" /> Alagoas, o caribe brasileiro. Quais praias conhecer? - Agarre o Mundo

Alagoas, o caribe brasileiro. Quais praias conhecer?

Alagoas
escrito por Kenia Miranda

Alagoas, considerado o caribe brasileiro, dono de um litoral repleto de praias para se conhecer, seja sozinho, acompanhado ou com filhos.

Sempre que alguém me pede uma dica de praia a visitar, minha resposta certamente vai para Alagoas.

De fato, o Brasil é enorme, tem inúmeras praias lindas e muitas vezes até mais belas que as do Estado de Alagoas.

Engraçado, logo após a minha resposta, sair de forma tão rápida e até inconsciente (risos), reflito um pouco e pergunto a pessoa: O que você deseja em uma praia?

Porque se deseja, água quente: Vá para o nordeste. Se deseja cores lindas: Pode ir para o nordeste ou sudeste do Brasil. Se deseja praias tranquilas: Existem várias de norte a sul do litoral brasileiro.

Contudo, se você me responder que deseja tudo isso, num só lugar, ou seja, praias limpas, tranquilas, com água quente/morna e para fechar com aquela cor azul turquesa ou esverdeada, como se estivesse no Caribe, certamente a minha resposta irá ao mesmo lugar: Alagoas.

Então você pode me perguntar: Mas que lugar de Alagoas? Lógico que tenho o meu lugar preferido, mas vou dar tantas opções que você só terá o trabalho de escolher, ir e se divertir.

Antes de falar sobre as praias, eu não poderia deixar de falar sobre as experiências que as viagens nos traz.

Do que é feita a vida?

Viajar é muito mais do que pegar uma mala e ir a um destino. É colecionar memórias, conhecer a cultura local, mesmo dentro do próprio país, é experimentar o novo.

Novos sabores, novos ares. Você já percebeu que o simples fato de estar em outra cidade, nos faz apreciar a beleza da natureza, inclusive a mesma natureza que está ao seu lado diariamente. Mas que na correria do dia a dia, não lhe damos tanta atenção.

Então, vou lhe contar uma coisa. Para mim, a vida é feita de vários momentos, alguns muito alegres, outros nem tanto.

“A vida é feita de momentos.”

Se eu lhe pedir para lembrar de momento feliz da sua infância, talvez provavelmente, você se lembre de uma viagem ou ainda de um momento em família.

Eu, particularmente, me lembro das viagens que fazia em família. E obviamente, não poderia ser diferente, minha mente sai pulando de viagem em viagem, me lembrando das inúmeras sensações que cada uma delas me trouxe.

Como disse nem todas foram boas, lembro de ter me perdido com meu irmão, eu com 7 e ele com 6 anos, quando fomos a praia com meu pai, em São Luís do Maranhão.

Assim como me lembro de quase ter perdido minha irmã afogada em Caldas Novas.

Da mesma forma que me lembro da sensação de medo que senti, ao fazer uma viagem em família, até Barra do Corda, interior do Maranhão, de carro e passar por uma estrada a noite e de repente ver meu pai desviar das crateras que terminavam num precipício.

Embora eu tenha feito essa viagem com meus pais e irmãos, cada um se lembrará de algo distinto.

Ou seja, meus irmãos que vivenciaram os mesmos momentos que eu, talvez não lembrem das mesmas viagens, nem dos mesmos fatos.

Falei isso tudo para você entender, que algo pode ser maravilhoso para mim e não ser para você. Simplesmente, porquê somos pessoas diferentes, com vivências diferentes.

Por isso sempre questiono, através de várias perguntas, sobre o perfil de viajante de cada um. É sempre bom entender, o que você espera do local.

E para facilitar a sua vida na escolha, falo de forma mais clara possível o que eu amei e o que não gostei em Alagoas e principalmente o que o local tem a oferecer, para que você avalie da forma que mais lhe agrada.

Quando ir

Engraçado como as pessoas acham que podem ir em qualquer período a praia, já que praia, lembra sol.

Mas atenção, a melhor época para visitar o estado de Alagoas é de setembro a março, quando o sol reina e as chuvas são raras.

Agora se você deseja ver a cor do mar como se no Caribe estivesse, prefira viajar entre novembro e fevereiro.

Alagoas

Maceió – Alagoas

Alagoas está entre os três menores estados brasileiros. Entretanto é dono de litoral tropical, repleto de praias de areia branca e uma imensa quantidade de coqueiros, além de lagoas cristalinas e recifes de corais.

