" /> Os mais belos castelos e palácios da Alemanha - Agarre o Mundo

Os mais belos castelos e palácios da Alemanha

Castelo de Neuschwanstein
escrito por Kenia Miranda

Os mais belos castelos e palácios da Alemanha. Aliás, castelo é uma das construções que mais me fascina e certamente, fascina também outras pessoas.

Talvez provavelmente, não pela construção em si, mas pela história que cada um deles conta.

Enfim, quando fui montar o roteiro pelo país, difícil foi escolher por quais cidades passar. Sendo assim, usei a seguinte estratégia: visitar o maior número de castelos que conseguisse, e ainda usufruir um pouco da região.

Apesar de achar uma tarefa fácil, já que a Alemanha está recheada de castelos e palácios, confesso que foi bem complicado, pois tive lidar com a frustração de não conseguir colocar todos em minha lista.

De fato, visitar a Alemanha, foi algo que estava entrando diariamente em meus pensamentos. Seja pelas histórias de guerra do país, seja pela forma de pensar e agir dos alemães ou por toda cultura e beleza que a mesma carrega.

Posso garantir que se fizesse novamente a mesma viagem até a Alemanha, sem dúvida nenhuma, acrescentaria tantos outros. Mas acredito que seria impossível visitar tantos castelos, em uma única viagem, já que em seu território existem mais de 200 castelos.

Se vale a pena visitar os castelos na Alemanha? Leia todo o post e me responda no final.

Saiba que não organizei a lista por ordem de beleza ou fama, apenas coloquei na sequência visitada. Assim, você poderá ter uma noção do caminho percorrido.

Fizemos todo o percurso na Alemanha de carro e indico a Rentcar, pois é um buscador que organiza carros disponíveis na sua data por preço e modelo.

Existe uma vantagem alugar online, pois você paga em reais, não paga o IOF do cartão e ainda pode parcelar.

Se desejar mais informações, leia o artigo que escrevemos, 9 dicas para alugar carro durante a viagem.

Burg Eltz

Este castelo é de uma beleza única, por conta da sua imponente estrutura em perfeita harmonia com a natureza, que de fato, o faz mais que especial.

Cortado pelo Rio Elzbach, um afluente do Rio Mosel, o Burg Eltz fica majestosamente no topo de um rochedo.

Embora, ao mesmo tempo fica tão escondido num vale estreito, que o fez permanecer intacto aos conflitos da região.

O castelo foi construído sobre um rochedo de 70 metros de altura, medindo 40 metros de altura, entretanto se for adicionada a altura das fundações, a sua altura pode atingir 90 metros do nível do córrego.

Temos aqui no site um artigo contando todas as características, história e riquezas deste lugar: Burg Eltz: um dos castelos mais lindos da Alemanha.

Então, se você só puder escolher apenas um castelo para visitar na Alemanha, lhe digo para escolher esse, afinal, a sua beleza e originalidade são mesmo de tirar o fôlego.

Castelo de Eltz

Compre o seu ingresso antecipadamente e verifique os horários de funcionamento.

Castelo de Reichsburg – Cochem

O castelo de Reichsburg conta com uma história milenar e devido a sua posição de fortaleza medieval, certamente você o verá de vários pontos da cidade.

O castelo fica no alto da colina, ou seja, a 154 metros de altura, sendo considerado um dos 10 castelos mais lindos da Alemanha e posso garantir que ele é mesmo muito bonito.

Posto que o castelo de Cochem está apenas a 28 km de distância do Castelo de Eltz, não deixe de incluir os dois em seu roteiro, pois cada qual possui a sua magnífica beleza.

A cidade fica localizada no Estado da Renânia-Platinado, no vale do Rio Mosel, um magnífico rio da região que dá um charme todo especial a cidade.

Além de admirar a beleza do castelo, por certo, você vai ficar impressionado pela imponência entre os inúmeros vinhedos ao seu redor.

O castelo de Reichsburg

Se deseja saber um pouco mais sobre as curiosidades e história deste castelo, leia o nosso artigo: Cochem, a charmosa cidade do Vale do Rio Mosel.

Burg Miltenberg

Esse castelo foi construído por volta do ano 1200 e se tornou propriedade da cidade em 1979.

