" /> Busan, entre praias, montanhas e templos - Agarre o Mundo

Busan, entre praias, montanhas e templos

Post Busan
escrito por Andrea Gomes

Busan é a segunda maior cidade da Coreia do Sul. Possui uma energia única, atrai turistas e turistas devido suas lindas praias.

Além disso, possui montanhas magníficas que completam a paisagem, um centro vibrante e tradições que encantam seus visitantes.

Busan conta com inúmeras opções de lazer, sendo uma cidade incrível e imprevisível.

Se você for a Busan no mês de outubro, e curte cinema, saiba que neste período tem o Festival Internacional de Cinema de Busan, assim você ainda poderá ver celebridades.

A saber Gamcheon, uma aldeia cultural, com suas casinhas coloridas, é considerada a Santorini do oriente.

Certamente o local fará com que você se perca nas cores, afim de obter excelentes registros com a sua câmera fotográfica.

O parque Taejongdae é um dos lugares que você não deve deixar de fora do seu roteiro ao visitar Busan, pois ele conta com uma praia de pedras, faróis históricos, templos sagrados e um parque de diversão. Assim, esta é uma excelente área de recreação.

Para nos falar um pouco sobre a linda Busan, convidamos Andrea Gomes, @the.andreagr que vive no Busan desde 2019.

Sobre Andrea Gomes

Andrea, Busan, Korea

Meu nome é Andrea, 31 anos (2020), embora na Coreia já tenha 32 anos (risos). Paulista, sou professora de inglês, atualmente somente para crianças, e moro em Busan, na Coreia do Sul.

Sou apaixonada por meditação, yoga, tênis e esportes em geral. Adoro aprender coisas novas, por exemplo, no Brasil estava fazendo um curso para ser piloto de avião, quando decidi vir para Coreia.

Atualmente também estudo coreano em uma universidade de Busan.

Busan é sinônimo de…

Turismo e férias.

Busan é uma cidade muito diferente da capital Seoul. Apesar de grande e movimentada, Busan tem praias lindas, onde muitos visitantes vem aos finais de semana ou nas férias para fugir da loucura das grandes cidades.

O que mais me encanta em Busan é que apesar de ser grande, também tem a vibe de praia e montanhas onde você pode fazer trilhas incríveis.

Do prédio onde moro tem um rooftop, e dá para ver bem essa diferença, de um lado a praia e do outro as montanhas, dois visuais tão diferentes.

Eu me sinto privilegiada de viver em uma cidade tão diversificada. Meus amigos estrangeiros que moraram em Seoul dizem que não trocam a energia de Busan por nada.

O que te levou a morar em Busan?

Conheci meu namorado coreano no Brasil, ele estava morando no Brasil à trabalho. Começamos a namorar e nesse meio tempo ele voltou para Coreia duas vezes.

Entretanto, na segunda vez ele teve que ficar e não poderia mais voltar para o Brasil. Começamos um namoro à distancia. Eu viria passar natal e férias com ele, no total seriam 2 meses, mas ele me convidou para ficar de vez, então, aceitei.

Busan é uma boa cidade para se morar?

Busan é uma das melhores cidades para se morar na Coreia do Sul. Muitos amigos de vários países que moram aqui, já moraram em Seoul ou outras cidades, mas todos amam Busan.

Busan

A energia é muito boa, acho que por causa da praia, as pessoas andam menos apressadas e sem aquela correria de cidades muito grandes.

Como é o clima?

Em Busan as estações são bem separadas. O verão é muito quente e úmido e o inverno muito frio, mas como Busan fica mais ao sul, dificilmente chega à temperaturas abaixo de zero ou neva, diferente do norte da Coreia do Sul.

Entretanto se o que você gosta é de neve, saiba que a pouca distância de Busan, na cidade Yangsan – Eden Valley Ski Resort, você pode inclusive esquiar.

Quando mudamos de cidade, costumamos estudar um pouco sobre suas características. Busan superou as suas expectativas ou deixou a desejar?