A capital de Alagoas, Maceió, tem o seu charme e caso você deseje ficar apenas por ali, já poderá aproveitar duas praias famosas: Pajuçara e Ponta Verde. A cidade é uma maravilha, com grandes opções de hotéis e restaurantes.

Por que estou lhe falando isso? Porque você pode se hospedar em Maceió, alugar um carro (como fizemos) e ter a liberdade de conhecer em uma única viagem, várias praias.

Daí, você pode pensar: Praia é tudo igual, então, não vou alugar carro nenhum. Só posso dizer que lamento muito, pois ao longo do texto, vou te mostrar que cada praia tem seu charme e características.

Hospedagem em Maceió.

Pronto, agora vamos à praia?

Praia do Francês – Alagoas

Começamos indo ao sul de Maceió. A praia do Francês é uma das praias mais conhecidas e famosas da região. Localizada no município de Marechal Deodoro e fica apenas a 20 quilômetros de Maceió.

Praia do Francês - Alagoas

O que facilita um bate e volta, caso esteja hospedado em Maceió. Se desejar ficar hospedado na praia do Francês, saiba que existe um grande número de pousadas aconchegantes, tanto em frente do mar, como o Hotel Ponta Verde Praia do Francês, quanto mais afastada, como a Pousada Blue Viking.

A praia fica num bairro rústico, com ruas estreitas e uma grande quantidade de restaurantes, que oferecem uma variedade de frutos do mar.

Além disso, você também encontrará uma variedade de outras opções, como culinária japonesa, italiana e obviamente, a nordestina.

E a praia?

Apesar de não ser a praia mais linda do mundo, a mesma tem o poder de agradar dois tipos de públicos.

Já que de um dos lados existe uma barreira de corais, que propicia a formação de uma bela e extensa piscina natural, sendo ideal para o banho. De fato, muito frequentada por famílias, principalmente para aquelas que tem crianças e idosos.

Praia do Francês - Alagoas
Praia do Francês – Alagoas

A outra parte da praia oferece ondas grandes, por isso, é frequentada por surfistas do Brasil inteiro.

E como quase todas as praias turísticas, na praia do Francês oferecem alguns esportes, ou seja, além do surf, podem ser praticados o stand up, a banana boat e o slackline.

Barra de São Miguel – Alagoas

Tiago em Barra de São Miguel - Alagoas

Se ainda não percebeu o que Alagoas tem a oferecer, continue lendo, essa percepção mudará rapidamente ao decorrer do texto.

Como o estado de Alagoas é pequeno, você pode fazer um tour por várias praias.

E certamente, vai adorar conhecer Barra de São Miguel, localizada a 30 quilômetros do centro de Maceió. A saber, essa praia conta com um mar de águas calmas e bem claras. Não vou repetir que é ótimo para crianças, adultos e idosos. (risos)

Barra de São Miguel - Alagoas

Só para que você entenda, a praia da Barra de São Miguel é um dos balneários preferidos dos alagoanos.

Imagine uma piscina gigante de água salgada. De fato, assim pode ser denominada a praia da Barra de São Miguel. Aliás, isso ocorre, por conta da formação de barreiras de corais, que se encontra nesta praia.

Então quando a maré baixa, ali fica a imensa piscina, sendo propícia para esportes como stand up, barco e caiaque.

Mamãe e Sofia em Barra de São Miguel - Alagoas

Mas não se engane pensando que não é possível praticar esportes mais radicais. A saber, assim como a praia do Francês, ao lado da barreira de corais tem ondas fortes, onde se pode praticar, por exemplo, surf e kite.

Muitas pessoas se preocupam com a estrutura oferecida nas praias, principalmente se tem crianças entre os viajantes, pois existem várias praias que são bem isoladas. Mas aqui, em Barra de São Miguel, não faltam barracas, restaurantes e comidas para todo gosto, de frutos do mar a comida regional.

Como sou uma viajante e mãe, sempre falo de opções que fazem sucesso entre as crianças.

Embora o mar da região seja maravilhoso, eu gosto também de utilizar, quando possível, os serviços dos estabelecimentos que oferecem uma estrutura diferenciada como o Praêro Beach Club, que funciona como day-use.

Day-use

É a utilização da infraestrutura de lazer e serviços do estabelecimento pelo período de um dia inteiro e para isso você paga um valor por pessoa.

