" /> O que fazer em Bodensee (lago Costança) na Alemanha - Agarre o Mundo

O que fazer em Bodensee (lago Costança) na Alemanha

Bodensee, Alemanha
escrito por Analu Barini Fritz

Hoje vou lhe apresentar o Bodensee, um lindo lago! Afinal, quem não ama um lago? Acredito que um lago traz vida a qualquer cidade, além de uma paz indescritível.

Antes de tudo, saiba que o Bodensee é conhecido como o coração da Europa, pois corresponde a ligação entre quatro nações: Alemanha, Suíça, Áustria e Liechtenstein.

Para você ter a noção da sua importância e grandiosidade, olhe estes dados:

  • 150 km de suas margens pertencem a região de Baden-Württemberg, na Alemanha;
  • 18 km de suas margens pertencem a região da Bavária, também na Alemanha;
  • 29 km pertencem a Áustria; e,
  • 69 km pertencem a Suíça.

A saber, o Bodensee tem uma área de 538 quilômetros quadrados de extensão. A distância entre Bodman, uma cidade na Alemanha, e Bregenz, uma cidade na Áustria, é de 63 km; e entre Friedrichshafen, cidade alemã que vivo hoje, e Romanshorn, uma cidade na Suíça, é de 14 km.

Bodensee Alemanha

De fato, com distâncias tão pequenas, o vai e vem de pessoas e estrangeiros é comum. Certamente, você pode ir de Konstanz, na Alemanha, para Gottlieben, na Suíça, apenas para almoçar.

Pelo mesmo motivo, os austríacos vão a pé até a Oktoberfest de Lindau, na Alemanha. Assim como, os suíços vêm até Friedrichshafen, para fazer compras, já que aqui é mais barato para eles.

Como isso já acontece há mais de 100 anos, as redes de hotéis localizadas no Bodensee fundaram uma associação de hotéis, o IBV. Afinal, é interessante atender o turista.

Assim surgiu o livro “Encontro com o Amor”, que fala sobre o verdadeiro amor, aquele que existe dentro de nós.

Apenas esse amor é capaz de deixar a sua vida leve o suficiente para que outra pessoa, que também já encontrou o amor próprio, possa compartilhar uma vida junto, onde o respeito e a vontade de permanecer ali prevaleça.

Grande em todas as dimensões

Sem dúvida, visitar um local, nos faz aumentar as nossas conexões neurais, quando aprendemos algo. Surpreendentemente, muitas vezes olhamos para algo e não nos damos conta da grandiosidade do local.

Bodensee, Alemanha

Em primeiro lugar, quero dizer que a parte mais profunda do Bodensee, está localizada ao sul da cidade de Immenstadt, na Alemanha, com nada menos que 252 metros.

Talvez provavelmente você já ouviu falar do rio Reno, um importante rio da Europa. Além deste rio que atravessa o lago, acredite se quiser, mais de 200 rios e riachos passam pelo Bodensee.

Água é uma delícia, mas se você prefere ficar em terra firme. Vem comigo!

Além do lago, que aliás é maravilhoso para apreciar e aproveitar, saiba que também atende as pessoas que gostam de ficar mesmo em terra firme.

Bodensee, Alemanha

Então, amantes de trilhas, pensem em percorrer trilhas a pé ao redor do lago, que tem no total 316 km de extensão. E como tem atividade para todos os gostos, não poderia ficar de fora o pessoal que ama bike. Ou seja, para os amantes de bike, saiba que existem, aproximadamente, 300 km de ciclovias.

Bodensee, Alemanha, O que fazer

Entretanto, se o seu negócio não é caminhar e fazer esportes, você pode ir de uma cidade a outra, sem abrir mão do conforto que o carro lhe dá. Aliás, têm duas balsas para carros que são: uma no trajeto entre Konstanz – Meersburg e outra, no trajeto Friedrichshafen – Romanshorn.

De fato, passear no lago é uma delícia e entre os meses de maio a outubro, é possível chegar de barco em praticamente todas as cidades e vilarejos ao redor do Bodensee. Assim, as linhas de balsas fazem a travessia entre os três países.

