" /> Projeto Casa Abraço - Cavalcante - Agarre o Mundo

Projeto Casa Abraço – Cavalcante

Casa Abraço - Cavalcante
escrito por Kenia Miranda

Hoje eu venho falar de um projeto lindo, Casa Abraço. Tenho certeza que ao terminar a leitura você sentirá a energia como se tivesse também recebido aquele ABRAÇO. Um abraço que acolhe, que preenche e que traz a esperança por dias melhores.

Mas eu não quero apenas de falar do projeto. Afinal, quero que você perceba o quão importante você pode ser para aquelas pessoas que dependem do turismo para sobrevivência.

Quero que você entenda que o turismo sustentável vai muito além das escolhas, onde se hospedar, onde comer e o que fazer. E quem dirá da possibilidade de conhecer e colaborar com algum projeto local.

Viajar com consciência é muito lindo na teoria. Mas o que podemos fazer na prática? Muito se fala de turismo consciente, mas eu sempre me pego pensando: Como poderia fazer mais por um destino e pelas pessoas que estão me acolhendo?

Viagem aumenta a consciência, nos tornando pessoas melhores

Durante viagens, eu sempre tenho uma grande expansão de consciência. Não consigo deixar de observar a quantidade lixo que produzimos quando viajamos. Quantas garrafas descartáveis! Será que todo este plástico recebe o destino adequado? Muito provavelmente não. Por isso estamos sempre falando por aqui de consciência ecológica.

Lixo presente nas praias do litoral nordestino - Brasil, Praia do Gunga, Litoral Nordestino, Agarre o Mundo
Lixo presente nas praias do litoral nordestino – Brasil

Mas afinal, o que eu posso fazer em relação a isso e tantas outras coisas para experenciar um turismo sustentável? Consumir produtos locais? Reutilizar as toalhas, como você faz em casa, não usando uma nova diariamente? Apagar a luz e o ar condicionado quando sai do quarto? Usar, se possível garrafas térmicas, diminuindo a produção de lixo? Usar protetor solar e repelente biodegradáveis? E como regra básica, nunca deixar lixo fora do lugar adequado para tal.

De fato, o que posso lhe dizer é que o simples despertar de consciência já me fez enxergar uma nova forma de viajar. De contribuir com a população local e fazer um pouquinho por aquele destino. Então, vou lhe mostrar como você também pode fazer o seu melhor.

No artigo que falo da Cachoeira de Santa Bárbara, explico a importância de ter um guia Kalunga para visitar o local, pois assim eles se fortalecem como comunidade.

Já percebeu como muitas vezes desvalorizamos o trabalho do outro? Pedimos desconto para o sapateiro, para o guia, para a faxineira e por aí vai…

Mas não o fazemos com grandes hotéis, grandes empresas. Pense sobre isso. Eu sempre digo que não valorizar adequadamente otrabalho do outro é fácil, difícil é executar o mesmo serviço que ele faz.

Por que tenho ido tanto para a Chapada dos Veadeiros?

Apesar de morar em Brasília, a Chapada dos Veadeiros não fez parte da minha infância viajante. Conhecia algumas cachoeiras como Salto do Corumbá e Salto do Itiquira, que visitei com meus pais.

Mas algumas crenças foram instaladas em mim, também neste período, como o alto risco de afogamento que aconteceu com fulano ou ciclano.

Assim, cresci buscando outros destinos, mais raramente ia a uma cachoeira. Sempre gostei de estar no meio da natureza, de apreciar a sua grandiosidade, mas repito, não buscava cachoeiras.

A energia da natureza realmente mexe comigo. Confesso que se tiver cores intensas, fico ainda mais deslumbrada. Gosto de lugares onde a natureza me faz perceber quão pequena sou, diante da sua magnitude.

Então, um dia fui convidada para ir até Cavalcante. E o que fazer na Chapada, senão conhecer as suas inúmeras cachoeiras? Conheci algumas delas, e pronto, já foi suficiente para ser picada pela “Aventura está lá fora.” Sem falar que estar no meio da natureza com as crianças é uma das melhores formas de aumentar o vínculo entre nós.

Por que me apaixonei pele projeto Casa Abraço?

Primeiro porque tem nada menos que 12 anos que estudo sobre como ser uma mãe mais consciente. Pois, desejo deixar para mundo, filhos que se tornarão adultos mais amorosos e generosos. Além disso, que cuidam da natureza e dos seus recursos, com a certeza que não podem apenas usar tudo, como se não houvesse um preço a se pagar.

Após muitos estudos, confesso que sigo ainda aprendendo a cada dia, percebo que se conseguirmos amar mais e melhor as nossas crianças, poderemos numa única geração mudar todo o mundo.

Isto mesmo, com uma única geração que entende sobre o amor, pois o recebeu na infância. Que entende sobre respeito, pois foi respeitada. E que sabe ouvir, pois foi permitido que falasse e principalmente que sentisse todo e qualquer sentimento, sem ser julgada quando crianças.

De fato, eu amo falar sobre este tema, atendo crianças todos os dias como dentista, além disso atendo pais que desejam se tornar mais conscientes e amorosos. Entretanto, confesso que chegar ao Projeto Casa Abraço não foi nada intencional. Mas sei que tem um dedinho do Universo nisso.

Que felicidade a minha ao conhecer um projeto local. Entender a verdadeira realidade das pessoas que vivem ali. Uma amiga, a Mirian, do Portal das fadas, havia comentado que a sua cunhada tinha um local que seria interessante ficar hospedada.