Praêro Beach Club - Alagoas
Foto: @praerobeachclub

E neste artigo vou dar outros lugares que oferecem esse serviço, aliás Alagoas foi o estado em que mais visitei lugares com essa oferta de day-use.

Se você gosta de praia e também gosta de aprender um pouco sobre a região, saiba que bem pertinho da Barra de São Miguel está Marechal Deorodo.

Marechal Deodoro

E o que você encontrará em Marechal Deodoro? Um pouco de história. Confesso que nunca amei estudar história, mas aprendo um pouco a cada lugar visitado.

E foi uma delícia conhecer a cidade onde nasceu Manuel Deodoro da Fonseca, ou seja, o Marechal do Exército Brasileiro que proclamou a República do Brasil e foi o primeiro presidente.

Cidade de Marechal Deodoro - Alagoas

Acredito que a história contada não marca tanto como a história “presenciada”, e vejo isso na minha filha, que sempre dá uma aula quando abordam fatos que ocorreram em determinados lugares que ela visitou ou assuntos que ela aprendeu em algum museu, como contei no post de Ushuaia.

O município, que foi a primeira capital de Alagoas, é pequeno, mas tem o seu charme, respira história e orgulha seus moradores e visitantes.

Você pode visitar a casa onde Marechal Deodoro nasceu e um museu que conta toda a sua trajetória. Além disso, vale a pena andar na calçada ao lado do rio e visitar suas igrejas, tanto as mais antigas, quanto as mais novas.

Onde se hospedar em Barra de São Miguel

Existem inúmeras opções de hotéis e pousadas que cabem em todos os tipos de bolsos em Barra de São Miguel. Além da Gungaporanga, e a Pousada do Gunga se você deseja luxo e exclusividade, Kenoa certamente será o local para você.

De maneira geral as pousadas, são bem charmosas e se deseja hospedagens com melhores acessos, recomendamos: Village BarraPousada Barra Bonita Brisamar.

Praia do Gunga – Alagoas

Localizada a 43 quilômetros de Maceió, é uma praia linda. Linda mesmo, principalmente se você for durante um dia de semana, onde poderá caminhar ao longo da praia mais tranquilamente.

Praia do Gunga - Alagoas

A praia do Gunga é uma delícia e tem vários restaurantes, para que você possa passar o dia inteiro por ali.

Além disso é um dos locais de partida para muitos outros passeios, como passeio de lancha, de buggy, quadriciclo, paramotor, flyboat, entre outros.

Então, na praia do Gunga a diversão é garantida, seja na praia, na terra, no mar ou no ar.

Nós optamos por voar de paramotor, e quando comentei com meu marido, “Quero sentir a sensação de estar voando nesta viagem”, minha filha, na época com 9 anos, falou, eu também quero.

Eu senti um misto de felicidade e medo, mas respirei fundo, verifique a segurança e lá foi ela, com toda a certeza, se lembrará da sensação desta experiência no futuro. É sobre isso que falo, quando cito viagens de experiências.

Passeio de monomotor da Sofia na Praia do Gunga

Se você fizer o passeio de paramotor, certamente vai se encantar com a beleza vista de cima, ver o banco de corais, não visíveis da praia, além da imensidão de coqueiros e até as grandes tartarugas marinhas. (Eu não vi, mas o guia, alegou que lá estavam elas. risos)

Voo de paramotor na praia do Gunga, Alagoas
A praia do Gunga tem um dono!

A praia do Gunga tem um dono, Nivaldo Jatobá, que além da praia é proprietário de hotéis e concessionária de veículos e segundo uma das pessoas com a qual conversei, também atua no mercado da cana de açúcar.

Enfim, só lhe falei isso, para entender, o porquê você vai pagar para estacionar próximo a praia, assim como, vai pagar para se sentar nas cadeiras das barracas e ter que consumir um valor por isso.

Praia do Gunga

Porque todas as pessoas que trabalham ali, pagam seus aluguéis para poder trabalhar nesta área, mas não é nada que vai deixar você mais pobre. Então, agradeça por eles cobrarem seus valores e aproveite a estrutura do local, que aliás não deixa a desejar.

Ou seja, cadeiras, mesas, espreguiçadeiras, guarda-sol, banheiros diversidade de comidas e bebidas e muita diversão.

