" /> O que fazer em Bichinho - Minas Gerais - Agarre o Mundo

O que fazer em Bichinho – Minas Gerais

Bichinho- Minas Gerais
escrito por Kenia Miranda

Bichinho é um povoado pequeno, que fica a 7 quilômetros da cidade de Tiradentes. E devido ao seu tamanho é de se esperar que não tenha muitas atrações. Mas as que tem, são legais e agradam aos visitantes de todas as idades.

A saber, se você deseja provar a comida mineira, tem no povoado restaurantes bem regionais. E se você estiver viajando com crianças, tem atrações também para elas. Quer voltar para casa com vários presentinhos, não deixe de visitar os ateliês e as lojinhas de artesanato.

Bichinho antigamente era só mato, roça, gado e grandes latifúndios, entretanto se tornou uma cidadezinha turística cheia de arte, restaurantes e pousadas, além de vários cenários charmosos para tirar fotos! Suas casas são construídas com tijolos de adobe feitos artesanalmente com terra crua, água e palha.

HISTÓRIA DE VITORIANO VELOSO (BICHINHO-MG)

A saber, o nome oficial do povoado é Vitoriano Veloso, em homenagem a um escravo alforriado, que trabalhava como alfaiate e era mensageiro da Inconfidência Mineira.

Bichinho- Minas Gerais

Mas caso você procure alguma placa com este nome, provavelmente não vai encontrar. Ao contrário disso, só verá placas com o nome Bichinho. Certamente, muitos viajantes passaram e passarão por lá, sem ter a curiosidade do porquê do nome Bichinho.

Eu mesma perguntei para uma menina que trabalha numa das lojinhas existentes lá e a mesma, falou que não tinha nem ideia da resposta. Mas sou muito questionadora para não ir atrás de uma resposta.

Então, segui perguntando, até que uma pessoa me falou que o caminho de Tiradentes até lá não era pavimentada como você verá hoje. E as pessoas que atravessavam o caminho, muitas vezes descalças, acabavam pegando o bicho-de-pé. Contudo, se esta história é ou não verdadeira eu não sei. Mas a história é mesmo engraçada.

Em contrapartida, outra pessoa me falou, como o nome oficial é uma homenagem a Vitoriano que o apelido era “Bichinho”, esse apelido pegou e tornou-se o nome da cidade. Se acaso você ouvir outra história em relação ao nome do povoado, por favor, venha me contar.

Antes de tudo, o povoado surgiu no final do século XVII, com a exploração do ouro na região e hoje conta com o seu artesanato para oferecer ao turista.

Que atrações você encontrará em Bichinho?

1. Artesanato

O artesanato em Bichinho concentra grandes artesões. Assim sendo, vale a visita a Oficina de Agosto, criada em 1990 pelo artista plástico Antônio Carlos Bech, conhecido como Toty. Pois, além de ser uma loja de artesanato, também funciona como uma escola de artesanato.

Dinossauro de artesanato em Bichinho- Minas Gerais

Com toda a certeza, o cuidado com o meio ambiente e com a comunidade é visto em vários aspectos, entre eles, utilizando materiais reciclados. Portanto o compartilhamento do ensino de artesanato, muitos artesões da região foram abrindo as suas próprias lojinhas que tanto alegram e deixam o ambiente muito mais colorido.

Assim a arte do vilarejo começou a desenvolver e transformou o lugar num destino turístico. As peças de arte encontradas nos ateliês são diversificadas, assim você poderá encontrar pinturas, esculturas, fotografia e outras. Tanto de estilos modernos como barroco.

2. Casa torta

A casa Torta foi criada por artistas de teatro e inaugurada em 2016. A saber, é um espaço cultural lúdico e interativo. De fato, o mais legal é saber que a sua arquitetura foi inspirada nos Museus americanos WonderWorks e Riphey’s Belive It or Not.

Certamente, muitas pessoas vão até Bichinho apenas para visitar a casa Torta. Na verdade a ideia do local é genial, pois é torta e charmosinha por fora. Mas por dentro, não se preocupe que você não vai cair, nem ficar de ponta a cabeça.

Dentro dela tem brinquedos e chama bastante a atenção das crianças. Além disso, também tem um bistrô, um café e um teatro. Lá tem artistas e eles fazem oficinas e brincadeiras.

Achei engraçada uma placa que tem na entrada, talvez pelo número de críticas que recebem, ou quem sabe, as pessoas não acharem que o valor é razoável para o que oferecem. A mesma dizia: “Se você não pode pagar para entrar, não critique o trabalho do outro. Seja gentil!”

O que não falta por parte deles é advertência para que você não entre e saia arrependido: “Você tem senso de humor? Gosta de artes visuais? Tem saudade da infância? Toque o sino. Entre e divirta-se.”