Superou e muito. Fui muito bem recebida, as pessoas são muito simpáticas e tentam falar inglês comigo, achei isso muito legal.

Eu tinha uma ideia que a Coreia era um país mais cinza, cheio de carros e pessoas com pressa. Mas Busan é muito diferente, o céu está sempre azul, mesmo no inverno, e tem muitas cor, luzes e um astral muito bom.

Busan

Qual a característica de Busan que mais lhe agrada?

Com toda a certeza as praias. Acordar cedo para uma caminhada na praia, ou no fim do dia sentar para ver o pôr do sol é um privilégio. Aliás, acho que cidades com praia tem uma energia mais leve.

Andrea andando de bicicleta no Busan

O que mais foi difícil para se adaptar em Busan? Teve alguma dificuldade em relação à cultura local?

A cultura coreana é com certeza muito diferente da nossa. Acho que alguma diferenças já pude ver até mesmo dentro de casa.

Quando me mudei, meu namorado já tinha comprado coisas para casa. A cama era baixa, tinham vários “pauzinhos” na cozinha mas nenhuma faca com corte.

Tinha um freezer inteiro só para guardar um tipo de comida fermentada coreana, nossa mesa de jantar é baixa e não tem cadeiras, só almofadas e não usamos sapatos dentro de casa.

Eu confesso que a maioria dessas diferenças eu gosto, não me imagino mais usando sapato dentro de casa.

Na rua também vi muitas diferenças. De fato, uma coisa que demorei a me acostumar é não conversar com as pessoas as filas, no elevador e em conhecer os vizinhos.

Eu morava no interior no Brasil, em uma cidade onde você fala “Bom dia” para todos na rua, inclusive, isso é uma das coisas que meu namorado ama do Brasil.

Quais as características mais marcantes do povo Busan? Existe algo especial que o turista não deva fazer?

O coreano tem um jeito mais reservado, eles são muito simpáticos e receptivos, mas alguns podem estranhar se você tentar puxar uma conversa no elevador ou na fila do banco, por exemplo, como fazemos naturalmente no Brasil.

Nos restaurantes também é considerado rude deixar comida no prato e demorar muito para comer. Pois deve-se dar lugar para as outras pessoas que estão esperando ou chegando ao restaurante.

Aqui se come muito rápido em restaurantes e depois todos vão para um café, onde podem se sentar e conversar.

Quem viaja para Busan não pode deixar de …

Visitar o Templo de Beomeosa, ou qualquer outro templo, pois eles têm uma energia maravilhosa e geralmente uma vista para o mar imperdível.

Além disso, conhecer as praias de Heaundae e Gwangalli. Surpreendentemente, aqui as pessoas gostam de ir à praia, mais para ver a vista, do que realmente curtir o mar e o sol, como fazemos no Brasil.

Mas ainda sim, vale muito a pena visitar as praias, e tomar um café ou um vinho em um lugar com vista para o mar.

Por fim, conhecer o Gamcheon Culture Village, que é uma vila como se fosse a nossa favela, contudo um lugar com muita história.

Gamcheon culture village

Um ótimo passeio, pois as casinhas são todas coloridas e você pode andar pelos becos coloridos e encontrar cafés temáticos super legais.

Como você organizaria um roteiro de 3 dias para os seguidores do Agarre o Mundo?

Primeiro dia – Acordar bem cedinho e ir à praia. Embora aqui os coreanos curtam a praia de um jeito bem diferente do nosso. Ou seja, eles costumam fazer picnic com um ar bem romântico, ou simplesmente comprar snacks na lojinha de conveniência e aproveitar o visual.

Picnic na praia de Busan

Segundo dia – Visitar os templos e os lugares turísticos, Gamcheon Culture Village e o Templo de Beomeosa.

Terceiro dia – Todavia, se não conhece a Coreia em geral, recomendo um tour gastronômico. Visitar o mercado de peixe e comer as famosas comidas de rua coreanas, e os pratos tradicionais daqui, como dwaeji-gukbap e milmyeon.