Antes de entrar na praia do Gunga, existe um mirante (pago, mas um valor simbólico) para que você possa visualizar a imensidão de coqueiros presentes ali. Vale a pena a visita, pois o contraste do verde dos coqueiros com o azul do mar, vai lhe trazer uma sensação de paz incrível.

Mirante praia do Gunga- Alagoas

Como fomos perto do meio dia, o lugar não tinha ninguém, mais uma vez, só nosso. Sorte ou atração?

Caso não esteja de carro, existem passeios que saem de Maceió até estas praias ao sul. Nós estávamos de carro alugado pela Rentcar, acredito muito, que valha mais a pena ter um carro a disposição, do que pagar passeios, pois se você foi a um local e não gostou, entre no carro e busque outro. Simples assim!

Uma das praias mais lindas do Brasil

A saber a praia do Gunga já foi eleita uma das praias mais lindas do Brasil. Sim, a praia é linda, principalmente se você caminhar para a esquerda de onde ficam os restaurantes ou descer por um caminho próximo a entrada do estacionamento.

Praia do Gunga - Alagoas

Entretanto, existe um problema, como nem todos desejam pagar o estacionamento ou pagar para utilizar a estrutura da praia, ou mesmo não dispõem do valor para tal, deixam o carro num estacionamento lateral, onde não é cobrado e descem até a praia com suas caixas de isopor.

Segundo o segurança do estacionamento, muitos locais levam seus alimentos e bebidas e passam o dia ali, neste local da foto acima.

Até então, tudo bem, o problema é que muitas vezes saem dali com várias cervejinhas na cabeça e nem se dão ao trabalho de recolher o próprio lixo, deixando exatamente a parte, que seria a mais linda da praia, toda suja.

Praia do Gunga

Se desejar ler um pouco mais sobre a consciência ecológica que todos nós deveríamos ter, deixo aqui um post lindo para você.

Onde ficar: Se o desejo é ficar hospedado na região, recomendamos o Gungaporanga. É um hotel de luxo e charme, não está localizado nesta praia, mas no alto de uma falésia, com uma vista espetacular para a lagoa do Roteiro, Praia do Gunga e Barra de São Miguel.

Gungaporanga,Barra de São Miguel, ALagoas

Praia de Paripueira – Alagoas

Agora vamos para o lado mais ao norte de Maceió.

Alagoas também é conhecida como o paraíso das águas e certamente a praia de Paripueira tem a sua participação na utilização deste termo.

Localizada a 28 quilômetros ao norte de Maceió, a praia é conhecida por suas piscinas naturais de águas mansas, mornas e cristalinas.

Como essa praia tem ainda um enorme banco de areia, isso ajuda a fazer uma piscina rasa e grande assim que a maré baixa.

Estas piscinas fazem parte da área de Proteção Ambiental dos Corais, onde a visitação só é possível com a presença de biólogos.

Embora eu não tenha feito o passeio de barco até os corais, unicamente, porque estava gostando muito de curtir a praia e a minha grande piscina particular, confesso que sempre busco muitas informações sobre os passeios.

Passeios

A grande maioria dos passeios oferecidos nas grandes cidades turísticas, não são tão ecologicamente corretos e muitos deles, inclusive matam ou desagradam os corais, como já ocorreu e vem ocorrendo em Porto de Galinhas.

Piscinas Naturais de Porto de Galinhas - Pernambuco
Piscinas Naturais de Porto de Galinhas – Pernambuco

Mas entenda, o por quê seguirei falando deste passeio. Os passeios de barco que saem do Restaurante Mar & Cia, gastam em média 15 minutos até o local de visitação, e são realizados sempre em períodos de maré baixa.

Importante!!!

E aqui deixo claro, eu não fiz o passeio, mas sempre buscamos as informações reais e precisas para você, seguidor do Agarre o Mundo.

Apesar de anunciarem que levarão você até a barreira de corais, eles não vão lhe deixar pisar sobre os corais e isso me deixou imensamente feliz.

Além disso, controlam o número de visitantes que podem ter acesso as piscinas. A saber, apenas 720 por dia, e só podem permanecer no local por no máximo 1 hora e meia. E ainda, não podem alimentar os peixes.

Então ponto positivo para eles, pois acredito que é assim que deve ser, ver a vida marinha livre, sem destruir o meio ambiente. E ainda sem dar alimentos aos peixes, para atraí-los, apenas para ter aquela foto de revista.

De fato, fiquei feliz ao saber que o turismo local e consciente ou não, está seguindo a recomendação dos biólogos e as leis ambientais estipuladas para o estado.

