" /> Lapônia, em busca da Aurora Boreal - Agarre o Mundo

Lapônia, em busca da Aurora Boreal

Aurora Boreal, Lapônia
escrito por Jonna Martikainen

Aurora Boreal é um presente da natureza para quem está disposto ir à caçada. O fenômeno ocorre no extremo norte da terra, em regiões como Sibéria, Escandinávia, Groenlândia, Canadá e Finlândia.

Mas, o que é a Aurora Boreal?

O fenômeno ocorre por conta de tempestades solares. O plasma, que é um gás eletrizado por partículas de elétrons e prótons, parte do sol. O contato deste plasma com a atmosfera e com o campo magnético da terra, que funciona como um escudo contra essas partículas vindas do sol, gera, a emissão das luzes.

Aurora Boreal, Lapônia

A Aurora Boreal para o povo Sami.

Existem inúmeras lendas mitológicas sobre Auroras Boreais. Para a população indígena Sami, as Auroras emanavam das almas de ancestrais mortos.

Assim, eles tratavam as Auroras com extremo respeito, acreditando que as cores do céu abriam uma espécie de portal que deveria ser observado com solenidade.

Convidamos a querida Jonna, uma finlandesa, com alma livre de viajante, que hoje é guia na região, para nos contar como funciona e como buscar a luz mágica, que encanta e desperta curiosidade nos visitantes.

Mais um texto enriquecedor e cheio de informações. Vem comigo!

Sobre Jonna Martikainen

Jonna Martikainen

Meu nome é Jonna, sou finlandesa com um coração carioca. Morei no Rio por três anos e hoje o considero como a minha segunda casa.

No momento estou morando em Helsinki, capital da Finlândia e tenho uma pequena empresa de turismo chamado Rento Helsinki Tours.

Sou uma guia de turismo, apaixonada pela história e natureza. De fato, proporciono passeios únicos e interessantes para explorar a cidade e o seu entorno.

A maioria dos turistas vem a Helsinki no verão (maio-setembro), então geralmente após o período, eu parto para a temporada de inverno, trabalhar na Lapônia.

Assim, na Lapônia, trabalho como guia da natureza, buscando a Aurora Boreal e também fazendo as atividades da neve.

Sempre quando posso, curto viajar, geralmente para descobrir cidades com muita história, ou lugares com montanhas. Também sou uma grande amante de café, como muitos finlandeses. 

Lapônia é sinônimo de…

A palavra Lapônia vem originalmente da palavra “Lapp”, que era uma palavra como os escandinavos costumavam chamar as pessoas nativas da área, os Sámis.

Esse termo não se usa mais, os Sámis chamam a zona onde moram como Sápmi. Lapônia é uma região localizada no norte da Escandinávia, que abrange o território de quatro países: Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia. Sendo a Lapônia finlandesa a mais conhecida.

Quais as maiores dificuldades ao se montar um roteiro para ver a Aurora Boreal?

Bom, a Aurora Boreal é um fenômeno natural, que depende de muitos fatores. Primeiramente, o fenômeno acontece quando o sol está “ativo”, e a tormenta solar chega até a terra.

Isso pode acontecer, com muita frequência, ou também pode ter quase um mês muito tranquilo, sem tantas Auroras. Às vezes também pode acontecer ter Auroras incríveis, mas o céu está nublado e assim, não conseguirmos observar nada.  

De fato, não existe um roteiro que garanta as vistas das Auroras Boreais. A melhor opção para ver as Auroras é reservar no mínimo 4-5 dias de estadia na Lapônia. De fato, quanto mais ao norte você for, maior a possibilidade para ver o fenômeno. 

Caçar a Aurora Boreal, com ou sem guia?

Pode ser feito sem um guia, mas geralmente eu recomendo fazer o passeio com um guia. Porque às vezes, acontece das Auroras estarem muito fracas, e assim, são difíceis para observar.

Como os guias estão olhando para o céu todas as noites, então eles estão muito acostumados a ver os sinais das Auroras. Os guias fazem o melhor que podem para que você possa experienciar o fenômeno.

De fato, seguimos o tempo, se um lugar estiver nublado, tratamos logo de buscar um outro, e claro, às vezes acontece que não conseguimos encontrar as Auroras, mas, nesse caso um bom guia vai contar histórias sobre a natureza, a vida na Lapônia e garantir que você tenha uma experiência boa, mesmo sem ver as Auroras. 

Qual é melhor forma de buscar a Aurora Boreal? 

Existem muitos e diferentes passeios que as empresas de turismo oferecem para ver as Auroras. Tem passeios com raquetes, moto de neve, trenó de husky, esqui…mas com a minha própria experiência como guia na Lapônia, a melhor forma de buscar a Aurora é com um carro.