É caro morar em Busan? E para o turismo?

Com toda a certeza Busan é mais barata para se viver e “turistar” do que Seoul.

Busan

Uma vantagem de visitar a Coreia é que você pode gastar pouco e comer bem, já que a comida coreana costuma ser barata, e eles te dão muitos acompanhamentos de graça.

Os hostels são uma boa opção, geralmente são temáticos e o pessoal te ajuda dando dicas bem legais para você fazer no dia.

Comida nos move. Quais especialidades gastronômicas se destacam em Busan?

A comida coreana se tornou minha favorita. Mas, deixo uma dica, cuidado com a pimenta, os pratos costumam ser bem apimentados, geralmente para estrangeiros, eles nos avisam antes de servir ou fazem opções mais leves.

Os coreanos comem comida normal no café da manhã, arroz ou noodles. Mas tem ficado mais comum aqui o hábito de comer brunch. Geralmente são mais caros.

Para almoço sempre recomendo comida coreana em lugares tradicionais, ou seja aqueles que os coreanos comem diariamente, então, provar sopas como dwaeji-gukbap (sopa de arroz com carne de porco) e milmyeon (noodles gelado) que são comidas típicas de Busan.

A comida coreana aqui costuma ser bem barata, então a maioria dos restaurantes vão te dar boas opções. Os mercados de rua também oferecem ótimas opções não só baratas e como também deliciosas.

Comida coreana Busan
Bairro de restaurantes de Busan
Aqui vai uma listinha dos pratos mais famosos da Coreia:

Samgyeopsal – O famoso churrasco coreano. Aqui carne de vaca é muito cara, então eles costumam comer carne de porco, acho um pouco parecido com a nossa panceta (barriga de porco curada no sal e temperada previamente).

Em primeiro lugar, eles trazem uma grelha e a carne a mesa, e você faz o churrasco na hora. Os acompanhamentos são Kimchi (vegetal fermentado), cogumelo e alho. Posteriormente, você junta tudo em uma folha de alface e come essa trouxinha.

Sem dúvida, para dias especiais, a comida escolhida será um churrasco coreano no estilo all you can eat com um bom soju (bebida coreana).

Tteokbokki – Certamente essa é a comida de rua mais famosa, é um bolinho de arroz com molho apimentado, meu favorito.

Tteokbokki, comida Coreana

Frango frito – o frango frito coreano ganha de qualquer um do mundo, pois com um toque apimentado e nada oleoso, ele chega bem crocante e fica perfeito com cerveja.

Frango frito coreano, Busan

Bibimbap – arroz e vegetais misturados em uma tigela enorme.

Milmyeon – Noodles com gelo. A saber é o prato mais famoso de Busan e o sucesso do verão.

Mylmyeon, comida tradicional coreana

Dwaeji- gukbap – Prato tradicional de Busan, sopa de arroz com carne de porco.

Dwejigugbap, comida tradicional de Busan

É possível visitar a cidade com crianças?

Eu considero Busan uma cidade bem legal para se visitar com crianças. Aliás é uma cidade bem colorida, animada e cheia de snacks que qualquer criança (e adultos) amaria, como a batata frita no palito.

As famílias costumam ir à praia ou parque com as crianças para fazer picnic ou fazer algum tipo de esporte.

Picnic Busan

Na sua opinião qual é a melhor região para se hospedar em Busan?

Eu diria no Heaundae, pelo visual e facilidade de ir para qualquer outra parte da cidade. Eu recomendo se hospedar perto da praia, pois você além de aproveitar a praia, você pode depois pegar o metrô para conhecer outros lugares.

Que lugar você sugere para badalar à noite em Busan?

O bairro de Seomyeon é o mais famoso para os baladeiros. As festas vão até de madrugada e os bares ficam lotados praticamente todos os dias.

Com os mais diversos estilos musicais, vale muito a pena passar uma noite lá. E claro, se vier para Coreia, certamente, tem que ir à um karaoke!