O castelo de Miltenberg tem não apenas uma das melhores vistas da cidade, como também abriga um museu de arte contemporânea.

Antigamente, só era possível ver e visitar a sua parte externa. Entretanto após extensas reformas e criação de um museu no seu interior é possível ver obras de ícones da arte contemporânea.

Agora atenção! Esta cidade entrou no meu roteiro não por seu castelo, mas por sua beleza. As cidades alemãs são charmosas, inegavelmente, mas esta é tão linda e perfeita que até parece cinematográfica.

Veja o artigo: Miltenberg, uma cidade cinematográfica de tão perfeita. Muitos chamam de pérola, se assim podemos dizer, essa é a pérola mais preciosa da Alemanha.

Residenz de Würzburg

A saber, foi encomendado pelo príncipe Johann Phipipp Franz Von Schönborn e projetado pelo arquiteto Balthasar Neumann. Entretanto, muitos foram os artistas que colaboraram para a grandiosidade das belezas ali existentes.

Foi construído entre 1720 e 1744, mas somente em 1981, foi considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

De fato, a paixão por construção de quase todos os príncipes daquela dinastia, colaborou fortemente para a construção e ideias criativas ali incorporadas.

Aliás, existe no palácio um total de quarenta maravilhosos quartos, decorados com pinturas, tapeçarias, móveis e vários tesouros do século XVIII, que sem dúvida, vão lhe deixar fascinado.

Além disso, a parte externa do palácio conta com lindos jardins, que enchem olhos e coração.

Se deseja saber todas as atrações que a cidade de Würzburg tem a oferecer, não deixe de ler o artigo: Würzburg, a linda cidade da rota romântica.

Neus Residenz – Bamberg

Uma construção enorme, que além de residência do Arcebispo, também era o local onde a monarquia se hospedava, quando visitava a cidade. Sendo assim, você já pode imaginar o luxo dos quartos e das mobílias da residência.

Neus Residenz

São mais de 40 salas, em um palácio do século XVII, com tetos decorados, tapeçarias e arte, além do jardim de rosas.

As visitas guiadas são sempre em alemão, então, opte apenas se souber a língua, caso contrário, percorra os quartos sozinho. Entretanto saiba que no interior, não é possível tirar fotos, o que de fato, é uma pena.

O palácio é lindo, mas nada se compara com a beleza da arte estampada na prefeitura antiga da cidade. Portanto, confira o artigo sobre todas as atrações desta maravilhosa cidade chamada Bamberg, tão conhecida pela sua cerveja defumada.

Castelo Seehof – Bamberg

Este castelo fica a 22 km de Bamberg e já que estávamos na região, fomos conferir a sua beleza.

O Castelo Seehof foi construído em 1686, como residência de verão dos príncipes – bispos de Bamberg, de acordo com os planos de Antonio Petrini, arquiteto italiano.

Castelo Seehof

Após a secularização e o abandono da propriedade privada, foram necessárias extensas medidas de renovação, no final do século XX.

Nos tempos atuais, a maior parte do castelo é usada pelo Escritório do Estado da Baviera, para a preservação de monumentos.

Entretanto nove showrooms do apartamento restaurado dos Príncipes-Bispos estão acessíveis aos visitantes, incluindo o “Salão Branco” com a pintura virtuosa no teto, de Giuseppe Appiani, um famoso pintor alemão.

Decerto, se você optou por visitar o Neus Residenz, achará este castelo mais bonito por fora do que por dentro.

Castelo de Lichtenstein

O Castelo de Lichtenstein, também conhecido como “Castelo do Conto de Fadas”, localiza-se sobre um penhasco nas montanhas suábias, próximo a Honau, no estado de Baden-Württemberg.

Inspirado no romance Lichtenstein de Wilhelm Hauff, o senhor Wilhelm Graf Von Württemberg, mais tarde Duque de Urach, mandou construir o complexo do palácio sobre as fundações, do castelo de um antigo cavaleiro.

Por estar sobre um penhasco, este castelo me fez imaginar como seria a vida ali, mesmo que tenha sido construído, para guardar a coleção de armas, armaduras e quadros de Wilhelm Hauff.

O Liechtenstein deixa o romantismo viver com seu estilo arquitetônico e mobiliário, remetendo à Idade Média.