É bom quando você pode se mover de um lugar pro outro, porque às vezes onde estamos está nublado, mais 30km para o norte está o céu claro. Então é bom se você estiver flexível para se mover.

Os outros passeios tipo esqui e os huskies eu recomendo fazer durante o dia, para poder ver melhor as paisagens preciosas. 

Cuidados que o turista deve ter? 

O que todo mundo tem mais respeito é o frio. É verdade que na Lapônia faz frio, às vezes mais, às vezes menos. Assim, muitos hotéis e empresas de turismo oferecem roupas emprestadas, tipo bota de neve, macacão, luvas, mas é muito importante levar roupa térmica. 

Lapônia

Dica super importante: Também pode ser boa ideia levar baterias extras para câmera, celular, porque no frio a bateria “morre” muito rápido. Se for conduzir (dirigir), lembre-se de conduzir devagar, pois as ruas podem estar congeladas.

Além da caçada à Aurora, que outras atrações a região oferece?

Muita gente viaja a Lapônia só para ver as Auroras, e às vezes acontece não conseguir vê-las. Então, ficam muito decepcionados. Mas olha, a Lapônia é mágica, e tem muito mais para explorar além da caçada à Aurora Boreal.

A natureza é preciosa, na Lapônia você pode se sentir totalmente desconectado do mundo. Não tem som de carros, pessoas e cidades, só um silêncio e paz. 

Lapônia

Além da paz que a natureza oferece, na Lapônia pode-se fazer muitas atividades. Tem passeios com trenó de huskies, renas, pesca de gelo, passeios de moto de neve, caminhadas de raquetes de neve.

Além disso, a Lapônia é também a casa oficial de Papai Noel, então se tiver filhos, é muito único levá-los para conhecer o senhor mais famoso do mundo! 

Na minha opinião como guia, eu amo fazer passeios de caminhada com raquetes de neve. Caminhando no bosque podemos observar a fauna do local, pássaros, coelhos etc.

Lapônia

A coisa legal é que estamos na natureza, então nunca se sabe o que vai acontecer, todos os dias são um pouco diferentes. No meio do caminho gosto de parar para fazer um fogo, beber um suco de mirtilo quente e comer alguma coisa típica. Quem sabe um banho gelado?

Lapônia é também um destino cultural. A região ao norte da Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia é chamado como Sápmi, que refere a área onde moram os Sámis, o único povo indígena da União Europeia.  Se quiser aprender mais sobre a vida de gente Sámi, visite um museu chamado Siida, em Inari. 

O que o turista pode esperar em relação aos finlandeses?

Em geral, nós finlandeses, somos pessoas muito tranquilas. Viajando na Finlândia, você encontrará pessoas honestas, amigáveis e  dispostas a ajudar com qualquer coisa. 

É verdade que muitas vezes, somos referidos, como pessoas frias e sérias, mas eu não acho que seja tão verdade assim. São estereótipos, e eu pessoalmente não sou muito fã disso.

Viajar na Finlândia é muito fácil, porque quase todos falam inglês perfeito, então não tem que se preocupar em aprender finlandês. Claro, se quiser impressionar, aprenda a dizer alguma frase em nossa língua. 

Melhor período para ver a Aurora Boreal?

Isso pode surpreender, mas as melhores Auroras que eu já vi, foram no final do outono/princípio de inverno (outubro/novembro). Isso porque geralmente nessa época ainda não tem neve, o que faz com que as noites sejam muito mais escuras (=mais fácil observar as Auroras).

Mas geralmente a época de Aurora é de setembro a março, quando as noites são suficientemente escuras. Uma coisa para evitar é viajar quando tiver lua cheia, porque a lua ilumina muito o céu, e faz com que seja mais difícil ver as Auroras. 

Quantos dias são necessários na região?

Bom, às vezes a pessoa vem para passar uma noite e por sorte, consegue ver Auroras incríveis. Também pode acontecer da pessoa passar duas semanas e infelizmente, não ver nenhuma. Mas lógico, quanto mais tempo você fica, maiores são as chances de ver as Auroras também.  

Aurora Boreal, Lapônia

Lapônia é um lugar pra ficar tranquila, aproveitar o silêncio e desconectar, então se possível, lembra de reservar tempo para isso também.

Existe alguma comida ou prato típico da Lapônia?

A comida mais famosa na Lapônia deve ser a carne da rena.

Na Lapônia (finlandesa) tem mais renas que pessoas (200.000 renas/178.000 pessoas), e é muito típico fazer pratos com essa carne única.

Podem ser apresentados de muitas maneiras diferentes, pode ser uma sopa, um bife, carne moída, até pizza de rena!