Funciona de quarta a domingo, em horários distintos. Então, verifique antes de organizar a sua viagem.

3. Igreja Nossa Senhora da Penha

Não tem como não falar desta igreja. Construção iniciada em 1732 e concluída em 1771, com uma fachada simples.

Assim como muitas igrejas e capelas em Tiradentes que foram ornamentadas pelo artista Manoel Victor de Jesus, aqui o mesmo valorizou os forros e púlpitos da igreja. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1949.

Igreja em Bichinho, Minas Gerais

Existe uma festividade religiosa, a festa da padroeira, que ocorre em setembro. Então se você for a cidade de Tiradentes neste período, não deixe de ir até Bichinho. Além de aproveitar a festa da padroeira, se deliciar com a comida mineira, ainda verá casinhas antigas, com seu estilo rústico.

4. Museu do Automóvel

Se você é amante de carros, entre no museu no automóvel. Olhando por fora, você não consegue ter a noção que dentro do galpão tem cerca de 90 carros. Até eu que não sou a louca dos carros, gostei de conhecer.

Meu marido que é fascinado e conhece muito de carros, falou que ali dentro tem um modelo raríssimo. O museu é particular e como sempre vou atrás da história do lugar.

A coleção foi criada por Rodrigo Cerqueira Moura e ele não simplesmente acordou e falou, vou comprar carros e fazer um museu. Ele coleciona os carros desde 1976, ou seja, antes mesmo da minha mãe sonhar em me ter como filha. (risos)

Além de colecionar, ele mesmo restaura os carros. E acredite, eles estão em ótimo estado de conservação e são mesmo lindos. O museu tem o nome do pai do senhor Rodrigo, uma homenagem. Uma pena o mesmo não ter conhecido o museu.

Funcionamento: de quarta a domingo das 9 horas às 18 horas. Tem também um carro antigo que faz um passeio por Tiradentes.

Adoro a forma como os mineiros são gentis e engraçados com os seus pedidos de não toque. Em um dos carros tinha uma plaquinha: “Carro é igual mulher de amigo, pode olhar, mas não pode tocar.”

5. Apreciar a Serra de São José

A estrada que liga Tiradentes a Bichinho é linda. Como a estrada é toda de pedrinhas, aproveite para andar lentamente e desfrutar da vista.

Serra de São José, Bichinho, Minas Gerais

Como são apenas 7 quilômetros, você pode percorrer de carro, de bike, caminhando ou de quadriciclo. Aliás, existem vários passeios que saem de Tiradentes e levam os visitantes para aproveitar o ecoturismo de Bichinho e redondezas.

Vale a pena ficar hospedado em Bichinho?

Tudo vale a pena dependendo do tipo de viagem que você deseja. Existem pousadas que oferecem ao visitante excelentes experiências em relação ao contato com a natureza.

E com um carro para ir e vir até Tiradentes, facilitará suas idas e vindas. Agora, se desejar ficar em Tiradentes, leia o nosso guia completo sobre a cidade.


Organização passo a passo

Viajar é ótimo, entretanto, requer um certo cuidado ao planejar o passo a passo. Desde a compra das passagens, reservas no hotel e os gastos que você vai ter durante os seus dias de lazer. 

Muitas vezes as pessoas olham o valor das passagens e não se dão conta dos demais gastos. Claro que toda viagem pode ter gastos exorbitantes ou ser bem econômica. Tudo vai depender do que você realmente deseja e está disposto a experimentar.

Não se esqueça do seguro viagem

Malas com cadeado, Agarre o Mundo

Para que você tenha uma viagem tranquila e sem preocupações, saiba que o seguro viagem é um item indispensável. 

E os mesmos não deveriam ser usados apenas nas viagens internacionais. Sabe aqueles problemas relacionados ao voo? Como cancelamentos ou atrasos, extravio de bagagem ou até mesmo a perda ou furto de algum documento? Tudo isso pode ser resolvido com um seguro, que dá toda a assistência necessária para possíveis imprevistos. 

Além disso, o seguro também oferece coberturas e assistências médico-hospitalares, o que é de fundamental importância, caso você não tenha um plano de saúde com cobertura nacional.  

Recomendamos fazer uma pesquisa pela nossa página de seguros, sendo possível comparar preços entre todas as seguradoras confiáveis. E você ainda pode garantir até 10% de desconto usando o nosso código.

Se você gosta de aventura leia: Jalapão: 10 lugares para conhecer, Chapada dos Veadeiros com ou sem crianças: o que saber antes de ir, 10 Parques de Diversão incríveis no Brasil.


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações.

Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Sabia que podemos organizar toda a sua viagem? E não é só isso, planejamos e organizamos viagens personalizadas, uma Viagem sob Medida para você. Além disso, se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!