Aliás, caminhe por seus arredores, pois certamente ficará estupefato(a) com a beleza do lugar.

Castelo de Hohenzollern

O Castelo de Hohenzollern está situado a cerca de 50 km de Stuttgart, entre as cidades de Hechingen e Bisingen. A saber, foi residência dos condes suábios, a partir da primeira metade do século XI.

Castelo de Hohenzollern

Certamente é um daqueles castelos de tirar o fôlego, principalmente se você chegar cedo, como nós fizemos, e optar por subir andando.

São inúmeras escadas, e você chegará no castelo esbaforido(a), mas se você me perguntar, vale a pena, subiria novamente caminhando? Minha resposta é sim, sem dúvida, é muito melhor que descer de uma van, já na porta do castelo.

Este é privado, assim, dois terços ainda pertencem à linhagem da família real da Prússia: Príncipe da Prússia, Georg Friedrich e a Princesa da Prússia, Sophie, já o terço restante, é da linhagem suábia católica.

Durante a grande guerra o castelo conseguiu sobreviver e está bem conservado até os dias de hoje.

Castelo de Hohenschwangau

Ganha um chocolate quem conseguir pronunciar corretamente o nome deste castelo, aliás, um belo castelo, localizado na aldeia de Schwangau.

Castelo de Hohenschwangau

Foi construído por uma família de cavaleiros, ainda no século XII, embora posteriormente tenha passado por outras mãos, até restar apenas ruínas no final do século XIX.

Em 1832 foi comprado pelo Príncipe da Coroa Maximiliano, que mais tarde se tornou Rei, e iniciou a reforma no ano seguinte, porém só terminou em 1837, sendo a sua arquitetura neogótica, projetada pelo arquiteto Domenico Quaglio.

Castelo de Hohenschwangau

O Rei utilizou o castelo como casa de verão por muitos anos, até falecer em 1864. O seu filho e sucessor, Luís II de Baviera, foi quem construiu o Castelo de Neuschwanstein.

Castelo de Neuschwanstein

Como citei acima, o Rei Luís II da Baviera considerado na época, o “Rei Louco”, pois havia decidido construir um castelo, num período em que este tipo de construção não era mais realizada (1869).

Castelo de Neuschwanstein

Muitos falam que o castelo é uma fraude, já que apesar do aspecto medieval da obra, havia muitas modernidades para a época, como calefação central de ar quente, água corrente quente e fria, além de luz elétrica.

A construção do castelo reflete os desejos do rei Luís II, contando com pinturas inspiradas nas óperas de Richard Wagner, pelo qual o rei tinha imensa admiração.

O castelo de Neuschawanstein possui 200 cômodos, com destaque para a Sala do Trono e os seus 13 metros de altura, além da Sala dos Cantores, o dormitório do rei e a capela.

Loucura ou não a sua construção, a verdade é que este castelo inspirou Walt Disney para criação do castelo da Bela Adormecida.

Dica: Vá cedo, suba caminhando para aproveitar a beleza da estrada, mas principalmente, para chegar até a ponte e conseguir as melhores fotos da parte externa do castelo, sem absolutamente ninguém.

Dicas

Se deseja saber como viajamos conectados leia o artigo: Chip Internacional, guia completo de como viajar conectado.

Aproveito e deixo aqui para você um cupom de desconto, AGARREOMUNDO. Com ele, garantimos 10% de desconto. Entretanto, disponibilizamos frequentemente outros cupons com mais vantagens para nossos leitores.

Alemanha, voltarei em breve para conhecer os outros 190 castelos. 🙂

E aqui termino nosso tour pelos castelos e palácios da Alemanha


Você já foi a Alemanha? Visitou algum castelo ou palácio? Se não foi, vou lhe dar um conselho: quando tiver oportunidade, vá! Tenho certeza não se arrependerá.

Mas se tiver dicas para compartilhar conosco e com outros leitores, agradecemos. Sugestões e críticas também são bem-vindas!

Se puder deixar o seu like no fim do artigo, agradecemos, pois isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas.

Além disso, se desejar saber mais novidades sobre o Agarre o Mundo é só nos acompanhar através das redes sociais, seja bem-vindo(a).

O Agarre o Mundo segue com o compromisso de sempre mostrar a “viagem como ela é, sem filtros e a cores.”


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!