" /> 17 atrações gratuitas em Londres - Agarre o Mundo

17 atrações gratuitas em Londres

Tower Bridge Londres
escrito por Kenia Miranda

Hoje vou lhe apresentar a linda cidade de Londres e você vai se surpreender com o número de atrações gratuitas que a cidade oferece.

Quem não ama a Europa? Afinal o continente tem tanto a oferecer. De Paris a Finlândia, o que não faltam são lugares lindos para colocar na lista de vida.

A capital da Inglaterra é um dos lugares mais interessantes do mundo. Talvez, por isso, seja um dos destinos que mais recebem turistas todos os anos.

Dona de uma riqueza histórica e cultural, que é contada em cada esquina, nos seus palácios e igrejas. Assim como nos seus parques e pontes. E claro, que não vamos deixar de observar e apreciar seus bairros estilosos e peculiares.



Mesmo que a rainha Elizabeth II não esteja mais entre nós, Londres será lembrada por muito tempo como a terra da rainha. Sem dúvida, Londres é um daqueles destinos que você provavelmente vai encher a memória do celular/câmera com a grande quantidade de registros.

Vale ressaltar que Londres é a capital da gentileza, educação, organização e da limpeza. Ou seja, tem todos os atributos que os turistas precisam para viver dias de puro lazer, diversão e cultura.

O que vem a sua mente ao ouvir a palavra Londres?

Talvez o clima meio nublado, sem dúvida, a imagem dos ônibus de dois andares. Ou quem sabe as cabines telefônicas vermelhas. Ou ainda os guardas do palácio emudecidos e sérios.

Se você ainda não conhece a cidade, saiba que não é o único que tem sonhado em conhecer essa cidade instigante. Afinal, viajar até Londres é mergulhar numa mistura muito bacana entre tradições, requintes, etiquetas, com a modernidade, pubs, cenário musical sempre pulsante e o agito de uma grande cidade, fazem desta capital o melhor de muitos mundos.

Agora vamos falar de dinheiro? Certamente você saiba que a moeda do país é uma das mais caras para o brasileiro, a Libra Esterlina.

Mas não sofra com isso e com tanta conversão. Afinal, Londres tem tantas atrações gratuitas que você terá lindas férias na cidade.

Atrações Gratuitas em Londres:

1- Big Ben

Big Ben - Londres

Ir a Londres e não ver o Big Ben é como se não tivesse ido. Mas não se contente em ver apenas de longe. Agora que você já leu aqui, vai querer subir a torre do relógio, que é uma das atrações gratuitas mais famosas de Londres.

A torre do relógio é o apelido do sino principal do relógio (Great Bell) no cume da Elizabeth Tower.

Vamos falar um pouquinho do Big Ben? Você sabe de onde veio este nome? Então, vamos aproveitar a viagem para aprender. Big Ben é um “apelido” do sino da Torre do Parlamento. Sinto informar que a origem do nome não é tão certa.

No entanto, alguns historiadores ligam o nome a Sir Benjamin Hall, primeiro Barão de Llanover. Ele foi o responsável pela supervisão da construção do cartão postal londrino.



2 – British Library

British Library

Que razão teria um turista para visitar uma biblioteca? Claro que a motivação aqui não é o fato desta ser uma das atrações gratuitas em Londres.

Essa biblioteca é linda. Só para ilustrar um pouquinho da sua história e importância, saiba que a mesma foi fundada em 1973. E recebe pelo menos uma cópia de todos os livros produzidos no Reino Unido e também na Irlanda.

Por isso, não é difícil já ter catalogado 14 milhões de livros. Certamente este número não para por aí, já que tem mais de 170 milhões de itens de diversos países diferentes, incluindo manuscritos e itens históricos de até 2 mil anos atrás.

A saber, nela estão documentos que marcaram a história da ciência, literatura, música, religião e política, como: cópia da Magna Carta, manuscritos de Da Vinci e Freud, cartas de Darwin, Bíblia de Gutemberg, etc.



3 – Borough Market

Só não é tão gratuito, porque certamente você sairá de lá com a sacola cheia. Sem dúvida, este é o mercado mais antigo da cidade. Apesar de não se saber a data correta da sua construção, o mesmo já comemorou seus mil anos (2014).

Além da variedade de frutas existentes, você também vai se deparar com queijos de várias procedências. Também frios e embutidos, frutos do mar, geléias, bolos, doces e bebidas.

Em cada estação você pode se deliciar com frutas distintas. Nunca me esqueço de uma viagem que fiz para os USA e passávamos ao lado de plantações de morangos. Imagina, o que fiz, parei o carro e comprei uma sacola daquelas delícias. Então, ir a mercados onde vendem hortifrutis é um prazer para mim.