Eu já realizei a travessia de balsa de Friedrichshafen para Konstanz, cujo percurso tem duração de 1 hora, é bem confortável e não balança muito.

Aliás, tem uma parte coberta e outra a céu aberto. Embora não seja um trajeto turístico, pois este é o meio de transporte utilizado pelas pessoas que moram em Friedrichshafen e trabalham em Konstanz, vale a pena usá-lo para passear.

Já que é um meio de transporte, saiba que tem vários horários ao dia, até as 19:00h e costuma ser um preço acessível.

As três ilhas de Bodensee

Há três grandes ilhas localizadas no lago, são elas: Reichenau, Mainau e Lindau (num próximo texto eu conto a minha experiência na ilha das flores, Mainau, e com o farol e o leão que guardam um porto, em Lindau).

A saber, a fronteira germano-suíça fica entre Konstanz e Kreuzlingen, a fronteira austríaco-suíça está localizada entre Bregenz e Rorschach e a fronteira germano-austríaca fica entre Lindau e Bregenz.

Além do lago que é lindo por si só, ainda existem montanhas, em todos os lugares ao redor do lago. Por exemplo, ao sul do Bodensee você vai encontrar o início dos Alpes Suíços. Agora, anote esta dica: a vista mais bonita que se pode ter do lago, é na montanha denominada Pfänder que fica localizada na Áustria a 1064 metros de altura.

Como aproveitar o lago Bodensee

Aqui na Alemanha, quando as temperaturas sobem, na primavera e no verão, as pessoas costumam ir a um Strandbad, ou em português, praia do lago. Existem diversas dessas, basicamente cada cidade ao redor do Bodensee possui a sua.

Strandbad, Alemanha

Atenção, os Strandbads funcionam apenas na temporada de primavera e verão, fechando no outono e inverno. Há de se considerar que os Strandbads são como se fossem praias privadas, onde há cobrança de tarifa de entrada.

Contudo, em diversos locais aqui em Friedrichshafen, você consegue ter acesso ao lago de forma gratuita, mas, é claro, sem a infraestrutura que esses locais disponibilizam.

Sinceramente, acredito que uma visita ao Strandbad vale a pena e será bem mais confortável. Afinal, quando viajamos o que mais desejamos é vivenciar experiências e essa é uma bem legal.

1- Strandbad Friedrichshafen:

Primeiramente, vou lhe contar um pouco sobre a versão que existe na minha cidade, Friedrichshafen. Que está localizado na Königsweg, 11, 88045, em Friedrichshafen.

Há estacionamento pago para carros e motos no local. O estacionamento para bicicletas é gratuito. Há diversas linhas de ônibus que dão acesso ao Strandbad.

O horário de funcionamento: as 9h às 20h, diariamente.

Atenção a, bilheteria encerra 30 minutos antes do horário de fechamento. Há dois tipos de ingresso para entrada, os bilhetes de entrada única, que expiram ao sair do complexo, e os bilhetes de temporada.

Sem dúvida, o Strandbad de Friedrichshafen é um dos mais bonitos da margem norte do Bodensee. Um longo píer leva diretamente para as águas mais profundas do lago. Nesse píer conseguimos ver o fundo do lago, de tão transparente que é a água.

O que importa é aproveitar essa benção do tempo de sol a mais nessa época e não ficar dentro de casa!
 
Dentro deste espaço tem um quiosque que serve cervejas, pizza caseira, lanches e sorvetes! Aliás, recomendo aos maiores de 18 anos que experimentem algumas das bebidas alcóolicas que são a cara do verão por aqui: Aperol Spritz e Radler (cerveja refrescante com sabor limão).

Diversão para todas as idades no Bodensee

No Bodensee há quatro jangadas/plataformas e um tronco de madeira fixo, onde é possível sentar-se e descansar na parte mais funda do lago e mergulhar. Normalmente, as pessoas nadam até essas plataformas e as crianças adoram utilizá-la como trampolim.

Strandbad, Alemanha

Há uma piscina infantil com 30 metros quadrados, um playground adjacente e rede de escalada. A temperatura da água é de 28 a 30°C durante o verão, por ser uma piscina bem rasa.