Então se você tem vontade de fazer um passeio de jangada ou barco para ver os peixinhos, pense na maneira mais ecológica de fazer isso. As crianças amam este tipo de interação com os animais, super vale a pena.

Mar & Cia Beach Club
Restaurante Mar & Cia, Paripueira, Alagoas

E já que comentei acima sobre os estabelecimentos day-use de Alagoas, aqui vou falar de mais alguns lugares que valem a pena pagar, para passar o dia.

Mar & Cia Beach Club, Alagoas
Valores de 2020

Pronto, aqui está um dos lugares que mais gostei de passar o dia com minha família. Você paga por pessoa e tem tudo ali a sua disposição, como cadeiras, guarda-sol e um parquinho bem lindo, que as crianças amaram.

Apesar de não ter piscina, confesso que não fez a menor falta, com aquele mar lindo, quentinho e tranquilo que tínhamos a nossa disposição.

Além disso, servem uma grande variedade de pratos e não tivemos problema nenhum para escolher os alimentos das crianças também .

Então aqui fica a dica, se você vai visitar Maceió coloque Paripueira em sua listinha de passeios, sem dúvida será uma experiência incrível.

Praia de Paripueira- Alagoas

Praia de Ipioca – Alagoas

A praia de Ipoca, uma das maravilhas de Alagoas, dona de uma beleza ímpar, localizada a 20 minutos do centro de Maceió, vale muito a pena colocar no seu roteiro.

Se você busca tranquilidade e uma praia paradisíaca, a praia de Ipioca pode lhe oferecer tudo isso.

Se você deseja se hospedar próximo a esta praia, para aproveitar o nascer do sol e também para fazer aquela caminhada matinal, recomendo a Pousada Ipioca Beach Village.

Certamente você vai caminhar por um bom tempo sem cruzar com nenhuma pessoa no seu caminho, apenas ouvindo o barulho do mar e apreciando as maravilhas do Universo.

Praia de Ipioca - Alagoas

Não deixe de aproveitar as opções de beach clubs que estão localizados na praia de Ipioca, como o Hibiscus e Guarda Rios Beach Club.

Hibiscus

Uma delícia e não poderia ser diferente, já que é do mesmo dono do Mar & Cia, que citei acima.

Não é tão pé na areia, já que aqui o mar avança um pouco mais, pois não tem a grande barreira de corais. Então uma parte da estrutura fica sobre um deck de madeira.

A saber, no Hibiscus existe uma divisão de ofertas de serviços, diferente do Mar & Cia.

Ou seja, de um lado, fica o Hibiscus day-use normal, você paga um valor menor, como no Mar & Cia, e tem acesso a mesas, cadeiras e várias espreguiçadeiras.

Além disso, tem uma banda tocando variedade de músicas, um parquinho e uma piscina. Embora não achei a estrutura muito convidativa, não que seja ruim, mas fica na parte de trás. Ou seja, não fica tão visível, caso deseje ficar sentado nas cadeiras, enquanto as crianças brincam.

Mas preciso confessar que a Sofia (11 anos) adorou, já que tem uma equipe de recreação que passa de mesa em mesa, convidando as crianças para brincar e a piscina foi um dos lugares onde foram realizadas as brincadeiras.

Equipe de recreação do Hibiscus - ALagoas

De fato, ter uma equipe de recreação dá as famílias uma relativa tranquilidade, pelo menos para quem tem filhos maiores, já que os pequenos só participam se forem acompanhados.

Enquanto a Sofia se divertia, entretemos o Tiago com água de coco e carrinhos na sombrinha do coqueiro.

Hibiscus Lounge

Na parte VIP, que eles chamam de “Hibiscus lounge”, você paga um valor maior, na verdade, o triplo.

Hibisco Lounge - Alagoas

É um espaço mais exclusivo, e cada mesa tem duas espreguiçadeiras, um sofá e uma rede.

Hibisco Lounge - Alagoas
Uma sombra, uma rede, um mar verde e água fresca.

Além disso, possui um número maior de chuveiros, um banheiro bem limpinho (não que o do outro lado não seja, mas com número menor de pessoas é mais fácil manter a higiene). E apesar de não ter música ao vivo, tem um DJ.

Hibisco Lounge - Alagoas

Tem também serviço de massagem, onde você paga de acordo com a massagem que deseja receber.

