" /> O que fazer em Balneário Camboriú - Agarre o Mundo

O que fazer em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú
escrito por Kenia Miranda

O que fazer em Balneário Camboriú? A resposta sempre é: depende. Já que para alguns o que vem a cabeça é balada, jovens e praia. Mas posso garantir que também é um destino ótimo para curtir em família, com filhos.

Assim como a maioria dos destinos praianos, durante a alta temporada, o que não falta, são festas. Embora seja um destino badalado, confesso que conheço inúmeras pessoas que decidiram ser este um excelente destino para morar, exatamente pela tranquilidade e proximidade com o mar.

É óbvio, que essa tranquilidade toda não existe na alta temporada, pelo menos nas proximidades das praias, quando o movimento aumenta consideravelmente. Para se ter ideia, as duas vezes que estive em Balneário Camboriú, a vontade era de largar o carro e ir andando pela orla, apenas para fugir do trânsito.

O bom de cidade praiana, para o turista, sem dúvida é passear pela orla. E a de Balneário Camboriú é uma delícia. Apesar da sua praia central ser completamente urbanizada, a mesma conta com uma grande extensão de areia. Mas igualmente é nesta parte de Balneário que rola o “vai e vem” de turistas, ou seja, uma área de muito movimento, tanto de dia quanto à noite.

Balneário Camboriú

Com a expansão recente da faixa de areia, a praia conta com mais espaço para acolher todos os turistas. Há, no entanto, opções de praias mais desertas e claro, mais limpas. E se você estiver de carro, basta percorrer alguns quilômetros.

E para escolher onde vai, principalmente se estiver com crianças, não deixe de avaliar a força e quantidade das ondas.  

A cidade está toda preparada para receber os turistas, ou seja, não faltam restaurantes, bares, hotéis e lojas para diversão diária. Apesar de muitos turistas buscarem a praia no verão, esta cidade possui muitos atrativos para os visitantes, claro que todas elas um pouco ou muito mais cheias.



Como chegar a Balneário Camboriú

O aeroporto mais próximo é o de Navegantes, que fica a cerca de 35 km da cidade. Outra opção é chegar por Florianópolis e fazer mais 95 km de carro ou transfer. Se a sua viagem é para Floripa e você deseja muito conhecer Balneário Camboriú, pode fazer um passeio e conhecer Balneário e o parque Unipraias.

Atrações em Balneário Camboriú

Sem dúvidas, o que não faltam são atrações em Balneário Camboriú. E seguem surgindo novas atrações a cada ano e assim, provavelmente você encontrará no futuro, muito mais do que tem aqui no post. Então, fique a vontade para comentar sobre as novas maravilhas de Balneário Camboriú.

1. Praias em Balneário Camboriú

“Vamos a la playa?” Certamente este será o idioma mas escutado nas praias de Camboriú. Isso acontece porque uma quantidade imensa de estrangeiros saem da Argentina e Uruguai para curtir o verão na cidade.

Caso você esteja sem carro e não quer gastar com taxi ou Uber, saiba que existe um passeio que visita algumas praias e o parque Unipraias.

Então, vamos falar das lindas praias da cidade.

1.1.Praia Central

Balneário Camboriú

Como falei acima a praia central é toda urbanizada. Mas é uma delícia, passar o dia na região. Seja com as suas cadeiras de praia ou sentar-se próximo de alguns dos tantos quiosques que tem por ali.

Sem dúvidas, esta é a praia mais famosa da cidade. Aliás, foi nela que fizeram recentemente o alargamento da faixa de areia. Como tem muitos prédios altos na orla, a pequena faixa de areia que existia antigamente, bem cedo, ou seja, no meio da tarde, já não tinha sol.

Agora o que não falta por ali é um lugar ao sol. Para se ter uma ideia, a praia tem 7 km de extensão indo da Barra Norte até a Barra Sul. E agora uma distância considerável da avenida principal até a praia.

Talvez você até perceba uma diferença na coloração da areia recém exposta.

Agora verdade seja dita, esta não é a região onde o mar é de profunda beleza, mas pela praticidade, vale a pena passar um dia de sol na praia central.