Quais os melhores lugares para fazer compras em Busan?

O mercado de Nampo Dong é o mais famoso para compras. De fato, encontrará roupas, sapatos e bolsas por um preço super barato.

Compras em Busan

Além disso, a maior vantagem para mim, é que aqui na Coreia até as barraquinhas aceitam cartão.

Indica algum bate e volta partindo de Busan?

Com toda a certeza, ir a cidade de Gyeongju, é uma cidade histórica considerada um museu sem paredes.

A arquitetura é toda da época dos reis, com muitas atrações históricas. A saber, até mesmo os novos restaurantes como Starbucks, tem a arquitetura tradicional coreana.

Se desejar passar alguns dias por lá, existem excelentes hotéis na cidade.

Busan é uma cidade segura para morar e passear?

Certamente uma das coisas que mais gosto da Coreia é a segurança. Portanto, aqui você pode andar durante a noite sozinha sem medo, pode deixar suas coisas na mesa do café e ir ao banheiro, e até andar em becos escuros a noite sem problema nenhum. Então podem ir tranquilos à qualquer lugar.

Sempre temos um lugar especial, que vamos com frequência, seja um parque, um café ou qualquer outro lugar. Qual é o seu lugar especial?

A praia de Heaundae é especial para mim, gosto de sentar nos banquinhos com um café, ver os pássaros, os barcos (em Busan tem muitos iates), e caminhar pela orla. Enfim, acho a energia daqui maravilhosa.

praia de Heaundae, Busan

O que mais você sente falta do Brasil?

Do povo brasileiro! Eu adoro os coreanos, mas aquele jeitinho que só o brasileiro tem, faz muita falta.

Ou seja, nós, brasileiros, somos muito felizes, dispostos a ajudar e nossa energia é incrível.

Também sinto muita falta da comida brasileira, aqui não tem tantos restaurante brasileiros então aquele arroz e feijão às vezes faz falta.


Quer ouvir um pouco do que se toca na Coreia do Sul?

Acreditamos que todo país tem a sua trilha sonora, assim, adoramos ouvir as músicas locais.

Portanto, deixamos aqui uma playlist toda especial, selecionada para você.

Para escutar, basta clicar aqui.


E assim terminamos o post sobre Busan

Você já pensou em conhecer a Coreia do Sul?

Com toda a certeza, se você resolver conhecer, vai se apaixonar por cada detalhe tanto da cidade, quanto do seu povo.

Mas se você já visitou e tem dicas para compartilhar com nossos leitores, agradecemos. Ah, sugestões e críticas também são bem-vindas!

Então, se gostou das dicas, confira também os artigos de brasileiros que vivem em outras cidades como Orlando, Boston, Madrid, Antuérpia, entre outros que estão na nossa página de “Novos Olhares.”

Se puder deixar o seu like no fim do artigo, agradecemos, pois isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas e principalmente, e assim, saberemos que você gostou do que leu.

Além disso, se desejar saber mais novidades sobre o Agarre o Mundo, é só acompanhar através das redes sociais, seja bem-vindo(a).


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Andrea Gomes

Meu nome é Andrea, paulista, sou professora de inglês, atualmente somente para crianças, e moro em Busan, na Coréia do Sul. Sou apaixonada por meditação, yoga, tênis e esportes em geral. Adoro aprender coisas novas, por exemplo, no Brasil estava fazendo um curso para ser piloto de avião, quando decidi vir para Coreia.

Veja também

Compartilhe


2 comentários em “Busan, entre praias, montanhas e templos

  1. Que emoção! Vocês são incríveis! Obrigada pela oportunidade de me deixar contar sobre Essa maravilhosa Busan 💙💙💙💙

    1. Andrea, adoramos a sua participação, principalmente por ser tão parecida conosco, ou seja, desapegada e decidida, mostrando que o novo vale a pena, mas que só poderá ter certeza se for lá e provar. Gratidão e lhe desejamos todo sucesso e energia boa que o Universo tem para você. Beijinhos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!