Sem dúvida, você vai se surpreender, quer seja com um legume, fruta, carne de uma ave, ou com uma combinação inusitada que você nunca viu antes. Sempre comentamos que a gastronomia faz parte da experiência de viagem. Então, prove, desenvolva o paladar para novos sabores.

Dica do Agarre o Mundo: sábado é o dia mais popular, então, fica lotado.



4 – British Museum

A maioria dos museus que entrei até hoje eram pagos. Mas em Londres, conhecer museus está na lista das atrações gratuitas e a única coisa que você gastará, será o seu tempo dentro dele. Afinal, o mesmo conta com um gigante acervo.

Vamos aprender um pouco sobre este museu? O mesmo foi criado em 1753, entretanto só abriu mesmo para o público em 1759.

A saber, as origens do Museu Britânico estão relacionadas ao físico e colecionador Hans Sloane. Ele queria que a sua coleção se mantivesse após a sua morte. Olha que interessante, entre os objetos da coleção havia mais de 40.000 livros e antiguidades procedentes da Grécia, Roma, Egito, Oriente Médio e América.

Quase 8 milhões de peças que contam a história das conquistas culturais do homem, do início da história até hoje.

Dicas do Agarre o Mundo: há filas para revista em bolsas/evite fila grande, indo antes das 10h ou à tarde. Se a fila da entrada principal estiver grande, tente a entrada na rua dos fundos.



5 – The National Gallery

 The National Gallery  Londres

Acredito que até aqui, você já percebeu que os britânicos não têm nenhum problema em estimular a cultura e a história que possuem. Então, aqui vai mais uma atração gratuita de Londres.

Maior pinacoteca do Reino Unido/mais de 2300 obras de artistas europeus do século XIII e início do século XX.

Como ele é imenso, você pode visitar em mais de um dia. Assim, não ficará saturado ao ver tantas obras. Se é que isso é possível.



6 – Greenwich

Greenwich London

Mas uma vez, reserve um bom tempo para gastar nesta atração gratuita de Londres. Na verdade é um bairro mas tem tanto a oferecer. E claro, além de atrações gratuitas, tem também atrações pagas.

Gratuitas: Museu marítimo, The Queen’s House. Pagas: Ranger’s House, Navio Cutty Sark.

Aqui você certamente vai se deparar com astronomia, natureza, história, arte, gastronomia e compras. A saber, é lá que se encontra o Meridiano de Greenwich. Sim, aquilo que você estudou nas aulas de geografia na escola.

Meridiano de Greenwich Londres

7- Hyde Park

Assim como New York, Londres tem o seu pulmão. Isso mesmo, este é que traz o ar aos londrinos. Afinal ele conta com nada menos que 140 hectares de extensão. Isso faz dele o maior parque do centro de Londres. E funciona como um lugar de relaxamento. Referência em parques e áreas verdes em Londres.



8 – Kensington Gardens

Parque real, onde ficam o Palácio de Kensington e seus jardins. Ali também fica um memorial da princesa Diana de Gales. Se estiver com crianças, saiba que tem um ótimo playground.

Além disso, você pode apenas se sentar nos espaços verdes e ver o tempo passar. Se a vontade for caminhar, certamente você vai passar pela estátua de bronze dedicada a Peter Pan. Ou ainda vai encontrar a bela Orangery, que é uma antiga estufa onde se pode tomar um delicioso chá inglês.



9 – Leicester Square

Leicester Square Londres

Leicester Square está no coração do West End de Londres. Como é uma atração gratuita de Londres, os turistas vão com força. Embora não seja a região da cidade onde os londrinos amem passear, principalmente por estar sempre cheia de turistas.

Mas sinceramente, nós turistas, amamos lugares lindos e se tem muito o que fazer, melhor ainda. A região conta com mais de 40 teatros e casas de espetáculos.

A praça é apenas para pedestres. Então, coloque seus melhores tênis e vá caminhar e tirar fotos com as lindas estátuas que tem lá, entre elas: Batman, Mulher Maravilha (Wonder Woman), Gene Kelly em Cantando na Chuva, Mary Poppins, Pernalonga (Bugs Bunny), Urso Paddington, Mr Bean, o Gordo e o Magro (Laurel and Hardy) e claro, Harry Potter.

Dica do Agarre o Mundo: o local é bem turístico e sempre está cheio. Acorde cedo e vá logo conhecer o local.