1.2. Orla de Balneário Camboriú

Sem dúvida, a Orla de Balneário Camboriú é um passeio e tanto. Você vai caminhando ao lado da avenida Atlântica, quando encontrar um bar ou restaurante que lhe agrade, basta parar, sentar e aproveitar. Muitos destes bares têm cadeiras na parte externa.

Além disso, a orla conta com muitas lojas de conveniência que são ótimas para comprar uma bebida gelada ou um sorvetinho e seguir andando pelo calçadão.

É uma boa opção também andar por ali de bicicleta e no verão tem também os triciclos adaptados para atender os turistas. De fato, as crianças ficaram enlouquecidas para andar em um destes, mas o fluxo estava muito grande, muitas vezes causando congestionamento na ciclovia, como acontece na Av. Atlântica, então optamos por apenas assistir as cenas engraçadas.

Balneário Camboriú

1.3. Praia de Laranjeiras

A Praia de Laranjeiras é uma opção, mas não é a melhor da região. Isso acontece porque fica localizada próxima a última estação dos bondinhos, que chegam do parque Unipraias, ou seja, é muito movimentada.

É uma praia menor que a central, mas se você chegar cedo, poderá aproveitar bem a praia e a estrutura dos bares e restaurantes.

1.4. Praia de Taquarinhas

Praia de Taquarinhas é a mais preservada de Balneário Camboriú.

2. Parque Unipraias

Talvez este seja um dos lugares mais visitados em Balneário Camboriú. O parque Unipraias é um complexo turístico que interliga três estações através de 47 modernos bondinhos aéreos. Cada um com capacidade para até 8 pessoas.

Balneário Camboriú

Se tem um passeio que amamos fazer em Balneário é o de bondinho, que liga a Barra sul à Praia de Laranjeiras. Porque conta com uma vista incrível das praias e Mata Atlântica.

Aventuras no Unipraias:

Além da vista em si, o parque conta com duas atrações radicais que são pagas à parte: a tirolesa ZipRider e o trenó de montanha Youhooo.

Como estávamos com as crianças, eu fiquei com o Tiago, enquanto o papai aproveitou as aventuras com a Sofia. Assim que chegaram a frase foi: Vamos novamente!

O Youhooo! segundo eles é muito divertido. São 700 m de trilhos em meio à natureza. Mas, o mais legal é que você mesmo controla a velocidade do carrinho, que pode chegar a 60Km/h. Tenho certeza que chegaram a essa velocidade.

Parque Unipraias - Balneário Camboriú

Mas, muitas pessoas descem com medo e seguram o freio, porém, o legal mesmo é ir em alta velocidade, com o vento na cara.

Já a ZipRider é uma mega tirolesa, super moderna que também chega a cerca de 60Km/h. O trajeto leva por volta de 50 segundos (eu acho pouco) em seus 700 metros de extensão. Certamente tem uma vista espetacular da praia.

Confesso que nesta eu realmente fiquei com vontade de ir. Mas a fila estava enorme, então preferi descer de bondinho para a praia com o Tiago e esperar tomando uma água de coco com os pés na areia.

Agora vamos a parte, sinceridade:

O parque tem uma área infantil chamada Fantástica Floresta. Enquanto a diversão estava de vento em polpa com o papai e a Sofia, o Tiago pediu para ir na bendita floresta, que nada mais é que um trenzinho que dá uma voltinha de no máximo 2 minutinhos por entre as árvores.

Antes de chegar no trenzinho, tem algumas árvores temáticas que até rendem umas fotinhas e um escorrega. Quando li a placa no final “Após o passeio no trem, não pode voltar para o parquinho”, deveria ter pensado duas vezes, pois o trem é muito sem graça mesmo.

A minha percepção foi: Não vale a pena o valor pago! A fala do Tiago foi: Mamãe, não gostei. Era só isso, nem quero ir de novo. (risos)

No parque também tem dois mirantes com uma linda vista de Balneário Camboriú. Como o parque fica dentro da Mata Atlântica, existem várias placas falando das espécies existentes.

E aqui a Dica mais importante do Agarre o Mundo: Se for voltar de bondinho para casa, volte um pouco mais cedo, pois a fila para pegar o bondinho, vai fazer no momento você se arrepender de ter ido até ali.

3. Passarela da Barra

A Passarela da Barra liga a Barra Sul ao bairro da Lagoa passando por cima do Rio Camboriú.

