobre o Agarre o Mundo é só nos acompanhar através das redes sociais, seja bem-vindo(a).

O Agarre o Mundo segue com o compromisso de sempre mostrar a “viagem como ela é”.


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


2 comentários em “Céu de Brasília, traço do arquiteto

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!