O sabor é muito forte, algumas pessoas amam e outras nem tanto, só provando para descobrir se lhe agrada. Também comemos muito peixe, salmão sendo o mais famoso.

Carne de Rena com purê de batata, Helsinki

No verão, Lapônia está cheio de frutos de bosque, mirtilos, arandos vermelhos, amoras, laranjas entre muitas outras. É comum usar esses produtos na cozinha o ano todo. Uma sobremesa incrível é um queijo chamado “Leipäjuusto” com marmelada de amoras naranjas. 

Em geral, a cozinha da Lapônia é muito focalizada para usar os produtos locais da área, sabores muito simples e surpreendentes. 

Muitos hotéis contam com um restaurante, e geralmente a qualidade é ótima. Se você estiver procurando uma experiência gastronômica mais única, reserve uma mesa no restaurante Aanaar, que fica em Inari. Fazem pratos muito inovadores com produtos locais.  

Qual a maior dificuldade para uma mãe que deseja ver a Aurora  com seus filhos pequenos? É possível?

Eu acho que a Lapônia é um destino muito legal pra viajar com filhos. As crianças geralmente adoram brincar na neve e tem muitas atividades que são boas para crianças também.

Lógico, para ver as Auroras tem que ficar desperta até tarde, então se as crianças são muito pequenas pode ser mais difícil mantê-las acordadas.

Eu já tive muitas crianças nos passeios que manejava, e o maior “problema” que já tive, é que fiquem com frio no meio de passeio, então é bom lembrar de levar roupas extras. Na época de Natal, geralmente tem atividades para conhecer o Papai Noel. 

Qual é a reação das pessoas ao presenciarem a Aurora Boreal?

Depende muito, algumas começam a dançar, outras choram de felicidade, outras ficam atrás da câmera tirando memórias.  Eu como guia, sempre quando presenciamos as Auroras, trato de tirar fotos das pessoas, para que elas possam só aproveitar o momento, e não estressar sobre as fotos. 

Um dos passeios mais memoráveis que já tive, foi com um grupo de índios, que queriam muito ver a Aurora Boreal. A noite não parecia muito boa, conduzimos algumas horas e paramos para fazer um fogo.

Não conseguimos ver nada, e já estávamos voltando rumo ao hotel, todos eles dormindo no carro, quando eu vi que o céu começou a mostrar sinais das Auroras.

Parei o carro, despertei todos e mandei eles para fora do carro, eles estavam muito confusos e com sono, mas quando pisamos fora do carro, estava o céu iluminado com as Auroras preciosas, dando um show que lembro até hoje.

As pessoas não podiam acreditar, e começaram a gritar e dançar algum baile parecido aqueles bailes de Bollywood. 

É muito legal como guia ver as pessoas cumprindo os seus sonhos. 

Melhor região para se hospedar?

Lapônia é uma área muito grande, sendo Rovaniemi, a capital. Muitas pessoas ficam em Rovaniemi, mas na minha opinião é muito melhor ir para um lugar menor.

Minha região favorita da Lapônia é a área de Inari, que fica no nordeste da Finlândia a 3 horas de carro de Rovaniemi. Lá tem um aeroporto também, você pode chegar direto voando de Helsinki e algumas cidades europeias (Paris, Londres, Frankfurt).

Inari tem o segundo maior lago da Finlândia, o lago Inari. É um lugar incrível, no inverno o lago congela, e as pessoas fazem pesca de gelo, tem até pessoas conduzindo moto de neve sobre o lago congelado.

Na região de Inari tem, por exemplo, o povoado de Saariselkä, onde tem muitas opções para turistas se hospedarem, tem restaurantes e também um centro de esqui. 

Sugestão de hospedagens:  Inarin Kalakenttä: A acomodação está situada na natureza, com a possibilidade de pescar e observar a Aurora Boreal. Você pode desfrutar de diversas atividades no local ou nos arredores, incluindo trilhas a pé.

 Inarin Kalakenttä

Wilderness Hotel Inari & Igloos: Não importa se você está viajando a passeio ou a negócios – ou as duas coisas – o Wilderness Hotel Inari vai certamente fazer de sua visita a Inari uma experiência memorável.

Wilderness Hotel Inari & Igloos

Vamos caçar a Aurora Boreal?


Me conte aí, você sonha em ver as luzes mágicas da Aurora? Já foi a Finlândia?

Ah, se tiver dicas de lá para compartilhar conosco e com outros leitores, agradecemos. Sugestões e críticas também são bem-vindas!

O Agarre o Mundo segue com o compromisso de mostrar a “viagem como ela é”.

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos.


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros



Jonna Martikainen

Finlandesa e viajando do mundo. Carioca de coração. Guia na Finlândia pela própria empresa: Rento Helsinki.

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!