Para chegar até ela, é preciso pegar um elevador, o bom que é gratuito. Embora seja muito útil para os moradores, a passarela também virou um ponto turístico, pois a vista lá de cima da cidade é linda.

4. Roda Gigante – FG Big Wheel

Roda gigante - Balneário Camboriú

Com toda a certeza, essa se tornou uma das grandes atrações de Balneário Camboriú. Aliás, é grande mesmo. Vale o passeio pela vista que se tem lá de cima, e como ela gira bem devagar, você consegue aproveitar bem a vista e o passeio.

FG Big Wheel está localizada na Barra Norte. E já que você está na região vá até o Deck do Pontal Norte. Aliás, a primeira vez que fomos a cidade não era uma boa ideia andar por ali no fim de tarde, segundo os moradores, era um pouco perigoso.

Mas agora com a roda gigante e um grande número de turistas, passear também pelo deck é bem gostosinho.

Algumas informações da atração: a roda gigante possui 65 metros de altura e se você deseja pagar mais barato e não ficar tanto tempo na fila para comprar na hora, compre online antecipadamente. No total, são 36 cabines climatizadas e o percurso dura cerca de 20 minutos.

5. Cristo Luz

Se o que você gosta mesmo é de ver a cidade por cima, certamente vai gostar de visitar o Cristo Luz. Ele está a 150 metros de altura e possui 33 metros. A saber, foi esculpido artesanalmente por Genésio Gomes Moura.

Eu adoro saber o significado das coisas. Olha que legal, a cada dia da semana há uma cor predominante no Cristo Luz que tem algum significado: branco, amarelo, verde, azul, lilás, vermelho e roxo representam, respectivamente, amor, energia, natureza, saúde, reflexão, amor e felicidade.

Dica: Eles disponibilizam ônibus gratuitos que passam por vários pontos da Av. Brasil.

6. Barco Pirata

O Barco Pirata é uma atração para a família toda em Balneário Camboriú. Nós fizemos o passeio em 2014 e adoramos. Em 2021 o Tiago pediu para não ir, já que tem uma percepção sobre o que são os piratas, então ficou com medo. Explicamos que são pessoas fantasiadas, mas igualmente ele não quis ir. Depois até brincou com o pirata.

Barco Pirata - Balneário Camboriú

O barco, que é todo temático, existe desde 1983. São cinco embarcações no total, que chegam a levar até 400 pessoas, ou seja, é muita gente mesmo.

A atração é super divertida para toda a família. Tem teatro com os piratas e música para todo mundo dançar.

A saída se dá na Marina Tedesco, na Barra Sul, e o passeio dura cerca de 1h20 até a Praia de Laranjeiras. Lá, é possível descer, curtir a praia e pegar o próximo barco para voltar.

Vale a pena curtir esse passeio! As crianças amam, mas os adultos também se divertem e brincam até mais que as crianças.

Dica: Não deixe para pegar a última embarcação, pois ela volta mesmo muito cheia.

7. Prédios mais altos do Brasil

Curiosidade: Você sabia que os prédios mais altos do Brasil ficam em Balneário Camboriú? Sim! Querendo ou não, seu olhar vai ser direcionado para as grandes torres que estão sendo construídas na orla.

Balneário Camboriú

Parece brincadeira, mas existe até uma “competição” do prédio mais alto. Inclusive, meu sobrinho me contou que o prédio, One Tower, colocou no topo uma torre apenas para ficar mais alto que as duas maiores torres existentes ali. E ele rindo falou: “Mas ninguém vai morar na torre, então as torres que parecem gêmeas são as mais altas.”

Mas a verdade é que o One tower é mesmo o maior prédio em construção por ali. Imagina morar no andar 84 deste prédio. Na verdade é só imaginar mesmo, pois o topo já tem um dono. Assim como a cobertura do prédio ao lado, que tem como dono um jogador de futebol famoso.

Se você acha super alto um prédio com 84 andares, saiba que mais um gigante será construído na cidade: Triumph Tower, como será chamado, foi aprovado(2022) e contará com 140 andares, contra 131 do atual detentor do recorde, o Central Park Tower, de Nova Iorque.

