Search
Close this search box.

A linda serra do Corvo Branco – Santa Catarina

Compartilhe:

A Serra do Corvo Branco é uma das atrações existentes perto de Urubici, ou seja, a 30 quilômetros aproximadamente, se você partir do centro da cidade. A estrada ainda não foi toda pavimentada, restam 10 km de estrada de terra, sendo 5 km acima da serra e 5 km na parte de baixo.

A Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco são as duas serras de Santa Catarina mais conhecidas. Isso se deve à geografia bastante acidentada onde as estradas tiveram que passar.

Se você para chegar a Urubici curtiu percorrer a Serra do Rio do Rastro, provavelmente vai gostar também de conhecer a Serra do Corvo Branco. Embora uma não tenha nada a ver com a outra.

A Serra do Corvo Branco faz divisa entre as cidades de Urubici e Grão-Pará. Talvez você pense: o que vou fazer numa serra? Eu lhe respondo. A grandiosidade desta serra vai mostrar como a natureza pode ter uma beleza tão estonteante, com fendas e montanhas íngremes.

Vamos começar falando do nome dado a serra. Existe uma ave na região, chamada Urubu-rei, que tem as penas brancas e usam o local para fazer os seus ninhos. Antigamente os moradores da região acreditavam que essa ave era um corvo. Daí surgiu o nome da Serra: Corvo Branco.

Não é uma estrada muito complicada. Pelo menos até chegar a fenda, um lugar lindo para tirar várias fotos.

Estrada para a serra do Corvo Branco

Descer ou não descer a serra?

Se você já leu alguns artigos por aqui, sabe que não falta no Agarre o Mundo a sinceridade. Afirmo com todas as letras que adorei a Serra do Corvo Branco, mas talvez não seja apreciada por todos os turistas.

Vou falar das minhas motivações e você analisa se cai ou não no seu gosto. De fato, eu adoro me sentir minúscula, diante da grandiosidade da natureza.

Acho incrível apreciar vales e montanhas. E apesar da estrada ser de terra e muitas vezes ser possível passar apenas um carro, para mim, a experiência foi incrível. Então, se você estiver com o espírito aberto para novas experiências vai amar.

Como não é uma estrada para se correr e sim, para apreciar, abrimos as janelas e desfrutamos da vista, do som dos pássaros, das cascatas no caminho. E também paramos nos 6 mirantes que têm uma vista panorâmica para diferentes pontos.

Além disso, o caminho tem várias curvas e se você começar a descer, saiba que terá que ir até o final para conseguir fazer o retorno e voltar a subir. Como não são muitas as pessoas que passam por ali, é possível parar nos mirantes, apreciar a vista e tentar capturar imagens lindas.

Tentar? Sim, porque sempre digo, que lugares muito grandiosos nunca revelam sua total beleza nas fotografias.

Por que os turistas não percorrem toda a estrada?

A saber, a estrada da Serra do Corvo Branco já foi considerada uma das mais perigosas do país. Mas calma que vou explicar tudo.

Para se ter uma ideia, você estará a 1.470 metros de altitude. E como não é uma estrada asfaltada e sim de terra, muitos turistas só vão até o início da estrada. É aqui que fica a orientação para descer com cuidado, principalmente se o clima estiver chuvoso.

Serra do Corvo Branco

A estrada passa bem ao lado dos vales. E escorregar com o carro ali, não deve ser a melhor das sensações. Nós fomos no verão e zero chuva. Além disso, o dia estava lindo e sem neblina, então, foi super tranquilo.

Como a atração principal está localizada no alto da serra, conhecida como “garganta”, muitos turistas não veem muito sentido em apreciar dali.

A garganta nada mais é do que a estrada atravessando por dois paredões. A saber, este trecho é considerado o maior corte em rocha arenítica do Brasil, aproximadamente 90 metros de profundidade. Este corte foi realizado pelos construtores da estrada.

O ideal é chegar em seus mirantes por volta das 12 horas. Pois assim será maior a possibilidade de pegar o dia claro e ter uma visão da Serra até o mar.

Perto das 15 horas a beleza do local começa a ficar prejudicada, já que a sombra começa a tomar conta da garganta, o que prejudica as fotos, e quando a noite se aproxima a escuridão toma a rodovia, já que não tem iluminação.

Recentemente foi aberto um novo ponto de visitação na Serra. De propriedade particular, o empreendimento Altos do Corvo Branco que permite a visitação de uma nova área, o que proporciona uma vista de cima da Serra. Entretanto, preferimos descer a serra do que apenas admirá-la de cima.

Além da vista, aproveite as maçãs

Quando estiver voltando para Urubici, observe as macieiras. E preste atenção numa fazenda que tem do lado direito. Se você tiver sorte como nós, poderá comprar as maçãs ali mesmo. Lembrando que fomos no mês de janeiro.

Onde de hospedar em Urubici

Em breve teremos um artigo sobre Urubici, mas enquanto isso, saiba que a cidade possui várias pousadas espalhadas dentro da cidade e nos seus arredores. Vou deixar aqui algumas sugestões, avaliadas pelo Agarre o Mundo: Pousada Flocos de Neve, Infinity Valley Cabana

Então, gostou de conhecer a Serra do Corvo Branco? Você gosta de estar em contato com a natureza? Conte nos comentários se você conhece essa região e suas maravilhas.

Kênia Miranda
Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: "Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for."

Colabore com o Agarre o Mundo

Gentileza, gera gentileza. Se você acredita que o nosso conteúdo foi de alguma maneira útil para você, uma forma de retribuir é utilizar os nossos links de parceiros afiliados na organização das suas viagens. Você não gastará nenhum real a mais por isso e ainda ganhará desconto em alguns serviços.

Afiliados

Compartilhe!

Kenia Miranda

Brasiliense, sempre disposta a aprender e descobrir o novo, com um apreço enorme por novas culturas e costumes. Apesar de ser formada em Odontologia, está sempre buscando novos caminhos e novos aprendizados. Uma das suas frases preferidas: “Minha alma é muito livre para ficar presa seja lá no que for.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de privacidade

O site Agarre o Mundo utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado na Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao continuar navegando, você aceita tais condições.