" /> Cachoeira Loquinhas,Chapada dos Veadeiros, vá conhecer - Agarre o Mundo

Cachoeira Loquinhas,Chapada dos Veadeiros, vá conhecer

Poço Xamã só meu, Cachoeira das Loquinhas, Chapada dos Veadeiros
escrito por Kenia Miranda

A cachoeira Loquinhas, Chapada dos Veadeiros, na verdade é um conjunto de pequenas cachoeiras e daí o surgimento do seu nome: Locas, ou seja, vários poços onde deságua as pequenas quedas de água.

Pela sua proximidade a cidade de Alto Paraíso e com o seu deck de madeira, esta trilha é considerada de fácil acesso. Um caminho relativamente curto, ou seja, apenas 2 km, ida e volta.

Então, é ideal para famílias que tenham tanto pequenos viajantes, quanto idosos, que gostamos de chamar sábios viajantes.

Certamente, um lugar para se passar o dia todo, isso porque não existe apenas uma cachoeira e sim vários locais para banho. Para se ter ideia, o complexo da Fazenda Loquinhas conta com 18 atrativos, sendo a maioria propício para se refrescar.

Vale ressaltar que alguns locais destinados para banho, a depender da época, secam. Então atenção, no período escolhido para conhecer a Fazenda e suas cachoeiras. Em contra partida, o período chuvosa, a atenção deve ser redobrada, principalmente em relação a possibilidade de tromba d’água.

Placa, perigo de tromba d'água, Cachoeira Loquinhas, Chapadas dos Veadeiros

Uma das coisas que achei bem legal, foi a honestidade e sinceridade dos funcionários que ficam na recepção, que explicam tudo direitinho, para que você não chegue em locais onde está seco.

Inclusive, ao chegar um grupo uma horas antes do fechamento, recomendaram voltar outro dia para aproveitarem um pouco mais.

Cachoeiras Loquinhas na Chapada dos Veadeiros

Apesar de apenas ter iniciado o período de seca na região no mês de agosto, alguns dos poços já estavam secos. Então fomos apenas até os poços indicados pela recepção.

Existem duas trilhas na fazenda, a Loquinhas, mas procurada pelos turistas, com poços mais atrativos e a trilha Violeta. Na ponte você vai encontrar uma máscara, não entendi o objetivo, mas acho que podemos interpretar como: Tire a máscara ao entrar e seja você sempre. 😉

Trilha Loquinhas

Nesta trilha você vai caminhar ao lado da água que corre. Fiquei aqui pensando como poderia chamar, descartei a palavra, rio, mas tão pouco acredito que possa chamar de riacho, por não seu assim tão pequeno.

Olhe na placa o número de paradas possível, só na trilha Loquinhas.

Você vai caminhando e vai encontrar várias pequenas quedas de água que formam pequenos poços. Cada poço com o seu formato e também tonalidade, que como expliquei no post do Jalapão sobre a incidência de luz na água.

De certo, dependendo do horário que você visitar, você poderá ver tons verdes e até turquesas. Agora se prepare, para tomar um banho de água fria, afinal, é uma água corrente e não vem de uma fonte quente.

Trilha Violetas

Como a trilha Loquinhas é mais famosa, também fica mais cheia. Assim se você deseja um espaço mais reservado, com menos protetor solar, já que o mesmo vai saindo do corpo dos visitantes e ficando na água.

Assim, não deixe de percorrer a trilha violeta e se deliciar também nos seus poços.

Sofia na trilha violeta, Cachoeira Loquinhas, Chapada dos Veadeiros

Há mais opções para banho nos poços, um mirante e uma cachoeira no final, a Cachoeira das Esmeraldas. Essa é a trilha que costuma ficar seca no final do inverno e início da primavera.

Não entramos em nenhum poço na trilha violeta, mas foi igualmente uma delícia, caminhar, ouvir os sons da natureza e permitir também as crianças esta interação.

Independente da trilha escolhida, se for num período que todos os poços estejam propícios para banho, vá até o último poço, com a intenção de mapear e escolher o que mais lhe agrada, simplesmente para não ficar entrando e saindo de poço em poço.

Estrutura da Cachoeira Loquinhas- Chapada dos Veadeiros

Se existe algo que se pode falar desta cachoeira é a excelente acessibilidade. E ainda digo mais, se não fosse por conta de algumas escadas na caminho, a acessibilidade seria realmente 100%.

No caminho, encontramos a Marina, que havia torcido o pé numa outra cachoeira da região, e estava com o pé imobilizado. Ela simplesmente colocou o seu melhor sorriso e foi aproveitar a vista, aliviar um pouco a vontade de estar em perfeita condição para desfrutar intensamente.

Marina Cachoeira Loquinhas, Chapada dos Veadeiros

O início da trilha é de terra, mas apenas no início mesmo, tanto na trilha loquinhas, quanto a trilha violeta são suspensas de madeira e corrimão de corda. Assim que se chega num poço ou cachoeira, tem escada também de madeira para descer.

Enquanto todos os poços tem um tablado com um banquinho de madeira. A saber, quase toda a trilha tem sombra, assim não use tanto protetor solar, assim todos poderão desfrutar de um banho sem tanto óleo no corpo.

Trilha violeta e com tablado

Antes de entrar na trilha tem uma lanchonete, a recepção e banheiros.

Hospedagem na Fazenda Loquinhas – Chapada dos Veadeiros

A Fazenda tem a Pousada Druids, que é pequena e alugada somente para grupos fechados de 6 a 12 pessoas. São 5 suítes, com estrutura de fogão a lenha, churrasqueira e um redário.

Para quem deseja ficar instalado ali, saiba que assim nas cachoeiras são de livre acesso aos hóspedes. As reservas são feitas apenas pelo telefone: (61) 99662-2115.

Informações básicas Cachoeira Loquinhas – Chapada dos Veadeiros

Casa do João de Barro, Fazenda Loquinhas, Chapada dos Veadeiros

Distância de Alto Paraíso: 4km (sendo 2km de estrada de chão em boas condições)
Valor do ingresso: R$30 (mas nos feriados costumam aumentar para R$35) – valores de setembro/2019. Crianças de até 12 anos não pagam para entrar.
Horário de funcionamento: 8h30 às 17h
Telefone da Cachoeira das Loquinhas: (61) 99662-2115

Se você deseja conhecer outras cachoeiras na Chapada dos Veadeiros: Cavalcante na Chapada dos Veadeiros: o que conhecer e Chapada dos Veadeiros com ou sem crianças: o que saber antes de ir


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações.

Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


One thought on “Cachoeira Loquinhas,Chapada dos Veadeiros, vá conhecer

Deixe uma resposta

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!