Não sei se você já ouviu falar que a cidade de Balneário Camboriú é conhecida como a Dubai do Brasil. Talvez seja exagero, mas ter prédios tão altos leva algumas pessoas a esse tipo de comparação.

8. Avenida Brasil

Assim como a orla de Balneário Camboriú, a avenida Brasil, rua paralela à praia também é agitada, já que é lá que está o comércio da cidade.

Se você estiver com o tempo curto, talvez aproveite bastante passeando por toda a cidade num ônibus turístico.

9. Beto Carrero

Beto Carrero

Embora não esteja localizado em Balneário Camboriú, mas sim em Penha, o Beto Carrero World é uma das principais atrações da região e não poderia ficar de fora desta lista.

Sem dúvida, é o maior parque temático da América Latina e está localizado a menos de 40 km de Balneário.

Tem brinquedos para todas as idades, e acredite, os adultos se divertem como crianças e talvez até mais. Confesso que difícil é ter que ir em vários brinquedos com os filhos pequenos, com tantos brinquedos radicais e emocionantes nos esperando.

Sempre falo, que parque de diversão deveria ter um reloginho a parte, como se parasse o tempo para que a diversão fosse melhor aproveitada.

Aliás, tudo que sempre desejamos é que o tempo passe lentamente quando estamos entretidos em alguma coisa, mas o que acontece é exatamente o contrário.

Dica mais importante do Agarre o Mundo: estude o mapa do parque e trace uma rota, para não perder tempo caminhando sem parar de um lugar para outro.

E claro, não perca os shows do Hot Wheels e de Madagascar. Confesso que estes shows já compensam os valores pagos para entrar no parque. Se perguntar ao Tiago onde ele quer ir, a única resposta é Beeeto Carreloooo (Sim, ele responde cantando como a propaganda e ainda troca o R por L- risos).

Aqui temos um “probleminha”, pois se deseja aproveitar as praias de Balneário Camboriú e regiões é bom ir durante a alta temporada, ou seja, verão. E sem dúvida, este não é o melhor período para ir ao Beto Carreiro, pelo calor e pelo fluxo de pessoas.

A sorte nos tirou de um grande incidente.

Eu estava na sombra com o Tiago, enquanto o papai e a Sofia foram para fila para ir num brinquedo. Na fila ela falou que queria ir ao banheiro primeiro e lá foram eles, enquanto isso, a energia do parque acabou.

Teve gente que ficou esturricando no sol, no alto do brinquedo chamado Torre. Outros ficaram neste abaixo que gira.

Beto Carrero
Não estavam nada satisfeitos e queimando no sol

Ficou assim, mais ou menos uns trinta minutos. Eu fiquei chocada pensando, como um parque deste porte não tem um grande gerador de energia?

E mais uma vez sai agradecida, pois eles poderiam ter parado inclusive de cabeça para baixo, como algumas pessoas ficaram no brinquedo que eles queriam ir.

Veja também dicas de hotéis perto do Beto Carrero.

Se estiver com dias livres na cidade, analise a possibilidade de conhecer Urubici e a Serra do Rio do Rastro, nós amamos. Saiba que existe um passeio que sai de Balneário e leva você até lá.

É preciso alugar carro?

Confesso que sou amante de ter um carro a minha disposição, sempre que posso. E isso você pode verificar em vários posts do blog, seja no Brasil, seja na Europa.

Agora, se você me falar que deseja apenas ficar em Balneário e a sua viagem ocorrerá em pleno verão, e que vai ficar hospedado próximo à Praia Central ou à Avenida Brasil, então carro não será fundamental. Pois conseguirá fazer muita coisa a pé, de táxi ou Uber.

Ou ainda poderá colocar os seus tênis e ir caminhando de uma ponta a outra para aproveitar as principais atrações da cidade.

Agora, se deseja visitar as praias mais afastadas e isoladas e sem dúvida, as mais bonitas, alugue um carro. Tenho certeza que a mobilidade a sua disposição, tornará a sua viagem muito mais proveitosa.

Aliás, caso tenha um carro a sua disposição não deixe de conhecer as praias de Bombinhas e Porto Belo.

Deguste o seu destino

Nada melhor do que lembrar de um destino e automaticamente, a boca encher d’água ao se lembrar de uma comida do local. Então, aqui vou falar apenas de dois dos muitos restaurantes que visitamos e aprovamos.