Aos adeptos dos esportes, nesse Strandbad é possível, jogar vôlei de praia, futebol, badminton, basquete e tênis de mesa. Além disso, há também um grande campo de xadrez e damas para jogar. É bem comum também jogar frisbee, é uma verdadeira febre por aqui! Tem de diversos formatos e tamanhos!

Strandbad Friedrichshafen, Alemanha

Além disso, há também o aluguel de barcos como pedalinhos, banana boat, stand-up paddle e cursos introdutórios de mergulho. Sem dúvida, diversão garantida para toda a família!

Bodensee, Alemanha

Você já viu caiaques e os stand-up paddles infláveis? Eu nunca tinha visto, mas aqui são muito comuns. Achei interessante, pois são fáceis de guardar e carregar na bike.

Tem pessoas que não gostam de tomar banho no lago. Mas como tem um gramado extenso, saiba é possível estender uma toalha ou canga de piquenique e relaxar enquanto toma banho de sol, conversa com os amigos ou lê um livro. Brincar com as crianças na areia e praticar esportes.

2- Sportbad Friedrichshafen:

Aqui na minha cidade, há uma área separada do Strandbad que possui várias piscinas e todos podem utilizá-las. Uma ótima opção para os dias nublados ou com chuva por aqui.

Esse é o Sportbad, um complexo de piscinas, em sua maior parte de área coberta. Localizado no Sportpark 1, em Friedrichshafen.

Sportbad Friedrich, Alemanha

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento da área da piscina é de domingo a quinta e aos feriados, das 9h às 21h. Nas sextas e sábados, podemos aproveitar um pouco mais, já que fecha às 22h. De outubro até abril, todas às terças e quintas a abertura é a partir das 7h.

Aqui também temos saunas e todas às segundas-feiras, exceto feriados, é o dia de sauna exclusivamente feminina. Como tem dois tipos de atividades (sauna e piscina), tem dois tipos de ingressos separados.

Não será por falta de piscina que você não vai aproveitar

Para você ter uma ideia do que estou falando, imagine uma área de cerca de 1.200 metros quadrados. Com tanto espaço, saiba que tem ali várias piscinas aquecidas. Além disso, uma variedade de atrações estão disponíveis.

Tem até uma piscina semiolímpica com seis raias, equipadas com blocos de partida e degraus laterais. E uma piscina escola com cinco raias, equipada com blocos de partida, piso parcialmente elevatório e trampolins para saltos um, três e cinco metros.

A temperatura da água está sempre em torno de 27°C, acho um pouco fria. Mas, eu tenho uma preferida. Uma piscina para lazer, com a temperatura da água em torno de 31°C, com jatos de piso e chuveiros de pescoço. Pensa em um lugar top para terminar o dia e relaxar! Eu adoro!
 
Achou que ia parar por aqui? Eu disse que não faltam piscinas. Ainda tem uma piscina de salmoura, ao ar livre, espreguiçadeiras de bolhas e jatos de massagem. Ela também é quentinha.

O legal é que você tem acesso a piscina pela parte interna do Sportbad, então, não tem o problema de passar frio quando sair da piscina.
 
Falamos de piscinas semiolímpicas e para as crianças, tem alguma específica? É claro, para as crianças tem também uma piscina infantil com mini toboágua e canhão de água. A temperatura da água está em torno de 31°C, ou seja, assim como eu, elas adoram.

Por fim, um toboágua com “salto infinito” e piscina de pouso. O escorrega de 83 metros de comprimento tem uma seção mais íngreme embutida e, portanto, oferece um efeito surpresa inesperado e muito divertido! É muito bom! Eu adorei, postei até um vídeo da minha experiência no Instagram!

3 – Häfler Sauna

Vamos falar da sauna? Sim, mas antes, saiba que ainda há uma piscina exclusiva para aulas e cursos de natação.

A área de sauna e banho de vapor, denominada “Häfler Sauna”, está localizada no piso superior do Sportbad e oferece inúmeras oportunidades para relaxar.