E que deliciosa surpresa, sentir a energia daquele local. E ao ouvir a história dos desafios da construção deste projeto diretamente da boca da sua idealizadora, Elisia, me trouxe a compreensão de onde vinha a energia e alegria que eu estava sentindo na pele naquele local.

Um pouquinho do Projeto Casa Abraço

Vou contar apenas um pedacinho da história, pois se resolvesse contar tudo, teria que escrever um livro. O projeto começou pequenininho, mais ganhou grandes proporções e hoje a Casa Abraço tem 300 crianças cadastradas.

Casa Abraço- Cavalcante

Antes da Casa Abraço ter um lugar para chamar de seu, a Elisia teve que comunicar as crianças que não seria mais possível continuar com o projeto, pois não disponibilizaria mais do local para isso.

Mas além de ter que lidar com a sua própria tristeza, teve que lidar com a tristeza das crianças. Inclusive, ouviu da boca de várias delas, pedidos desesperados para que isso não acontecesse, já que eram nas tardes ali que se divertiam, aprendiam e recebiam tanto amor.

A Elisia, então, fez uma roda com estas crianças e pediu que elas visualizassem como desejariam que a nova Casa Abraço fosse. E que colocassem toda a energia nesta visualização.

Não sei no que você acredita, mas se você não é novato por aqui, perceberá que acreditamos na energia que emitimos para obter o que verdadeiramente desejamos.

E quando o pedido vem verdadeiramente do coração, o Universo vai desenhando e colocando as pessoas certas no caminho. Assim, aconteceu! E a Elisia conseguiu além do terreno, ajuda para construir a Casa Abraço, para que esse projeto pudesse voltar a funcionar.

Como a Casa Abraço acolhe?

Antes da pandemia as crianças tinham aulas de capoeira, música, dança e todos os sábados o projeto sábado feliz. Tem neste dia, inclusive, terapias com as crianças. Fazem oração de Ho’oponopono, onde a simples repetição das palavras: “Sinto muito, me perdoe, sou grata, eu te amo”, já acalma e muda a vibração.

E com a construção da Casa Abraço um projeto maior vem sendo desenhado para ser desenvolvido. A partir de junho/2022, um projeto de Educação será estruturado. Imagine uma comunidade sendo criada?! Crianças maiores vão, com o auxílio de uma pedagoga, dar aulas para as crianças menores, diariamente. Claro que os demais projetos vão continuar.

Falo de comunidade porque sei da importância de vivermos experiências de pertencimento na infância. Provavelmente a Elisia, não use esse termo, mas tenho certeza que ela coloca toda a energia dela para que no futuro, não muito distante, estas crianças se tornem adultos melhores.

Que possam sonhar com um futuro melhor. E se podem sonhar, podem realizar.

Casa Abraço - Cavalcante

O que tudo isso tem a ver com um blog viagem?

Uma maneira que a Elisia encontrou de ter uma renda extra para ajudar com o projeto foi alugar um quarto para quem deseja visitar a Chapada dos Veadeiros e se hospedar em Cavalcante. Mas não é qualquer quarto. É o quarto flor da vida – Casa Abraço.

É claro que o Universo vai encaminhar pessoas que vão curtir conhecer o projeto e saber que o simples fato de se hospedar na Casa Abraço, está deixando um pouquinho de esperança também para aquelas crianças.

Nós ficamos hospedados lá, na nossa última ida a Chapada, e adoramos. O quarto é super confortável e espaçoso, tem uma cozinha, onde você consegue fazer perfeitamente sua refeição e um amplo espaço para as crianças brincarem.

Sem falar da energia do local, provavelmente vindo da alegria das crianças. Se você acordar cedinho, provavelmente vai se deparar com os tucanos comendo as amoras no quintal, além de araras e passarinhos sobrevoando a região.

Após ver o vídeo abaixo você também perceberá a importância deste espaço para as crianças. Elas construíram, primeiramente, com a visualização do que desejavam ter ali e na sequência participaram colocando mesmo a mão na massa, como você verá no vídeo, as crianças pintando.

O projeto é mesmo lindo e se você deseja conhecer e colaborar de alguma maneira, tenho certeza que as crianças agradecerão.

Para que comece o seu planejamento para Agarrar o Mundo, deixo aqui um buscador: o Skyscanner. Que vai te ajudar na pesquisa de voos, hotéis e carros. Mas se desejar, podemos também fazer essa cotação para você.

 

Agora quero saber de você:

O que você tem feito para ter um turismo mais sustentável?


Compartilhe conosco, assim podemos todos mudar o campo de visão e agir cada vez mais conscientes. Além de ajudar o próximo, sendo mais generosos e amorosos.

Então, se tiver alguma dica para compartilhar, vamos adorar! Não custa nada compartilhar informações. Além disso, podemos com pouco ajudar muito outras pessoas.

Qualquer dúvida já sabe: basta deixar um comentário.

Não se esqueça de deixar o seu like no fim do artigo, isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas. Desde já, gratidão!

Para acompanhar nossas viagens em tempo real, siga-nos nas redes sociais. Lá temos atualizações diárias das nossas andanças pelo mundo, assim com fotos, dicas e links dos principais artigos aqui do Blog.


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações.

Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais!



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


3 comentários em “Projeto Casa Abraço – Cavalcante

  1. Ótima experiência a ser compartilhada e buscando sempre o aperfeiçoamento humano com o convívio sincero e feliz!???????

Deixe uma resposta

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!