Já o cardápio é o mesmo dos dois lados, então basta escolher o que deseja comer, beber e curtir o dia.

Guarda Rios Beach Club

Apesar de ser o mais novo dos três citados até o momento, o Guarda Rios está realmente investindo na sua estrutura. Tem um charme todo especial por ter aproveitado a beleza dos coqueiros.

Guarda Rios - Ipioca - Alagoas

Tem uma piscina pequena que pode ser usada por todos e um deck com algumas Jacuzzis na sua área VIP. Agora, caso você deseje pagar por este espaço, tente reservar com antecedência, pois segundo o dono, as reservas já estavam cheias até abril (isso que fui em novembro).

Guarda Rio Beach Club - Alagoas área VIP

Atenção: não coloquei os valores, pois pode haver uma variação, dependendo de quando você vá.

O restaurante serve uma variedade de refeições e o mar lhe convida o tempo todo para aproveitar. Atenção, como no nordeste anoitece cedo, não fique deixando para depois cair no mar.

Pois antes de escurecer totalmente já terão o restaurante fechado, ou seja, fecha as 17 horas.

Onde ficar: se você quer apenas aproveitar algo mais exclusivo, e só deseja sombra e água fresca, sem ter que sair do hotel para absolutamente nada, recomendo o Salinas de Maceió e o Pratagy Beach.

Praia de São Miguel dos Milagres – Alagoas

Seguindo um pouco mais para o litoral norte, você vai encontrar um lugar lindo, onde a tranquilidade reina, algo que já citei em outras praias de Alagoas.

A praia de São Miguel dos Milagres está a 106 Km de Maceió e bem mais próxima de Maragogi, a apenas 37 Km.

O litoral de Milagres conta com 20 quilômetros de belíssimas praias, se hospedar na região é realmente maravilhoso.

Nem só de praia vive Alagoas, de tal forma que vale a pena visitar o centrinho da cidade, a Capela dos Milagres e o santuário dos Peixes-Bois em Tatuamunha.

Praia do Toque – Alagoas

Também localizada no munícipio de São Miguel dos Milagres, a praia do Toque é tão linda como as demais (apenas para não repetir a palavra: Paradisíaca)

É um daqueles lugares para se desconectar com o seu mundo e da sua rotina anual e se conectar com a natureza, experimentando um profundo relaxamento.

O visual preservado ocorre devido a dificuldade de acesso. Aproveite a maravilhosa praia para também pedalar e ao mesmo tempo, sentir a brisa do vento no rosto ou quem sabe aproveitar uma rede dentro do mar.

Praia do Toque - Alagoas

Mergulhar de snorkel também é uma excelente pedida, já que poderá devido a transparência da água apreciar inúmeros peixinhos.

Vale a pena buscar pousadas de charme na região. Mas caso ainda opte por ficar em Maceió, também é possível conhecer a região num bate e volta.

Fizemos isso na segunda vez que estivemos em Alagoas. Embora não aproveitamos tanto como gostaríamos, pois gostamos muito de chegar bem cedo e isso não aconteceu nesta praia.

Escolhemos passar o dia no Milagres do Toque Beach Club, um local lindo com uma mega estrutura (paga-se o day-use).

Milagres do Toque Beach Club Alagoas

Tem tantos lugares lindos e fotogênicos que certamente você vai adorar.

O local tem uma excelente estrutura, com piscina e um espaço VIP, acima do bar. Servem também uma boa refeição.

Embora o lugar mais lindo e gostoso de ficar seja de frente para o mar, nas espreguiçadeiras, mas não chegamos cedo o suficiente para conseguir um lugar na sombra das tendinhas.

Milagres do Toque Beach Club Alagoas

Caso não queira pagar, você pode passar o dia no Milagres do Porto Beach, um restaurante receptivo, localizado no Porto da Rua, um pouco mais simples, mas que não deixa a desejar.

Melhores pousadas da região: Pousada do Toque e Taipa dos Milagres.

Praia do Patacho – Alagoas

Antes de falar da praia do Patacho eu quero perguntar se você já ouviu falar da Rota Ecológica de Alagoas. Compreende o trecho entre a Barra do Camaragibe (outro lugar lindo que vale a pena conhecer) e Porto das Pedras.

Poderia ser chamado facilmente de “trecho mais sossegado de Alagoas”.

Eu tive a oportunidade de transitar por essa rota e confesso que é linda, cheia de coqueiros e um mar de tirar o fôlego.