Você encontrará essas opções:

  1. “Banho de vapor do mar” com temperatura em torno de 45°C, no qual são usados vários aromas;
  2. “Sauna sensorial” com temperatura entre 60°C a 65°C e alto-falantes embutidos. Além do som, o aroma e os efeitos de luz também desempenham um papel importante.
  3. “Sauna vital” com temperatura em torno de 75°C.
  4. “Sauna de jardim” com uma temperatura de cerca de 90°C, semelhante a uma sauna de infusão finlandesa. Uma grande janela panorâmica permite uma visão da área externa da sauna.
  5. Chuveiros de aventura equipados com função de névoa, chuveiros laterais, chuveiro com efeito de chuva, chuveiro com cascata e fonte de gelo.
  6. Além de uma piscina de imersão com uma profundidade de água de 1,20 metros. E uma piscina de aquecimento dos pés.
  7. Há uma sala de relaxamento e um salão com espreguiçadeiras, cadeiras, um banco aquecido e uma lareira a gás com madeira.

Tantas piscinas e relaxamento que deu fome! Vamos falar de gastronomia?

Quanto a gastronomia oferecida no piso superior da piscina desportiva, há duas espaçosas áreas de refeições. Dentre elas, podem ser encontradas no menu opções de pizzas, massas e uma seleção de saladas. Também é possível encontrar pratos clássicos alemães, como batatas fritas e salsichas.

Bodensee Alemanha

E para encerrar, há uma seleção incrível de sorvetes artesanais. (Que sério, são perfeitos!) Além disso, tem um café italiano maravilhoso.

Resumindo: um oásis de bem-estar para jovens e idosos! Não tem como passar calor com todas essas opções refrescantes por aqui!

Quer saber mais sobre a Alemanha?

Aqui temos vários textos sobre este país tão lindo, com tantas belezas naturais e tão rico culturalmente. Deixo aqui alguns deles: Descubra Friedrichshafen e se surpreenda, Os mais belos castelos e palácios da Alemanha, Burg Eltz, um dos castelos mais lindos da Alemanha, Rothenburg ob der Tauber: famosa, linda e mágica.

Deixo aqui um buscador de passagens, hotéis e carros, o Skyscanner.

 

Então, gostou de conhecer Bodensee e suas atrações? Você gosta de estar em contato com a natureza? Conte nos comentários se você conhece essa região e suas maravilhas.


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Assim deixamos aqui algumas sugestões.

Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir a viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Analu Barini Fritz

Eu sou a Analu Barini Fritz, tenho 31 anos, sou casada e sou de São Paulo. Desde muito nova tinha um sonho, morar fora do Brasil e conhecer outras culturas. Minha formação é em Direito, e tenho mestrado em Marketing e Pós-graduação em Compliance e Gestão de Riscos. Moro há 7 meses na cidade de Friedrichshafen, na região de Baden-Württemberg, na Alemanha. Adoro viajar, escrever e viver novas experiências pelo mundo a fora! Hoje trabalho com lettering e compartilho no meu Instagram @analuwelt minhas experiências!

Veja também

Compartilhe


14 comentários em “O que fazer em Bodensee (lago Costança) na Alemanha

  1. Ana que matéria maravilhosa! Estou amando conhecer lugares lindos através de voce, mesmo que por hora virtualmente! Quem sabe um dia chego por ai e confiro tudo de pertinho e ainda te vejo! Bjos!

  2. Parabéns Analu por esta apresentação!
    É como viajar um pouco contigo, esquecendo que estamos no celular…rs….
    Que lugares lindos e muito convidativos!
    Graças a você, agora tenho mais vontade de conhecer a Alemanha!?
    Obrigada!
    Um carinhoso abraço! ?

  3. Muito obrigada querida! Venha conhecer e me visitar também! A Alemanha tem lugares maravilhosos! Um beijo querida!

  4. Excelente texto @analuwelt! Curiosa com tantas saunas , piscinas e um verão tão diferente. A riqueza dos detalhes e explicações, realmente dão vontade de conhecer essa região da Alemanha. Valeu @agarreomundo.

  5. Realmente a Alemanha tem lugares fantásticos para se conhecer! Aos poucos vou contando mais aqui pra vocês! Você vai adorar!

Deixe uma resposta

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!