10 – Imperial War Museum

Imperial War Museum Londres

Criado para colecionar e exibir objetos que registrassem as experiências de quem viveu a guerra.

O Imperial War Museum (Museu Imperial da Guerra) não é apenas para você ir até lá e ver a carcaça de uma bomba atômica, um torpedo humano, tanques e aviões militares.

O mesmo tem como objetivo proporcionar uma análise e a compreensão dos conflitos bélicos produzidos ao longo da história, outorgando grande importância aos efeitos da guerra sobre a população civil. 



11- Natural History Museum

Natural History Museum Londres

Não sei você, mas nós amamos visitar museus naturais de História, principalmente quando estamos com as crianças. Neste museu você vai se deparar com 80 milhões de bichinhos e bichões. Isso mesmo, de micro organismos a esqueletos de dinossauros, mamutes e baleias.

Dica do Agarre o Mundo: apesar de ser uma atração gratuita em Londres, você vai precisar reservar horário. Clique aqui para informação e reservar horário.

12- Museum of London

Se vamos a Londres, nada melhor do que aprender tudo sobre a cidade. Então, conheça a história de Londres de forma gratuita.

Conta a história da capital britânica da pré-história até hoje. É pequeno, assim não se perde tanto tempo para conhecer.

Dica do Agarre o Mundo: precisa reservar horário. Clique aqui para reservar e informações.



13 – Science Museum

Quantas coisas estão a nossa volta e nem damos tanta bola para a sua real criação. Eu sempre penso nos inventos que mais me impressionam: Telefone e avião. Mas se pararmos para pensar, todos os inventos são mágicos.

Quantas pessoas se dispuseram a pensar e testar suas criações! Este é um dos museus obrigatórios se você está na cidade com crianças. E se for como eu, mesmo sem crianças, vale a pena.

Então é isso, neste museu você vai aprender sobre os inventos que funcionaram ou não ao longo da humanidade. Tudo isso, por meio de simuladores, vídeos, réplicas e itens originais.

Dica do Agarre o Mundo: Apesar de ser uma das atrações gratuitas de Londres, você precisa reservar horário.



14 – Museu Victoria & Albert

Museu Victoria & Albert

Já percebeu que, o que não faltam em Londres são museus com entradas gratuitas. Então, aqui deixo mais um. Este é o maior museu de artes decorativas e design do mundo.

Neste museu você vai encontrar artefatos de até 3000 anos, de várias culturas: cerâmica, mobiliário, moda, joias, esculturas.

Dica do Agarre do Mundo: Apesar de ser de graça, tem que reservar horário. Clique aqui para fazer a reserva.

15 – Sky Garden

Quem não ama ver a cidade por cima? É como se estivéssemos vendo tudo através de uma maquete. Até nos ajuda na localização de algumas atrações pela cidade.

Agora, imagina misturar o verde das plantas com a altura de um dos maiores prédios da cidade. Então, não deixe de conhecer o jardim de inverno, que está localizado no 35º andar do edifício Walkie-Talkie.

Além da vista maravilhosa da cidade, há bares e restaurantes. Dica do Agarre o Mundo: acesse aqui (2 semanas antes da visita) para obter o ingresso. Caso não consiga, tente ir de segunda a sexta, entre 10h e 11h30 e entre 14h e 16h30. Ou tente uma reserva em alguns dos restaurantes, assim a entrada é garantida.

Do Sky Garden Londres você pode avistar o Rio Tâmisa e todos os prédios que ficam nesta área como o The Shard (o mais alto de Londres), o navio HMS Belfast, além da Tower Bridge e da Torre de Londres.



16 – Tower Bridge

Tower Bridge Londres

Ponte báscula sobre o Tâmisa – cartão postal da cidade.

Dica do Agarre o Mundo: a ponte se abre para a passagem de navios em média 4x ao dia. Para conhecer a história, o funcionamento e ter acesso ao piso de vidro, visite a Tower Bridge Exhibition – Ingressos e Informações aqui.

17- Troca da Guarda Montada

Troca da Guarda Montada Londres

Uma alternativa menos cheia na área chamada Horse Guards Parade, entre o palácio de Buckingham e a Trafalgar Square. Geralmente no fim da manhã todos os dias.

Então, gostou de saber que Londres

tem muitas atrações gratuitas?

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Colabore com o Agarre o Mundo

Gentileza, gera gentileza. Se você acredita que o nosso conteúdo foi de alguma maneira útil para você, uma forma de retribuir é utilizar os nossos links de parceiros afiliados na organização das suas viagens. Você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Parceiros Agarre o Mundo

Beijinhos e até mais.



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!