Entenda o “tirar o fôlego” como praias paradisíacas, ou seja, praias desérticas voltada para o turismo de charme.

Se você não sabe o que é o turismo de charme, eu vou explicar. O conceito Hotel de Charme surgiu na hotelaria no final da década de 1990. E faz referência a hotéis que estão localizados em prédios históricos ou de valor cultural.

A diferença dos demais hotéis ocorre devido ao cunho histórico ou patrimonial dos edifícios onde estão instalados, ou seja em locais cheios de história e de encanto, onde o luxo e modernidade das instalações se conjuga em perfeição com a cultura da região ou país. Já você vai entender o motivo de toda essa conversa.

Será que vale a pena ir até a praia do Patacho?

Talvez provavelmente você já tenha ouvido falar da praia do Patacho ou visto alguma imagem de uma praia linda e deserta. Eu fui até o local em busca das maravilhas que tanto falam.

Então vamos ao papo sincero que adoro. A praia do Patacho fica a 106 km de Maceió, mais ou menos 2 horas de carro.

Talvez valha pena, caso você já tenha percorrido todas as praias que citei acima e ainda esteja com tempo livre. A cor do mar fica muito mais linda perto do meio dia.

Praia do Patacho - Alagoas

Mas, cuidado, pois ao chegar na região é provável que se decepcione. Já que você só vai encontrar uma praia, como disse anteriormente, deserta, sem muita infraestrutura.

Existem alguns receptivos que dão um pouco de suporte (restaurante e banheiros), mas você terá a sua disposição apenas mesas e cadeiras de plástico com sombreiros na praia.

Não tenho nada contra aproveitar a praia assim, até gosto muito, mas estava tão quente e por estar com crianças, desejava um pouco mais neste dia. Então aproveitamos um pouco e fomos até a praia do Toque.

Praia do Patacho - Alagoas

E como sou sincera, informo que foi uma das praias que menos aproveitei, pelos motivos apresentados acima.

Então esse foi o motivo de ter lhe explicado sobre Hotel Charme, pois este é um dos locais que eu acredito, deve ser uma experiência única se hospedar e desfrutar das belezas do local calmamente.

Deixo aqui algumas opções convidativas: Pousada do Patacho (linda e cobiçada), Pedras do Patacho Hotel (com bangalôs e piscinas privativas) e a Pousada Casa Rota Ecológica (simples e muito charmosa).

Existem outras lindas praias em Alagoas?

Sim, seguindo ainda mais ao norte chegaremos a Japaratinga e Maragogi, e confesso, Maragogi é o meu lugar preferido no Brasil. Mas este lugar merece um artigo só dele, e assim será feito.

Maragogi

Todas essas praias são ótimas para crianças, deixo aqui um texto, caso deseje saber quais são as melhores praias testadas para ir com crianças no nordeste.

E assim terminamos este artigo das melhores praias de Alagoas


Me conte se já conheceu o estado de Alagoas. Ou se tem vontade conhecer e além disso, me conte por que ainda não o conheceu.

Claro que ainda tem o artigo de Maragogi que já estou preparando para você.

Aliás, se tiver dicas para compartilhar conosco e com outros leitores, agradecemos. Ah, sugestões e críticas também são bem-vindas!

Se puder deixar o seu like no fim do artigo, agradecemos, pois isso ajuda a levar nosso conteúdo a mais pessoas.

Além disso, se desejar saber mais novidades sobre o Agarre o Mundo é só nos acompanhar através das redes sociais, seja bem-vindo(a).

O Agarre o Mundo segue com o compromisso de sempre mostrar a “viagem como ela é”.


Selamos pela qualidade da sua leitura

Optamos por manter o site limpo de propaganda, pois acreditamos na nossa missão de levar um conteúdo de qualidade e não seria justo com o leitor ter várias caixas de distrações. Entretanto, se você quiser colaborar com o site do Agarre o Mundo, pode organizar toda a sua viagem através dos nossos parceiros, e você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

parceiros

Saiba que podemos lhe ajudar em toda a sua viagem, e ainda se desejar um roteiro para curtir sua viagem, sem nenhum trabalho para organizar, basta contactar com o Blog.

Montamos desde roteiro personalizado e exclusivo conforme o perfil do viajante, até uma viagem completa, incluindo restaurantes, dicas de compras, chip, etc.

Beijinhos!



Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Veja também

Compartilhe


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOLTAR AO TOPO
error: Content is protected !!