Eu sou a louca da comida japonesa, então sempre que posso vamos atrás de um bom restaurante. Esse não estava como indicação do tripadvisor, nem sequer fica na Av. Atlântica ou Av. Brasil, na verdade fica entre elas e tem uma fachada super discreta. Foi indicação do meu irmão que havia ido até lá com uns amigos.

Só tenho uma coisa para dizer: entrou para o primeiro lugar na minha lista de melhor sushi da vida. Simplesmente, sensacional. O que bagunçou a minha vida, pois depois dele nunca mais consegui comer sem a sensação de que tem algo melhor em Balneário, eu moro em Brasília e não posso ir lá com frequência.

O lugar se chama Hakken Sushi. Tem um que denominaram de Sofia. O negócio é tão maravilhoso, que voltamos lá mais dois dias seguidos.

O outro restaurante que serve uma comida deliciosa é o Nobres Parrilha & Bar. Eles tinham recém inaugurado. Fica próximo a roda gigante, mas na avenida interna. Além do local ser um charme, a carne deliciosa, ainda tem umas sobremesas sensacionais.

Balneário Camboriú não é um destino barato

Para nós do Agarre o Mundo, que trabalhamos com viagem, sempre escutamos dos clientes: desejamos um destino com bom custo benefício”. Então, vou logo afirmando, este destino não será Balneário Camboriú.

Claro que você pode optar por curtir bastante a praia central. Mas, sinceramente, ir a um destino e não aproveitar o que ela tem a oferecer, pelo menos uma vez, é como ir as Maldivas e não colocar os pés na areia.

Assim, saiba que todas as atrações citadas acima não são baratas e dependendo do número de pessoas na família, o gasto às vezes ficará alto mesmo. Não estou dizendo que não vale a pena. Ao contrário, o que levamos da vida são as experiências.

É claro, que você pode economizar. Escolher quais atrações visitar, de acordo com o seu perfil de viajante. Acredito que caminhadas ao ar livre são sempre uma boa pedida.

Enquanto caminha e aprecia as belezas naturais, observe como as pessoas nesta cidade de comportam. Desculpa, mas como dizem minhas amigas, tenho até medo do que a Kênia vai falar. Vou comentar isso porque amo observar o comportamento humano.

Não para julgar, apenas para analisar como somos tão parecidos com alguns animais que fazem as suas danças e exibem suas melhores cores em busca da parceira ideal, como muitos passarinhos.

Enquanto caminhava, eu vi carros de luxo passando lentamente pela avenida, com seus donos com olhares de falcão em busca de presas.

O mesmo observei ao passar de jet-ski por entre as lanchas que ancoram numa determinada distância da orla. Um amigo me disse, que o melhor lugar para arrumar uma paquera é passar de jet próximo as lanchas, sempre terá uma ou outra que pede para dar um voltinha.

Como disse, não é um julgamento, é apenas uma observação, do que faz parte do cotidiano do local, pelo menos durante a alta temporada, afinal, é uma cidade conhecida por suas baladas noturnas de 24 horas.

Hotéis em Balneário Camboriú

Balneário tem diversas opções de hospedagem. As melhores ficam na região da Av. Brasil, que é a principal rua de comércio da cidade e que fica a um quarteirão da praia, ou na Av. Atlântica, que é a avenida da praia.

Para lhe ajudar na hora de escolher onde se hospedar por lá, deixo aqui algumas dicas: O maravilhoso Felicíssimo hotel e o Reserva Praia Hotel. Se desejar fazer cotação e encontrar um hotel o mais próximo possível do seu perfil de viajante, basta entrar em contato com o Agarre o Mundo. Será um prazer lhe atender.

Além disso, deixo aqui um buscador de passagens, hotéis e carros, o Skyscanner.

 

Então, gostou de conhecer Balneário Camboriú e suas atrações? Conte nos comentários se você conhece essa região e suas maravilhas.


Colabore com o Agarre o Mundo

Gentileza, gera gentileza. Se você acredita que o nosso conteúdo foi de alguma maneira útil para você, uma forma de retribuir é utilizar os nossos links de parceiros afiliados na organização das suas viagens. Você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir a viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos e até mais

.



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!